Sedãs Usado da semana Volkswagen

Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

polo-sedan-2003-1 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

Olá colegas leitores e equipe do NA, sou o Matheus de Chapecó-SC, tenho 21 anos e sou um grande fã de automóveis. Peço licença para compartilhar minha experiência de quase 8 anos com o Polo Sedan (desde passageiro até motorista). O modelo em questão é do ano de lançamento, em 2003, na versão 1.6 Highline e está atualmente com 126 mil quilômetros. Abaixo, tentei separar em alguns itens dessa boa experiência.



polo-sedan-2003-3 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

A compra

Era final de 2009, meu irmão do meio na época tinha um Celta Life 2007, a versão mais “pelada” possível. Como ele tinha uma moto, meu pai utilizava frequentemente seu carro por ser mais econômico na cidade. Porém, sem ar condicionado, o calor era terrível. Aqui no sul faz mais de 30°C no verão, fácil.

Assim, esse foi um dos principais motivadores para iniciar uma troca do carro. Fomos ver alguns 0 km e quase fechamos negócio num Celta com ar e direção. Porém, era o mesmo carro com uma diferença de 10 mil reais. Sorte que a intuição falou mais alto e começamos a procurar um semi-novo completo na faixa de preço (30 mil reais), que fosse econômico e fácil de manter. E buscando a opinião dos donos, o Polo era uma boa pedida.

polo-sedan-2003-4 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

Meu irmão tinha um certo apreço pelo Polo. Lembro quando foi lançado em 2003 e realmente era um modelo diferente. Tinha traços de VW mais caros na época, faróis com estilo Mercedes, mas com sua personalidade própria (o facelift de 2007 deu um ar de modernidade bacana, que ainda considero atual).

Olhamos alguns outros modelos, como Corsa, por exemplo, mas a diferença em termos de carro era grande. A princípio ele queria um hatch, até por ser jovem. Mas quando achamos esse modelo sedã de único dono, tirado em nossa cidade, com apenas 50 mil km, impecável, branco e na versão completa, o hatch não teve chance. E conseguimos um preço cerca de 10% mais em conta que o preço normal de mercado. Agora, faz quase 8 anos que ele está na família, sendo 3 comigo.

polo-sedan-2003-5 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

O Polo foi um carro que nos surpreendeu aos poucos. Sempre tinha ideia dele como um carro mais simples. Mas foi só entrar nele para ver a diferença considerável em acabamento, recortes das peças e materiais. Você passa a mão e não sente rebarbas. Aquela iluminação azul e vermelha do Golf, me agrada até hoje.

Os bancos com esse tecido de veludo eram opcionais, vindo com apoios de cabeça para todos, bipartido e com bom nível de conforto. Posso estar enganado, mas esse tecido é muito semelhante ao utilizado nos Jetta 2.5. Sua chave já era canivete com sistema de abertura de porta-malas e alarme inteligente, com subida de vidros. Hoje parece algo muito comum, mas Corolla e Civic na época não dispunham de tal item, por exemplo.

polo-sedan-2003-6 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

Dia a dia…

Aos poucos fui descobrindo coisas que geralmente não são notadas de primeira, como sistema que avisa se alguma porta ficou mal fechada, porta-malas ou capô. Um simples toque na alavanca de seta e ele faz piscá-la 3 vezes, perfeito para mudanças de faixa. Ele possui uma excelente gaveta embaixo do banco do motorista, bem espaçosa e útil.

O ar condicionado inteligente é bem prático, assim como o restante dos comandos. Há saídas de ar condicionado para os pés dos passageiros do banco traseiro, que ajudam a distribuir o ar na cabine. Alças no teto, inclusive para o motorista. Os bancos traseiros podem ser travados com a chave, garantindo maior segurança no caso de deixar algum objeto valioso no porta-malas. E o acesso ao tanque de combustível tem trava elétrica.

Além disso, há um excelente porta-copo que se ajusta exatamente ao tamanho do recipiente, sem riscos de virar. Caso não for utilizar, basta empurrá-lo, que fica totalmente escondido e integrado ao painel. Não sei por que outros carros não utilizam dessa boa solução. Uso-o muito, já que gosto de levar café para o trabalho. E nos porta-objetos dos dois lados do painel, abaixo do porta luvas e do volante, pode-se largar diversos itens. Só faltou nas portas traseiras, apesar de ter no centro, ao lado e atrás do freio de mão.

polo-sedan-2003-9 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

O porta-malas é espaçoso, com aproximadamente 430 litros. As dobradiças pantográficas ajudam também a não amassar as malas. Carpete por todo o lado. E seu fechamento é suave. Pode-se largar a menos de 4 dedos que o mesmo se fecha sozinho.

Sem necessidade de aplicar força. Somente para levantar, que nesse modelo é um pouco mais pesada. Aliás, esse fechamento suave se repete no capô dianteiro (que possui amortecedor ao invés de vareta) e nas portas do carro. Transmitindo uma boa sensação de qualidade construtiva e encaixes.

