Ecologia Governamental/Legal

Carro mais econômico do Brasil: Uno Mille na ponta

uno-mille Carro mais econômico do Brasil: Uno Mille na ponta

Foi divulgado o quarto ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular) do Inmetro. Com isso, foram revelados os consumos dos modelos populares, e na ponta está Uno Mille Fire Economy 1.0, seguido de Novo Uno Economy Evo 1.4. Os dois receberam nota A.



De acordo com as medições oficiais, o Uno Mille 1.0 consome 8,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol, e 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina. O Novo Uno Economy ficou com 8,7 km/l com etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada.

Dentre os subcompactos, os que tiveram piores notas foram Novo Uno Attractive Evo 1.4 e Fiat 500 Cult 1.4 8v com nota D. Saindo da categoria de subcompactos e indo para a de compactos, os melhores são Fiat Siena Fire 1.0, Honda Fit 1.4, Renault Sandero 1.0 e Volkswagen Gol G4 Ecomotion 1.0, todos com A. O pior é o Polo 1.6, com nota E.

Dentre os médios, o Logan 1.0 foi o único que recebeu A. E fica a dúvida de porque ele foi considerado “médio”. O pior foi Kia Soul Flex com nota E. Entre os grandes, Ford Fusion Hybrid 2.5, Honda Civic 1.8, Renault Fluence 2.0 e Toyota Corolla 1.8 receberam nota A. Toyota Camry 3.5 ficou com a pior nota, E.

Dentre os utilitários, o melhor foi Duster 2.0 com tração 4×2, com nota B. O pior foi EcoSport 2.0 com câmbio automático, com E. Dentre os “fora-de-estrada”, Duster 4×4 ficou com A, e Sorento 2.4 ficou com E.

  • ARISTEU

    Parabéns BRASILEIRO por fazer questão de ter um carro "FREX" e com isso ficar mais beberrão!

    • Nunca vi uma tabela mais borocotó que esse. Honda Fit é compacto?? Logan é medio?? Corolla é grande?? kkkkkk

      Pra mim o melhor compacto é Audi A1, e Crossover o Peugeot 3008. Ambos com motor turbo, otimo desempenho, injeção direta. E não esses montes de flex borocotó, muito menos o motor 1.0 e 1.4 da Fiat que é um lixo.

      [youtube nQ0335O6EvI http://www.youtube.com/watch?v=nQ0335O6EvI youtube]

      • AutoIng

        No tamanho tá correto sim… A classificação deles não é pela posição no mercado, nem pela sofisticação mecânica. Como têm uma norma pra isso, fica difícil aplicar um padrão subjetivo tão como "concorrentes de mercado". Quanto ao "1.4 lixo da Fiat", é o motor mais econômico do Brasil acima da cilindrada 1.0 (não considerando importados como o Picanto) e nessa versão EVO anda próximo do tão falado 1.4 da GM (veja o teste da Quatro Rodas com o Uno e o Agile, este último tem 90 kg a mais e andou menos em todos os testes, logo a diferença de desempenho é empatada carregando uma criança).

        • eduardo82

          Não é só o peso do carro que conta. O Cx do Agile (0,37) é pior que o do Uno (0,35).

          • AutoIng

            Pensei nisso, mas não é. Abaixo de 80 km/h o Agile também ficou pra trás, e sabemos que em baixas velocidades o Cx não influi quase.

        • PauloECosta

          4 Rodas para argumentar é muito suspeita. Mas eu como já tive os 2 motores, ainda fico com o Fiat que sempre foi mais econômico que o 1.4 Gm.

    • tonyecs

      Há 2 anos atrás vendi meu Peogeot 106 Selection a gasolina, ano 2000. Motor 1.0, 50 cavalos. Chegou a fazer 15.5 KM/L aqui em Salvador, sem ar condicionado. Na estrada, cheguei a fazer 21 KM/L andando entre 100 e 100 KM/H. Não foi uma vez só que consegui essa média. Quando pisava um pouco mais, ele fazia 18 KM/L. Daí comprei um Corsa Maxx 1.0… hj tenho saudade da economia que o Pug me proporcionava, hehehehe. Esse negócio de carro flex só beneficia mesmo o governo, pois já nem lembro mais quando usar o álcool era vantajoso.

      • tiago90j

        tenho experiencia semelhante, de um palio fire 1.0 a gasolina 55cv, muito economico diga-se de passagem, pra um fire flex 66cv, gasta bem mais… mas se preferiram o flex neh, fazer o que?

        • Burton_PA

          lembro do palio fire da minha ex, q fazia até 10 na cidade, e chegou a fazer 17 na estrada, já o meu palio """""economy""""""" "frex" qdo muito faz 7,8 na cidade e fez 12 na estrada, na gasolina, claro, nem sonho em botar alcool nessa porcaria…

          • tiago90j

            soh abasteco o meu com alcool, faz de 7,5 km/l a 8km/l.
            andando em campinas-sp.
            e qdo testei com gasolina deu um pouco menos de 10 km/l sem usar o ar.
            entao prefiro o alcool jah q a diferenca eh pequena de um combustivel pro outro, e o alcool deixa o carro mais esperto tb,..

      • Louis

        Há de se levar em consideração que o Corsa é muito mais pesado, e o motor, apesar de 1.0, tem 79cv. Ou seja, ninguem faz milagre, maior potencia, maior consumo….

        • tonyecs

          Claro, porém existem muitos outros carros também pesados, mas com motores mais inteligente e que bebem menos. O fato é que nossas montadoras aqui pararam no tempo e só sabem fazer adaptações e reaproveitar antigos motores nos carros que vão chegando. Isso, aliado à péssima qualidade da nossa gasolina nos deixa sem muita opção.

