Chevrolet Hatches Usado da semana

Carro usado da semana, opinião de dono: Chevrolet Celta Spirit 2006

chevrolet-celta-spirit-mpfi-vhc Carro usado da semana, opinião de dono: Chevrolet Celta Spirit 2006

Veja o relato do membro Kitsune, do Fórum NA, que a propósito tem mais de 5.000 membros cadastrados. Ele fala do seu Celta Spirit 2006/2007, que comprou zero quilômetro, e hoje já rodou mais de 30.000 quilômetros com o carrinho.



Achei que deveria postar meu relato pelo seguinte fato: Quando compramos um carro 0 km muitas vezes estamos empolgados demais com a aquisição para notar os defeitos e exaltamos demais as qualidades. Portanto, acho que um post de um motorista que dirigiu o carro desde 0 km por 30.000 km deve conter uma experiência boa.

Eu possuía um Corsa 96/97 GL 1.4 quando comprei o meu Celta SPIRIT 0 km. Na época fiquei muito na dúvida entre pegar um popular 0 km ou um usado mais equipado e com mais motor. Mas, como eu teria de mantê-lo com salário de estagiário optei pela opção mais conservadora, onde gastaria menos com seguro, manutenção e combustível.

Na época fiz uma planilha com todos os concorrentes, listei preços de revisões, manutenções mais comuns (liguei pra concessionárias e oficinas e cotei preços de pastilhas, embreagem e troca de óleo – hoje troco óleo na concessionária com meu Celta. Pago 55 reais na troca do óleo e do filtro aqui em BH) e seguros de cada um. Comparei e optei pelo Celta, que inclusive era lançamento na época e contava com itens que não havia nos concorrentes da época, como conta-giros, ajuste de altura dos cintos, cinto de 3 pontas pro banco traseiro, aviso de faróis ligados etc.

Na época fiquei entre ele e o Fiesta, mas este não era FLEX e a desvalorização era tão iminente quanto a versão FLEX. Pois bem, comprei-o sem nada (apenas o básico do SPIRIT, que é limpador e desembaçador traseiro) e mandei instalar em loja renomada os kits originais de vidros elétricos, travas elétricas e alarme, além do som. Gastei metade do que ia gastar na concessionária.

Vou destacar alguns pontos positivos e negativos do carrinho – sendo muito sincero – desde minha aquisição. Vou ser coerente com a proposta do carro, ou seja, não vou reclamar do tamanho do porta-malas, por exemplo, porque eu já comprei o carro sabendo deste fato e sabendo que tenho um carro popular e não um esportivo ou de luxo!

POSITIVOS

– Economia: Rodo 50 km para ir e voltar do trabalho, passando pela faculdade no trânsito de BH (MUITO morro e caótico nos horários de pico) e o carro apresentou uma média de 11,5 km/l na gasolina (havendo tanques que ele fez 10 km/l até 12,5 km/l creio que pelo modo e condições de condução no período ou até mesmo a qualidade do combustível). Já no álcool (que uso a maioria das vezes) ele fez uma média de 9 km/l, havendo tanques que ele apresentou consumo de 8 km/l até 10 km/l. O método de medição consiste em encher o tanque e pedir ao frentista que pare sempre no 1° ‘click’ da bomba, evitando assim diferenças entre tanque que o frentista deu aquela “choradinha” e encheu até a boca, pra outro que obedeceu o limite “natural” do tanque. Na estrada achei bom os números também: Fiz uma viagem este início de ano (BH-ITACARÉ) onde rodei 3000 km (90% em estrada) e a média de consumo foi 15,5 km/l. Houve tanque que ele fez 16,6 km/l. Tudo isso na gasolina, claro.

– Manutenção: Basta dizer que em 2 anos e meio só gastei com trocas de óleo e filtro (faço de 5000 em 5000 km ao invés de 7500 km) e mês passado troquei as pastilhas de freio. A 1ª revisão do Celta, com 15000 km é gratuita; a de 30.000 km irei realizar agora. Creio que não vá ficar em mais de R$ 300,00 (troca de velas, filtros de combustível, etc). Melhor, impossível.

– Comportamento de Motor e Suspensão: Minha namorada tem um Palio fire e um grande amigo, um Gol G4 1.0 que dirijo com freqüência. O Celta tem um motor mais forte que ambos (embora o Palio seja mais elástico) e é, sem dúvida, “melhor de curva” que estes dois também (destaque negativo pro Palio, que oscila lateralmente a carroceria nas curvas e faz você ver a vó pela greta quando entra um pouco mais rápido nas curvas).

