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Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Up! Move 2015

volkswagen-up-move-vermelho-2-1024x768 Carro da semana, opinião do dono: Volkswagen Up! Move 2015

Acompanho o site por mais de 6 anos e montei esse relato com a minha opinião com o Volkswagen Up! Move 2014/2015, espero que gostem.



Compra do Up! Move

Adquiri o Up! por volta de 07/2014, na época eu estava buscando um carro zero, econômico e “completo”. Conferi diversos modelos de entrada e apesar de não gostar do design exterior do carro, eu gostei bastante do test drive e ele era muito bem avaliado pela mídia especializada.

Itens como projeto recente, segurança e o preço de seguro/manutenção também pesaram bastante na escolha. A única coisa que me arrependo na compra foi não ter escolhido outra cor, as cores que não cobravam a mais eram preto, branco e vermelho (acabei escolhendo a última).

Adquiri o carro no lançamento e paguei aproximadamente R$ 34 mil por ele, na época eu já achei o valor muito alto, com os preços atuais o carro foge da proposta de ser econômico.

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Visual exterior do Up! Move

Sem dúvida esse é o ponto que menos me agrada no carro e sempre fui bastante sacaneado pelos amigos por ser um carro de menininha! rs. O carro tem uma boa altura do solo e nunca raspa embaixo (mesmo quando não vi uma lombada e passei sem diminuir a velocidade).

Os faróis iluminam bem o limpador de para-brisa é realmente muito melhor do que os outros carros que eu tive. Uma coisa curiosa é que eu e mais umas 4 pessoas deram uma cabeçada no carro ao entrar desatentos, acho que isso acontece pelo espaço pequeno do carro, mas pode ser só vacilo mesmo.

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Interior do Up! Move

O carro tem um bom acabamento, sem rebarbas ou peças desencaixadas. Com o tempo de uso surgiram alguns barulhos chatos na parte de trás, mas nada fora do normal. Todos os botões são de fácil acesso e o ar condicionado não decepciona, mas também não impressiona. A falta da saída de ar no painel não chega a prejudicar o resfriamento da cabine, mas demora um pouco a mais para refrescar quem senta no banco de trás.

O isolamento acústico do carro é bem fraco até para a categoria, cada pingo de chuva no teto é ouvido dentro carro rs. Tenho 1,80 metro de altura e pelo menos para mim o ajuste de altura do volante não serviu pra nada, pois qualquer alteração ele ficava na frente do painel.

O interior do carro é bem minimalista, o painel monocromático com a tela do computador de bordo bem simples, tudo bem prático, funcional e sem sal. O cinto de segurança não tem ajuste de altura e sempre ficava pegando direto no meu pescoço, vi em um fórum que soltando o plástico lateral dava para ajustar o cinto parafusando ele mais para baixo, fiz isso e resolveu o meu problema.

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Não consegui me adaptar aos bancos originais do carro, tentei diversas posições e sempre ficava dolorido, acredito que isso ocorra porque o encosto das costas é muito reto, por fim troquei os bancos depois de uns 9 meses que havia comprado o carro e não tive mais problemas.

O espaço para quem vai atrás é razoável para a proposta do carro, mas como eu troquei os bancos, quem vai atrás ficou um pouco mais apertado e preciso deixar o banco do passageiro todo para frente para colocar a cadeirinha do bebê.

O porta malas tem 280 litros o que não foge muito da categoria, por ele ser bem curto e alto dependendo do que é preciso levar pode ser bem complicado. A porta do carro tem plástico apenas no centro e o resto é de aço na cor do carro e as vezes dá reflexo da rua.

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Dirigindo o Up!

O up! não foi o primeiro carro 1.0 que eu já dirigi, por isso eu fiquei bastante surpreso com o desempenho. Em baixa velocidade e com baixa rotação o carro sempre tem força para uma esticada, já em alta velocidade ele perde bastante o fôlego e é preciso andar com a rotação mais alta para acompanhar o fluxo.

O carro tem direção elétrica o que torna as manobras bem suaves, pelo que eu li todo mundo reclama que a direção do carro nem parece elétrica de tão pesada que é, mas não concordo, inclusive não gostei muito do comportamento em altas velocidades, pois a direção parece meio molenga demais.

O câmbio tem o mesmo jeito do Polo antigo, curto e preciso (perfeito na minha opinião), por outro lado eu estranhei o pedal da embreagem que é bem mais alto do que eu estava acostumado o que no trânsito pesado acabado me cansando mais.

O freio é bom e já me livrou de muitos acidentes, mas nessas ocasiões o carro dava a impressão que ia perder o controle, o pedal treme e os pneus parecem que travam. Meu carro anterior ao Up! tinha ABS e o pedal não tremia e nem o pneu fazia barulho ao frear bruscamente como o up!.

A suspensão é bem firme (até demais), mas eu acostumei rápido e só percebo o quanto ela é dura quando ando em outros carros ou quando alguém que está andando no carro comigo comenta.

Consumo do Up!

O carro tem ótima autonomia e eu sempre tive médias de consumo acima de 15 km por litro com o ar ligado mais ou menos 50% do tempo na cidade e com muito trânsito. Atualmente o carro está com 50.000 km rodados e acredito que nem 2.000 km foram em estrada por isso não tenho muita noção do consumo na estrada.

