Manutenção

Carro que passou por enchente tem conserto?

enchente Carro que passou por enchente tem conserto?

Enchente, um mal que atinge nossas cidades há bastante tempo. A falta de infraestrutura adequada e outros problemas correlatos, fazem com que durante as chuvas fortes, os sistemas de escoamento de água não deem conta do enorme volume pluvial. Assim, ruas, avenidas, rodovias, estacionamentos e garagens acabam alagando e assim danificando os veículos que estejam estacionados ou transitando pelo local.



Para quem já viu seu carro cheio d´água ou repleto de lama, a única coisa que vem a mente após a tristeza de ver o automóvel completamente avariado é o custo da reparação. Mas, será que um carro que passou por enchente tem conserto? A resposta é sim, porém, os custos podem variar muito e tornar esse reparo inviável.

enchente Carro que passou por enchente tem conserto?

 



O que fazer logo após a enchente?

Diante do ocorrido lamentável, o proprietário precisa ser rápido, pois quanto mais tempo o carro encharcado ficar parado, maiores serão os danos. Mas, mesmo assim, a primeira recomendação é não ligar o carro, mesmo que saiba que a água não subiu tanto. Uma providência mais imediata é desligar a bateria em seu terminal, a fim de evitar um curto-circuito e mais danos do que o carro já tem. Acionar o seguro é algo imediato, pois o tempo está correndo contra.

Mas, se não tiver seguro, chame um serviço de guincho para levar o carro até uma oficina especializada nesse tipo de serviço o quanto antes, para que todo o serviço seja executado rapidamente e num mesmo local, evitando assim que se desmonte e monte componentes sem necessidade. Saiba que o relógio é o inimigo agora, já que alguns componentes e chicotes elétricos podem estar encharcados e precisam rapidamente ser reparados ou substituídos.

Do mais leve ao mais grave em termos de danos num carro de enchente, o serviço a ser feito começará pelo desmonte parcial do veículo para que seja feita a limpeza e depois a higienização inicialmente. Bancos, tapetes, carpetes, forrações, feltros e estofamento precisam ser secados e limpos para que voltem a condição de uso adequado.

Num nível mais grave, todo o chicote elétrico deve ser substituído para que não ocorram mais danos ou superaquecimento após o funcionamento do veículo. Em casos mais extremos, o motor precisa ser revisado e basicamente óleo lubrificante e seu filtro são retirados e substituídos por novos.

O câmbio, manual ou automático, também entra no serviço, pois pode ter admitido água durante a enchente. Se o propulsor foi afetado durante o funcionamento, pode ter sido danificado e isso significa que terá de ser aberto para a reparação, o que demandará mais tempo e custo. Diante da análise de profissionais qualificados, os módulos eletrônicos e atuadores elétricos podem ser substituídos também.

O serviço, quando coberto pela seguradora, deixa o proprietário mais confortável e evita que o mesmo perca tempo se envolvendo no processo de reparação, mas sem seguro, o ideal é que o proprietário faça a busca pelas peças e componentes em oferta no mercado, reduzindo assim o custo da reparação.

Além da oferta em classificados online e lojas especializadas, o dono do carro pode contar com peças usadas em algumas situações onde as mesmas sejam permitidas para utilização, tais como chicotes elétricos, módulos, atuadores eletromecânicos, detalhes de acabamento e até algumas peças de motor e câmbio. Nesse caso, sites de leilão ou mesmo desmanches credenciados podem fornecer boa parte dos itens necessários por um custo final bem inferior ao dos mesmos quando novos. Até motor e câmbio novos podem ser comprados dessa forma, mas é preciso nota fiscal para a alteração da documentação.

enchente Carro que passou por enchente tem conserto?

 

 

 

Custos

A reparação pode ser feita em qualquer nível de avaria, o problema é que isso tem um custo e ele pode ser bem alto, alcançando níveis que é mais fácil desistir do conserto. Por isso, após a enchente é preciso avaliar até aonde a água atingiu. Não se pode movimentar o veículo, é necessário reboca-lo até uma oficina especializada.

As avarias podem ir de um simples encharcado no assoalho até a cobertura completa do sistema elétrico e eletrônico, que não possuem proteção contra uma inundação. A questão é que, quanto maior o nível da água dentro do carro, maior será o custo da reparação. Além disso, também influencia muito a origem do carro, pois se for importado, o custo de componentes afetados pela água será bem maior. Isso sem contar a quantidade de eletrônica a bordo. Nem é preciso dizer que quanto mais sofisticado, maior será o prejuízo.

A reparação geralmente consiste de limpeza e higienização do ambiente até a substituição de componentes que foram afetados pela água. Um motor, por exemplo, que estava funcionando na enchente e parou de repente, necessitará de uma retífica se o mesmo for constatado com um calço hidráulico, por exemplo.

A limpeza de interior e sua higienização tem custos que podem variar de R$ 400 a R$ 2.000, dependendo da intensidade dos estragos provocados pela enchente. Mas, se o nível da água subiu de tal forma que atingiu diversos componentes eletrônicos ou mesmo afetou o funcionamento do motor, os custos podem ser exorbitantes mesmo para carros comuns. Nesse caso, os orçamentos poderão variar muito conforme o tipo de dispositivo e grau de dano verificado no propulsor. Pode-se imaginar algo entre R$ 10.000 e R$ 40.000.

Tudo vai depender da marca, modelo, nível de sofisticação, motorização e origem, esta última ainda mais influenciadora na hora de cotar o orçamento. Para quem tem seguro, é necessário verificar se o mesmo tem cobertura para danos de causados por alagamentos. Afinal, um veículo pode ser tanto atingido na rua, quanto na própria garagem do proprietário. Se este sabe que existe tal risco, provavelmente contratará um seguro com cobertura maior.

Caso tenha sido feito isso, o seguro geralmente cobre orçamentos de até 75% do valor do veículo. Acima disso, o veículo é considerado como de perda total, pois não compensa mais sua reparação. O cálculo nem precisa ser exato, pois apenas a submersão do painel já é considerado como “PT” por algumas seguradoras.

Esse custo elevado, dependendo do carro, pode acontecer facilmente, visto que se for importado e já estiver com algum tempo de uso, o valor de alguns componentes eletrônicos afetados pela água podem acumular um prejuízo que pode até ultrapassar o valor de mercado do carro. Alguns módulos de controle têm preços entre R$ 10.000 e R$ 20.000 cada um, por exemplo.

O único empecilho para que a cobertura não seja paga é se ficar caracterizado que o condutor expôs o veículo ao incidente, forçando a passagem por uma via alagada, por exemplo. O mesmo em relação à estacionar veículo na praia ou transpor passagens de água, tais como rio, por exemplo. Com ou sem seguro, o veículo demandará de um dia inteiro até mais de um mês se for o caso, dependendo da disponibilidade de peças.

enchente Carro que passou por enchente tem conserto?

Se chover, o que faço?

Evite transpor vias alagadas. Antecipe seu trajeto se conhece os locais de alagamento frequente. Diante de um local onde nenhum veículo esteja passando, o recomendável é dar meia volta e procurar uma passagem mais segura. Mas, se não for possível retornar, espere a água baixar, use de paciência nessas horas e não tente passar por uma rua próxima de rio ou ponte. Se não conhecer, não se arrisque. Se os veículos estão atravessando, cautela vem em primeiro lugar.

Fique calmo e atento ao que está fazendo. Em carros manuais, mantenha a primeira marcha e dose a embreagem para que a rotação fique elevada e a marcha seja mantida. Em automáticos, coloque nas posições L ou 1. Se o mesmo não tiver essas opções no seletor, coloque em modo manual, a fim de evitar que a transmissão mude para uma segunda marcha. A ideia é sempre manter a rotação em alta para que não entre água pelo escapamento e o veículo tenha uma progressão lenta, mas constante.

Nunca entre em velocidade alta, evite fazer onda para que o motor não aspire água. O ideal é que o nível esteja abaixo da metade da porta, pois assim a água não deverá afetar componentes eletrônicos e o motor. Mantenha distância do veículo à frente. Caso o motor morra, não religue e procure abrigo. Se a água subiu rapidamente, o ideal é buscar um local elevado, procurando abrigo se o nível ou a correnteza começar a ganhar altura e força. E, acima de tudo, nunca arrisque a vida para salvar o veículo. Lembre-se que outro pode ser comprado, sua vida não…

 

COMPARTILHAR:
  • Maycon Farias

    Esse patio cheio de Brios foi alagado?

    • afonso200

      Provavel inundaçao de maremoto no japao

      • AMG

        Se não me engano foi na Tailândia…

      • Gil de Piento

        O Brio não é vendido no Japão, pelos mesmos motivos que o Etiod também não é.

  • Zé Mundico

    A resposta é NÃO!

    • th!nk.t4nk

      A regra normalmente é: alcançou o painel? Entao é perda total. O problema maior é a eletrônica, se torna inviável ($) trocar tudo. Mesmo que dê uma de louco e só dê uma limpeza geral e lubrificada em componentes mecânicos, a eletrônica vai começar a falhar em pouco tempo e pode até levar a um grave acidente. O pior é que nesse meio tempo tem sempre os espertinhos que vao tentar passar o carro pra frente, e aí a bomba explode na mao do próximo dono.

  • Ricardo

    O pior de tudo acho que é o cheiro que nunca mais o deixará!

    • Hendel Marques

      Pois eu acho que dos males, o cheiro é o menos pior. Os componentes eletricos que estiverem ainda funcionando podem oxidar em 1 dia ou em um ano… vc está andando com uma bomba relógio. Algum componente elétrico pode pifar em movimento e causar um acidente, ou te deixar na mão.

    • Luis Burro

      Isto é vdd!Não lembro q programa era,mas fizeeam uma experiência deixando um porco se decompor dentro de um veículo por uma semana.Depois lavaram,pintaram,fizeram o diabo e msmo assim o cheiro voltava.

      • Esquilo Tranquilo

        Foi no mythbusters esse do porco…

        • Luis Burro

          Ah,valeu,achava q era dele,só não tinha ctza!

  • Ygor Soares

    Tem e por aqui é até vendido como novo!

    • euomarcos

      já presenciei carro zero sem placa batido na concessionaria sendo posto pra vender novamente como zero. kkkk

  • Luciano RC

    Jeito tem, mas é um trabalho tão complicado. Precisa desmontar o carro inteiro e arrumar, isso se ele foi danificado parado. Agora se tentou passar e o carro teve problema no motor, esquece a conta não compensa.

  • zekinha71

    Se for um fusquinha ou uma kombosa é só pegar a mangueira, sabão em pó e vassoura de piaçava e mandar ver na limpeza.
    Dali uma hora já está pronto pra outra.
    Agora carro cheio de eletrônica, vai ficar caro e não ficará perfeito, daí vem aqueles anúncios maravilhosos de carrão com preço mais em conta, único dono, carro de mulher, e quem comprar depois de alguns meses vai ter um monte de surpresas.

  • rafa

    tenho uma dúvida. carros com cambio automático ao passar por algum local com água (não muito alta uns 20 a 30 cm de água) o correto é igual ao manual travar em uma marcha e passar ou por não ter embreagem deixa no automático mesmo?

    • Victor Eduardo

      Leia novamente a noticia até o final -.-

      • rafa

        Ok obrigado

    • duhehe

      Eu sempre travo na primeira ou no modo ladeira nos modelos antigos.

      • rafa

        Então só que no meu cruze ele não trava a macha mêsmo no manual ele troca sozinho após certa rotação

        • duhehe

          Na maioria dos carros, mesmo no modo manual quando chega bem perto da faixa de corte ele muda sozinho, no cruze deve ser assim, se troca antes disso é falha na programação do cambio.

          • rafa

            Mas é isso mesmo. Próximo a rotação de corte ele passa marcha mesmo no modo manual. Como é meu primeiro carro automático eu achava que quando colocasse a primeira por exemplo eu achava que ele não trocaria seu que eu desse o comando

  • Louis

    Esses dias o ADG mostrou um Audi R8 na oficina do Telmo nos EUA que estava sendo recuperado da enchente do furacão.

  • cefaf

    Uma vez fui vitimado por enchente. O seguro bancou mas não deu PT, mesmo tendo que trocar motor e câmbio. Resultado: mais de dois meses à pé.

  • Luis Burro

    Mais uma boa matéria!Não tem como impermeabilizar ao menos o sistemas eletrônicos,e como fica no caso dos elétricos?Corre se o risco de eletrocussão no interior do veículo durante um alagamento?

    • O cabeamento de alta tensão é isolado, por isso não corre risco de choque ou incêndio. Mas o cabeamento de 12v vai sofrer como de qualquer carro.

  • euomarcos

    É arrumado e vendido para outros estados como carro pouco rodado por preço de mercado.

  • Danilo

    ontem peguei um Seat Altea que nadou em algum lugar e “limparam” daquele jeito.
    Resultado: carro criou bolor pra tudo quanto eh lado. Removemos bancos, carpetes e acabamentos para poder lavar tudo e limpar. Pior de tudo isso que a pessoa dona do carro eh porca, ai tudo que tinha de farelo de pao, resto de comida, etc tudo embolorado. Nao sei como um cidadao consegue deixar o carro de tal maneira. Tinha chiclete grudado atras do volante!!!!!! Quem faz isso??
    Enfim, carro ta ficando bom… mas quando vi… ate desanimei! Mas dai dei aquela acelerada no preço e voltei a animar quando o proprietario disse: Ta ok, sei que ta zuado.
    Mas o cheiro impriguina, porque entra agua nas latas, escorre agua do carpete molhado e seca, debaixo das chapas nao tem como limpar. dependendo do caso nao volta, mas alguns so da uma chovida e ficar tempo humido que volta.

  • Baetatrip

    Apos da chuva de 2011 la na serra do RJ
    O meu Samurai de trilha virou peixe (Agua chegou a 2.10m de altura)!
    Esperamos agua abaixar e conseguimos botar o motor p/ funcionar( tiramos agua dentro do motor, usando pano de agua e sem vela, espirrava cada agua adentro!) abrimos tudo e colocamos tudo novo (oleo, etc etc) e ligou lindamente!
    Refizemos a parte eletrica etc……!
    Suzuki e show nessa parte, pois nao tem nenhum misterios!
    Carros modernos sao vulneraveis a dar pt nesse casos!

  • Ediomar

    Aqui no sul do pais,especialmente Santa Catarina,o que aparece de carro estranho apos essas épocas de chuva intensa não é brincadeira,fazendo uma inspeção visual em alguns casos já se nota que foi alagado fora o cheirinho que fica e em 99% dos casos nunca mais sai.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email