Isso se repete no interior, pois o carro tem 14 anos e posso andar numa estrada irregular sem ruídos. Alguns carros com 6 meses parecem um sambódromo. O espaço interno é adequado: espaçoso sem ser gigante, compacto sem ser apertado. Acho que a solução de aproveitamento de espaço foi bem feita. Para 4 pessoas e uma criança, dá para viajar sossegado.

polo-sedan-2003-8 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

Na direção…

Mas o que surpreende mesmo é o prazer em dirigir proporcionado pelo carro. Ele torna a direção muito divertida. Você facilmente encontra a posição ideal de dirigir, graças aos ajustes milimétricos, ajuste de altura do banco e cinto, do volante regulável em altura e profundidade e do apoio de cabeça, que inclina.

Sua direção é eletro-hidráulica progressiva, garantindo leveza para estacionar e firmeza em altas velocidades. Há um bom conjunto câmbio e motor. Em terceira marcha, você passa por uma lombada e tranquilamente segue o percurso.

Não se engane pelo seu 1.6 de apenas 101 cv. O Polo apresenta câmbio preciso e um pouco mais curto, o que torna-o muito ágil. Atinge os 100km/h em 11,5 segundos, as retomadas são muito boas e ele não sente muito a utilização do ar-condicionado, como em outros carros.

Mesmo carregado, você pisa e o modelo responde muito bem. O “porém” fica para o ruído do motor, que aumenta um pouco na casa dos 120 km/h em diante, devido a maior rotação. Se tivesse uma sexta marcha seria show (os modelos mais novos tiveram o cambio alongado um pouco por causa disso). Mas, nada que cause grande incômodo.

polo-sedan-2003-7 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

Estabilidade é um ponto forte do carro. Quanto ao consumo (gasolina), acredito ser coerente: média de 8,5-9,5 km/l na cidade e 13,0 a 14,5 km/l na estrada (dependendo o trânsito e o pé). E o computador de bordo é bem preciso e possui duas memórias. Lembrando que aqui há muitos morros. Na minha opinião, não há carro em seu segmento que proporcione uma direção tão prazerosa como a do Polo.

Quanto a segurança, ele apresenta apoios de cabeça para todos e uma estrutura com boa qualidade, garantida pelas soldas a laser. É uma pena que airbags e ABS eram opcionais na época e quase ninguém no Brasil se preocupava com esses itens… Um fato interessante é que, recentemente, o Polo conquistou 4 estrelas no Crash Test, coisa que muitos veículos de projetos mais novos não conseguiram.

Mas como nem tudo são flores, há um deslize nos opcionais muito abertos que a VW tinha (e tem). Um deles é quanto aos vidros elétricos. É raro ver Polo sem o item, praticamente um mico, mas poderiam ser de série.

Esse modelo foi pego 0 km completo, com direito a ar automático digital, porta-óculos aveludado acima do painel central (muito raro), rodas de liga-leve, frisos e maçanetas na cor do carro, bancos diferenciados e tal, porém, ficou de fora retrovisores elétricos. Como? Não sei. Acredito que o vendedor não informou ao comprador a ausência do item…

polo-sedan-2003-10 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

Manutenção

A única vez que o carro deixou a gente na mão nesses 8 anos foi recentemente, aos 120 mil km, devido a bomba de gasolina parar de funcionar. Dizem que é um problema comum pela quilometragem (e idade), já que tem 14 anos e era a original de fábrica. Tirando isso, as únicas peças que estragaram e tivemos que repor foi uma trava elétrica traseira e uma peça do sistema do ar-condicionado (custou uns 200 reais).

Quanto ao resto, somente manutenção normal. Sempre fazíamos as revisões na concessionária, mas nos últimos tempos começaram a torcer a cara pela idade do carro e a abusar nos preços. Aí, parti para mecânica de confiança. E a propósito, sua manutenção é bem em conta, nada de exageros. Muito confiável.

Os únicos problemas quanto ao acabamento foram: emborrachado que descascou um pouco com o tempo de uso e os forros das portas que precisaram ser recolados. Quanto ao seguro, seu preço total gira em torno de 1.500 reais, algo razoável. Sua desvalorização é relativamente baixa, com preços estáveis e boa procura.

Viagens recentes…

Em dezembro de 2016 e janeiro desse ano, fiz duas viagens com o carro. Uma para as férias merecidas em Florianópolis (600 km) e a outra para o Rio Grande do Sul (400 km), totalizando aproximadamente 2.000 km com ele em menos de 1 mês. Lembrando: o carro é 2003. E foi firme e forte. Viagens tranquilas e com conforto.

polo-sedan-2003-2 Carro da Semana, opinião do dono: Polo Sedan Highline 2003

Finalizando…

É uma pena o Polo ter saído de linha dando lugar ao Fox: um carro inferior e que teve seu preço elevado (e muito!), assim como os concorrentes. Outros carros bons como Punto e Bravo também deixaram o mercado.

Atualmente, não vejo viabilidade nenhuma em comprar automóvel 0km, a não ser para quem se beneficia de grandes descontos. Existem usados praticamente novos e com preços bem melhores, até se sobe de categoria e segurança, algo fundamental para mim na compra do próximo carro. Se for só para trocar de ano e baixar de nível, fico com esse.

