Opinião de dono: Toyota Etios 1.3 X 2013/2014

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Olá pessoal, meu nome é Bruno, tenho 26 anos e estou aqui para contar um pouco da minha experiência com meu carro, um Toyota Etios X 1.3 2013/2014.

De 2011 a 2013, eu tive um Chevrolet Corsa Wind 1.0 98/99. O Corsa eu havia comprado pensando em economizar combustível, pois anteriormente eu tinha uma VW Parati 1.8 1989 a Álcool.

Logo de cara eu já desanimei com o Corsa devido ao seu desempenho, mas até ai tudo bem, pois eu já havia colocado na minha cabeça que seria um sacrífico visando a economia de dinheiro em combustível.

Passados alguns meses, porém, eu me desanimei por completo, pois ele fazia uma média de 10,5 km/l na cidade, o que tendo em vista o seu desempenho sofrível, eu achava muito pouco. Sendo assim, em 2013 eu decidi que iria trocar de carro.

Inicialmente comecei olhando carros usados e seminovos, mas depois de um tempo mudei a minha mentalidade e pensei que era hora de pegar um carro zero km. Aí começou a minha saga, pois depois do Corsa eu peguei um certo trauma de carros 1.0 e não queria um zero km com essa motorização.

Outra coisa que pesava, é que eu queria pagar no máximo R$ 35.000 e a maioria dos carros 1.4 ou 1.6 na época estavam custando na casa dos R$ 40.000.

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Eu já conhecia o Etios na época, até gostava dele externamente (embora achasse a traseira estranha) mas não gostava do seu interior que era todo cinza no modelo 2013, o que me fazia nem pensar nele na ocasião.

Um belo dia, estava na fila de entrada do teatro com a minha esposa quando vi um Etios estacionado e resolvi dar uma pesquisada no modelo.

Chegando em casa, fui direto para o computador olhar preço, itens de série e fotos do modelo e para minha felicidade eu vi que o interior no modelo 2014 havia mudado para preto, com detalhes em black piano no painel.

Essa mudança deixou seu interior mais agradável aos meus olhos. O preço também se encaixava no orçamento, pois na época o modelo 1.3 X custava R$ 34.600.

Pesquisei opinião de donos e isso foi um ponto a mais para o Etios, pois todos os donos falavam muito bem do carro. Vi que o modelo, diferente de seus concorrentes na época, possuía velas de iridium (que necessitam troca apenas a cada 100.000 km) e utilizava corrente ao invés de correia dentada, além de ter o bloco do motor todo de alumínio.

Essas coisas me fizeram ir até a concessionária Toyota aqui de Joinville-SC, para fazer o test drive no carro.

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Após fazer o test drive do carro, todas as minhas dúvidas se foram e decidi que esse seria o meu próximo carro. Conversei com a vendedora e ela me falou que somente conseguiria manter o preço de R$ 34.600 se eu não desse um carro na troca, caso contrário, iria para R$ 36.600.

Anunciei meu Corsa para venda no sábado daquela mesma semana, e por uma sorte tremenda, na segunda-feira já consegui vender ele. Fechei o negócio e comprei o meu Etios X 1.3 2013/2014, retirando ele em 31 de outubro de 2013. De lá até aqui foram 21 meses e 31.000 km rodados.

Lista de equipamentos

O carro conta com airbag duplo, A/C, vidro elétrico nas quatro portas, direção elétrica progressiva, abertura interna do porta malas e da tampa de combustível, freios ABS com EBD e porta-luvas climatizado.

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Desempenho e estabilidade

Por ser um carro leve (940 kg) e ter 11,8 kgfm disponíveis a 3.000 rpm com gasolina, ele é um carro muito ágil na cidade e com seus 84 cv, não decepciona na estrada. Mesmo com o A/C ligado, você não sente perda de desempenho no carro. O câmbio tem engates muito precisos.

Como um bom carro japonês, as suspensões são um pouco mais rígidas, o que faz com que o modelo ganhe muito em estabilidade nas curvas, porém, a rigidez das suspensões do Etios é em um nível moderado, pois ele também consegue absorver bem as imperfeições da pista.

O carro possui um diâmetro de giro muito bom, o que auxiliado de sua direção elétrica leve, facilita as manobras. A calibragem da direção elétrica progressiva é muito boa, pois você sente o carro na mão quando está dirigindo na estrada.

Consumo

Esse é o ponto mais forte do carro na minha opinião. Embora o Inmetro diga que esse modelo que possuo tenha um consumo com gasolina de 12,5 km/l na cidade e 13 lm/l na estrada, minha média mínima utilizando gasolina com esse carro até hoje foi de 13 km/l na cidade.

Essa média foi obtida em perímetro 100% urbano, com A/C ligado a todo momento e com o pé um pouco mais pesado do que o normal.

No geral, a média dele com A/C na cidade fica entre 13,5 e 14 km/l e em dias de inverno quando normalmente não utilizo o A/C, fica na casa dos 14,5 e 15 km/l.

Até o presente momento, ainda não fiz uma média de consumo 100% estrada com ele, mas em uma viagem que fiz até Florianópolis (180 km de Joinville) no verão, eu rodei mais uns 200 km dentro da cidade e consegui uma média de 16 km/l com gasolina.

Já numa viagem que realizei no inverno do ano passado, onde rodei cerca de 1.000 km, consegui obter uma média de 18 km/l também com gasolina.

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O etanol eu usei pouco, abasteci apenas três vezes e obtive uma média de 11 km/l em perímetro urbano e utilizando pouco o A/C.

O recorde de consumo do meu carro veio a três semanas atrás quando eu estava de férias.

Eu abasteci o carro com gasolina em Tubarão, subi a serra do Rio do Rastro e fui até Urubici-SC.

Por lá rodei um pouco por dentro da cidade e depois voltei para Joinville-SC pela rodovia BR-282.

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Em outro dia ainda fui até a praia de Barra do Sul que fica a cerca de 50 km de Joinville, e quando voltei para Joinville, abasteci o carro.

Quando parei no posto, eu havia rodado 724 km e o carro gastou 37,1 litros para percorrer este percurso.

Uma média fantástica de 19,5 km/l .

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Interior

O interior do Etios utiliza bastante plástico seco, o que acaba gerando alguns ruidinhos chatos no painel.

O painel peca por não ter computador de bordo e por não ser dos mais bonitos, porém, a posição central que normalmente é criticada, é questão de costume.

Hoje quando pego outro carro para dirigir, eu me pego a todo momento olhando para o centro do painel quando quero ver a velocidade.

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O espaço interno do carro é muito bom. Eu tenho 1,78 metro de altura, e na minha posição de dirigir, um amigo de 1,93 metro andou atrás sem bater os joelhos no banco da frente. O carro comporta bem três pessoas atrás, pois ele é um pouco mais largo e tem o túnel central semiplano.

O carro possui ajuste de altura do volante, mas poderia ter um ajuste de profundidade também, o que facilitaria o motorista a encontrar a posição de dirigir mais adequada. O cinto de segurança não tem ajuste de altura, para mim isso não incomoda, mas talvez para uma pessoa de menor estatura venha a incomodar.

Manutenção

Até o momento foram três revisões, todas elas com preço fechado. No momento da revisão, a concessionária disponibiliza três opções de revisão: a básica, a intermediária e a completa e já passa ao cliente qual o valor de cada uma delas.

Nas duas primeiras revisões eu fiz a básica e nessa de 30.000 km eu resolvei fazer a completa para que fosse realizado a limpeza do corpo de borboleta, entre outras coisas. As revisões são todas feitas com agendamento e a concessionária normalmente pega meu carro pela manhã e no início da tarde já o devolve.

Caso surja algum imprevisto no meio da revisão, como um atraso no prazo de entrega ou alguma peça extra que necessite ser trocada (que no meu caso foi só um filtro de A/C até o momento) a concessionária sempre liga informando.

Não tenho o que reclamar das revisões da concessionária Toyota aqui da cidade, são muito atenciosos e sempre cumprem os prazos estipulados.

Fora as revisões, só levei o carro a concessionária até hoje para ver alguns barulhinhos no painel. Os barulhinhos foram sanados inicialmente, mas como citei mais acima, por ter muito plástico seco no painel, voltaram a ocorrer mais tarde.

Conclusão

O Etios pode não ser um primor de design, mas ele recompensa aqueles que se permitem conhecê-lo com uma mecânica e um consumo de combustível excelente, estabilidade e conforto.

Após quase dois anos com o carro, não me arrependo um só dia por ter escolhido ele.

Infelizmente os preços dos carros subiram bastante e hoje o modelo igual ao meu está saindo por R$ 40.890, mas, pelas opções de mercado disponíveis nessa mesma faixa de preço, se tivesse que comprar um carro zero hoje, certamente iria de Etios novamente.

Por Bruno Guilherme

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.