Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Leitores do NA, meu nome é Emerson e sou proprietário de um Land Rover Defender 110 2006, leio diariamente o blog e resolvi finalmente fazer uma matéria sobre minha experiência com o carro. O Defender sempre foi uns dos meus carros preferidos, e quando tive a oportunidade de adquiri-lo, nem pensei em outro modelo, o carro foi comprado na Calmac em São Paulo.


O modelo Defender é considerado um ícone off road em todo o mundo, bem conhecido por sua carroceria em alumínio toda rebitada e com formato quadrado que acaba chamando bastante a atenção por onde passa.

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Motorização: O Defender vem equipado com um motor 4 cilindros 2.5 TDI que gera 115 cv e 29,5 kgfm de torque a 1800 rpm, seu motor turbo é apenas o necessário para locomover o grandalhão de mais de 2 toneladas, não sobra potencia mais também não falta na maioria das vezes. Sua turbina entra em ação logo aos 1800 rpm pode parecer rápido mais este motor leva mais tempo do que um motor a gasolina a chegar nesta rotação, seu cambio é de 5 marchas diferente do modelo 2007 em diante que já vem com um cambio de 6 marchas.


Acabamento: Ao meu ver o maior ponto negativo do carro é o acabamento, alguns encaixes do painel parece ser até brincadeira, para um carro que na sua época custava mais de 100 mil reais, o painel é em sua maior parte feito em plástico com apenas a área perto de suas saídas do ar condicionado com face levemente emborrachada, o pior encaixe mesmo é o do painel de instrumento, mais para isso até há uma explicação, como é um carro inglês seu volante ficava na direita, quando veio pro Brasil o volante passou para a esquerda, mas de um jeito mal feito, isso acabou sendo arrumado a partir de 2007 quando o modelo sofreu algumas alterações leves em seu exterior e grandes em seu interior, seu painel foi todo trocado, não é lá AQUELE painel mais melhorou muito em relação ao anterior.

Estabilidade: O Defender é visivelmente um carro com poucas chances de ser estável mesmo sendo um carro AWD, por sua altura principalmente, mais realmente ele é bem instável, com sua suspensão ajustada para percursos fora de estrada ela acaba sendo bem “mole “em percursos urbanos e isso fica mais grave em estradas com muitas curvas.

Dia a Dia: O carro é de uso diário, claro que não é um carro pratico para o uso urbano por seu tamanho e conforto.

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Desempenho: O Defender é um carro com um desempenho relativamente baixo em vias urbanas, ele não passa dos 120 km/h apesar de sua velocidade máxima ser de 130 km/h. Gostoso é sentir quando aos 1.800 rpm sua turbina entra e você sente um leve repuxo e ouve o som do motor TDI, realmente uma sensação muito gostosa para os entusiastas, quem compra um defender imagino que não espera comprar um carro com alto desempenho urbano.

Desempenho OFF ROAD: Aqui sim você consegue se lembrar o porque comprou um Defender, o carro pode andar com conforto em estradas de terra esburacadas graças a sua suspensão, e também pode encarar as trilhas mais improváveis para um carro deste tamanho, seu motor pode não esbanjar força mais quando você engate sua reduzida é outro carro vira um trator, você realmente pode sair em segunda marcha sem qualquer problema exceto em alguma subida muito inclinada, o carro tem um ótimo ângulo de ataque e um bom ângulo de saída coisa que ajuda muito em uma trilha, sua suspensão se dobra inteira em erosões, e na lama se sai muito bem graças ao seu sistema de bloqueio, não vejo carro melhor para viagens longas em lugares onde se exija tração 4×4.

Manutenção: o carro nunca apresentou nenhum defeito mecânico e já esta com quase 70.000kms rodados, a manutenção não é nenhum absurdo as peças do motor não são difíceis de encontrar pois este motor também já equipou a Ranger, não faço revisões na concessionaria pois não vemos necessidade de gastar tanto pra ter um serviço que as vezes pode ser até inferior comparado ao lugar que levamos.

Conforto: Algumas pessoas imaginam que este carro tem um farto espaço interno para os passageiros, mais não é nada disso, eu tenho 1,80 metro e encosto o joelho nos bancos da frente quando sento no banco traseiro, o mesmo acontece quando sento nos bancos dianteiros encostando o joelho nas saídas do ar condicionado. Os bancos são confortáveis o que pega mesmo é o espaço, o porta malas é perfeito para quem vai viajar ou mesmo precisa de um porta malas grande, ele é realmente grande, não sei quantos litros mais tenho certeza que são muitos. O ruído do motor é alto devido a ser diesel e turbo e sua cabine não é tão bem isolada, não chega a incomodar e para pessoas que gostam de ouvir o ronco do motor é até bom, o carro possui o básico em questão de conforto como ar condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros elétricos, possui também teto solar mais é aquele rosqueavel que abre pra cima e não abre por completo, o defender 110 leva até 5 pessoas, já a partir do modelo 2007 ele leva até 7 pessoas.

Consumo: O consumo desse carro é realmente bom, faz média de 8,5km/l na cidade e 10 km/l na estrada, para um carro deste porte acredito que esta muito bom.

Custo/Beneficio: é um carro caro por ter poucos itens de serie, e falar que seu valor pode valer por seu desempenho em trilhas difíceis, também pode ser bobagem pois um Suzuki Jimny pode fazer o que uma Defender faz facilmente, quem compra uma Defender quer um carro para viagens off road e para isso é o carro certo.

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

O Land Rover Defender é um carro que para muitos pode parecer uma compra muito irracional pois pode ter mais contras do que prós. Criado em 1948 mudou muito pouco até hoje, o modelo 2006 não possui nem airbag como item de segurança apenas possui o freio ABS, isso já mudou no modelo 2007, a Land Rover anunciou que em 2015 seria o fim do modelo, por questões de segurança e emissão, e apresentou o conceito DC100 que parece ser um conceito bem legal, mais a maioria dos donos de Defender são pessoas que gostam de um visual mais conservador acredito eu que o DC100 ia atingir outro publico, não os verdadeiros donos de Defender.

A Land Rover adiou o fim do modelo defender para 2017 mudando o seu motor, com um motor mais eficiente e poluindo menos o modelo conseguiu ter uma vida mais longa, já o DC100 pode ser lançado como outro modelo. Pra quem procura um carro com estilo ÚNICO com uma historia incrível, que encare trilhas e viagens e não seja tão ligado em conforto é um carro que eu recomendaria porem não esta mais sendo vendido no Brasil acredito que pelas tímidas vendas, agora só usado.

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Prós

-Consumo
-Desempenho Off Road
-Estilo
-História
-Manutenção
-Motorização

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Contras

-Acabamento
-Espaço interno para passageiros
-Custo beneficio
-Segurança
-Estabilidade
-Tecnologia

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email