Assim, espero ter conseguido passar um pouco da minha experiência longa com o Polo, apesar da pouca idade. Considero ele um carro bem feito e é ainda uma boa opção (ainda mais nas versões completas). Um carro bem racional, mas que agrada. Bom para a cidade e para viagens, reunindo as qualidades de ser ágil e econômico, gostoso de dirigir.

Aquele que vai te conquistando aos poucos com seus pequenos mimos no dia a dia. E que cria uma relação de confiança contigo, sem dores de cabeça. Assim me despeço e qualquer dúvida estou à disposição.

Agradecimentos ao Matheus.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

4.0

  • Louis

    Belo carro, dá para perceber que tem qualidades que muito carro médio não têm hoje. Mas se lançassem um Polo sedan da nova geração e bem equipado, passaria fácil dos R$ 90k….

    • Angelo_RSF

      O Polo sedan da nova geração será o Virtus não?!

  • Elves

    Lembro até hoje quando o Polo foi lançado, tinha 13 anos, achei o carro lindo, e sempre sonhava em ter um pra mim. Uma vez tentei fazer meu pai comprar um igual ao seu, porem ano 2006 na época (isso meados de 2010) mas não rolou :(
    Mas em 2014 depois de alguns carros básicos em minha vida, consegui realizar meu sonho de comprar meu polo, na época um 2010 hatch série sportline (inclusive já dei meu relato aqui no NA), 3 anos depois, o carro continua firme e forte :)
    Parabéns pelo carro, realmente muito inteiro, branco mais lindo ainda!!
    Esse acessório do porta óculos em cima do painel, é muito raro mesmo! Até achava que quem tinha, comprava da Europa, não sabia que era um item opcional aqui.
    E mesmo hoje o Polo continua sendo um carro atual, não deixando a desejar para modelos atuais.

    Agora com o Novo Polo 2018! Vamos ver como ele vai vir pro Brasil!
    Lógico que $$$ impossível eu comprar um ZERO KM, mas quem sabe daqui uns 2 anos um seminovo ;)

    Parabéns pelo carro! Feliz de saber que muitos estão satisfeitos com o Polo além de mim !

    • Matheus

      Realmente amigo. Não posso me queixar do carro. No prédio que eu morava em 2003, um vizinho comprou um desses sedan 2.0, na versão mais top com airbags, abs e banco de couro. Deve ter sido um pouco caro já que era lançamento, mas era lindão.

      • Edson Fernandes

        Matheus , só uma unica correção: O seu era Comfortline. Não existiu nessa geração de Polo (e nem com facelift) a versão highline. A Comfortline já era a versão de topo sem considerar o GTI. Abraços

        • Matheus

          Boa noite Edson. É uma dúvida que fica em questão… pois o Comfortline só surgiu em 2006 oficialmente. Antes, pelo que tenho conhecimento (que pode estar errôneo) ele era tratado como Highline (não oficialmente? hehe). Abraços

          • Ernesto

            O seu, Matheus, pelo que pesquisei, é Highline mesmo.
            Como comentei acima, comprei um 0Km em 2004 e a VW tinha mudado para Comfortline.
            Só achei estranho não ter vidros elétricos o seu.
            Acho que na época os espelhos elétricos que eram opcionais, mas vidros elétricos eram de série.

          • Edson Fernandes

            Então, na verdade a VW passou por um periodo em que ela declarava versões muitas vezes por versões alusivas, só a titulo de exemplo, serie Ouro, entre outras.

            Mas seu carro seria facil de constatar se tivessemos um scanner da VW. Mas ouso dizer que ele é classificado como Comfortline…rs

            Highline é uma nomenclatura bem mais atual da VW para designar os modelos topo de linha. Mas enfim… é completinho e está inteiro…rs

        • Ernesto

          Pelo que pesquisei, em 2003 era sim Highline.
          Eu comprei em 2004 um Polo Sedan 0Km Comfortline e também tinha ficado na dúvida, mas é isso, 2003 é Highline.

          • Edson Fernandes

            Estranho porque não há em diversos locais que pesquisei a menção sobre Polo Highline. Apenas no iCarros que não é referencia de versão.

            E tbm na Fipe sequer existe. Como eu disse antes, ou é Série Ouro, Next ou é Polo 1.6 Mi….rs

            E aí vai dos itens opcionais colocados no seu. Alias, seu vestigio a respeito do opcional não incluso vai disso, essa mania da VW lançar opcionais soltos igual a Fiat(que hoje faz venda casada te obrigando a ter um item que vc não desejaria e aumentando o preço do carro).

  • VICTOR JOSE SOARES MACHADO CAR

    Eu tenho um Polo, meu segundo Polo na verdade. Sou apaixonado pelo carro.

  • Pessoal, gostariamos de aproveitar este post para explicar que a seção de Usado da Semana não acabou, apenas deixamos de receber relatos dos leitores. Por isso, incentivamos a todos que se puderem nos mandar relatos sobre seus carros, ajudará. Assim conseguiremos continuar publicando matérias toda semana sobre modelos bem variados.

    E quem quiser ler os relatos que já temos, basta acessar a categoria de Usado da Semana do site, temos mais de 240 textos: https://www.noticiasautomotivas.com.br/categoria/usado-da-semana/

    • Matheus

      Obrigado novamente pela oportunidade! Compartilhar experiências sempre tem seu valor.