Manutenção

Comprei o carro zero e logo no primeiro mês o porta malas ficou travado devido alguma falha eletrônica (foi uma novela resolver isso na concessionária). Desde início também o alarme do carro disparava sozinho, depois de acordar muitas vezes a noite apenas para desligar o alarme eu desativei o sensor da cabine (outra novela na concessionária e no final tive que fazer por conta própria).

Fui convocado para dois recalls, porém na data que eu agendei o consultor não estava lá no horário marcado, fiquei uma hora esperando e acabei desistindo. Por volta dessa época eu desisti de fazer a manutenção nas concessionárias devido ao valor cobrado ser absurdo e o tempo necessário de espera, na minha opinião não faz sentido pagar o dobro do valor em uma concessionária e ter de agendar hora e ainda sim ter dor de cabeça.

Fora os problemas acima tudo funcionou muito bem, não tive vazamentos ou peças quebradas, o carro está com 50.000 km rodados nem os pneus parecem gastos. Achei as trocas de óleo bem caras para um carro popular, mesmo fora da concessionária sempre gastei por volta de R$ 200 com óleo e filtros.

Opinião geral sobre o Up!

Em geral gostei bastante do carro, apesar de não parecer tanto nesse relato :) Modelos de entrada foi o que eu mais gostei de dirigir (os modelos são Nissan March, Ford Ka, Fiat Palio e Chevrolet Celta, todos 1.0).

Acredito que em como pontos mecânica e segurança o carro está acima da categoria. Hoje principalmente devido aos problemas com a concessionária não compraria carro zero da Volkswagen. Eu recomendo o carro para quem roda bastante e busca um carro com boa autonomia de combustível, gostoso de dirigir na cidade e não tem a família grande.

Com os preços atuais acho que o apelo economia na compra do carro se perde e a versão TSI compensa mais o dinheiro pago.

Por Rafael Cascaes

4.0

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  • Andre Studart

    Relato bem legal, principalmente por ser imparcial e ter a conclusão do que um compacto de entrada deveria fazer:

    Levar de A para B com um certo conforto e economia, nem mais nem menos. Tem gente que compra Up! Tsi achando que é o “bengador”

    Parabens!

    • Pedro154

      Antes de ontem vi uma senhorinha de idade simpática ao volante de um up! TSI. Hehe, cena curiosa!

  • Alexandre Volpi

    Ótimo relato. Gostei dos bancos que colocou, sao os mesmos do Jetta TSI? Tem até apoio de braço, colocou um salto no carrinho hehehe.

    • Rafael Cascaes

      os bancos são do jetta, mas não sei dizer a versão

      • João Martini

        São do 2.0 TSI.

      • RCX05

        Saiu muito caro trocar os bancos?

      • Edson Fernandes

        Essa eu quero acompanhar, pois encaixou perfeito e os bancos do jetta são muito bons!

        Gastou muito ?

        • Rafael Cascaes

          comprei e instalei na avenida Ricardo Jafet em SP.
          Paguei 800 reais tudo, mas a instalação foi feita nas coxas…

          • Alfredo Araujo

            Como assim ?
            Desenvolva mais isso… rs

          • Jok Jok

            Se um banco for mal instalado a segurança ….

  • Pedro154

    Poxa, uma das coisas que mais me agradam no up! que tenho é exatamente o isolamento acústico. Nível de ruído interno é muito baixo.

    • Marciofilho Santos

      o que acho ridículo no UP , em relação a ruídos, ocorre quando voce anda na chuva, a VW nao colocou nenhuma proteção nas caixas, e o barulho da agua é muito alto, é um absurdo deixar o carro assim, estamos no 3 UP! em casa, tive 2 (Take e TSI) e minha mulher hj tem um Take. o carro é excelente pela proposta, bom de dirigir, anda bem e econômico. mas esse detalhe ai é F%$$#.

      • Alfredo Araujo

        Vou te dizer… se isso te incomoda tanto, pq vc não corre atrás de resolver ?
        Digo isso pq deve ser bem tranquilo vc revestir as caixas de roda com alguma manta… Da uma olhada no Mercado Livre…
        Se bobear… em poucas horas vc faz isso em uma oficina de confiança.

    • Pedro Henrique

      o isolamento acústico de barulho de motor e afins é muito bom, mas o barulho externo e principalmente o de rodagem das rodas é nítido e pode incomodar algumas pessoas, vim de um palio pra um up e o palio tinha um isolamento externo e de rodagem melhor mas de motor e afins muito pior

      • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

        Realmente o motor só percebe que está ligado por causa da pequena fibração. Mas a rodagem é absurdo o barulho. No meu tive que trocar duas vezes a borracha da porta pra resolver um barulho de vento forte que fazia depois dos 80KM/H.

  • Charlis

    Obrigado pelo relato, e por compartilhar com nós a experiência!

    Por falar nos bancos do Up!, eu acompanho uma loja de São Paulo que personaliza carros, e esses dias eles pegam um Up! TSI bem legal, e instalaram os bancos da Mercedes Classe A, aquele banco é animal (estilo conchas), com LED no pescoço e tudo…
    Ficou bem legal.

    Eu não sou adepto a personalizar carros/motos, mas quando a modificação é necessária (seu caso), ou quando for estética for bem sutil, eu acho que fica interessante.
    Por exemplo, eu detesto cromados, no meu antigo Civic 9, eu sumi com aquele cromado medonho da grade dianteira…

    []s

    • Edson Fernandes

      Nossa, deve ter ficado show de bola. É de longe um cromado de muito mal gosto aquele.

      Eu tbm tiraria aquela “barra” no porta malas do Civic tbm.

  • CharlesAle

    Esse sim era o carro que a VW tinha e deixar mais da linha VW..Para concorrer com Mobi e o tuc-tuc Indiano Kwid.. Mas a VW mudou o propósito do carro(preço alto) e hoje, creio, não vale muito a pena comprá-lo..

    • Rodrigo

      O CARA COLOCOU BANCOS DE JETTA CL NO UP!???? HAHAHAHAH….

      O Jetta tem bancos maiores que o UP! (bem maiores) deve ter ficado uma maravilha pra que anda no banco de trás.

      • André

        Se você tivesse lido , teria visto que ele falou sobre isso no relato, trocou pois estava desconfortável e ainda disse que o espaço atrás diminuiu.

      • Eduardo Alves

        Foi o que ele falou no texto. Não leu?

        • Rodrigo

          Não li, apenas vi a foto.

      • Edson Fernandes

        Mas tem ajuste de altura… aí resolve isso tbm.

        Se coube o banco de Jetta no up, eu faria o mesmo se tivesse um viu.

        • MauroRF

          Juro que nunca tinha visto isso num up e também faria o mesmo, ficou bem melhor.

          • Edson Fernandes

            Quantos carros eu imagino que seria otimo fazer isso?rs

            Mas eu tbm faria a troca que ajudaria muito no conforto.

        • Rodrigo

          Acredito que não resolve, se comprar o banco original do UP eles ficam abaixo da linha de porta objetos, esse bancos estão acima e (certamente estão na regulagem minima de altura). Isso muda a ergonomia do carro, o braço fica mais distante do cambio, pernas ficam próximas demais do valante ainda mais se não tiver regulagem de altura.

          É um tipo de alteração que não faria, 1º o custo de aquisição de bancos com com nota fiscal, ou seja de origem não duvidosa, não contribuindo para o absurdo índice de roubo de carros no Brasil, 2º bagunça a ergonomia do carro, 3º tira a originalidade do carro, 4º por ser maior em todas as dimensões há mais perda de espaço interno é um carro precário nesse sentido.

          Edson Fernandes gostaria de deixar um sugestão ao NA, seria muito bom ver uma matéria, de como se faz compra de peças USADAS com garantia de origem licita.
          Já comprei uma porta em um ferro velho, e minha primeira preocupação foi saber a procedência da peça, me foi informado que a peça era produto de leilão, e que tinha a nota de procedência, era um documento parecido com uma nota fiscal colado na porta, informando a origem da peça, tinha o CNPJ de uma concessionaria VW e PLACA do carro de onde foi retirada a peça, segundo o pessoal do ferro velho isso é obrigatório, eles também me forneceram nota fiscal da peça.

          • Alfredo Araujo

            Cara… Acho q bancos, são itens dos mais fáceis de se achar no mercado paralelo de peças usadas… LEGAIS !
            Em um PT, os bancos, quase sempre, ficam inteiros…

            • Rodrigo

              Desculpe meu caro, esse pensamento, está errado, peça usada deve ter procedência, aqui no RJ estamos vivendo o caos, roubo de carros a níveis absurdos, pessoas morrendo diariamente nesse tipo de roubo. É muito fácil culpar o estado, mas 90% das pessoas que comprar essas peças e financiam esse tipo de crime, falam o mesmo que você.

            • Ernesto

              A Ricardo Jafet sempre foi conhecida por vender peças usadas e sem procedência. Não sei se isso mudou pois não sou de adquirir peças usadas.

          • MMM

            Qual o problema de tirar a “originalidade” do veiculo? O cara deve ter os bancos originais pra colocar na hora de vender, não? E eu iria preferir tirar tal originalidade do q ficar com as costas doendo.

          • Edson Fernandes

            Falarei com o Eber sobre a sugestão.

            E sim, no caso de ferro-velho, tem que estar descrito até os impostos incidentes na compra e na venda.

            Talvez por ser ferro-velho (ou sucata), seja zerado de imposto, mas precisa ter notas sim. E se for além disso, precisa ainda declarar o estoque de peças em obrigação estadual.

  • Matthew

    ” e eu sempre tive médias de
    consumo acima de 15 km por litro com o ar ligado mais ou menos 50% do
    tempo na cidade e com muito trânsito.” Música para os ouvidos. Compraria o carro só por isso. O meu não faz nem 10 km/l direito na cidade e nem uso muito o ar.

    • FPC

      Eu tenho um High up! e te digo que 10 km/l faço andando aqui em Uberlândia, só que no etanol.