    • bandaxadibar

      tecnologia flex é uma enganação ao povo leigo Brasileiro…..se o mille tivesse motor só a gasolina, seria mais economico que um flex

      • Castle_Bravo

        Aí exportaríamos para o mundo inteiro, pra que injeção direta, turbo compressor e downsizing? o velho FIRE 4L seria o mais econômico motor do mundo! que chance estamos perdendo!

  • Racer2001

    Para vermos o quanto esses motores flex são beberrões. O Uno não faz nem 13 km/litro na cidade, e ainda é considerado econômico. Lembro que, há alguns anos, havia no nosso mercado carros 1.0 movidos à gasolina que chegavam a fazer 16, 17km/litro na cidade.

    Esses motores flex são um embuste. Fracasso total. Voltem com os motores à gasolina. Para o bem do bolso dos consumidores e também do meio ambiente.

    • PauloPGomes

      Como se eles importassem com o bem do bolso do consumidor, e muito menos ainda com o meio ambiente!

    • TvaxQuivax

      meu twngo faz 15km/l na cidade.. florianópolis, varios e varios moros a subir.. infelizmente meu motor é o 1.0 8v, gostaria que fosse o 1.2 mas sabecumé neh brasil é gofo

      • Dragoniten

        Minha namorada tem um Twingo 94 1.2
        O carro tem 170mil rodados e nunca foi refeito o motor. Acredite, você está bem com o seu 1.0, rs.

        • TvaxQuivax

          o meu twinho tem 160 mil =P oq não gosto nele é o alto ruído passados os 90km/h (e é bem alto mesmo, incomoda e tu sai tonto depois de um trajeto de mais ou menos 30-40 km)

    • AutoIng

      Desculpa, mas 16 a 17 km/l com gasolina na cidade?? Nunca houve isso no Brasil não. Nos anos 90 os 1.0 faziam chorando entre 11 e 12 km/l. Qualquer coisa acima dessa cilindrada fazia 10 km/l pra baixo na cidade. Também não gosto dos flex, mas não vamos exagerar nesses números aí.

      • Racer2001

        Clio 1.0 8v à gasolina (que a Renault disponibilizou até 2006, se me lembro bem) faz quase 17km/litro na cidade, sem ar-condicionado. Uno EP fazia 15km/litro. Tive esses dois carros sem ar-condicionado e rodei 100.000 km com eles. Não estou mentindo. Pergunte para algum conhecido que tenha um Clio 1.0 8v sem ar-condicionado e você confirmará o que estou dizendo. Há gente aqui nos comentários falando em 15km/litro com Twingo e com o 106 também. Agora, claro, tudo depende do pé do motorista e da cidade em que se anda. Mas esses beberrões flex de hoje em dia mal chegam a 13km/litro, independente de condições.

        • ALFA_MOBILI

          confirmado, tenho um clio 1.0 8v e é realmente econômico

      • Pedrosa

        Exagerou mesmo, mas vi testes de santana 95 que fazia nessa faixa de 15 a 17 na estrada.

        • rafaelbsr

          Já consegui 17,2km/l em um Santana 95 2.0i, andando em torno entre 90 e 100km/h na BR040 (de Belo Horizonte até Felixlândia, sentido Brasília). Várias outras vezes ele dava 14 ou 15, nunca deu menos de 12km/l na estrada, coisa que muito carro 1.6 flex não faz.
          Definitivamente, carro flex não dá!

        • AutoIng

          Na estrada sim, claro! Câmbio longo, se manter 100 km/h vai conseguir médias excelentes! Agora na cidade? Aí não! Só se anda 100% em via expressa e não pega absolutamente trânsito algum, e olhe lá!

      • Bikudin

        Eu tb acho q num existe isso, é 11, 12 na cidade 1.0 a gasolina.

    • Rud

      Sim, mas tinham 50 cv de potência e eram toalmente inviável o uso de Ar Condicionado o que em um pais tropical é acessório indispensável, tanto que mais de 12 anos depois maioria dos carros 1.0 tem AC e vc nem nota quando dirige.

      Falo por experiência própria pois tinha um Ka 99-00 e depois Gol G5 e novo Voyage, todos 1.0, não tem comparação com os carros a gasolina de antigamente.

      Além do mais vc tem a escolha de usar dois combustíveis e um deles 100% renovável, pra quem se rpeucupa com o meui ambinte e não só com seu umbigo isso é de extrrema relevância.

      • rogeriulima

        Pra quem diz que o Etanol é um combustivel limpo:
        “Também vi um estado de São Paulo que destruiu quase que toda sua Mata Atlântica original, além de uma grande monocultura de cana de açúcar, formando imensos desertos verdes. O resultado dessa monocultura de cana é a expulsão das fazendas de gado para a região amazônica, destruição de nascentes, um forte aquecimento do interior do estado, além do desaparecimento de outras formas de cultivo, transformando áreas antes destinadas a produção de alimentos em geração de combustíveis.”
        Retirei este trecho do blog de um cara que percorreu mais de 7 mil kms de bicicleta 4 grandes biomas do Brasil. http://bicicreteiro.org/projeto-biomas/

        • GabrieCunha

          Boa parte da mata atlantica original do estado de São Paulo foi desmatada bem antes de se pensar em fazer alcool combustível.
          Limpo não deve ser mesmo, enquanto queimarem a cana para colhe-la.

          • rogeriulima

            Ah claro, se boa parte já foi desmatada vamos desmatar o resto.

            • GabrieCunha

              Não foi isso que quis dizer.
              O que quis dizer é que não foi a cana de açúcar pra fazer alcool que foi a responsável pelo desmatamento da mata atlantica de São Paulo.

            • paganeli

              Por gentileza, levante os dados de quanto carbono a cana de açúcar retem durante seu crescimento, e quanto produz durante as queimadas (que estão sendo banidas gradualmente). A conta é muito, mas muito favorável.
              Agora, faça a mesma conta para uma área de pasto com bovinos. A conta e bastante negativa, além da quantidade de metano gerada.
              Portanto, cana é melhor que boi.
              Veja o que os fazendeiros criadores de boi estão fazendo na amazonia. É 1 boi por hectare, muito ruim, e para isso desmatam.

              • rogeriulima

                Quando o litro de alcool estiver 1 real e o kilo de feijão estiver 5, o kilo da carne de segunda estiver custando 15 e o litro de oleo de soja estiver uns 6 reais por que a area destinada a produção de comida está sendo usada pra gerar combustivel eu levanto estes dados pra vc.
                E cana melhor que boi vc deve estar falando de pinga ou açucar não é?

    • GabrieCunha

      A minha conclusão é de que quem xinga carro flex não é do estado de São Paulo. Com excessão dos últimos tempos, em que preço do álcool está um absurdo (falta de regulação pelo governo), quem mora no interior de SP (como eu), principalmente, sempre se beneficiou do carro flex, usando o alcool, a economia no bolso é (era) evidente e relevante. Eu não chamaria de fracasso.
      Agora, quem mora em regiões em que o alcool nunca foi vantajoso, aí sim tem toda razão em reclamar, uma vez que o carro consome mais. Lembrando que a nossa gasolina é uma porcaria, o que não ajuda tambem…

      • AutoIng

        Tudo bem Gabriel, mas o Brasil não é feito só do estado de SP. De que adianta um combustível que só é viável em um estado? O certo seria dizer o contrário: "quem fala bem deve ser do estado de SP", pois se trata de uma minoria e não da maioria.

        • GabrieCunha

          Certamente, Autolng, se a maioria não se beneficia, é porque tem algo errado. Mas na minha opinião, é injusto crucificar a "tecnologia flex" e até mesmo o etanol, pois basta o preço do combustível ser viável. Se as coisas funcionassem, o etanol teria o preço regulado (não o preço em si, mas sua estocagem) e vantajoso em boa parte do país, beneficiando a maioria dos consumidores. Acho que "fracasso total" são as atitudes do governo (ou falta delas) e não os "carros flex", como disse o Racer2001.

          • ALFA_MOBILI

            as atitudes do governo e também dos plantadores de cana que são uns belos FDP's, porque vendem pro mercado o que pagar mais, isto é, quando interessados em produzir etanol pagarem mais, a cana vira etanol, mas ultimamente o mercado paga melhor p/ a cana virar açúcar e aí falta etanol no mercado p/ abastecer os carros e isto gera a elevação do preço.

            Resumindo: políticos já f*dem o país com impostos demais e os GANANCIOSOS empresários terminam de f*der mais ainda. País de merda.

      • ALFA_MOBILI

        gasolina é uma porcaria justamente por causa da adição de etanol.

        e o etanol é mais "fácil" de adulterar com água, pois ambos possuem a mesma coloração.

    • k3p13r

      Concordo plenamente. O Problema é o nosso belo governo que sempre sede aos cartéis ( Nesse caso os produtores, donos dos engenhos ). E o povo ó !!!! Só no cacete.

  • Monty0112

    Cade a tecnologia, essa carroça do mille, no minimo deveria, fazer 20 KM/L na cidade!!! Brasileiro é muito………., acha que uma gambiarra que permite dois conbustíves é uma revolução tecnológica sem precedentes e que não precisa se fazer mais nada. Só lamentos……..

    • Stark

      Desculpa se você pode ter um carro muito melhor que o Mille mas nem todos são que nem você, e pra quem quer economia o Mille supre todas as necessidades sim.

      • Monty0112

        Me desculpe você, vc pode ter um carro muito melhor sim com preço equiparado, segundo o site da fiat, um mille "completo" R$ 26.090,00 4P 1.0 FREX. Um Honda Fit antigo, que eu te garanto que é muito mais economico, confortável, se for o 1.4 então nem se fale, vc encontra na mesma faixa de preço, sendo mais equipado e com itens de segurança. Se vc é um daqueles que compra carro pensando que é investimento vai la com o mille, mas eu prefiro segurança e conforto, pagando um preço justo, até hoje encontramos isso aqui em casa com carros usados.

    • Bikudin

      Isso mesmo, flex é meia boca, erro de projeto

    • tiago90j

      mai nem um prius faz td isso com nossa gasolina e transito auhauahauhauh

    • Cil

      Mas na verdade deveria ser. O problema é que as filiais nacionais das multinacionais do setor não tem interesse em ir além do motor que permite escolher o combustível. É preciso desenvolvimento continuo, que não foi feito para este motor, porque você saber que eles tem que mandar os 5,6 bi doletas para suas matrizes.

      Ah a falta de uma montadora nacional!

  • PauloPGomes

    Bom ,o fator do uno não me surpreendeu, é um carro muito leve com um bom torque em baixa (ao contrario dos outros fires). O Fit 1.4 é uma otima opção, o que mata é o preço. E gostei dos resultados do Duster!

  • JosemarFloripa

    esse negócio de consumo é um pouco relativo…transformaram o FIAT 500 em flex deu nisso, deveriam ter divulgado o consumo do modelo que é somente a gasolina, no exterior aonde é somente a gasolina e só pura, ele faz média de 15km/l segundo a reportagem a seguir nessa mesma página…abç a todos

    • gustavo_bf

      Esses dados do Inmetro são bem relativos, pois com o meu Fiat 500 eu sempre faço uma média entre 11 e 13km/l na cidade com o ar ligado a maior parte do tempo.

      • YoOdEx

        13 com ar na maior parte do tempo? Você mora onde? O transito que você encara é muito bom né?

        • Stark

          Esse deve ser o consumo dele da Casa até o Trabalho, mas ele mora no alto, e o trabalho deve ser numa altitude mais baixa!! :D

          • gustavo_bf

            Me expressei mal ali em cima: Foi só uma vez que fiz 13km/l quando peguei um pouco de estrada, mas o carro sempre tem feito no mínimo 11 por litro e no máximo 12 exclusivamente em circuito urbano e ar na maior parte do tempo.

            • TecoPadaratz

              Tenho um carro com motor 2.0 e na estrada com o ar ligado faz 11 km/l no alcool fácil fácil, andando no limite das vias, entre 110 e 120 km/h. Se ando a 140 km/h a média cai pra 9,5 km/l…….

              Agora o uno fazer 10,7 km/l na estrada ? Tinha que fazer pelo menos 15 km/l por ser um 1.0

              • rogeriulima

                É que carro 1.0 se vc forçar ele a andar no limite da via (110-120) o consumo vai pro espaço mesmo.

      • Bikudin

        Só se na sua cidade for feita só de rodovia… he he he

  • 3ic

    gosto de carro flex. é ecologico ( so colocar alcool) tem um exelente torque, na proporção certa, matenho meu motor sem carbonização, com um desempenho melhor que de um a gasolina ( usando um pouco de alcool) e consequentemente limpo. Em uma futura época de crise de petroleo ( economia é que nem maré), sem problema posso abastecer meu carro com alcool.

    • YoOdEx

      O problema não é ser Flex.. o problema é a tecnologia Flex que entregam.. Só para ser rápido, o motor a gasolina trabalha com uma taxa ideal de compressão, bem diferente da compressão do alcool. Em vez aparece um sistema que pudesse variar essa compressão não.. deixam no meio termo e a queima não acontece como deveria. Consequencia, o carro bebe mais…

      Atualmente colocar alcool no tanque na maioria dos estados (o meu inclusive) é só para variar. O carro piora a autonomia, paga-se mais caro. Anda levemente melhor mas nada que realmente valha a pena (no meu carro).

      • ARISTEU

        Rapaz, no dia q abrirem seu motor, vai tar todo carbonizado por causa da água que vem junto com o álcool. pode apostar

        • Pedro_Rocha

          Além de um monte de podres no tanque de combustível.

    • Herbet23

      Concordo. Minhas velas com 40 mil km rodados ficaram mais limpas e novas que outras de um fox que vi chegando na oficina… 21mil km na gasolina e velas destruídas. Guardei as de 40 mil km pois mudei para as velas Denso.

  • MattTr00

    Eu nem me importaria com esse gasto maior dos carros flex, se o álcool voltasse a custar o que custava antes dessa modinha de ser bi. Agora com os caminhões a álcool, vai ficar mais caro que a gasolina.

  • Rodrigo

    Economia de vergonha na cara, isso sim.

    Aonde já se viu um carro pelado deste jeito fazer médias tão baixas. Deve ser o lixo de gasolina.

  • D7V5

    Ridiculo. Só andamos para trás. Este carro é de 1983. Tecnologia de 29 anos e ser o mais economico do Brasil?

    • DCald

      É o mais economico pq é o mais leve… (tbm pq é o mais pelado)…

      Esse era o segredo dos 25,5km/l do Gurgel BR 800… o carro pesa apenas 650Kg…

      • AutoIng

        Celta 2012 pesa 860 kg, contra 830 kg do Mille. É uma diferença bem pequena. O motorzinho Fire tem lá seu mérito sim, além do câmbio longo do Mille. Detalhe que apesar de ser pensado pra economia, ele anda tão bem quanto o Celta com seu câmbio curtíssimo (que faz dele um carrinho bem beberrão).

        • DCald

          Mas o Celta é economico pra caramba tbm… mesmo sendo mais voltado pra desempenho 78cv vs 66cv…

      • D7V5

        Você tem razão DCald, menos peso, menos força, menos energia.

        Mas o ponto é outro. A defasagem tecnológica. Motores de combustão com tecnologia antiga.
        Motores modernos produzem mais força (torque ou velocidade), com menos combustível, graças a novas soluções.
        Acho muito ruim para nós, termos que contar com economia ligada a carros defasados.

        Mas valeu a dica.

  • andrep7

    Antigamente as médias eram bem maiores… A gasolina que piorou?

    • DCald

      sim… nao bem a gasolina, mas o que vem de "brinde" junto com ela…

    • Herumor_

      acho que os metodos mudaram tbm… me lembro daquela propaganda do 147 que atravessava a ponte rio-niteroi com 1 lt de gasolina (com direito a locutor melhor do mundo CAOA style)

  • JOEL2304

    Poxa. Os carros no Brasil praticamente possuem nome e sobrenome. Uno Mille Fire Economy, Novo Uno Economy EVO 1.4.
    Economicos nao com alcool. Com gasolina ate que o Mille consegue dados proximos a alguns europeus que fazem media de 20-22km/l.

  • Vish_

    Lembrei de uma matéria aqui no NA, falando da nova BMW M3 com motor 3.0 biturbo 380cv a diesel, fazendo 16km/l …

    • Diesel e Biturbo. A matéria comparou veículos à Gasolina e Etanol com aspiração natural.

    • DCald

      Beberrao… um 500 1.3 MJet fez 25km/l andando na media de 150km/h…

  • DCald

    Ao contrario do que as pessoas pensam, ser flex nao é motivo para ser beberrão. Se sáo beberroes a culpa é do acrescimo de peso, equipamentos (AC e DH), potencia, congestionamentos e pelo crescente numero de postos batizando combustivel (afinal, com o carro flex, ele não fica falhando, se adapta a porcaria do combustivel… o problema é que vai consumir mais!)

  • jeffersoncm

    VW Polo nota E ??? ta de brincadeira ??? Meu polo é tão econômico…..até mais que meu antigo carro …..o Fox 1.0 pesadão ! Sei não heim….. Quem faz o carro beber muito ou pouco ..é o dono de seu carro…..tem muito gente que não tem dó mesmo….. abraço

  • TheReallyJhonny

    Vejam o ranking de consumo na QR de dezembro de 1994:
    Consumo Cidade
    1-13,05 Corsa Wind
    2-12,69 Corsa GSi 16V
    3-11,43 Escort 1.6 L
    4-10,97 Corsa GL 1.4
    5-10,89 Gol 1000
    Consumo Estrada
    1-15,87 Escort 1.6 L
    2-15,84 Corsa GSi 16V
    3-15,44 Logus CL 1.6
    4-15,10 Parati CL AP 1600
    5-14,98 Elba Weekend 1.5

    • HSFort

      Os "Economy" fazem economia para os grandes distribuidores de dinheiro. Digo a economia em forma de lucro.
      Lembro que o Corcel II na cidade fazia 11,5 km com o motor 1,6 quando foi apresentado no Q4 de 1980.

      Os modelos atuais estão mais gastões, isso é fato.

      • TheReallyJhonny

        Interessante notar que, das 10 posições, apenas 2 contam com motores 1000, hj sabemos que motores flex e 1.0 bebem mais que os primeiros 1.6 com injeção eletrônica.

    • PauloPGomes

      Pô bacana! Corsa GSi e Escort 1.6 tinham um otimo consumo, e esses motores são otimos ! Já dirigi ambos.
      Meu carro que é um 2.0 MPFI de 14 anos atrás, consigo médias de 9,5 km/l na cidade e cerca de 14 km/l na estrada, eu sinceramente não acho esses carros economicos não, a economia que tu tem, tu perde ela em desgosto ao dirigir (sei disso porque trabalho em um Siena 1.0 Fire).

      • TheReallyJhonny

        Os Miseronomys dependem de um pneu de baixa resistência ao rolamento, só disponíveis na rede Fiat e de preço bem mais alto que um pneu normal.

      • CharlesAle

        Tive um rarissimo escort sapão 95,alcool original,motor ap 1.6,e curiosamente era glx,e não gl,me arrependo até hoje de te-lo vendido,era supereconômico e não dava manutenção,em 5 anos só troquei 2 bandejas só por causa do barulho,nunca me deixou na mão,e era super bem acabado,excelente hoje como segundo caro,mas infelizmente o vendi para dar entrada em uma porcaria de prisma,mal acabado,gastão e apertado………

    • Turbo_Car

      Minha Parati 98 1.0 16v faz 11,5km/l na cidade. Na estrada faz mais de 14km/l.

    • jersaosp

      estamos caminhando para quase chegar na marca do gol 89!!!

    • Castle_Bravo

      O Gol 1.0 e o Corsa GL 1.4, mesmo com um motor bem mais potente continuam exatamente iguais no consumo, tive os dois carros em suas versões Flex e eram exatamente estes os números, média de 11 km/l na cidade.

    • Herbet23

      Ando quase nada na cidade com meu Siena HLX 1.8… mas consigo tirar dele na estrada 11.4km/l com cachaça e já fiz 14,9km/l na mijolina. AC ligado. Depende muito do pé, da estrada, filtros limpos e até da temperatura externa, pois influi na densidade do ar. As velas denso, por enquanto, estão me dando 0,1/0,2 km/l de melhora no consumo. Indo pra Porto Seguro e voltando ao Rio, com 2 abastecimentos de gasolina, 3 de álcool, 5% do tempo na cidade, trechos a 140, 160 por hora, 70km de estrada de chão, 2500km rodados totais ainda deu pra fazer 12,5kml. Razoável para um "monzatech" bem cuidado e 125mil km rodados??

  • caminha_adv

    Não compreendi…

    Alguém me explica porque cansei de ver Kia SORENTO 2.4 etiquetado no vidro lateral – igual a um fogão ou máquina de lavar – com um ostentoso "A" e agora ele caiu pro pior nível possível??? O que foi que fizeram agora??? Quem testou dessa vez tava mais empolgado, por acaso???

  • GuilhermeMMatos

    finalmente encontraram alguma coisa interessante nesse carro

  • AutoIng

    É um carro de 780 kg, tem obrigação de ser econômico. Os dados da Peugeot da época são: cidade 14,5 km/l; estrada 15,4 km/l. Como os dados de fábrica são em condições ideais e o ensaio do Inmetro é bem mais real, pode piorar esses dados em uns 30%. Fecha direitinho com o que se espera de um carro 50 kg mais leve que o Mille, não tem nada de especial.

  • O Picanto 1.0 12V que tem Ar Cond. (Uno Mille não), direção elétrica – contra mecânica do Mille e não é flex faz 12,4 contra 12,7 km/l (gasolina). 2,5% de diferença que lhe renderam nota B contra a carroça nota A da Fiat. Sério mesmo?

    É uma pesquisa a convite ou são parciais mesmo? E o Fusion Hybrid não merecia um pouco mais de destaque pelo seus 12,6 km/l na cidade?

    • Castle_Bravo

      O Picanto avaliado é o 2012, não? ele já é flexibilizado.

  • ricpts

    EcoSport com E? Será que vão corrigir isso na próxima geração a tempo?!

    • Bikudin

      é, com E-tanol:D

  • radiobrasilcombr

    Adianta economizar uns trocados com o Mille e em qualquer colisão mais grave se machucar MUUUUUUUITO MAIS? O Uno junto com Kombi são os carros de linha brasileiros mais inseguros para o motorista.
    Toda "economia" se vai quando se trata de SAÚDE!

  • bedotRJ

    Furadaço esse teste. Ninguém conseguirá encontrar uma explicação razoável para o Novo Uno Economy ter tirado nota A e o Novo Uno Attractive (e o 500 Cult) terem tirado nota D, sendo que os três têm o mesmo motor.

    Por sinal, nenhum deles chega perto do Peugeot 106 XN 1995 que meus pais tiveram há mais de 10 anos. O carrinho fazia 16km/l na cidade e 21 km/l na estrada, independente do tipo de pilotagem. Aquilo sim era um carro econômico.