      • Opa Matheus, nós que agradecemos, parabéns pelo carro!

      • Charlis

        Excelente relato!
        Você escreve muito bem, sempre elogio isso nos relatos, pois hoje em dia está ficando raro saber falar e escrever português!
        Ah, e parabéns pelo VW Polo, além de ser um belo carro, o seu em específico está muito bonito.
        Tenho um amigo fanático pelo Polo, ele tem dois deste ano, um é hatch, e o outro sedan.

        []s

        • Matheus

          Valeu mesmo amigo, gosto bastante de escrever, apesar da área de atuação fugir um pouco disso. Que bacana seu amigo ter dois polos, devem ser uns xodós dele.

          • Charlis

            E como amigo!
            Ele já deixou eu dirigir (trilha) a L200 dele, que custa muito mais.
            Mas não deixa eu tocar nos Polos, rs…

            []s

    • Elves

      Gostaria de aproveitar o momento e comentar que muitas vezes tento ler alguma matéria antiga e me deparo com essa situação:

      Sempre leio as matérias aqui no site, e nunca estou logado no face, e para matérias mais antigas só posso fazer a leitura se “curtir” a mesma, conforme foto acima.
      Eu como muitos leitores, acessam seu site em PC de empresa onde o Face é bloqueado, impedindo assim o acesso a matérias antigas.

      • Elves

      • Charlis

        Também passo pela mesma situação.
        Se você for ligeiro no PC, dá pra fazer o seguinte.
        Primeiro o browser carrega a página original, por 1 segundo, e na sequência ele muda o conteúdo pedindo o login.
        Nesse 1 segundo, rs, rapidamente: crtl + a (selecionar tudo) e crtl + c. Depois da um paste no world, e leia com calma, quebra um galho pelo menos, rs.

        []s

        • Elves

          O que faço, é enquanto carrega eu clico no X para parar de carregar, aí a pagina não carrega com o login.
          NA – pode resolver isso ? Qual o motivo por esse bloqueio ?

          • Charlis

            Kkkkk você foi 10x mais esperto do que eu.

            Obrigado pela dica!

            []s

    • Filipe Augustus

      Logo mais enviarei mais um relato de um carro que estou comprando!!!!! Aguardem!!!!!

    • Charlis

      Poxa, Carro da Semana, este é meu quadro favorito do NA, por incrível que pareca, mais as novidades, rs.
      As pessoas escrevem com tanta qualidade, que o quadro fica mais interessante ainda.
      Porém, eu imaginei que tivesse acabado, e nunca imaginei que fosse por falta de conteúdo.

      Sendo assim, até tenho vontade de escrever e contribuir.
      Não sei se consigo ter tempo/criatividade/capacidade para escrever tão bem assim, mas posso tentar!
      No caso, atualmente temos na garagem, um Jetta TSI Highline 2014 e uma 320i 2015, e um Golf Comfortline 2014 TSI 1.4 Manual (mas este é da empresa, fica com meu pai, embora seja o mais rodado 130 mil km, não tenho algumas coisas importantes, valores de revisõe, e afins).
      E vendidos recentemente, o Fusion Titanium FWD 2013 e o Civic LXS 1.8 MT 2014.
      Já li relatos mais atuais do Golf e do Fusion, por tanto, estes acho que não vale a pena.

      @noticiasautomotivas:disqus tem alguma preferência se eu conseguir escrever sobre algum !?

      []s

      • Olá Charlis, pode ser qualquer um que você preferir!

      • h1ghland3r

        Também são minhas matérias favoritas. Essa, por exemplo, foi tão bem escrita que passei até a achar o Polo agradável, pessoalmente não gosto do interior dele. =) Reconheço as qualidades do carro, todavia.

    • Aristeu Junior

      Vale opinião de ex dono?
      Tive um 207 Escapade por 4 anos

      • Vale sim, se vc ainda tiver fotos do carro…

        • Rodrigo Sanvido

          Como envio a opinião do dono? Tenho um Ka+ 2015 e gostaria de participar.

    • Leonardo Balieiro

      Hahahaha. Aguardem… Minha Ranger está chegando próximo dos 80.000km e irei fazer outro. Rs.

  • Joaquim Grillo

    Esse e o Bora são carros que nunca vi graça e quem tem se acha magnata

    • Filipe Augustus

      Meu tio comprou um sedan 2009 uma vez, e ficou 6 meses com o carro e trocou num Megane Grandtour! Ele diz que foi a melhor coisa que ele fez! E tem saudade da Grandtour até hoje!

      • Matheus

        Meu irmão mais velho tem um Megane 2011 1.6 e também é um carro muito bom. Não precisa denegrir um para falar bem do outro. Ambos são boas opções. Megane é de categoria acima.

        • Filipe Augustus

          Na verdade eu não denegri, só disse que meu tio não gostou, achava o carro duro, que fez uma boa troca, talvez eu não soube usar um tom coerente, me desculpe!!!!!

          • Matheus

            Realmente, a suspensão do Megane é mais macia, muito confortável e muito espaçoso. Tudo bem amigo, não foi um insulto não.

