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Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Olá pessoal! Meu nome é Luís Paulo e venho novamente expor a avaliação de um veículo meu.


Falo novamente, pois em 2016 apresentei no site a avaliação de meu antigo VW Gol G5 1.0. Sempre gostei deste quadro e naquela ocasião informei que iria fazer a troca de carro dois anos depois.

O tempo passou e em 2018 consegui vender este VW Gol com cerca de 92 mil km por R$ 18.000.

Foi até engraçado pois publiquei no Marketplace do Facebook numa quinta-feira à noite e na sexta pela tarde já havia vendido o veículo para um comprador de uma cidade vizinha.


Acredito que vendi bem, pois era um carro com quase 9 anos de uso e sem ar condicionado. Como comprei ele em 2015 por R$ 22.000, creio que perdi pouco durante esses 4 anos de uso.

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Com essa grana na mão e mais um valor que havia juntado (saí da condição de estudante em 2016 para trabalhador em 2018), fui à procura de um seminovo 1.4 ou 1.6 com os principais opcionais possível – DH, A/C, vidros e travas elétricas, etc.

Não havia delimitado valor, pois gostaria de ver as propostas e estava direcionando minha escolha para o Ford New Fiesta hatch ou Palio Sporting cujo ano fosse de 2014 para cima.

Mas eis que me deparo com um anúncio no mesmo Marketplace do Facebook do veículo que estou atualmente: um Chevrolet Onix LTZ 1.4 MT 2016/2017 com apenas 15 mil km.

Este carro pertencia a um portador de deficiência visual que conseguia retirar de 2 em 2 anos um carro zero quilometro com um considerável desconto – o famoso PCD.

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Logo, no fim de 2018 ele já havia vencido o prazo e estava com intuito de vende-lo para comprar outro novo (segundo ele, de 2019 em diante, ele terá que ficar com o veículo por pelo menos 4 anos).

Fui até o local, cuja distancia era de cerca de 250 km da minha cidade e fiquei impressionado com o estado de conservação. O carro cheirava novo e tinha todos os plásticos presentes.

Conversa vai, conversa vem, consegui comprar o carro por R$ 45.000, ante os R$ 47.500 que ele pedia inicialmente.

Eis que hoje estou com o veículo a cerca de 7 meses e com quase 11 mil km rodados e gostaria de apontar minhas percepções sobre ele.

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Prós

  • Ele é um veículo completo, com todos os opcionais disponíveis nesta faixa de preço, além de bancos parcialmente em couro sintético, central multimídia, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, rodas de liga leve aro 15, comandos de som no volante, dentre outros. Isso para mim foi um grande salto em comparação ao meu antigo VW Gol. Também levo em consideração o bom nível de acabamento percebido, apesar de muitos dizerem o contrário;
  • Por ter 6 marchas, o giro sempre fica baixo, priorizando o consumo e o conforto – em 6ª marcha e a 120km/h, ele marca 2.900 giros do motor, tendo um baixo ruído interno (apenas para título de informação, o modelo de 5 marchas à 120km/h marca cerca de 3.800 giros, aumentando o consumo e o nível de ruído interno);
  • Gostei bastante da central multimídia Mylink. Ela tem conectividade para Apple Car Play e Android Auto (ambos através de cabo pela única porta USB no console) e é bastante rápida e intuitiva. Comparada aquela central horrorosa presente no Ford Ka 2018 que meu irmão possui, ela é anos luz mais acessível;
  • Por ser o modelo LTZ, ele veio com os novos faróis e assinatura em led nas luzes de posição. Isto conferiu, ao meu ver, um visual bem bacana, especialmente à noite quando você liga os faróis de neblina e as luzes de posição (claro, para rodar dentro da cidade! Na estrada, só com os faróis baixos ligados);
  • O motor, apesar de ser considerado ‘jurássico’ por muitos, é bastante econômico e tem uma força bem além do que a cilindrada dele apresenta ter. Estou rodando atualmente no etanol pois o preço da gasolina aqui em MG está pornográfico e tenho conseguido médias de consumo no trajeto misto de 10,8km/l, sempre com o ar ligado. Para mim, está bem dentro da média e de acordo com o que eu esperava;
  • O espaço interno é bom para quatro adultos e o porta-malas é suficiente para bagagens do dia-a-dia. Acredito que isso seja um ponto positivo pois vejo muitos reclamando de carros como Ford New Fiesta hatch e até mesmo o Ford Ka do meu irmão, que não tem muito espaço para as pernas dos ocupantes traseiros no primeiro e diminuto porta-malas no segundo.

