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Carro flex com gasolina bebe mais do que o mesmo sem ser flex, confirmado

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Todo mundo sabe que carro flex é um pesadelo na hora de abastecer, mas o que faltava era uma medição completa e confiável, para termos o assunto confirmado de vez. A revista Auto Esporte fez o tal teste, usando dois Citroen C4 Pallas com o motor 2.0 16v, mas um era flex e o outro não.

Os dois carros foram emprestados pela Citroen, com exatamente a mesma configuração de opcionais. A medição foi feita rodando 97 quilômetros na rodovia Castelo Branco e depois abastecendo de novo no mesmo lugar. A segunda parte do trajeto foi na cidade, rodando 41 quilômetros pelas ruas de São Paulo, no mesmo trajeto, no mesmo horário.

Os pneus foram calibrados de acordo com o que o fabricante pede e não havia nenhum peso extra nos carros. No consumo rodoviário até que o motor flex gastou um pouco menos, usando 9,2 litros para percorrer os 97 quilômetros, contra 9,5 litros do modelo a gasolina.

Já na cidade o flex bebeu bem mais, precisando de 6,3 litros para andar 41 quilômetros, contra 5,6 do outro modelo. Se fizermos uma média entre cidade e estrada, o C4 Pallas movido a gasolina será 0,3 km/l mais econômico. Se bem que os relatos do pessoal por aí apontam para uma diferença bem maior.

Mas o que dizer da taxa de compressão, que no caso desses dois modelos é exatamente a mesma? O engenheiro mecânico Rubens Venosa explicou que o resultado era previsível, pois o software da injeção do carro flex precisa trabalhar com várias curvas de adaptação de rendimento, uma vez que pode trabalhar com os dois combustíveis.

O carro flex precisa procurar o ponto mais adequado e não faz isso com precisão. Mas os carros flex estão melhorando, conforme o engenheiro comentou. Os carros flex de cinco anos atrás eram bem mais rústicos, e gastam ainda mais. Por isso, fique esperto com Gol 2003 ou Corsa 1.8 2003, etc, além de outros modelos iniciais da era flex.

[Fonte: Revista Auto Esporte]



  • LFSP2

    Só faltava a prova dos especialistas, porque todos já sabem disso, o Civic a gasolina era um primor em economia enquanto o flex certas vezes bebe mais combustível que um carro V8.

  • tonywalker

    Mas o preço do álcool compensa isso, não? Pois com um carro Flex e um combustível “teoricamente” mais barato dificilmente eu colocaria gasolina…

  • fr_amaral

    O preço do Alcool, principalmente na região Sudeste, compensa o fato do maior consumo de combustível! Você, por ter que ir mais no posto mais vezes quando se poe Alcool, pode ter impressão que está levando prejuízo, mais o preço compensa.

    PS: Já haviamos comprovado isso com a medição de consumo do C4 Pallas Gasolina e o Flex do pai do Cirdan! huahuahauhauhauahua

  • Gomes

    Com certeza!! Realmente só faltava provar, pois todos já sabiam mesmo.
    A tecnologia ainda precisa ser melhorada para que os carros FLEX fiquem, pelo menos, consumindo como quando ainda eram somente a gasolina.
    Agora eu pergunto, será se isso não é proposital?? POis tecnologia pra isso não falta heim!! Sabe lá!!!!

    Quanto ao álcool, infelizmente não é em todo o Brasil que compensa utilizá-lo, pois se o preço for = ou > que 70% em relação a gasolina, não compensa de jeito nenhum usá-lo, aí somos obrigados a queimar mais gasolina, e o pior, com um consumo maior que antes.
    Pra quem tem álcool barato, parabéns!!
    De qualquer forma, o sistema é merecedor de aplausos, falta só esse PEQUENINO detalhe – MELHORAR O CONSUMO.

  • IGAUM

    Na minha região, mesmo o flex bebendo esse pouco a mais compensa.