          • thi

            Coisa de velho , aqui em casa tem um cobalt e um fox, prefiro a suspencao mais durinha do fox.

      • Joaquim Grillo

        falar maus de renault é normal

      • h1ghland3r

        Em 2011 estava procurando por carros 2008 para comprar, fiquei entre Polo, Focus e Megane. Não encontrei um Polo que me agradasse, não achei Focus Ghia e achei um Megane em bom estado. Estou feliz casado há 6 anos =)
        O Polo é carro bom e bem construído, reconheço suas qualidades, mas não vou com a cara do interior, é muito datado =(

    • Matheus

      comentário generalista desnecessário…

      • Luconces

        As vezes a pessoa nem entrou ou dirigiu o carro e sai falando asneira.

      • Joaquim Grillo

        Não é não é zuado esse carro

        • Ernesto

          Fale a sua experiência com o Polo, por favor.

          • Joaquim Grillo

            nenhuma acho um carro sem graça só isso ja andei de carona e apreciei de perto de conhecidos mas não gosto do carro, assim como não gosto de fit, e outros

            • Matheus

              Baita experiência para julgar…

              • Joaquim Grillo

                amigo to falando de visual não de direção, sei que vw tem boa dirigibilidade não curto o carro acho um design fraco

                • Matheus

                  Para hoje em dia sim, mas na época foi bem marcante seu design, com personalidade própria e diferente dos demais (pois Mercedes classe E no Brasil era raridade na época). Mas gosto é gosto.

                  • Joaquim Grillo

                    Não gostava nem na época

        • Matheus

          Você achar esses carros sem graça é uma opinião sua amigo, tudo bem quanto a isso. Mas falar que quem tem se acha magnata não tem fundamentação.

          • Joaquim Grillo

            a maioria que tem se acha os donos das melhores garagens da rua

            • Matheus

              Cara, qual o embasamento para chegar a essa conclusão?!? Quantas pessoas que têm esses carros você conhece para julgar? Achismo e mais achismo.

  • klaus

    Também tive um polo sedan, modelo posterior a esse. Gostava bastante.

  • Jurandir Filho

    Tive um hatch 2.0 2002, que carrinho bacana,andava bem, não era gastão, tinha freios a disco nas 4 rodas e airbags de série, soldas a laser, construção refinada entre outros mimos, ainda hoje dá dez a zero em muito compacto moderninho… com certeza um dos melhores carros que já tive

    • Ernesto

      Airbags eram opcionais.

      • Jurandir Filho

        Nos polos hatch 2.0 2002(não existia o sedan ainda) eram de série, assim como freios a disco nas 4 rodas, mas só nos motores 2.0, pesquise…

        • Ernesto

          Não sabia disso. Eu comprei em 2004 um Sedam Comfortline 1.6 e havia adquirido com os air bags opcionais.

          • Jurandir Filho

            Engraçado que à época os airbags eram de série e os vidros elétricos opcionais, a “sorte” é que ganhei da css

            • Ernesto

              Lembro quando fui negociar com o vendedor e ele me passou esse Polo que comprei. Os opcionais eram air bag, ar digital e retrovisores elétricos.
              Como eu deu um bom desconto no valor do carro, valeu a pena.
              Este foi o meu 1o carro 0Km, Polo Sedam Comfortline 1.6 2004.

  • Antonio Carneiro

    Parabéns!!! Muito legal quando vejo alguém cuidando com zelo do seu carro.

  • Lembrando que esse carro acho que foi o primeiro a ter 4 estrelas no crash-test aqui, se não me engano em 2004. Sempre me passou essa sensação de segurança. Eu tive uma namorada que tinha um automatico, era muito bom.

    • Gustavo73

      O teste foi feito em 2010.

  • Roberto Dos Santos Matos

    Tenho um 14/14 e comprei um Versa 0km ( sou taxista) e está com 157 mil km. Gosto muito do Polo , ele é bem superior ao meu Versa em vários aspectos . O Versa por ser um projeto mais moderno tem algumas vantagens , como a direção elétrica , que é ótima e o consumo de combustível ( ele é mega econômico) . Mas o Polo é superior em acabamento, sistema de áudio, vários mimos e tudo mais. Vou vendê-lo com um aperto no coração

  • Diego Crenitte

    Polo é um excelente carro. Ótimo custo beneficio. Muito bem acabado para a categoria e quando lançado muito a frente dos concorrentes. De fato caro, porém de construção impecável, dirigibilidade muito boa. Não atoa estou no meu terceiro Polo Sedan. Tive um 2004/2005 do mais completo da epoca (com volante 4 raios) acho que era evidence e vendi com 200 mil km sem mexer em motor. Apenas manutenções preventivas. Tive um 2010/2011 comfortline vendi com 120 mil km também sem qualquer dor de cabeça. Hoje tenho um 12/13 Comfortline com 50 mil km e obviamente nada pra fazer. Até os pneus são originais. Se a VW não fizer a cagada de enfiar o motor 1.0 mpi no novo polo, será um sucesso.
    Acho que este novo tem tudo para dar certo se vier com motores e cambios 1.0 TSI MT, 1.0 TSI AT e 1.4 AT.

  • Vanesso

    Bela opinião. Um amigo possui um Polo hatch, creio que 2007. Já fez o motor uma vez e como ele roda muito já deve ter feito de novo. Já deve ter rodado uns 250.000 km com ele. Não troca de jeito nenhum, acha o melhor carro que existe pelo preço que ele pode pagar.

  • Pedro Henrique

    o carro ta lindo, impecável pelo ano e quilometragem…
    pra se ter ideia, troquei meu palio 2010(que foi comprado em 2013) a pouco mais de uma semana em um up! e o palio saiu da minha mão com 102 mil km e já fazendo alguns barulhos de acabamento e igualmente o forro de porta descolando (que são de veludo pelo qual espero nunca mais ter carro com veludo… SÉRIO!)
    e o up, mesmo sendo 2016 não tem essa interface dos vidros que o seu polo 2003 tem… algo que me deixou P#$ da vida, o palio os 4 vidros subiam e desciam um toque, ao travamento todos fechavam, no up nem o vidro do motorista tem função um toque e não fecha ao travar o carro, decepcionante nesse ponto, já procuro alguma interface por fora pra por porque é algo essencial e de segurança inclusive.

    só me ficou a duvida, achar peças pra esse carro sendo ele 2003 é fácil? pro motor eu imagino que não deva ter problemas, mas e para o resto do carro?
    no mais, carro com muitos equipamentos que só esses carros dessa época (e anos 90) tem… hoje em dia o corte de custos é gritante, nem um porta copos bem bolado tem mais, que dirá miseras luzes no quebra sol (e espelho no lado do motorista!)
    fantástico, a pintura por fora também parece em muito boas condições pelas fotos, branco é danado porque gruda aqueles pedacinhos de asfalto na lateral e o capô sempre recebe uns nicadinhos de pedra que lascam a tinta, mas o seu parece que ta perfeito como novo!

    esqueci de mencionar, adorei essas lanternas traseiras assim quadradas, combinaram muito com o carro e deram um ar de carro anos 2000 os quais eu adoro! bem melhor que as lanternas redondas!

    • Matheus

      Verdade amigo. Bem tranquilo para encontrar as peças, até por que este modelo compartilha de praticamente tudo com o modelo vendido até recentemente. O que muda é alguns detalhes externos e algumas peças de acabamento, o restante se manteve. E obrigado pelos elogios quanto à pintura, ainda original do carro.

  • Roberto Lopes

    Tenho um Polo Sedan, 2007 que tirei zero e hoje está com 130000 km e também não tenho queixas, possui muitas soluções que alguns modelos do segmento só estão introduzindo hoje. O tilt-down que deixa o retrovisor do lado direito na posição que deseja, ao engatar ré, dobradiças pantográficas com amortecedores a gás no porta malas, porta-óculos, para-sóis iluminados e com espelho para motorista, borrachas de portas duplas, enfim, alguns mimos que faziam diferença, além de uma mecânica robusta e um carro prazeroso de dirigir, além de possuir soldas à laser que dão uma resistência à carroceria. Não pretendo me desfazer do meu e programo uma revisão ampla em suspensão, novos discos de freio, kit completo de amortecedores e todos fluídos e correias para dar-lhe mais alguns anos de sobre vida, já que nunca bateu, não possui nenhum retoque de pintura e possui macaco e chave de rodas ainda sem uso…

  • Rodrigo

    O projeto PQ24 (Polo) é bem resolvido.
    Realmente é um carro bom! Pena que o mercado não teve a aceitação que a VW esperava na época.
    Sei bem ,pois eu trabalhava lá na época.
    Bom relato! É um bom usado a ser considerado!

  • Andrei Vieira

    tive um desse em 2006, era um preto 1.6 2003 confortline, tinha o volante diferente, pois possuia air bag duplo. Engraçado que a minha versão era confortline e vinha com uma roda aro 15 diferente dessa que é 14″

  • RPM

    O acabamento é ótimo,melhor que carros novos vendidos hj em dia….

  • Saddam

    Fiquei por 6 anos com um hatch 2004 série ouro, com couro, double-din e ar digital, carrinho muito bom… só o troquei ano passado pois fiz test drive em um UP TSI e foi paixão à primeira acelerada, hahaha

  • Eu tive um Polo Sedan 2007 por 5 anos, comprado 0km, era um excelente carro! Gostava muito dele! Depois até me arrependi de ter vendido. No mais achava a5a curta demais, merecia uma 6a marcha. Hoje tenho um UP TSI, e acho o escalonamento das marchas perfeito no Up! Até quando comprei o Up pensei: nossa se aquele Polo 2007 tivesse esse mesmo escalonamento! :D Bom carro! saudades do meu!

    • Marcelo Alves

      Os Polos a partir do modelo 2009, que passaram a vir com o motor 1.6 VHT (sem aquela capa plástica por cima do motor) tiveram o escalonamento das marchas alongado, ele ficou mais econômico e agradável de dirigir na rodovia, mas em compensação os modelos anteriores (2008 pra baixo) são mais ágeis na cidade por causa das relações mais curtas.