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Contras

  • Mesmo tendo uma direção elétrica muito leve e fácil de usar, percebo que ele é bem duro ao passar por trajetos irregulares. Provavelmente as rodas aro 15 possam intensificar isso mas percebo que a suspensão bate meio seca em alguns lugares, totalmente diferente do Ford Ka do meu irmão, que tem uma suspensão bem mais confortável;
  • Novamente comparando com o Ford Ka SEL 1.5 do meu irmão, meu Onix não tem nem controle de estabilidade e tração, muito menos assistente de partida em rampas. Tais recursos são extremamente importantes para a segurança e comodidade e a Chevrolet insiste em não os ter nem como opcional (talvez neste novo modelo isso venha);
  • A posição de dirigir não é das melhores, a princípio. Nas primeiras vezes que andei nele, sentia que estava olhando de cima para baixo, pois o banco é alto e o ajuste que vem só serve para aumentar/diminuir o volume na região lombar. De nada adianta para subir ou descer o banco. Pelo menos tem ajuste de altura do volante que compensa um pouco para encontrar a melhor posição (tenho 1,90 m de altura);
  • Os engates do câmbio são macios, mas especialmente de segunda para terceira marcha há um certo ruído que me incomoda. Creio que seja crônico dos Onix pois minha ex-namorada tem um LT 1.0 2016 e ele tinha o mesmo problema.

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Os valores de seguro para minha região – cidade de 130 mil habitantes na região central de MG – saiu num valor bem acessível pela Azul Seguros (R$ 1.350,00).

Apenas coloquei um insulfilm nele e fiz algumas manutenções básicas quando se compra o carro, como troca de óleo, filtro, etc., não consumindo grandes valores (a troca de óleo saiu por meros R$110,00).

Enfim, apesar dos pequenos problemas e inconformidades descritas acima, aliado a enxurrada de comentários ventilados pela internet quanto aos erros deste projeto, estou bastante feliz com a minha compra e muito satisfeito com a entrega deste carro.

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Já havia visto que o Onix não é melhor em nada se comparado aos concorrentes, mas também não é o pior, estando na média do segmento.

Optei por ele ao invés de outro carro melhor por ser de fácil revenda, simples manutenção e ser bom de ano. Com o valor que paguei poderia pegar um Corola ou Civic, mas com certeza não encontraria nenhum de 2014 para cima. E isso era um fator preponderante na minha escolha.

Carro da semana, opinião do dono: Chevrolet Onix LTZ 1.4 2017

Estes pontos contam muito para mim que tenho para comigo a troca de veículo de 2 em 2 anos, haja vista que viajo bastante.
Desde já agradeço e fico à disposição para tirar dúvidas!

Um abraço a todos e parabéns ao Noticias Automotivas por mais uma vez dar espaço para minhas ponderações que podem ajudar quem está à procura de um carro como este para compra.

Por Luís Paulo Nascimento

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Eber do Carmo

Eber do Carmo

Formado em marketing, tem mais de 13 anos de experiência escrevendo sobre o mercado automotivo no Notícias Automotivas, desde que fundou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio. Também teve por três anos uma empresa de criação de sites e catálogos eletrônicos.

  • T1000

    Essa dureza que você diz são os pneus de perfil mai baixo. Os Onix com aro 14 tem pneus mais altos, e isto não acontece.

    • José Eduardo D’Acampora Guazzi

      Uso um 1.0 Joy da empresa e é bemmm duro, pode não parecer se não tiver comparação direta, mas eu que tinha um C4 lounge e New Fiesta, acho a suspensao dos Onix dura d+, ele como compara com o Ka tbm sempre vai achar.

      • Jessé Silva

        É porque você não dirigiu um HB20.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Temos um LT e a suspensão foi baixada em 1 cm, ele é mais durinho mesmo por causa da suspensão, dá pra ver a diferença com meu Sandero, passo nas buraqueiras sem problemas, com o Onix tem que ter cuidado.

  • SDS SP

    Bom carro mediano. Parabéns.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Às vezes tem pessoas comentários que ficam detonando todos os carros e as pessoas que compram carros simples como o Onix, como se o dinheiro fosse delas. Mas digo que com esse relato o dono sabe que o carro não é uma maravilha, mas mesmo assim está feliz com a compra e satisfaz suas necessidades, assim como eu quando comprei um Sandero 1.0 sce.

    • SDS SP

      Coisa de torcedor chato de internet. Muitos criticam baseando-se na própria régua “ideológica”. Muita gente se faz de desentendida, mas é fácil perceber qual marca gosta ou odeia apenas analisando os comentários, mesmo não ficando explícito.
      Enfim, não existe uma verdade absoluta na compra de um carro. Eu tenho minhas preferências, você tem as suas e assim por diante e, claro, respeitando as capacidades financeiras.

    • Lennes

      Não existe nada melhor quando você consegue comprar o que você deseja. Seja feliz com o que você pode e o que você tem.

    • Victor Santos

      Keyboard pilots! A internet está cheio desses. Geralmente não dirigem nada, ou nunca dirigiram, e criticam o que os outros gostam…

    • Senna ever

      Concordo um Sanderoplenamente.Tive e fui muito feliz! Tenho um prisma e tbm estou muito satisfeito.

  • Fabão Rocky

    Tenho um LT 1.0 2017 e estou satisfeitíssimo. Ele é bem econômico! Num uso de 80% estrada e 20% cidade consegui fazer 15,5 km/l, visto q o tanque tem 50l, consegui uma autonomia de 775 km c/ um tanque.

    • Danilo Melo

      essa media pra mim não é considerada “Super econômico”. outros populares 1.0 fazem mais que isso..

      • Fabão Rocky

        Não chega a ser “Super econômico” como vc relatou, mas c/ uma média dessas é considerado econômico sim, ainda mais c/ a qualidade da nossa mijolina, p/ mim está satisfatório.

      • MarcioMaster

        Serio mesmo, não é economico, tenho um Mobi e não faço isso.

  • Mauro Moraes

    Comparado à concorrência, acho que esse carro é o melhor para revender. Vc não imagina a depreciação e a dor de cabeça pra revender os outros. Esse fator é importantíssimo para mim.

    • TchauQueridos

      Eu não acho vantagem nenhuma comprar o X ou o Y porque tem item A ou B a mais.
      Se na hora de vender o carro deprecia horrores ou você casa com ele.

      • andrei petreira

        Acho que depende do perfil do usuário, eu ando varias horas todo dia por estradas nem sempre duplicadas, priorizo segurança e conforto no lugar de facilidade de revenda. Se o meu contato com carro fosse apenas alguns minutos por dia em area urbana, acho que priorizaria mais a facilidade de revenda.

    • Fernando Gabriel

      Onix aqui no RJ, é considerado moeda de troca, quer comprar, tem, quer vender, tem comprador, não esquenta na revenda, é um carro que no mercado de usados, é consolidado e valorizado, pelo menos aqui.

  • Rodrigo

    Parabéns pelo negócio, realmente foi bastante vantajoso para você.
    Sobre o carro, vc diz: “Já havia visto que o Onix não é melhor em nada se comparado aos concorrentes, mas também não é o pior, estando na média do segmento.” Tá aí o segredo de vender tanto. Assim como Corolla vende muito no segmento em que atua, H-RV, Creta e Renegade se alternando, Jeep Compass no segmento de SUV médio e por aí vai. Nenhum deles é excelente em nada, mas na média conseguem o 7 pra passar de ano e por isso cativam tantos compradores.

  • Joel Oliveira

    É um ótimo carro! Parabéns pela compra. E realmente é verdade sobre o baixo consumo!!

  • EDU

    Parabens pala compra e sorte de encontrar um carro assim tao novinho. Acho legal o Onix mas por gosto iria atraz de um New Fiesta que era uma das tuas opçoes principalmente o Titanium . Obrigado pelo relato , gosto muito de ver a opniao dos proprietarios reais dos carros .

  • Danilo Faria

    Só um adendo para o autor do relato quanto ao uso das luzes de posição e o farol de neblina a noite “na cidade”. Essa mania do motorista brasileiro, embora altamente questionável do ponto de vista estético (“ah fica mais bonito assim”) além de estar em desacordo com o CTB e ser passível de multa, também traz insegurança aos outros motoristas que veem o o farol apagado e apenas uma luz de posição (de led ou de pingo) ligadas, além do farol de neblina.

    Como o próprio nome já diz – acreditem se quiser- o farol de neblina é para ser usado em condições adversas de neblina, nuvens de pó e outras situações; não para “fazer graça” no trânsito. E durante a noite, é obrigatório o uso do farol baixo do veículo, seja na estrada ou na cidade. Portanto, que tal parar com essa molecagem antes que ela cause algum acidente ou que venha a ser devidamente advertido com uma penalidade do CTB?

    • Luís Paulo

      Danilo, entendo e sei bem sobre sua colocação até porque fiz autoescola e conheço bem o CTB.
      Apenas fiz uma colocação que realmente o carro fica bem legal mas uso sempre o farol baixo para marcar a posição do veículo para outros motoristas.
      No mais, obrigado pela informação!!

    • Alvaro Guatura

      Concordo com seu posicionamento, molecagem (e estética antiga, bem anos 90).
      Felizes os proprietários de carros mais novos, tecnológicos, que acendem o farol de neblina automaticamente ao se fazer uma curva, ou na chuva (em conformidade com o sensor de chuva que também liga os limpadores)

    • Assuero Queiroz

      Concordo contigo e esse foi o motivo de ler os comentários até aqui: tinha a esperança que mais alguém além de mim acha tolo e perigoso esse tipo de iluminação à noite. Confunde pedestres e outros motoristas.

      • M_13

        Não sei por qual motivo confunde pedestres e outros motoristas, apenas um farol auxiliar que ilumina mais próximo do veículo,não sei como vai confundir alguém…

    • M_13

      Nossa que exagero, nunca vi ninguém levar multa por causa de farol de neblina,é apenas um farol auxiliar que ilumina mais próximo , a lanterna de neblina sim que atrapalha outros motoristas por ser uma luz vermelha forte.

      • Danilo Faria

        Não é exagero, é a lei. E discute-se o fato de desligar os faróis principais e andar somente com a neblina ligada, além dos leds ou pingos. O uso conjunto dos faróis baixos e de neblina, não interferem tanto aos outros motoristas.

  • José Eduardo D’Acampora Guazzi

    Quanto a questão do banco, ele é feito pra quem tem no máximo 1,65 – 1,70. Tenho 1,80 e se eu ficar olhando reto pego metade do teto e a metade do vidro.

    • Geraldo Xavier

      Mulher adora carro com banco alto e nesse quesito o ônix é perfeito. Realmente é um pouco ruim pra quem tem mais de 1,80 m mas quem anda em um ônix e depois vai dirigir um concorrente de banco baixo vê o quanto o ônix é a escolha certa. É a famosa onda dos suv e seus bancos elevados onde ônix e fox se espelham.

  • Gran RS 78

    Nada melhor que uma pessoa que tem o carro para poder falar sobre ele, pois a grande maioria que mete o pau no Onix, nunca andou em um, e muitos perguntam o porque dele ser o carro mais vendido do Brasil por 3 anos seguidos, e a resposta é a mesma do Corolla: eles não são melhores que seus concorrentes, mas ficam sempre na média em tudo, o que agrada e muito seus clientes. Parabéns pelo seu carro, e que vc sempre use na saúde.

    • Fernando Gabriel

      Sempre digo isso, não só do Onix, mas da Spin (que chamam de capivara) e do Cobalt (que chamam de velhinho), sempre digo, aluguem um por uma semana e depois vão entender do porque que vendem relativamente bem.

  • Fabio Marquez

    Eu nem cogitei o modelo quando estava pesquisando minha ultima compra, queria um carro com ESP. Acabei encontrando um Fox Highline que tem inclusive teto solar… Não gosto da posição de dirigir do Ônix, a minha cabeça chega encostar no teto de tanta espuma que o banco tem… Lembra muito o Celta que tive, para os baixinhos deve ser muito bom, mas para os mais altos é ruim.

    • Geraldo Xavier

      Mulher adora onix. Pequeno e altinho. Pra quem tem mais de 1,80 é um pouco ruim.

      • Fabão Rocky

        Onix altinho? Altinho mesmo é o Fox, Up, até o Ka é mais alto q o Onix. Acho o Onix na média, nem alto nem baixo demais como os antigos carros da GM e os carros da Honda q são bem baixos.

        • Geraldo Xavier

          Acho que vc não entendeu o “altinho”. Não me referi a altura do carro e sim na posição de dirigir.

  • Guedes

    E o UP TSI, não chegou a cogitar?

    • Luís Paulo

      Não cheguei nem a cogitar.
      Acho ele um carro muito pequeno e com uma revenda baixa na minha região.

      • Guedes

        Talvez vc esteja um tanto quanto equivocado. Pra quem é alto o up tem excelente posição de dirigir. E não é tão pequeno quanto aparenta.poucos litros de diferença de porta malas em relação ao ônix

        • Luís Paulo

          Entendo seu ponto de vista e até já andei em um Up! mas infelizmente não gostei do carro, além da revenda ser algo bem importante para mim.
          Neste quesito, o Up! é bem fraco aqui na minha região.

        • Pedrov154 #BATDAT

          O espaço do up! realmente é ótimo para um subcompacto. Tenho 1,77 e me sentia bastante confortável no up! que eu tive. Porta-malas também surpreende pra categoria, 285 litros.

    • Naylthon Souza

      Up é subcompacto , e concorre com kwid e Mobi.

      • Guedes

        Tá certo. Sub compacto mas pra quem é alto a posição de dirigir é excelente. E estou falando do TSI. Não tem como kwid e mobi conpetirem com o TSI.

  • Naylthon Souza

    Em comparativo o Onix LTZ nunca vai ser melhor que um Ford ka SEL, mais como diz nem tudo que vende mais é o melhor.!

    • Luís Paulo

      Concordo com você pois o Ka do meu irmão é bem mais completo.
      Além dos controles de tração e estabilidade, ele tem Isofix, banco bipartido, cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos.
      Porém achei o motor do Onix mais elástico e econômico.
      Ambos tem seus prós e contras!!

      • Fernando Gabriel

        No Onix 2018 para cá, tem isso também, exceto o Banco Bi-partido, que foi abandonado em 2016.

  • Fábio Henrique

    Relato bem sincero. O ltz em particular é o mais bonito da categoria em minha opinião. O desenho deste carro na lateral é mto harmônico, e pelos flagras a nova versao bombada vai perder isso e ficar bem caretona

    • Fabão Rocky

      Pelos flagras q vi tbm n achei esse novo Onix tão bonito não viu!

    • Assuero Queiroz

      A traseira é também muito harmônica.

  • Mauricio Ferrari

    Excelente relato, e bate exatamente com minhas impressões de um Ônix que aluguei por 10 dias.

    O carro vende muito porque a GM soube ler o que o mercado queria, e conseguiu produzir um carro que atende a esse mercado.
    Além disso ela também se preparou por oferecer capacidade de produção, venda e ofertas financeiras.
    Enquanto a concorrência não fizer o mesmo, vai vender bem menos. Nem o modelo nem a marca são as minhas preferências, mas definitivamente é um modelo que merece respeito

  • Bruno Silva

    Única coisa que discordo é sobre o espaço. É bom sim, mas o Ka é melhor, falo porque fiquei uma semana com o Onix e temos um Ka. Principalmente para o passageiro, o painel do Onix pra quem é alto fica péssimo, o banco tem que ficar bem pra trás, enquanto Ka tem o porta luvas recuado. No mais, teria um e até vejo como substituto futuro do meu Celta, não acho o bicho papão que muitos pregam por aí.

  • Tibúrcio

    Não entendi como achou a multimídia do Ka “horrorosa”.
    É o melhor sistema do mercado atualmente.
    A não ser que alguma experiência muito negativa o tenha levado à esta opinião.
    Gosto de ver avaliações aqui, realmente podemos entender o que o dono de verdade pode compartilhar! Valeu!
    Eu, particularmente, comparando o Ka com o Onix, prefiro o Ka por ser mais completo e ter espaço um pouco melhor.
    Mas o painel de instrumentos do Ka… é lamentável! Mesmo o cluster de moto do Onix é bem melhor.

    • Luís Paulo

      O Ka do meu irmão possui aquela central Sync cuja tela é azul e com funcionalidade muito ruim.
      Para trocar de música é um custo.
      Nem queira saber como é um perto conectar algum aparelho celular via Bluetooth!

  • Diego

    Aluguei um 1.0 para uma viagem de 750 km 6 marchas , e sinceramente 3 coisas me preocuparam bastante neste carro , primeiro que a posição de dirigir é horrível , muita alta , e logo no começo da viagem já comecei a sentir dores nos braços e costas, segundo , a iluminação dos faróis , meu deus , parecem lanternas de tão ruins , chega a ser perigoso , terceiro , algo mais perigoso ainda é o desempenho , em alguns momentos , eu tinha que reduzir para marcha para fazer ultrapassagem de caminhões , eu não recomendaria de jeito nenhum para pessoas que futuramente utilizariam para viagens!

    • Fernando Gabriel

      1.0 6 Marchas tem que reduzir para ultrapassagens mesmo, a sexta marcha foi criada para economia, giro baixo, basta se acostumar com ele, que vai bem.

  • Fernando Gabriel

    Tive um 2016/2017 MT LTZ 1.4 exatamente igual a esse e em termos de consumo, é excelente, carro muito bom.Já este mesmo carro AT é bem diferente, consome mais, além do cambio não casar bem com o 1.4 ao qual funciona bem melhor no 1.8 do Cobalt e Spin.

  • Filipe Casagrande

    O Ônix está na minha mira do meu próximo carro justamente pelo consumo baixo na estrada, direção leve e uma central multimídia que agrada (ao menos nas versões mais novas). Estou entre ele, o Fox e o Ford Ka, ambos acima de 2017. Pra quem tem um Stepway 2011 que possui direção dura e é gastador, qualquer um desses carros será bem-vindo

    • Luís Paulo

      Comprando o Onix acredito que você ficará bem servido.

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