    No final de 1 ano eu pago o IPVA do carro ou 1/3 do seguro.

    Pra mim vale a pena.

    :cool:

  • LFSP2

    [Comentario #123832 sera citado aqui]

    Os motores flex de hoje(aind são os primeiros) foram baseados para que não haja perda de potência no motor, os da próxima geração precisam ser baseados na busca por economia, uma coisa que eles deviam ter é taxa de compressão variável de acordo com o combustível no tanque, mas duvido que alguma montadora vá investir nisso.

  • evandro17

    tem uma continha pra fazer a partir do preço do alcool e da gasolina e ver qual compensa por… mas eu nunca me lembro :P

  • Weddly

    Como se ninguém soubesse disso, né?
    De qualquer jeito, a diferença não foi muita.

  • luky

    Tem que comparar um motor que recebeu aumento da taxa de compressão pra ser flex, com sua versão com taxa menor e só à gasolina.

  • Anderson Puff

    Eu tambem acredito nisso, porem comparar apenas UM CARRO acho que não é valido para confirmar NADA… temos que ter mais comparações, pelo menos 5 carros diferentes, de montadoras diferentes

    Senão não vale nada este comparativos, não serve para confirmar NADA

  • tvs0043

    Para saber qual combustível é viável:

    1) divida o valor do álcool pela gasolina – ex: álcool : gasolina – Se der menos que 0,7 é alcool. 0,7 ou acima é gasolina. Ou multiplica o valor da gasolina por 0,7 e se o resultado o mesmo preço do álcool (ou mais alto)é gasolina. Se for + barato – Ex: o resultado é 1,50 e o álcool é 1,30 – é ALCOOL!

  • tonywalker

    [Comentario #123874 sera citado aqui]

    BRIGADUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  • erom

    Esse teste não prova nada. Teria que ser feito com dezenas de carros em condições muito controladas. Existem diferenças estatísticas entre carros saídos da mesma linha de produçào independentemente se um é flex e o outro não. O motorista pode ter pisado um pouco mais com um carro que com outro. Totalmente furado. Repitam esse teste com outros dois carros ou outros dois matoristas e os resultados podem ser completamente diferentes.

  • renato

    [Comentario #123827 sera citado aqui]

    cara, nem li os outros posts, vc falou td.
    digo mais, já tive carro flex e não compro nem a porrete. além do motor ser pior do q o de um carro a alcool ou gasolina somente, é uma tecnologia q não tem garantia nenhuma de futuro, vide o q ocorreu com o proalcool anteriormente.

  • gmuscle

    Sabem qual vantagem do flex?
    Perguntem :

    Para os usineiros:

    Para indústria de autopeças

    Para fabricantes que tiveram alívio de 2% nos custos em impostos e aumentaram ou mativeram a margem de seus produtos em nome da ¨novidade¨.

    Enquanto não desenvolverem uma forma de taxa de comprensão variada(tecnologia cara), continuaremos pagando a conta da diversão deles.
    Só eletônica não resolve, vide honda civic , c4 , emfim, todos…
    O pior é que grande parte dos consumidores já compraram a idéia, já induzidos pela lavagem cerebral feita por nossa midia automobilística dependente de anunciantes, que flex é uma grande sacada. Com certeza, para eles!
    Flex por enquanto é um retrocesso, motores com funcionamento rumoroso, alto consumo, mais manutenção, e acreditem até menos tecnologia. Lembro-me quando a Fiat lançou o Palio 1.3 Fire flex, o ¨antigo¨ a gasolina possuia cabo de acelerador eletrônico mais injeção bosh, sua versão flex foi contemplada com cabo de acelerador de aço mesmo + injeção marelli,( hoje ela já reviu isso, mas mesmo assim longe do primor da versão à gasolina). Pesquizando encontraremos mais exemplos como aquela tampinha de abastecimento do reservatório de gasolina no civic (lembram da kombi a álcool?).
    Os carros só pioraram.

  • Claudio

    1- Meu Kadett Efi 95 1.8 Álcool faz 9,2 estrada e 6,5 cidade!
    2- Realmente todo mundo mais ligado ja sabia que os Flex bebem mais, apesar de estarem melhorando!
    3- A grande diferença do bem para o Flex, é ter uma possibilidade a mais de combustível em caso de falta de um deles ou caso alguma crise!
    4- A grande diferença do mal, é que voce ao comprar gasolina o dono do posto do mal te vende gasolina cheia de álcool, voce paga uma coisa e leva outra que seria mais barata, sai dirigindo seu carro e nem percebe a diferença, a injeção regula mesmo!

  • marcos romero cruz

    enquanto isso o corollão 2009 continua um isqueiro na hora de abastecer..

    no teste da 4 rodas o corollão foi tão economico quanto o gol..

    carro é toyota corolla..

  • Jango

    E nego fica falando bobagem ainda, que Focus tinha que ser Flex e blablabla.

    Tem que ACABAR com essa bosta de motor!

    LIXO!

  • Gustavo J.

    Podem falar o que quiser, pode beber muito, pode secar o tanque em duas viagens mas eu prefiro que o meu carro beba muito álcool do que pouca gasolina. O álcool é mais detergente, mais limpo e ecologicamente correto (além de ser bem mais barato) e outra: é renovável. Até quando que vai ter gasolina?

    Não quer gastar com combustível? É simples: num compre carro! Pra mim já foi um grande avanço ter motores que trabalhem com dois combustíveis, isso é um enorme passo! Tem os prós e os contras, se fôsse assim as montadoras já tinham abandonado a idéia!

  • Jango

    E essa de preço do álcool não compensa.

    O certo seria motores a álcool e a gasolina separados, pra render o máximo com ambos.

    Desse jeito, flex, é um meio termo que perde em ambos os lados.

    Que mora em SP se dá bem, mas o resto do Brasil se fode.

  • danielpa

    Quem precisa de carros flex são os EUA, o Brasil não precisa disso, desde que tenhamos uma politica séria de combustiveis, e não deixar tudo na mão dos usineiros, carro flex no Brasil é uma bobagem, deveria ter só a alcool e só a gasolina.

  • ary

    [Comentario #123927 sera citado aqui]
    aproveita que ele e isqueiro, deixa ele queimar e queima mais uns 5 juntos

  • Claudio

    Corola economico igual a Gol, isso ta cheirando ao famoso jaba, que todo mundo sabe que rola nas revistas!

  • Claudio

    Eu disse róla e não rôla!rs…

  • Ferrari

    Meus amigos, que teste ridiculo!!! Entao quer dizer que esse teste com apenas 2 carros, marcando diferenca exata de 0,23 km/l a mais a favor do nao flex o caracteriza como mais economico? Me desculpem, que perda de tempo, que furada. Como medico e autor de trabalhos cientificos pergunto aos autores dessa peripecia: ja ouviram falar em estatistica? Valor de “p”, ou significancia? E de “n” de amostragem, ou numero de amostra? Testaram apenas 2 carros, em uma unica situacao, de apenas 138 km??? Esse teste nao tem qualquer validade estatistica, pois 0,23 km/l de diferenca para fazer o mesmo percurso de 138 km, misto entre estrada e cidade, um carro gastou 15,1 l de combustivel e o outro 15,5 l, ou seja, a diferença estatisticamente nao existe!!! Basta uma sinaleira a mais fechada, ou um carro amarrando na frente de um deles e pronto, perdeu-se a validade. Fora ainda que ninguem parece ter percebido, ou simplesmente ignoraram que o flex foi um pouco mais economico na estrada… Houve um completo empate tecnico entre os carros e, ainda que houvesse diferenca um pouco maior a favor do nao flex, na casa de cerca de 1 km/l, eu ainda optaria pelo flex, uma vez que em cada local do pais os valores dos combustiveis se alternam. Por exemplo: se faco uma viagem de Porto Alegre ao Rio de Janeiro, vou sair de Porto Alegre rodando na gasolina, pois o alcool e muito caro la. Chegando em SC, ja passo para o alcool e assim sigo ate o Rio de Janeiro com uma diferenca gritante de preco, chegando a menos de R$ 1,15 no interior do Parana o preco do alcool. Para mim e um completo retrocesso carro nao flex, e acho uma completa mancada da Ford ter lancado o Focus somente a gasolina. Pode estar condenando seu carro a ser mais um Megane da vida, que apesar de ser um excelente carro empacou por so ser flex na versao 1.6. Se quisessem dar validade a esse teste deveriam ter testado pelo menos uns 3 carros flex versus suas 3 versoes nao flex, por uma quilometragem de no minimo 1.000 km, em pistas ensaiadas, como em um circuito urbano/estrada simulado, em pista de testes, evitando assim os vieses ocasionados pelas diferencas de trafico a cada momento. :nanao: :nanao: :nanao: :down: :down: :down:

  • Alter

    [Comentario #123927 sera citado aqui]

    Não fala que vc não sabe!!!

    Meu tio tem um corolla zero, está fazerndo 7.2Km/l no alcool.
    Já meu astra Flex faz 8Km/l, ambos somente em cidade.

    depois falam que carro da GM são beberrões, este citroen esta fazendo 10.5km/l na gasolina!!!!!!

  • [Comentario #124028 sera citado aqui]

    não “basta uma sinaleira a mais fechada” não, pois os dois carros percorreram o mesmo percurso AO MESMO TEMPO. ou seja, todos os problemas que eles pegaram no caminho, foram juntos.

  • Surtado

    [Comentario #124069 sera citado aqui]

    O Ferrari tem razão. Esse teste não tem validade estatística, pois a amostra foi insignificante. A diferença não é suficiente para concluir nada, pois o erro percentual está altíssimo (apenas 2 carros e uma corrida). É mais correto dizer que um motorista pisou mais forte do que o outro e gerou a diferença do que aceitar o resultado como conclusivo. Em termos estatísticos, mesmo que a diferença fosse de 10 km/l ainda assim não seria conclusivo.

    Mas é fato que os flex bebem mais. Dos que já pude comparar exaustivamente, Golf 1.6 e Civic são os que apresentaram maior diferença entre os flex e os não-flex.

  • Marcelo_LP

    [Comentario #123832 sera citado aqui]

    [Comentario #123874 sera citado aqui]

    Esse teste de 70% é nada haver. Deve servir para o carro de quem inventou a tal fórmula. O que se tem que fazer é calcular o custo por km do TEU carro com alcool e com gasolina!
    Por favor.
    R$/L dividido por Km/L é igual R$/Km!!!
    Faz uma medição do km/l só com alcool. Faz outra medição do km/l só com gasolina e faz a conta né. Sem essa de 70%!

  • VTR2008

    A diferença é muito pequena pra valer algo…Também não considero mto esse teste

  • daniel

    gostaria de saber!
    Meu carro é um corsa het 2009/09
    eu comprei um kitest para passar a alcool ok.Vou ter algum problema com mecanica futuramente?desde ja agradecido

  • danilo

    vai sim o motor do corsa vai fundir

  • Marcos

    Tenho um megane 2008 que comprei recentemente, 1.6 flex, está fazendo 6km/litro na cidade e 11.2 km/l na estrada, rodando somente com alcool, acho que está muito bom na estrada e muito ruim na cidade, gastando até mais do que a S10 flex… na cidade.

    Será que teria como aumentar a km/l na cidade adicionando um pouco de gasosa? outra duvida, na estrada, consomemais ou menos combustivel com o piloto automatico ligado?


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