      • Ricardo Blume

        Muito bem lembrado. Por isso a importância de se analisar muito bem quando se compra um carro. Deve-se pesar, também, onde o carro será mais utilizado, na cidade ou na estrada. Marchas muito curtas na estrada tornam uma ultrapassagem, por exemplo, mais difícil e até perigosa e em subidas de serra pode comprometer muito o consumo ao andar com as marchas no limite.

        • Matheus

          Faz sentido. Porém até 120 ele realmente é bem ágil. Somente acima disso que leva mais tempo. O que aí, são velocidades não muito usuais. E já teve Corolla e Fusion 2.3 que não acompanharam esse polo em pista dupla subindo (mesmo querendo kkk).

      • Legal, não sabia! Obrigado pelas informações!

  • dudupruvinelli

    Muito boa a avaliação! Teve uma parte que parecia matéria de revista (Não se engane pelo seu 1.6 de apenas 101 cv). hehe
    Incrível um carro “tão antigo” possuir tantos detalhes e aparentemente, pelas fotos, está super bem cuidado. Acredito que os modelos mais novos foram perdendo opcionais, assim como ocorreu com o Clio ao longo do tempo, correto? Parabéns pelo texto.

    • Fabio Marquez

      Um amigo meu tinha um 2004 Hatch (o meu era 02/03) e nele já não tinha mais o problemático ar manual com controle de temperatura (dava pau em um sensor no interior do condensador e o ar parava), forro no capô… No 2007 foi embora o amortecedor de capô, o acabamento cromado na manopla de cambio e pouco tempo depois a tampa preta do motor.

  • Fael

    Ultra bem conservado!

  • Ailton Junior

    Muito bom, gostei muito do relato. É pra ver que temos boas opções de usados contra os Abusivos preços dos Novos

  • Franklin William

    Tive um sedan 1.6 modelo 2007 comfortline, única reclamação, câmbio curto, tive que vender por conta de um negócio que fiz mas tenho saudades dele.

  • tiago

    Tá muito bem conservado, nunca gostei do design do polo pré-2007, mas depois do facelift ficou bem legal, na minha opinião, esse porta copos é uma baita sacada.
    No mais, o novo polo vem aí, parece que será um carro muito bom também, espero que os preços não sejam muito altos.

  • Luccas Villela

    Nunca vi um Polo tão lindo quanto esse. Parabéns pelo zelo com o carro!

    • Matheus

      Muito obrigado! Desde pequeno gosto de carros e de cuidar bem deles hehe

      • Luccas Villela

        Também gosto de carro desde pequeno, hehehe e cuidar tbm, rs, só não gosto de lavar. Acho lavar carro muito chato e difícil :( Boa sorte com seu Polo! :)

  • afonso200

    interessante como tudo era opcional, até retrovisor eletrico,,,,,agora faltar ABS e airbag nessa categoria

    • Matheus

      14 anos atrás amigo. Nem sedãs médios vinham com isso de série, infelizmente.

      • vitimsl

        Verdade!! Meu pai comprou um Astra sedan GL, 0 km, no ano 2000… Acredite: não tinha vidros elétricos nem conta giros de fábrica!!
        Parabéns pelo carro e pelo relato!!

    • Ernesto

      Nessa categoria, naquela época, pouquíssimos carros tinham air bag e ABS.

  • Gran RS 78

    Parabéns pelo carro. Tive um Polo sedan Okm tirado em 2008, que na época paguei 45.500,00 e veio com faróis de milha a mais mas era a versão de entrada dele. Gostei muito do carro, mas olhando o seu vejo que a VW deu uma depenada no modelo, pois o meu não tinha amortecedor do capô, nem a tampa para colocar pertences em cima do painel e infelizmente tinha muito barulho interno, e olha que eu rodava muito por estradas bem conservadas como a rodovia bandeirantes e anhanguera. Gostava do cambio e do baixo consumo, mas me irritava o barulho do motor, que nos 120 Km/h chegava a altos 3.800 giros. Do mais foi só alegria.

  • Fabio Marquez

    O primeiro carro que tive foi um Polo Hatch 02/03, era aquele básico que não contava com alguns dos itens do modelo mais caro, tais como o pc de bordo e o ar digital… Eu até gostava do modelo, tinha boa dirigibilidade e o cambio era uma delicia de manusear. Mas ele apresentava problemas recorrentes de suspensão (extremamente sensível a nosso solo lunar), as peças na época que comprei eram caras (cheguei pagar 1300 para trocar a embreagem no inicio de 2011), ar condicionado mesmo com a manutenção em dia era fraco, e motor hoje em dia acharia chocho com relações de marcha curtas e barulhento… Na escala dos cinco carros que tive ele ficaria em antepenúltimo, sendo melhor que o Palio 1.8R e o Ford Ka 1.6 que vieram depois dele.

    • Matheus

      Com relação a suspensão não tenho muitos problemas, somente as buchas de bandeja que foram substituídas pelas do Crossfox (mais resistentes) e desde então não incomodaram mais. Quanto ao ar no meu caso ele funciona bem. Já o motor não considero chocho. Para mim um conjunto motor e câmbio chocho é aquele que demora a responder, o que não é o caso, já que ele é bem esperto.

      • Fabio Marquez

        Achava o ar dele fraquinho mesmo… Já andei em modelos mais novos e continuei achando fraco… No Fox idem. Tanto que quando troquei ele no Ka de cara já percebi a diferença, é característica do projeto que não me agrada. Quanto a suspensão na época fiz a mesma coisa das buchas (clube do Polo)… Mas não eram só elas as vilãs, pois tinha problemas recorrentes nas bieletas e nos terminais de direção. Se passaram quase 20 anos do lançamento e a VW continua negligente, pois meu Up! apresenta as mesmas falhas, troquei esses dias as bieletas e preciso trocar os amortecedores pois um está com folga na haste.

  • Davidsandro18

    Parabéns Matheus pelo ótimo relato… e por coincidência também tive um celta life, só que com kit visibilidade… tirei o mesmo zero km em novembro de 2009, e 2 anos e meio depois a falta do ar e direção falaram mais alto e me fizeram ir pra um modelo mais completo… só que por cabeçada eu peguei outro celta (deveria ter olhado os seminovos mais completos na época), um LT 4 portas que ficou comigo até o fim de 2015 quando acabei dando PT em uma batida…
    Aproveitando o desconto que tenho para comprar carros da VW, peguei um up! cross TSI, e te digo sem medo de ser feliz que foi uma das melhores escolhas que fiz… muitas soluções de construção do polo são usadas no up!, já dirigi um polo e o up! muito se assemelha a ele em prazer ao dirigir… e lendo seu relato vejo que deveria ter pego um polo seminovo na época que fui pro meu segundo carro… mas águas passadas não movem moinhos né? rs…

  • Marcelo Alves

    Eu tenho um Polo Hatch 1.6 2008/2009 com AB2, ABS, I-system, ar digital e também com o banco traseiro bi-partido com 3 apoios de cabeça igual esse aí.
    O meu tem apenas 52 mil km rodados, é um carro muito bom…

    O legal desse Polo 2003 é que até o ano de 2004 os Polos 1.6 vinham com direção eletro-hidráulica, depois a VW mudou para a hidráulica com bomba movida por correia.

    Outro detalhe interessante é que o Polo é um dos poucos carros que tem pré-tensionadores nos cintos de segurança mesmo nas versões sem AirBag.

  • Christian

    Tive um Polo 1.6 Hatch Sportline, modelo 2007 (já com a nova frente), e guardo ótimas lembranças dele. MUITO econômico para a época. Inclusive para hoje, aliás! Há muitos anos venho fazendo o mesmo trajeto de ida e volta ao trabalho (noutra cidade, trajeto total de 50 km/dia), e a média de consumo que obtinha com ele era de 16,3 km/l (80% estrada, 20% cidade). Comparativamente, um Celta 1.0 que tive antes (aquele motor de lançamento, com 60 CV) fazia 15,3 km/l no mesmo trecho. O meu Focus Hatch 2.0 (automático, modelo atual) faz 13 km/l nesse trecho. Saudades do Polo…

  • Ricardo Blume

    Parabéns Matheus pelo seu relato e pela conservação do seu Polo afinal, já se vão 14 anos. Já ouvi falar muito bem do Polo pela boca de outras pessoas também. É sempre bom ler relatos como o seu, assim temos sempre algum conhecimento na hora de escolher um carro. Que continue a seção Usado da Semana.

  • Leonardo C.

    Fico muito feliz em saber que o Carro da semana está ativo, logo logo mando o relato de 8 anos e 6 meses com um Corsa Hatch 1.0 e os sete meses e 14.000km com um C3 Tendance 1.5 2013

  • Victor Hugo

    Shut up and take my money!

  • Eduardo Edu

    Já tive um polo sedan 2006 totalflex comprado zero. Foi o último ano antes da primeira reestilização. Este já havia perdido a mola a gás no capô e a direção eletro-hidráulica sendo substituída pela convencional. Os opcionais foram travas e vidros elétricos, farol de neblina e o Climatronic, sendo este último muito útil. Comprei aros 15″ originais do modelo confortline, talvez umas das rodas mais bonitas produzidas pela VW, porta copos e porta óculos que fica na altura do puta merda do motorista. Este porta objetos acima do do painel era um item muito cobiçado, mas o preço cobrado na época tornava-o inviável. Carro bom, mas não era tão bom de curva, consumo e acabamento em comparação ao Golf, carro que deixei no negócio, apesar de possuir o mesmo powertrain. Sugiro vc fazer um cadastro no poloclub. Lá tem dicas muito legais e carros ultraconservados como o seu. Pessoal vai gostar de ver seu carro lá. Abs

  • thi

    Qd vc tem um Volkswagen de verdade . Dura pra sempre!

  • Ernesto

    Matheus, belo carro.
    Tive um Comfortline 2004 que comprei 0Km, bem completo, com air bags, ar digital, conjunto elétrico completo, rodas de liga. Muito bom o carro mesmo!

  • João Guilherme Fiuza Lima

    Carrão! Parabéns pelo relato e pelo carro. Percebe-se um grande carinho pelo mesmo. O Polo é um carro sensacional…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend