Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-2-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Leitores do NA, meu nome é Emerson e sou proprietário de um Land Rover Defender 110 2006, leio diariamente o blog e resolvi finalmente fazer uma matéria sobre minha experiência com o carro. O Defender sempre foi uns dos meus carros preferidos, e quando tive a oportunidade de adquiri-lo, nem pensei em outro modelo, o carro foi comprado na Calmac em São Paulo.



O modelo Defender é considerado um ícone off road em todo o mundo, bem conhecido por sua carroceria em alumínio toda rebitada e com formato quadrado que acaba chamando bastante a atenção por onde passa.

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-3-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Motorização: O Defender vem equipado com um motor 4 cilindros 2.5 TDI que gera 115 cv e 29,5 kgfm de torque a 1800 rpm, seu motor turbo é apenas o necessário para locomover o grandalhão de mais de 2 toneladas, não sobra potencia mais também não falta na maioria das vezes. Sua turbina entra em ação logo aos 1800 rpm pode parecer rápido mais este motor leva mais tempo do que um motor a gasolina a chegar nesta rotação, seu cambio é de 5 marchas diferente do modelo 2007 em diante que já vem com um cambio de 6 marchas.

Acabamento: Ao meu ver o maior ponto negativo do carro é o acabamento, alguns encaixes do painel parece ser até brincadeira, para um carro que na sua época custava mais de 100 mil reais, o painel é em sua maior parte feito em plástico com apenas a área perto de suas saídas do ar condicionado com face levemente emborrachada, o pior encaixe mesmo é o do painel de instrumento, mais para isso até há uma explicação, como é um carro inglês seu volante ficava na direita, quando veio pro Brasil o volante passou para a esquerda, mas de um jeito mal feito, isso acabou sendo arrumado a partir de 2007 quando o modelo sofreu algumas alterações leves em seu exterior e grandes em seu interior, seu painel foi todo trocado, não é lá AQUELE painel mais melhorou muito em relação ao anterior.

Estabilidade: O Defender é visivelmente um carro com poucas chances de ser estável mesmo sendo um carro AWD, por sua altura principalmente, mais realmente ele é bem instável, com sua suspensão ajustada para percursos fora de estrada ela acaba sendo bem “mole “em percursos urbanos e isso fica mais grave em estradas com muitas curvas.

Dia a Dia: O carro é de uso diário, claro que não é um carro pratico para o uso urbano por seu tamanho e conforto.

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-1-620x443 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Desempenho: O Defender é um carro com um desempenho relativamente baixo em vias urbanas, ele não passa dos 120 km/h apesar de sua velocidade máxima ser de 130 km/h. Gostoso é sentir quando aos 1.800 rpm sua turbina entra e você sente um leve repuxo e ouve o som do motor TDI, realmente uma sensação muito gostosa para os entusiastas, quem compra um defender imagino que não espera comprar um carro com alto desempenho urbano.

Desempenho OFF ROAD: Aqui sim você consegue se lembrar o porque comprou um Defender, o carro pode andar com conforto em estradas de terra esburacadas graças a sua suspensão, e também pode encarar as trilhas mais improváveis para um carro deste tamanho, seu motor pode não esbanjar força mais quando você engate sua reduzida é outro carro vira um trator, você realmente pode sair em segunda marcha sem qualquer problema exceto em alguma subida muito inclinada, o carro tem um ótimo ângulo de ataque e um bom ângulo de saída coisa que ajuda muito em uma trilha, sua suspensão se dobra inteira em erosões, e na lama se sai muito bem graças ao seu sistema de bloqueio, não vejo carro melhor para viagens longas em lugares onde se exija tração 4×4.

Manutenção: o carro nunca apresentou nenhum defeito mecânico e já esta com quase 70.000kms rodados, a manutenção não é nenhum absurdo as peças do motor não são difíceis de encontrar pois este motor também já equipou a Ranger, não faço revisões na concessionaria pois não vemos necessidade de gastar tanto pra ter um serviço que as vezes pode ser até inferior comparado ao lugar que levamos.

Conforto: Algumas pessoas imaginam que este carro tem um farto espaço interno para os passageiros, mais não é nada disso, eu tenho 1,80 metro e encosto o joelho nos bancos da frente quando sento no banco traseiro, o mesmo acontece quando sento nos bancos dianteiros encostando o joelho nas saídas do ar condicionado. Os bancos são confortáveis o que pega mesmo é o espaço, o porta malas é perfeito para quem vai viajar ou mesmo precisa de um porta malas grande, ele é realmente grande, não sei quantos litros mais tenho certeza que são muitos. O ruído do motor é alto devido a ser diesel e turbo e sua cabine não é tão bem isolada, não chega a incomodar e para pessoas que gostam de ouvir o ronco do motor é até bom, o carro possui o básico em questão de conforto como ar condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros elétricos, possui também teto solar mais é aquele rosqueavel que abre pra cima e não abre por completo, o defender 110 leva até 5 pessoas, já a partir do modelo 2007 ele leva até 7 pessoas.

Consumo: O consumo desse carro é realmente bom, faz média de 8,5km/l na cidade e 10 km/l na estrada, para um carro deste porte acredito que esta muito bom.

Custo/Beneficio: é um carro caro por ter poucos itens de serie, e falar que seu valor pode valer por seu desempenho em trilhas difíceis, também pode ser bobagem pois um Suzuki Jimny pode fazer o que uma Defender faz facilmente, quem compra uma Defender quer um carro para viagens off road e para isso é o carro certo.

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-8-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

O Land Rover Defender é um carro que para muitos pode parecer uma compra muito irracional pois pode ter mais contras do que prós. Criado em 1948 mudou muito pouco até hoje, o modelo 2006 não possui nem airbag como item de segurança apenas possui o freio ABS, isso já mudou no modelo 2007, a Land Rover anunciou que em 2015 seria o fim do modelo, por questões de segurança e emissão, e apresentou o conceito DC100 que parece ser um conceito bem legal, mais a maioria dos donos de Defender são pessoas que gostam de um visual mais conservador acredito eu que o DC100 ia atingir outro publico, não os verdadeiros donos de Defender.

A Land Rover adiou o fim do modelo defender para 2017 mudando o seu motor, com um motor mais eficiente e poluindo menos o modelo conseguiu ter uma vida mais longa, já o DC100 pode ser lançado como outro modelo. Pra quem procura um carro com estilo ÚNICO com uma historia incrível, que encare trilhas e viagens e não seja tão ligado em conforto é um carro que eu recomendaria porem não esta mais sendo vendido no Brasil acredito que pelas tímidas vendas, agora só usado.

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-4-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Prós

-Consumo
-Desempenho Off Road
-Estilo
-História
-Manutenção
-Motorização

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-9-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

Contras

-Acabamento
-Espaço interno para passageiros
-Custo beneficio
-Segurança
-Estabilidade
-Tecnologia

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-7-620x826 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-6-620x465 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

land-rover-defender-2006-usado-da-semana-5-620x826 Carro da semana, opinião de dono: Land Rover Defender 2006

5.0

  • maarcosb

    Parabens pela avaliacao, mas confesso que fiquei um tanto quanto decepicionado, em relacao a motorizacao, espaco interno e acabemento. Mesmo sendo um otimo carro e tendo um legado muito forte, o JEEP WRANGLER seria me escolhar, ja que possui um acabemento melhor para que tambem utiliza o carro dentro da cidade.

    obs: desculpe pefa falta de acentuacao, estou com problemas no teclado!

    • nicholasunited

      Dentre os dois o Americano vence, mas são ótimo carros pois o defender é sofisticado sem ser vulgar e o Jeep Wrangler é um utilitário sem perfumarias

  • jttrainer

    linda análise!, pena que carros como esse estão em extinção, esse carro da pra ver que carrega toda uma paixão por tras de tudo, coisa dificil hoje em dia, que os carros estao ficando cada vez mais genéricos..

    defender e grand cherokee, é o que há!

    • saosao

      Defender e Bandeirante é o que há!

      • Pedro_Rocha

        2 grandes nomes do off road, mas o Marruá ainda é mais poderoso:
        http://www.agrale.com.br//pdf/pt/utilitarios_civi

        • saosao

          Concordo, apesar de que o Marruá parece bem focado para uso militar, o que lhe garantiria vantagem sobre os demais no off-road e manutenção.

          • Pedro_Rocha

            Todos os 3 são off roads à moda antiga, mas pesa a favor do Marruá ser um projeto ENGESA aperfeiçoado recentemente pela Agrale em parceria com o IME.

            Além disso, pelo Defender está em vias de extinção, não creio que a Land Rover fará aperfeiçoamentos relevantes até o fim da comercialização dele.

            • mjprio

              Marruá Defender e Bandeirante ainda são utilizados como veículos militares. São pau pra toda obra. Os Marruá são mais utilizados pelo EB( devido ao que vc falou acima ) e pela FAB. Já os Defender 90 e 110, são utilizados como VTR 1/2Ton operativas pelo EB e pelo Corpo de Fuzileiros Navais, bem como pela PM de SP. Já as Bandeirantes ainda "vivas" são empregados como VTR administrativas em vários quartéis

    • Andrex2501

      Esse foi um dos melhores opinião de dono que já ouve, com uma análise diferente de um carro diferente! Ótimo, muito boa mesmo, se vc pensar racionalmente, não dá pra se comprar esse carro, mas ele tem um espírito e um carisma tão forte, que o tornam atrativíssimo. Belíssimo carro!

  • quirelli

    Parabéns pelo carro. Eu adimiro ele e com certeza teria um carro desses para viagens, mas do modelo mais novo com alguns itens a mais.

  • Maurilho

    Não gostei muito deste desempenho, mas como é um carro de torque, não é de se reclamar; gostei de sua reflexão; por ser uma Land Rover, sua tecnologia é bem baixa.

    • Felipe

      Por ser Land Rover tem tecnologia baixa??
      Discovery, Freelander, mais os Rangers Rovers da vida, são todos sem tecnologia né??
      Digita ai no google terrain response e veja o que só pra abrir suas idéias

      • olokobicho

        acredito que eles quis dizer que, justamente por ser land rover, que esse carro não tem a tecnologia que o nome ''Lando Rover'' carrega em seus outros carros, e não que os carros da land rover não tenham tecnologia.

      • DanBH

        Felipe, aprendeu português ontem? Maurilho disse que justamente por ser um Land Rover, era de se esperar mais em tecnologia, por isso a vírgula de "Land Rover". Para dizer o que você entendeu ele não deveria ter colocado a vírgula.

      • Maurilho

        Ei, interprete meu comentário para responder, disse que os Land Rover's, tem tecnologia, apenas relatei que o carro poderia ter um pouco mais! A (Defender)

    • mho

      Tecnologia baixa? Vai olhar o diferencial desse carro, é blindado e aguenta monstruosidades.

      • Maurilho

        Como não sou muito ligado a trilha, coloquei no ponto tecnológico, itens mais pra cidade…

  • blindzector

    Perfeito!

    Otimo relato, parabens ao Feliz proprietario q nos aguaceiros faz e passa feliz enquanto muitos roens os labios ao ver um aguaceiro em uma rua eheheheh…

    Lindo carro, ainda terei um Land Rover para os fds! E qem sabe realizar meu verdadeiro sonho… Ir ao chile! Com um carrao desses vou e volto! xD

    • Gustavo73

      Meu cunhado está na mesma vibe que você. Hoje ele tem uma Tr4. Mas diz que até o início do ano que vem vai partir para uma Defender 110 usada. E já tem planos com um grupo de ir até o Chile.

      • blindzector

        literalmente acho q e uma vibe mais qe positiva e perfeita! rs

        Acompanhei algumas viagens de alguns conhecidos qe sairam de sao paulo e forampara la!… sinceramente, nao teria algo mais perfeito qe essa viagemzinha!

        Atravessar salazares, deserto…. subir a cordilheira e ver o sol se pondo as 20 da noite! E o ceu mais limpo qe muito lugar perto! Deitar em cima da Land :)

        • João Silva Aguiar

          Ops… só pra pentelhar… Já fiz isso num MAVERICK V8 em 1978 … Vale a pena mesmo…. depois disso repeti a dose varias vezes… (com outros carros é bem verdade…)

  • BlueGopher

    O dono de uma Defender tem um perfil típico, e dificilmente fica insatisfeito com ela.
    Aceita com prazer sua personalidade diferente, com tantas limitações e tantas virtudes.

    • blindzector

      Quem gosta de carro assim e um apaixonado! :) E sou um deles!

    • visanpai

      História parecida com os amantes das Harley.

  • RafaelPimenta

    eu acho muito bonita a defender, pena que o acabamento realmente é muito fraco

    • Pedro_Rocha

      O motor também, conforme o autor do texto. Agora entendi o apelido de "Lady Rover" desse off road.

    • Carlsson

      Pra que acabamento? É carro pra andar no barro.
      __
      E olha que a imagem do seu nick indica um carro "de macho"!
      Abs.

      • RafaelPimenta

        hsuahsuahs eu amo o dodge charger americano mesmo. trocaria facil qualquer esportivo por ele. mas falei do acabamento ser fraco pois é um carro caro, merecia um pouco mais de qualidade. Eu prefiro comprar uma Range sport V8 turbo de 540cv e meter na lama HSUAHSUHAS

        • João Silva Aguiar

          Gosto é gosto …. prefiro a Defender…

  • Fanjos

    É basicamente um Trator!!
    Mas isso é Off Road o resto é perfumaria

  • saosao

    Realmente é um belo veículo, mas só confirmou o que eu achava: para estrada, para quem curte pegar estrada (não off-road) e correr, a Defender não serve, ainda mais pq falta muitos equipamentos e dispositivos de segurança atuais.
    Agora, para quem vai fazer uma longa viagem e quer carregar de tudo, andar tranquilo, etc, etc, é o carro perfeito.

    • O_Corsario

      Só se a longa viagem for por trechos sem asfalto ou coisa do gênero.

    • blindzector

      E um carro muito grande para andar, o centro de gravidade e muito alto! 100 km/h e o mesmo qe um gurgel a 180 xD

  • Jonathan Iury

    belo carro, tomara que o substituto do tr4 atenda os fãs desse aqui

  • O_Corsario

    O Defender me lembra um tubarão, bruto, rústico e perfeitamente adaptado ao seu meio ambiente.
    Realmente não é um carro para curiosos, deve ser fogo usar no dia-a-dia, dependendo do seu cotidiano, claro! Para quem mora em lugares remotos deve ser ótimo, mas para quem vive cercado de asfalto ou precisa estacionar por aí… COmplica!
    Para minha realidade seria inviável, mas adoraria pegar uma carona ou mesmo dirigir em circuitos fora da estrada.
    Uma coisa que vejo muitos reclamarem é a ergonomia, vc nota alguma coisa neste aspecto?
    E acho que faltou falar de preços! Não sabemos quanto pagou quando comprou, quanto gasta com manutenção e peças… Sempre acho interessante ver estes fatores.

  • johnnyburanelo

    até os seminovos e usados sao carissimos heheh,
    mas alem de ser pau p toda obra, ainda é muito estiloso
    nao tem como nao gostar deste design atemporal….
    só o interior q poderia ter melhorado com o tempo…. e se atualizado um pouco….

    mas com ele da p escalar parede hahaha

  • Wandsberg

    "MAIS" = "+"
    "MAS" = "MAS"

    • Filippo

      pra uma publicação tão bem relatada erros de português são o de menos.
      gostei muito, parabéns pelo carro e pelos conhecimentos!

  • fschulz84

    Eu sempre imaginava como seria ter um Defender… Mas no meu caso, acho a 110 muito grande, queria a 90 mesmo.

    Parabéns pelo relato!

  • Louis

    Belo carro, mas eu só compraria um desses se morasse na Amazônia.

  • Um sonho de consumo! Acredito que todos os aficionados por Defenders como eu sou ficaram bastante decepcionados com o fim das vendas do jipe do Brasil, e mais ainda quando soubemos que ele sairá de produção em breve, mas não adianta quando penso no carro ideal para meu uso e a vida que gosto não consigo pensar em outro carro. Comparando com outros veículos off road claro temos o Wrangler, mas o alto custo de manutenção, o motor beberrão para uso urbano e a desvalorização são pontos altamente negativos, claro compensáveis para quem busca conforto e um acabamento bem feito. Em seguida temos Troller, TAC dentre alguns outros, carros excelentes para o off road mas que não possuem o mesmo espirito de um Defender de ser um carro forte basicamente. E sinceramente, quem pensa em comprar um carro desses e não se desfazer mais como eu penso, sequer cogita outra alternativa. Quem sabe um dia não consigamos um usado bem conservado? Enquanto isso nos basta admirar essas maravilhas da engenharia britânica.

  • Doccar

    prefiro um pickup cabine dupla seja Ranger, Amarok ou S10…

    • Bruno Alves

      Aff, eu não li isso.

  • rrr

    Mais econômico que meu Rocam kkkkk

    Off: lembrei disso:
    https://www.youtube.com/watch?v=F_HJYMzzreM

  • Saulo

    Avaliação muito mal escrita.

  • Bruno Alves

    Esse Defender é um daqueles que era montado no Brasil ou já é dos modelos importados da Inglaterra? Se for o "brasileiro" está explicada as falhas no acabamento.

  • pumagtb

    Parabéns pelo carro e relato isso dura a vida inteira é quase um tanque de guerra.

  • Claudinho

    Pra quem tem a necessidade , o carro é sensacional .

  • PEDRO_HAWK

    Um carro destes e eu arrumava pelo menos uns 40 dias de férias do trabalho pra dar uma passeada pelos nosso vizinhos.

  • adrisev

    Ótimo texto e excelente a avaliação do carro… Acho que uma compra pouco racional… Mas é aquilo… quem compra é por paixão e emoção… Prefiro a nova Triton… 2014… (reportagem logo adiante).

  • Pacheco

    Esse carro e magnifico…e quem esta em extincao sao as trilhas. Castelhanos virou estrada paa carros

  • Rafael

    prestes a virar um classico, imagino que daqui uns 50 anos ele vai estar valendo uma fortuna.

  • mjprio

    O que muitos não entendem é que um Defender é uma viatura Operativa utilizada ha mais 50 anos no Exército Inglês; e que foi travestida de veículo civil, tal qual como os jeeps, e tantos outros. Não nasceu um SUV. Por isso tem suas limitações, mas nem por isso deixa de ser um interessante veículo que tem boa performance para o fim a que se destina(OFF ROAD)

  • Antonio

    Veículo projetado desde o início pra aguentar uma vida inteira, aqui na minha cidade tem um modelo 110 dos anos 70 impecável, que o dono não deve vender nem pelo $ de um novo. É uma lenda ao lado do Jeep CJ, da Toyota Land Cruiser (Bandeirante) e do MB Unimog.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend