Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 2010

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 2010

Voltando com o famoso quadro “Opinião de Dono”, com mais de 40 artigos já publicados, contendo os carros de nossos leitores e membros do Fórum NA, falamos essa semana sobre o carro do Gustavo Souza, um Fox 2010 com kit Trend. Inclusive incentivamos a todos que puderem a nos mandar seus relatos através da seção de Contato. Colocaremos a sua história aqui no NA, inclusive com fotos! Veja o relato de hoje:


Olá editores e leitores do NA, estou aqui hoje para participar do quadro “Opinião de Dono”. Bom, no dia 22 de março deste ano, adquiri um Fox 2010 do modelo novo algo um pouco contra a minha filosofia e a também da minha família, já que sempre tivemos carros da Fiat. O caso é que eu saí a procura de um automóvel usado, e tinha preferência por uma Strada CE de 2003/2005 ou um Palio 2005/2007, Mas por ironia do destino, acabei comprando o Fox.

Sempre gostei do Fox, pelo fato de que sou baixinho e a posição de dirigir dele é privilegiada. Também pelo espaço interno, e ao comprar, comecei a “avaliar” o carro. A princípio, chegando na concessionária para buscar o carro que já havia encomendado, ele me impressionou muito, com seus largos pneus 195/55 R15, uma bela calota e o design esportivamente diferenciado do Fox antigo, que na minha opinião, quando se olha pra ele parece que ele está sorrindo, e se tiver bagageiro no teto, parece “carro de mãe”.

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 2010


É a versão 1.0 2p com Kit Trend que vem com retrovisores, maçanetas e frisos laterais na cor do carro que é prata, e com belos faróis de dupla parábola com máscara negra e com um desenho em prata que lembra algo parecido com a asa de uma águia sei la. A grade também em preto, dá um charme a mais na frente do carro. Entrando nele, as portas são enormes, todos que sentam no banco do carona ficam impressionados com o tamanho da janela que mais parece um mirante.

O acesso aos bancos traseiros não é lá grandes coisas mas sentando percebe-se um grande espaço para as pernas proporcionando um bom conforto pra quem está atrás. Como todos já vimos, o painel é realmente muito bonito, os controles e som no console central ficam bem próximos a mão e de acesso confortável, ao contrário dos carros Fiat que você tem que deslocar as costas do banco para que consiga mexer no som (no meu caso).

Mas ao encostar no painel, se percebe que é feito com um plástico de baixa qualidade, que em 2 meses já começou a dar alguns barulhinhos. A forração das portas também tem seu charme, e na versão Trend, tem uma parte em tecido, mas que só serve para efeito visual mesmo. Ao tocar nele, parece que ele foi prensado contra o plástico e ficou duro da mesma forma.

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 2010

O painel apesar de bonito, ficou grande e reduziu aquela sensação de espaço que se tinha no Fox do modelo antigo mas nada gritante. Voltando ao exterior, dou uma dica a quem for comprar, que ao contrário do que parece, o Fox também tem farol de única parábola, e se observar bem na comparação, vê que a seta troca de lugar com a lâmpada do farolete e o farol alto e baixo ficam no mesmo lugar.

Ví na comunidade do carro algumas pessoas reclamando que não foram informadas disso no ato da compra e ficaram insatisfeitas. Falando em visão, como todo mundo sempre falou, a coluna A é muito larga e atrapalha um pouco a visão em determinados momentos, mas é questão de costume, agora para manobrar, eu ainda estou procurando um carro que seja pior. A parte da lateral por cima da caixa de rodas traseiras parece ser meio que “gordinha” impossibilitando tanto a visão das rodas quanto a do pára-choque traseiro quando se olha pelos retrovisores, e se você for manobrar pelo que consegue ver, com certeza irá esbarrar.

Em questão de motor, esse motor da VW, o VHT 1.0 de 76 cv é muito bom. Tem boa arrancada e bastante força podendo quase ser comparado com o 1.4 da Fiat que só ganha na arrancada mesmo, e de economia razoável (14 km/l com pouco mais de 1000 km rodados), coisa que os Fiat que tive e que meu pai tem, não são.

Se por um lado ele anda bem para frente, por outro lado a marcha ré é horrível. Parece que a coroa de ré é muito pequena. Para arrancadas em morros mais íngremes, é quase impossível arrancar de ré sem queimar um pouco de embreagem e dependendo da situação fica impossível mesmo de arrancar, e olha que nesse requisito o carro do meu pai ganha desparadamente. Procurei pela internet, e vi que este problema vem desde o Fox antigo, que existem milhares de donos insatisfeitos, e mesmo assim, a VW não fez nada. Bom como um todo, o novo Fox é um bom carro.

Agradeço ao Notícias Automotivas que hoje já é referência nacional na internet no que tem relação com carros e ainda sim abre espaço para que seus leitores possam expor a opinião, e desejo que continue fazendo todo esse sucesso.

Grande abraço

Gustavo Souza

Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 2010
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email