      • Diego

        Digo o mesmo, eu consigo médias de 13km/l de Etanol no trânsito com ar ligado, exploro muito o Cut Off do meu High UP!, recomendo que experimente, um dos melhores que existe no mercado.

        • Matthew

          Realmente um carro para quem entende do assunto, fantástico.

    • Marciofilho Santos

      o UP! faz na cidade 14 sem cerimônia!!! se vc usar na estrada 20 tb faz fácil. ja no alcool 9,5 e 13,5 isso estou falando do transito de SP!! e o consumo é igual no TSI e no aspirado, ja tive os 2.

      • Pedro Henrique

        o tsi depende do pé
        na cidade transito pesado pq moro em Florianópolis e aqui não tem essa de transito leve, minha pior média foi 13 km/l de gasolina, já a minha melhor (por causa do circuito estrada) foi de 17, medições na bomba porque o computador de bordo da um migué de 10%
        em cidade com transito mais fluído imagino que 16 na cidade não seja impossível
        lembrando que isso consumo médio de um tanque, se for medir por trajetos já consegui fazer 16 em trajeto urbano e 19 em rodovia

        • Marciofilho Santos

          as minhas médias sempre fiz na bomba tb, o que notava no tsi, olhando o computador, que ainda frio, o consumo era bem alto, conforme ia esquentando melhorava bem.

  • Ótimo relato. Possuo um Take up! 2015 e este seria o meu relato.
    Sofro bulling em relação ao up! por parte dos amigos e família.

    • Rafael Cascaes

      hahah
      ultimamente isso está melhorando graças ao tsi, mas quando eu comprei foi bem isso

    • marc west

      Quando comprei um Ka (de 1ª geração) os amigos tb me sacaneavam dizendo que eu tinha comprado o carro da Barbie. Mas só quem teve um sabe como era gostoso dirigir aquele pequenino! :D

    • Pedro154

      Às vezes sofro um pouco disso. Mas aí eu vejo um Onix ou um Ka na rua e penso “pelo menos não estou andando num moedor de carne”.

      • Mas homem de verdade anda em Onix (versão zero estrela) e Ka. Pois pra andar num desses além de corajoso tem que ser muito cabra macho kkkk.

    • invalid_pilot

      Brasileiro é um bicho otário mesmo…

      Mas é melhor assim que chama menos atenção de vagabundo.

    • Pedro Henrique

      também sofro kkkk
      e não só na família, no transito parece até que as pessoas respeitam menos pelo carro ter um aspecto pequeno

  • Louis

    Fiquei com uma dúvida, por quê se arrependeu da cor vermelha? Esta é uma cor que eu cogito no meu próximo carro…
    Mas um amigo meu também disse que não compraria mais carro vermelho, por enjoar rápido da cor e por queimar mais facilmente com o passar dos anos.

    • Rafael Cascaes

      acho que cor vermelha combina com carros mais caros e esportivos

    • Hoffmann

      Isso de enjoar depende da (frescura) da pessoa. Eu tenho um carro vermelho há pouco mais de dois anos e não enjoei. Quanto a queimar a pintura, me parece que fica mais evidente no vermelho sólido, o meu é perolizado (Vermelho Ruby da Peugeot), não notei nada de diferente e olhe que eu nem tenho tanto cuidado assim, só lavagem normal, sem muita firula, e cera 1x ao mês, ele muitas vezes fica o dia todo no sol. A única coisa chata é que riscos ficam bem destacados, acho que depois do preto o vermelho é a cor que mais destaca avarias.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Eu tive um carro vermelho e ficou bem queimado com o tempo, não compro mais nessa cor

    • Hugo Victor

      Creio que ele se arrependa da cor por não ser um vermelho “bonito”.
      Ele é meio alaranjado, cerejado, sei lá…
      Se fosse um vermelho mais vivo, creio que ficaria bem mais bonito.

      • Ernesto

        Não sei se o vermelho do Up é igual ao do Fox, mas do Fox eu acho bem bonito.

    • José Barbosa

      Mesmo que não queime, se pensar na revenda, é melhor pegar uma outra alternativa metálica ou perolizada. O mercado não engole.

  • Wilson Junior

    Ficou Muito bacana o relato, relatado com muita honestidade e imparcialidade.
    Os bancos ficaram TOP. Parabéns.

  • Joaquim Grillo

    Ou seja um carro mediano principalmente pelo espaço e custos, a unica coisa que sempre gostei da VW cambio são mágicos.

    • José Barbosa

      Ainda assim é um câmbio manual. Para um carro com uma proposta tão urbana e preço elevado para interior espartano, opções decentes de câmbio seriam muito bem vindas.

      • Joaquim Grillo

        A unica marca que se aproxima da VW em cambio macio é a honda

      • Diego Felipe

        Esse câmbio manual da vw é mais que decente, é fantástico. Mas concordo que deveria oferecer câmbio automático como escolha para o consumidor.

  • Rafael, vc trocou as maçanetas internas?
    A versão Move vinha pintadas de prata acetinado e reparei no seu estão pretas.

    • Rafael Cascaes

      São as maçanetas originais, apenas colei um adesivo que simula fibra de carbono, ficou bem legal

  • alexandre

    Excelente relato. Tive um Move tsi e as impressões que que tive são bem parecidas: carro honesto para deslocamentos urbanos, mas dirigibilidade imprecisa em velocidades um pouco mais altas. A proposta do tsi é justamente apenas conferir maior eficiência energética. Dinamicamente, o carro poderia ser melhor.

  • RODRIGO

    Tenho um take 2014/2015 com 59.800 km a respeito de barulhos internos não tenho oque reclamar , silencioso como 0km, agora como minha cidade onde as ruas foram inspiradas na lua, a suspensão está fazendo barulho (vou levar em uma oficina) agora vou citar os defeitos : o meu veio com o porta-luvas que não abria ! levei diversas vezes na vw e nada até que um dia falaram que ia olhar para resolver o problema e para minha surpresa quebraram e queriam me devolver o carro remendado de fitas!!!! não peguei o carro fui procurar meus direitos só que me ligaram afirmando que iriam trocar a peça sem custo algum fiquei sem o carro 10 dias esperando o porta luvas chegar! tirando isso a bateria do carro durou 2 anos , troquei pastilhas de freio originais e quando você freia o carro a sensação é que está freando uma kombi! aquele chiado chato, pois é o meu tem ! agora vamos a consumo: relativo pois depende de como anda, cidade, transito,situações ! andando na cidade o meu up! faz 12,5 / e pasmem 18.8 estrada com etanol velocidade de 100/110 ja fiz o teste andando a 140/150 média de 15.3 km/L , agora com gasolina a situação muda de 15 a 16 km/l na cidade e 22.6 na estrada (passei muita raiva pois o carro perde 7 cavalos e 0.7 kgfm de torque ) qualquer caminhão me empurrava ( carro com 4 pessoas + malas) não tenho oque reclamar nunca deu problema mecânico aliás o meu em alta velocidade a quinta marcha está arranhando ! no mais é um carrinho valente anda muito bem por ser 1.0 (etanol claro) tenho o mesmo problema com o banco nunca acho uma posição confortável para dirigir.paguei na época 33.900 take completo 2014/2015

  • Wellington Myph13

    Comprei um move up nessa época também e paguei 34mil por um branco.
    No meu caso, com 1,73 de altura nem o banco nem o cinto me incomodaram, e na minha percepção de dirigir o dia todo pra trabalho, não sentia a direção pesada e nem acho o motor necessário de rotação alta assim pra acompanhar o fluxo. A embreagem é um pouco mais alta e quando pegava trânsito de sp realmente cansava mais…
    Quanto ao isolamento acústico, a parte da lataria realmente passa bem os barulhos, mas se você andar em qualquer outro carro e elevar a rotação até 5mil RPM, você vai notar que o up! é muito mais silencioso nesse quesito. O isolamento da cabine com o motor é o melhor que já tive e que já andei.

    O carro é bem isso, gostoso de guiar, econômico, mas tem seus poréns, principalmente quando se pensa no preço que não é convidativo…

    • Pedro154

      Pelo menos aqui com o 2018, é impressionante o silêncio a bordo. Numa estrada, então…

      • Wellington Myph13

        Eu chamo o up! de caixa de isolamento acústico… Eu tenho a mesma sensação que tinha quando estava no Bravo, na rua na maior barulheira, era só fechar a porta que o mundo ali dentro era outro. No Bravo o quesito isolamento entre Motor e Cabine era mais fraco, aos 4000 RPM já dava pra atrapalhar uma conversa na frente.

  • invalid_pilot

    200 paus na troca de óleo é o padrão de qualquer modelo que use óleo sintético…
    E não acho absurdo.

    Discordo sobre o isolamento acústico, a mim é excelente para a categoria e concordo sobre considerações do interior – não enche os olhos, mas tudo está no lugar correto e tem plásticos bons.

    • Ederval Rodrigues

      Não concordo, tenho Pajero Full que pega 8,5 litros de Óleo, filtro de óleo e filtro de diesel, e fica tudo por menos de 200,00, e olha que o custo em Manaus é alto.

      • rgrigio

        Esses Vw, igual ao meu, usam óleo Castrol Magnatec 5w40 API/SN, vendidos a cerca de R$ 40,00 (35-45 em média). Se considerar o meu carro, que usa 3,5L, são R$ 140,00 só de óleo. Junte aos filtros de óleo, combustível, ar e cabine (se trocar todos) e com certeza esbarra em R$ 200,00.

        Claro que existem outras marcas que atendem a expecificação e com preços mais baixos. Mas assim como o @invalid_pilot:disqus não acho o fim do mundo.

        • invalid_pilot

          Acho engraçado a comparação de uma Pajero Full (que não se sabe o ano e qual óleo o cidadão usa) com motor moderno e pensado em eficiência.

          • SDS SP

            Só se o cara usa óleo mineral do mais barato rs… um 20W50 da vida…

        • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿®

          Qualquer óleo seguindo a especificação 508.88 da VW serve, seja Motul Specific, Mobil 1, Pentosin R (Alemão) e outros, não precisa ser só Castrol.

      • invalid_pilot

        Meu Celta antigo gastava menos de 100 reais com tudo – iam 3,5 lts de óleo + filtro – litro do óleo na época era 18 reais (15w40 Semi Sintético) 4lts + 15 do filtro = 87 reais.

        Óleo sintético custa 32 reais em média (3,3 no up – 4 lts comprados) + uns 25 de filtro = 153 reais – joga uma mão de obra e chega perto de 200 reais.

        Qual óleo vossa Pajero usa ? Ou qual você usa ?

        No ML 9 lts do óleo recomendado custa 550 reais (Lubrax Advento 4×4)

        • T1000

          So que o oleo do celta é 5w30 amigo, você estava usando oleo errado!

          • invalid_pilot

            2003 era 15w40 filho, tava no manual e era usado exatamente o especificado.

          • SDS SP

            Depende do modelo. Se for os primeiros, o manual sugere às seguintes especificações:
            15W40
            15W50
            20W40
            20W50
            Na minha época de estudante “f#dido”, só colocava o 20W50, que era o mais barato.

            • Louis

              Mesmo se colocar óleo um pouco diferente da especificação, dificilmente dará algum problema no motor, desde que trocado na frequência correta. Claro, estou falando de motores mais antigos, sem turbo / injeção direta, etc…Mas o ideal é tentar seguir o manual mesmo.

      • Edson Fernandes

        Onde encontra 8.5 litros de oleo sintetico e gasta menos de 200 reais ?

        • Pedro Henrique

          só se não pagar kkkkkk

    • SDS SP

      Eu gasto por volta de 200 também. E olha que só coloco óleo seguindo à norma 508.88 e filtros originais.
      Pessoal se apega muito nas especificações de viscosidade, mas se esquece que o “pó de pirlimpimpim” é o pacote de aditivos, que normalmente nunca é igual.

      • invalid_pilot

        Sim, e posso falar, comprar óleo na css ta saindo mais barato que comprar em auto peças, pelo menos aqui perto de casa.

    • José Barbosa

      Só aí já foi um tanque de combustível. Isto e outras “modernidades” acabam não fazendo valer tanto a pena assim, como imaginam, os números “incríveis” de consumo.

      • invalid_pilot

        Vamos voltar pra Chevette Carburado e Fusca…

        Qualquer carro minimamente atual vai ter esse custo de troca de óleo, talvez 50 reais menos no máximo.

        • Pedro Henrique

          no palio gastava 70 do óleo+filtro se trocasse os outros filtros dava 100
          motor fire ia 3 litros (2,7 de capacidade), 15w40 mas dura menos, 7.500 km
          o motorzinho santo pra ser barato na troca de óleo kkkkk

      • Thales Sobral

        Rapaz se tá fazendo conta do preço do óleo, vende o carro que você embolsa uma grana.

  • Daniel

    Gostaria de saber quanto que cai o consumo com o câmbio I-motion? Seria interessante (Apesar de muitos falarem da funcionalidade desta transmissão) um Up TSI com câmbio I-motion.

    • Edson Fernandes

      Daniel,
      Em lidas em diversos canais, na pratica o que reclamam é como o cambio reluta em trocas de marchas. Se vc usar o modo sequencial, o consumo é praticamente o mesmo. No modo Drive cai porque o cambio segura mais as marchas (coisa de 2 a 3km/l)

      • Daniel

        Obrigado Edson.

  • Flávio Pedroza

    O pós-venda da volks no geral é ruim?

    • RODRIGO

      pelo menos na minha cidade não é legal.. quebraram meu carro, liguei para resolver problema na quinta marcha que em altas velocidade ela raspa, fiz revisão não carimbaram o manual, e depois fui ver que a peça do console a parte de trás onde fica o porta-copos a peça plastica que esconde o parafuso sumiu depois que o carro fez revisão! não posso falar das outras mas fui premiado

    • rgrigio

      A Norpave em Londrina/Pr nunca resolvia os problemas que eu passava a eles, sempre “esqueciam”.
      A Assiscar em Assis Chateubriand/Pr tentou me enrolar naquela questão dos motores vht lá em 2010. Também me enrolaram em trocar um falante na garantia (demoraram uns 3 meses para ter em estoque e eu já tinha trocado por falantes pioneer).
      A pirâmide em Toledo/Pr tinha síndrome de empurroterapia e eu cheguei a brigar com o chefe da funilaria por causa de um serviço “fuleiro”.

      Balcão de peças vai depender do humor do atendente.

      No geral, para mim, é ruim.

    • Dherik

      Germânica da Amoreiras em Campinas é muito boa.

    • Pedro Henrique

      depende a concessionária, se tiver mais de uma na sua cidade (com donos diferentes) provavelmente uma vai ser boa/mediana e a outra nem tanto

  • Diego

    Eu tenho dois carros: um High UP! e um Audi Q3, poucos sabem mas o motor do UP! é o mesmo que equipa o Audi A1 1.0, mesmo o da versão aspirada, muda apenas que as peças são forjadas para aguentar a pressão do Turbo, mas dimensionalmente é a mesma coisa.

    O carro é fantástico, tem vezes que eu pego estrada com o UP!, não fico frustrado, meu carro não tem nenhum barulho, muito econômico, faço médias de 15 km/L de Etanol com pouco trânsito, se estiver na gasolina já consegui 20km/l, medidos na bomba

    A manutenção do UP! já foi cara, hoje é muito em conta.

    Como estou de mudança para o Paraguai eu pretendo levá-lo comigo, ainda mais com a gasolina sendo comercializada a R$ 2,60 por lá, é um carro que foi feito para esse período de alta dos combustíveis.

    Eu recomendo o carro.

    • SDS SP

      “muda apenas que as peças são forjadas para aguentar a pressão do Turbo”…

      Ambos usam pistões fundidos e bielas forjadas, que é o padrão da maioria dos motores de hoje em dia.
      Às diferenças mais notáveis do TSI são: pistão tem porta anel e os pinos possuem uma cobertura especial.

    • Thiago prado

      15km no etanol? Ta de Brinks

      • Paulo Júnior

        Kkkkkkkk tava legal até chegar no consumo do Etanol, parei de ler aí.

        • FPC

          Já fiz 15 no etanol também, a 90 km/h sem ar, mas fiz rsrsrs

      • Dherik

        Já fiz 18 no álcool em estrada com o TSI, mas estrada bem plana rs.

        • Louis

          Ô loco, preciso deste carro kkkkkkkkkk

        • Mauricio Antonello

          Se faz essa média no álcool, faz 25/l na gasosa.

          • Márcio

            ja fiz 24,7 na gasolina em trecho andando a 60-80km/h, como também ja fiz 9km/l agarrado no transito com ar ligado.

          • V.mario

            Tenho um Move Up! 2015 e já fiz 25km/l, na gasosa, sem ar e mantendo 90km/h
            Desde que o Comprei 0km até hoje já está com 42mil km rodados e a média geral dele medida na bomba é de 17,25km/l, na gasosa, rodo 70% do tempo em rodovia e 75%do tempo com o ar ligado.

        • Thiago prado

          TSI em estrada ta certo, agora MPI em cidade ta de Brinks

      • Lucho

        Sim. É possível essa media em vias planas e em velocidade constante. Esse Up surpreende.

      • Lennes

        Deve ser na estrada, se fizer isso no etanol ta ótimo, mais acho difícil.

      • Eu tenho um TSI e sim, é possível fazer. Fiz uma viagem de 2000 km com meu TSI, fiz 18km/l na gasolina. Usei ar na maioria do trajeto. A viagem foi em Maio do ano passado.

        • Thiago prado

          TSI em estrada ta certo, agora MPI em cidade ta de Brinks!!!

        • Thiago prado

          TSI em estrada até vai,agora MPI em cidade ta de Brinks!!!

      • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

        Tenho um Take 14/15 e a minha melhor média no álcool foi 12,2. Esse média ai de 15 é de deixar com pulga atrás da orelha.

  • thi

    O up he um carro como polo ,golf ..todos que tem adoram . Tb recomendo

  • Ricardo

    Poderia vender muito se tivesse um bom preço!

  • Davi Millan

    O meu relato sobre meu Up! TSI 2017/2018 já está pronto e só venho atualizando. Até poderia já soltar, mas por motivos judiciais vou ter que esperar o final do processo…

    • Ernesto

      Pelo jeito você está com problemas nele, né?

      • Davi Millan

        Haja problema viu… só para ter noção tenho que trocar os amortecedores traseiros dele pela segunda vez aos 7mil km

  • Márcio

    Também tenho a mesma versão do up, só que tsi e vou dar minha contribuição.
    Para entenderem os fatores de comparação vou falar outros carros que tive: Fusca, corsa super, celta ultima geração, vectra gt, i30 1ªger AT, golf gti AT mk4, vectra elite 2.4 AT, stilo sporting dualogic e o Up TSI 2016(comprado em junho/16).

    O que me atraiu no carro também foram os fatores de segurança, performance e consumo. Visual também não acho dos melhores, mas também não acho dos piores (mobi e kwid acho mais feios), mas é um fator subjetivo.

    Externo

    Prós

    Corte das latas, junções de portas e parachoques sem nada torto ou frestas
    Faroi iluminam muito bem
    Lanterna sinaliza muito bem também

    Contras

    Pneus originais duraplus que não tem aderência nenhuma, o carro destracionava muito até terceira marcha, mesmo com controle de tração
    Rodas parecem ralo de pneu

    Com 1 mes troquei rodas e pneus por 15″

    Interno

    Prós

    Som com bluetooth e sensor de ré, no display mostra a distância
    Caixas de som atendem, eu que sempre tive som de qualidade no carro, desta vez coloquei só um sub de 8″ no portamalas
    Ao contrário do nosso amigo, acho que o ar condicionado gela bem, apesar de não jogar o ar em cima de você, gela a cabine rápido, pode ser por causa do tamanho.
    Não acho o porta malas pequeno, é a mesma litragem do gol e ainda tem uma divisão de compartimento que ajuda bastante, está na média dos hatchs compactos.
    Também tenho 1,80 e a altura do volante e do banco ajudam bastante, fico a vontade
    Espaço pra quem vai na frente é a mesma do gol
    Porta trecos atendem e não da pra exigir muito pelo tamanho do carro.
    Gosto do isolamento acústico do carro, para sons externos, melhor que muito carro que ja tive