    • Racer2001

      Pois é. O Clio 8 válvulas é assim também. Quem tem o pé leve faz 17km/litro com ele na cidade. Disseram que eu exagerei quando falei 16, 17km/litro, mas é a mais pura verdade.

    • DCald

      Nao é o motor que é economico.. o peso do carro (e principalmente os equipamentos) fazem muita diferenca…

      Coloca AC no mille pra vc ver se ele não bebe mais do que Maverick 302 com carburador vazando e pneu murcho…

      • Castle_Bravo

        E direção hidráulica também.

  • AndredeAzambuja

    Qual motor do Fiat 500 bebe mais, o EVO (Cult) ou o Multiair (Sport e Lounge)?

    • PauloPGomes

      Provavelmente o EVO. O 500 é um carro bem pesadinho (devido aos reforços estruturais), acho que o 1.4 8v sofre pra carregar ele, enquanto o 16v já casa melhor.

      • Herumor_

        acho que ai a tecnologia que ajuda o Multiair eim!

  • Rud

    Eber essa reportagem está tendenciosa o Voyage é desde o laçamento o mais econômico segudo o INMETRO dos sedã pequenos, dá onde vc tiram que o Siena e Logan são mais econômico que o Voyage?

  • Bikudin

    Fiasco, até o March é mais economico q esse Mille.

  • Turbo_Car

    "De acordo com as medições oficiais, o Uno Mille 1.0 consome 8,9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada com etanol, e 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina."

    Esse Uno deve ser o pelado, sem DH e AC. Esses 15,6km/l foram obtidos com o carro vazio, vidros fechados e a 60km/h, né?

    Seria bom que o INMETRO divulgasse as circunstâncias sob as quais os veículos são submetidos para a extração desses dados.
    1.0 nem sempre é mais econômico.

    • Caio_Ferrari

      Não. Tenho um Mille e ultrapasso fácil esses 15km/L na gasolina em estrada. Andando a 90-100km/h faz 20km/L tranquilo.

  • cavinha

    Esses motores dos nossos populares ( Principalmente) são um lixo. No mínimo eles tinham que fazer 13 km/l na cidade e 15 km/l na estrada. Meu pai tem um Corolla 1.8 A/T e faz 8,9 km/l na estrada, isso que ele anda a 140, 150KM/H. Se não me engano o FIt da primeira geração fazia em torno de 16 km/l na estrada. E ainda consideram carro 1.0 fazendo 10 km/l na estrada econômicos.

    • Bikudin

      Olha, pra fazer 10 na estrada só pode ser no etanol, vc não querer comparar a economia de um carro com etanol e outro com gasolina não é?

    • Louis

      Tive um Fit, fazia em torno de 17 km/l na estrada

    • R_M_O

      Tive um Fit 2006 AT, cheguei a fazer 23KM/L em no Sul de Minas Gerais girando em torno de 70KM. O segredo era o cambio CVT.

  • Racer2001

    Exato. No mínimo isso.

    • AutoIng

      A Renault divulgava 13,5 km/l na cidade, como é que alguém faz 17 km/l? O teste da montadora já é em condições ideais. Mille EP era 13 km/l divulgado pela Fiat e em torno de 11 km/l nos testes das revistas. Como é que faria 15 km/l? Já tive Gol Mi e esse mesmo Mille EP 1.0, pegava via expressa todo dia e passa marchas cedo, mesmo assim minhas melhores médias eram sempre na casa dos 12 km/l (e as piores na casa dos 10 km/l). Dirijo muito tranquilo, a 2000 rpm já estou passando marcha muitas vezes. Tem algo mais nessa história, pois o que eu obtenho em médias bate com o que as montadoras divulgam e com testes de revistas (fica sempre entre ambos).

      • Racer2001

        Bom, meu amigo, estou lhe afirmando que o Clio 1.0 8v à gasolina, e sem ar-condicionado, faz praticamente 17km/litro na cidade. Foi essa a informação que o vendedor da Renault me passou quando comprei o carro zero, e foi isso que comprovei com o tempo andando com ele em Brasília (que deixou de ter um trânsito tranquilo há muitos anos).

        Meu Uno EP fazia 15 km/litro na cidade. Logo aí em cima temos o relato de outro comentarista dizendo que fazia 13 km/l com o Uno dele na cidade, "fácil". Se você troca as marchas sempre com o giro baixo, não pega trânsito pesado, não coloca gasolina adulterada, não anda com os pneus em más condições e o carro está sempre vazio, é possível chegar nesse nível de consumo. Pelo menos foi a minha experiência com esses dois carros. Em relação ao Clio, já ouvi relatos de outras pessoas com o consumo de 16-17km/l. Pesquise por aí que você irá encontrar. Pode ser também que a fábrica tenha liberado algumas unidades "premiadas", com otimização máxima do motor em relação ao consumo, não sei. Veja as outras respostas do post, alguns falando de consumo de 15, 16, 16,5 km/l nos carros que tiveram. Respeito sua opinião, mas não entendo por que você acha tão absurda a ideia de um carro movido à gasolina fazer mais de 13km/l na cidade.

        • nightwishjp

          Outros unos, principalmente com o motor fire, principalmente os 2003 podem até fazer essa média.

          Mas o EP não faz não. Eu tenho um e o máximo que consigo, na BR em viagem é 15km/l. Na cidade nunca passa de 12km/l. E ele é todo certinho, manutenção certa e tudo o mais.

        • AutoIng

          Racer só quero deixar claro que não duvido do teu relato, só estou dizendo que deve ter algum detalhe a mais, pois nem sequer as fábricas divulgam um consumo tão bom. Fui atrás dos dados de fábrica pro Clio 1.0 8v, do Mille EP e do meu antigo Gol Mi, e todos ficam entre 12 e 13 km/l. O Mille EP aliás tinha injeção monoponto, e o Gol tinha meros 54 cv. Em casa tivemos também Clio 1.0 16v, que era na época mais econômico que o 8v, e o consumo também não era esse milagre todo. Ah, e em casa somos chatíssimos com a qualidade do combustível, assim como em relação a revisões (mantendo os carros sempre 100%, sem nada "pra fazer"). Mas enfim, o mistério pra mim continua :)

          • Racer2001

            Sem problemas. Mas não há mais nenhum detalhe. Sempre andei com o carro vazio e não sou de correr, e o consumo era esse mesmo que falei. Fiz um cálculo agora e o valor exato era de 16,6 km/l. O Clio é leve, como você sabe, tem apenas 880 kg. Junte-se a isso um motor otimizado só para gasolina, ausência de AC e o resultado tinha que ser esse mesmo. Não tem mistério, não. Esse motor da Renault era mesmo excelente em relação ao consumo. Quando você tiver a oportunidade, não deixe de conversar com outro proprietário de um Clio 8v sem AC. Com certeza você terá a confirmação do baixíssimo consumo de combustível desse carro. De qualquer forma, obrigado pelo debate.

            • AutoIng

              Pois é, seu relato só me faz ter certeza de que essa corrida pelos 1.0 com maior potência não fez nada bem ao consumo ao longo dos anos. Mesmo que esses modelos não andassem muito, pelo menos cumpriam seu papel de andar na cidade com economia. Hoje esses 1.0 empatam com os 1.4 em consumo! Um motor 40% maior! Outro problema é que os carros estão "engordando". Com as novas exigências de segurança estão aumentando a quantidade de aço ao invés de usar ligas mais avançadas. O resultado é isso aí que se vê na matéria, deixando muito a desejar!

    • CharlesAle

      o fiesta street básico do meu irmão tbm fazia por volta de 13 km/l facil,e olha que ele na época não tava nem ai pro consumo,só andava de pé baixo………

  • DCald

    Mas o 106 é manco que doi… hehehe… não acompanha BR 800 (0.8 com 32cv) na estrada!

    Ah, e o BR faz 17-18 na cidade e 22-25,5km/l na estrada! hehe

    • tiago90j

      defensor ferrenho desse br 800, hein..
      brincadeira, nunca conheci um, mas deve ter tido seus meritos, em frente a casa da minha namorada um cara abandonou o br 800 dele para ocupar a parte nao rebaixada da calcada , cara muito mesquinho.. mas serve pra eu dar uma olhada de vez enquando, notei q ele soh tem um pistao a gas no porta malas, e o vidro das portas eh bem estranho, parecido com a da scenic, soh q piorados, e de resto, materiais bem leves e baratos… sabe me dizer, na epoca dele, quantto ele custava e quanto custavam os concorrentes? soh questao de curiosidade..
      abracos

      • DCald

        Minha mae, assim que viu o carro gostou, dai meu pai foi comprar um de presente pra ela, a fila de espera era de 1 ano e tinha que comprar as acoes da Gurgel junto (o que encarecia o carro)… dai, sem chances…
        Até que meu pai viu um anuncio no jornal de um BR 800 89 com 700km a venda. Fomos eu (eu tinha 5 anos, mas me lembro bem!) e meu pai. O vendedor disse que tinha comprado 3 Br800 (e as açoes) para revender os carros e ficar com as acoes… ele vendeu o carro com agio, mas ainda assim era menos do que gastaria para comprar o carro+ acoes. Meu pai fala que na epoca pagou 6000 – 6500 dinheiros (não lembro se era na moeda da epoca ou em dolares)… mas era menos do que o valor de um Chevette 0km (essa é a referencia que meu pai tem)…

        O carro tem seus pontos negativos, por ser extremamente "rustico"… suspensao dura, espaco interno apertado, volante e pedais deslocados, barulhento (nao por peças soltas, mas por causa da ressonancia e falta de isolamento)…
        Mas tem seus grandes meritos: economico, agil pra usar na cidade (praticamente uma moto com 4 rodas!), manutenção baratissima e rara, alem de ser bom de andar na terra e encarar enchente tranquilamente (moravamos em SP e passamos por vaaaaarias sem problemas (ele nao tem distribuidor pra molhar… hehe)

        Na epoca, ele foi projetado para a familia media brasileira (casal + 2 filhos… e a estatura media de 1,60…) quem tem mais que isso, sofre um pouco no carrinho… eu tenho 1,81 e o banco fica todo para tras, inutilizando o já apertado banco traseiro!

        O vidro lateral dele é deslizante, igual ao das Kombis antigas… nos Supermini passou a ser vertical como nos carros convencionais…

        o carro tbm é seguro… fizemos (na verdade fizeram conosco) teste de colisao traseira (com uma carreta) que nos jogou para fora da pista e o carro capotou… saimos sem nenhum arranhao, e depois de os 2 guinchos conseguirem tirar o carro do buraco, ele saiu andando normalmente… (depois de trocar a roda/pneu avariados)…

        • tiago90j

          interessante, e uma pena que essa industria nao contiuou entre nos…

  • NitroBR

    Correção:
    Uno o segundo carros mais economico do brasil
    esqueceram de falar que o A1 é o primeiro haha

  • Rud

    Meu Voyage daz 12.3 na cidade e 17 na rodovia, méida de 110, com 50% de ar ligado.

    • Louis

      Flex? Ou Voyage anos 80 ?

      • Herumor_

        dos anos 80 neh! ou se for o flex ai pode por uns 15% mais economico para um dos 80's bem regulado e conservado…

  • Racer2001

    Todos acreditavam nisso no passado. Hoje, não mais.
    http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,carro-a-

    • hyundaielantra

      Essa matéria esqueceu de citar os níveis liberados de enxofre pela gasolina, que o álcool não tem. Esse enxofre polui a atmosfera, causa chuvas ácidas. Eu falo porque já estudei sobre o assunto. Fora que o álcool é renovável e se for certificado, não causará nenhum mal ao meio ambiente.

      • Racer2001

        Há outros estudos também, de órgãos governamentais (federais e estaduais) brasileiros, que questionam o etanol como sendo menos nocivo ao meio ambiente que a gasolina.

        Particularmente acredito que ele seja um pouco melhor nesse sentido, mas não muito melhor, como você disse. E se considerarmos que os carros flex são muitas vezes abastecidos com gasolina por seus donos, a conta para o meio ambiente fica praticamente a mesma, pois o consumo de gasolina em motores flex é maior, como todos sabem.

        • AutoIng

          A queima do álcool libera menos sulfetos e NOx, mas em contrapartida libera bastante O3, que se concentra no trânsito pesado e é tóxico. Ainda assim colocando tudo na balança o álcool fica na vantagem. Pena que o custo inviabilizou esse combustível.

          • jersaosp

            A queima dele no carro já refinado como combustível, mas sua produção é uma das mais poluentes que existe, quem mora em cidade que tem plantação de cana sabe, que eles queimam a cana antes de colher, a fuligem da queima vai pra cidade toda, suja roupa, casas, isso entra nas vias respiratórias e faz um estrago, tanto é que nos tempos de colheita oq mais se vê é gente com problema respiratório! Sem contar os tremiões que andam pela cidade cheio de cana queimando literalmente diesel a rodo!!

  • Bikudin

    Meu Fiesta Rocam faz 9,5 na cidade e 12,5 na rodovia com Etanol, na gasolina 11,5 e 16,5.

  • daviddiniz

    Oque fazendo 10 na cidade com gasolina? Desculpa Fiat mas meu Logan 1.6 faz 11km/l na cidade com gasolina e ar condicionado ligado e 16km/l na estrada.

    • AutoIng

      Estranho, todo mundo que tem Sandero ou Logan 1.6 faz chorando 8 km/l na cidade, e você faz 11 km/l? A Renault divulga 10,9 km/l em condições ideais (que sabemos não ser a realidade de 99% das pessoas). Tô impressionado com o fato de que os leitores aqui do NA têm carros super exclusivos com consumo melhor do que o divulgado pelas montadoras xD

  • Marciomaster

    Bahhhh, até queria entrar nesse tópico, mas só o carro dos outros é economico, leio aqui médias de consumo que são utopia. o pessoal ta exagerando mesmo…ufa.Enfin para não deixar passar, mesmo não concordando com essa classificação parabens ao Fiat Uno, um grande carro é sim ecomonico e agenta o dia a dia como poucos.

  • Sedici

    Falaram do Mille e do Novo Uno, e os outros compactos de entrada? Certeza que o Clio deve ter chegado bem perto, o que os donos elogiam o consumo desse carro não é brincadeira.

  • Sr_Wilson

    deveriam cobrar mais ipi de carros velhos fabricados até hoje, como essa porcaria da foto.

  • CelKitem

    Um carrinho pelado fazer 12 Km/l, so "frexi" mais gasolina de baixa qualidade pra ter um resultado tao ruim. Qualquer carrinho nessa faixa de motor faz 20 na europa ou japao.

  • PG1981

    Mille, o carro de passeio mais tosco fabricado no Brasil!

  • Stunt

    Que o Fire 1.0 já passou por algum aprimoramento desde que foi lançado já sabemos, e, que o Mille é um carro leve, também, mas, como é que pode um carro de 1983 ser mais o mais econômico do país? Estaria o Mille muito a frente de seu tempo e ninguém percebeu [sic] ou ainda não souberam fazer nada que o superasse?

  • xps1530

    um lixo ate economiza VIDA do motorista ,,,,kkkkkk

  • CharlesAle

    Esse negócio de econômetro no painel é furada,acho mais útil um conta giros a essa coisa no painel para um controle da econômia do veiculo!!!!!!!

  • barts

    Uma pena esse resultado…

    Sinal que esse lixo de Mille vai continuar sendo vendido por muito tempo por conta disso…
    Fico só imaginando um crash test com um carro desses se o "novo uno" já foi aquela desgraça…

  • Herumor_

    Cade o 147 que atravessou a ponte Rio-Niteroi com menos de 1 lt de gasolina? (com direito a locutor melhor do mundo CAOA style)

  • fhf74

    Civic mais economico que o Corolla? Fiat 500 gastão? ISSO TA TUDO ERRADO

    • D7V5

      É …. o povo exagera mesmo ….

  • D7V5

    Está é uma boa idéia.

    Renan60, mande-a para as revistas (QR, Motorshow, Autoesporte, Car & Drive etc) como sugestão.

  • k3p13r

    Lembrando que os motores Japoneses realmente arrasam qualquer outro na questão de economia. Vide Renault Fluence e Renault Duster, que possuem o motor 2.0 16v e cambios da Nissan. Honda e Toyota também disparam. A exceção foi o hibrido Fusion que deve ter sido econômico por usar tal tecnologia.

  • ALFA_MOBILI

    PQP como tem ignorante aqui neste site comentando…sorte deles que eu nao tenho tempo de ficar respondendo tudo sobre mecânica, etc neste site com zilhões de anúncios mal organizados. #jabá

  • danieldiipak

    Que porcaria esse uno, meu astra sedam 1.8 faz 15km/l com ar ligado na estrada com media de 100km/h a 105km/h.
    ou o Corolla 1.8 do meu pai pode chegar a 16km/l nas mesmas condições…

  • alberto

    hoje testei meu santana 2.0 mi 97 na estrada e fiquei surpreso.13km litro na gasolina andando a 80km por hora!!!!!!

  • washington

    Surpreenda a andar com um Fiat uno no dia a dia

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