    Contras

    Sem vidro elétrico atrás, um absurdo
    Espaço pra quem vai atrás é bem apertado
    Não tem cinto de 3 pontas pra quem vai no meio
    Da pra ouvir a gasolina chacoalhando no tanque quando está de 2/3 pra cheio.
    Apesar do bom isolamento acústico externo, qualquer toque na lata da pra ouvir internamente, como chuva por exemplo.
    Bancos dos motorista são funcionais e compactos, mas pra viagens longas ficam desconfortáveis.
    Problema crônico (acho que resolveu nos mais novos), de trepidação do vidro dianteiro a meia altura, que resolveu que resolveu só agora na terceira revisão, fora isso nenhum barulho no carro.

    Conjunto mecânico

    Prós

    Econômico (13km/l G – 9km/L A) trajeto urbano 7km
    Estrada depende do pé (17,5km/l G na faixa de 120-140km/h e 13km/l na faixa de 160km/l G) Considerando viagem BH/MG para Búzios/RJ ida devagar e volta acelerando.
    Motor silencioso
    Engates do cambio precisos
    Suspensão dura mas performática, mas em um carro popular acho isso um pró pq não tem como fazer um amortecedor confortável e de performance boa em baixo custo.

    Contras

    As vezes quando precisamos ligar o carro rapido ele não pega, demora o tempo de checagem do sistema, acho que isso acontece pela injeção direta de combustivel que não da tempo ao bater a chave diretamente, nesse caso é so desligar e ligar novamente sem seguida que pega.
    Embreagem alta
    Freios bons, mas parece que o abs tem poucos sensores ou pq so é disco na frente, o pedal trepida muito e se o piso for muito irregular a sensação é que não vai parar, mas para. Cumpre oq promete, mas da sustos pra quem não ta acostumado.

    CCS
    Revisões caras e a cada 6 meses, a ultima que foi esse mês gastei 498 com a tabelada + 110 de alinhamento + 220 limpeza ar condicionado com troca do filtro.

    Apesar de todos os contras compraria outro de olhos fechados, o carro me surpreendeu de forma positiva, no valor dele novo não encontro outro carro com a performance, economia e segurança. Quando fui comprar cheguei a cogitar a compra de um carro usado, mas o juros pra 36x de um carro usado estava saindo 10mil reais mais caro devido ao juros.

    Acho que é isso, se lembrar de mais alguma coisa complemento aqui

  • Leandro

    Caramba, esse banco é de qual carro? Golf?

    • Rafael Cascaes

      quase isso, é de jetta

  • Jok Jok

    Excelente relato. Apenas nunca entendi o porquê do up ser carro de menininha

    • Rafael Cascaes

      eu tb não acho de menininha não! hahah

  • negsintheair

    Ficou meio estranho essa parte: “O carro tem ótima autonomia e eu sempre tive médias de consumo acima de 15 km por litro com o ar ligado mais ou menos 50% do tempo na cidade e com muito trânsito. Atualmente o carro está com 50.000 km rodados e acredito que nem 2.000 km foram em estrada…” Se 50% do tempo foi na cidade, outros 50% seriam em estrada, então não foram apenas 2000 km rodados em estradas mas sim 25 mil km…

    • Rafael Cascaes

      o que eu quis dizer é que o ar condicionado fica 50% do tempo ligado e essa média é na cidade.

  • Avanti PALMEIRAS

    Tenho um UP take e concordo com a análise do carro. O UP é um excelente carro, somente a suspensão (dura) é o que me incomoda mais, é a aerodinâmica do carro é tão boa, que o meu com 20 mil km, os pneus estão praticamente novos.

    • thi

      show!!

  • PH Sacchi

    Bem observado, comprei um 2015 p/ minha esposa e rodo bastante com ele pelo fato de fazer as revisões (absurdamente caras ) de 6 em 6 meses (a vw já corrigiu isso e pouco depois passou a fazer anualmente ou por quilometragem claro ) ,mesmo assim muito caro pelo serviço bem meia boca deles ; Comprei seminovo pois não dá para pagar o que se pede por ele e o atendimento e preço do pós venda desestimula considerar comprar um vw 0 km

  • Guilherme Ferreira Lucio Lemes

    Tenho um Take e é isso todo que foi relatado. Só não tive o problema do porta malas travado. O meu está com 72.000km. Gosto do carro, mas também não gosta do atendimento das CCs VW e o preço cobrado por revisões e peças. No transito de Goiânia o meu faz 11 km/l no etanol e 15 na gasolina.

  • Davidsandro18

    Tive um cross tsi, e digo que foi o melhor carro que já tive… (tive dois celtas) e hoje to com um crossfox 17/18. Me desfiz do pequenino por conta de algumas prioridades, e logo após peguei o meu atual carro naqueles esquemas de leasing. Porém não vejo a hora de voltar pra um up tsi, pelos motivos de performance, economia (não faço mais que 15 km/l no crossfox) e dirigibilidade.

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