NEGATIVOS

– Ergonomia: Direção desalinhada com o volante (nada de novo nesta crítica). Banco dianteiro com encosto fixo (idem).

– Câmbio: A crítica aqui não vai pra construção, que aliás é muito boa. Feita através de cabos, faz com que a troca de marchas seja leve e justa. A crítica aqui vai pra relação. Acho curta demais! O carro na estrada, a 100 km/h está com giro de mais de 3500 rpm. Não há como viajar em uma média de 120 km/h sem que o motor vá “urrando” o tempo todo.

– Plásticos e mais plásticos: Apesar de não fazerem tanto barulho como os painéis de LEGO dos 206, também não é uma primazia. O porta objetos que é a tampa da caixa de fusíveis vive caindo no meu pé; a cordinha que prende a tampa do porta malas teve seu “pininho” quebrado na base e se soltou. Isso não é plástico mas também tem a ver: o banco do motorista tem uma folga lateral com o trilho que já apertei tudo quanto é parafuso e ela não some.

No mais, minhas impressões foram boas, eu recomendo o carro a todos que querem um zero. Irei trocar de carro no meio do ano e, dessa vez, irei optar por um usado (um ou dois anos de uso). Estou entre o Focus GHIA completo com motor Duratec, o C4 VTR ou mesmo um Vectra 2005 Elite ou equivalente, como o mesmo Focus um pouco mais velho, se optar por algo um pouco mais barato.

  • Rdassis

    Engraçado que ele apesar recomendar o celta, o próximo vai ser um USADÃO, COM MOTOR MAIS FORTE, E SEDAN…. será porque ? ai tem !!!!

    • Kitsune

      Opa! Fui que fiz a avaliação.

      Amigão, como falei no relato, antes eu ganhava como estagiário. Tinha que sustentar meu carro com menos de 1500 reais por mês (fora outros gastos). Hoje, graças a deus, posso pensar em comprar um carro melhor! Sempre fui adepto da teoria de comprar um semi-novo completo ao invés de um 0km pelado! Mas, como um bom engenheiro, temos que colocar a razão em 1º plano. Vai trocar a correia e o tensionador dela de um Focus 2.0…ou pior, de um C4 VTR!! Eu falia! (e não tenho papai pra pagar nada pra mim). Hoje posso lidar com esses imprevistos e pagar pelas minhas escolhas.

      E, além disso, depois de muitas análises e test-drives (e estudos de custos de manutenção e de preços) eu estou prestes a adquirir um Bora 2007. Tirei o VTR da cabeça (apesar de ser o mais carro de todos) pelo fato do alto custo de manutenção. O Focus continua sendo uma boa pedida, mas perde no quesito “não parecer carro de tiozão”.

  • rafael.pereira

    Bem, certamente subiu na vida porque as próximas alternativas são todas ótimas!

    O Celta é bom de curva assim? Sabia que não era molenga como um Palio, mas em relação a um Ford Fiesta, por exemplo?

    O acabamento do Celta é frquinho mesmo, mas o que me surpreendeu foi ao ver o carro na concessionária. Fui ajustar o banco para ficar na posição certa de dirigir para mim (ah, tenho 1,65m) fiquei com a perna praticamente presa embaixo do volante, enquanto no Classic tinha um espaço bom.

    • cxgalera

      A arquitetura do Celta é a mesma do Classic…

      O q acontece é q o banco no Celta é mais alto q no Classic… Tentativa de posicioná-lo nas “tendências atuais” ! heheh !

      No Classic lembra o Gol G4… G3… Vc fica mais afundado !

      • cxgalera

        No Celta dá tbém sensação de menor espaço…

        Por causa do teto ovalado ! Mas ajuda na aerodinâmica do carro !

        • Fernando Dupas

          Aluguei um, deus me livre…prefiro um carro 99 completo a ter que ter um celta zero pelado…

          • cxgalera

            Carro 1.0 ! Requer mesmo paciência…

            Se tiver com pressa… É 1a. 2a. e 3a. marchas a cada quarteirão !!! Odeio isso !

            Se for um sedan pesadão como Fiesta, Corsa ou Logan… Virge !

            Voyage e Siena até q vão razoavelmente… Bem mais leves q os 3 acima.
            E desde q não se encha o porta-malas.

            Prisma (Com fila de espera de 4 meses) se deu bem com o 1.0, como o Classic !

            É “apenas” 2 segundos mais rápido q Voyage E 2,5 q Siena EL (0 a 100 km/h), pelo motor forte e por ser leve.

            Nesses carros, os automatizados seriam uma maravilha !

            • Fernando Dupas

              Unico 1.0 que gostei foi o fox, isso sim é carro bom…mas prefiro meu corolla 1.8 ahuahauhauh

  • GT40

    Frequentemente alugo esses básicos para viajar ao interior de SP. Quanto ao Celta, o que mais me chama a atenção é o fato do volante estar deslocado para a direita, o que acaba cansando o braço em viagens, pois você dirige meio torto. A ressonância na cabine é outro coisa que aborrece no carrinho.
    Se tivesse que optar por um básico ficaria entre o Clio Campus ou Ka.

    Quanto a troca pelos modelos citados (dos três só não conheço o C4), garanto que vai sair do inferno direto para o céu.

    • cxgalera

      Um “outra” opção q parece estar muito interessante…

      É o Peugeot 206 1.4 !

      Apesar desse 1.4 ser fraco (“Apenas” 25 cv a menos q o GM 1.4)… Reduziram bem o preço dele, no modelo 2010 ! Está a preço de 1.0 !

  • Hermann Essert

    Ótimo depoimento, vou mandar pro meu irmão que está querendo pegar um Celta.

    O focus antigo tem um visual meio cansado, não vou com ele. Mas é um ótimo carro. Prefiro nem falar do Vectra pois minhha opinião (–>) é suspeita. Mas não recomendaria o C4. Muito “fragil” os que vi, pelo menos. Painel de plástico que pede pra fazer barulho com o tempo. Não sei é exatamente assim com todos, mas o que vi… Não sei aí em BH, mas aqui no PR quem tem Citröen reclama que se dá problema sai caro pra caramba.

  • Osprey

    Outro detalhe que não gosto no Celta são os comandos de ventilação. Os botões de girar são pequenos (tem que segurar com as pontas dos dedos) e com as quinas retas, o que da um impressão ruim e de economia e duros. Com relação as opções da futura compra (Focus, C4 e Vectra), acho que vc ta saindo de uma compra racional (no caso do Celta) para uma totalmente emotiva. Pensei em outros modelos que tem no mercado que vc chegará num meio termo (lembre-se do preço do seguro e do custo de manutenção como fez na compra do celta).

    • Felipe Siena

      No caso do C4 o seguro é barato…e o carro é excelente!!!
      Um amigo meu tem um,e o seguro saiu apenas 1000 reais…

      • Osprey

        Só que ele falou ali C4 VTR, acho que não é barato não!!! O Pallas e o C4 hatch devem ter preços razoaveis no seguro mesmo….

        • Orivaldo Silva

          Não sei se o seguro para C4 Pallas ou Hatch está mais barato, mas o seguro do meu VTR 2008 custou R$ 1.378,89.

    • Kitsune

      Amigo,

      Todos os carros que estou analisando são semi-novos. E não sei se você considera um meio termo ou não, mas estou optando pelo Bora (2007, modelo “antigo”).

      O VTR sim, era uma escolha BEM emocional. Mas é um esportivo bacana, com opcionais que você não vê em NENHUM nacional e, com 2 anos de uso, você acha por 40 mil no mercado.

  • AndersonCosta

    Creio q esse consumo seja sem o ar ligado, pois o meu (mesmo modelo/ano) ta fazendo 7/5,5 (gasolina/alcool) na cidade e na estrada melhora para 11/9 (gasolina/álcool).
    Tenho 2 anos com ele e pretendo trocar. Pra quem usa ar-condicionado direto, como eu, não acho mto viável em termos de economia ou custo/benefício.

    • Kitsune

      Meu carro não tem AR. =D

  • dcaval

    Acabei de comprar um vectra GT excelente!!! Fiz teste drive no elite também mto bom tb ! recomendo

    • cxgalera

      Realmente são 2 carros com ótima dirigibilidade…

      Uma curiosidade…

      Um amigo foi “tentar” comprar um Prisma 1.0…

      Fila de espera de 4 meses !

      Essa GM… Sabia q não iam conseguir dar conta da demanda !

  • Orivaldo Silva

    Em relação à sua compra futura, experimentei o Focus (novo), vectra GT e C4 VTR. Em termos de tecnologia embarcada e desempenho, não restou dúvida, o VTR é melhor. Mas vale lembrar que se trata de uma carro de nicho. Em tempo, tenho um VTR 2008 e recomendo.

  • Ing

    Tive as mesmas impressões sobre este carro, que por vezes alugo.
    O que mais me irrita é o câmbio curto e o volante torto.

  • bilharinho

    Comprei um novo Ka junho passado. Considerei como opção o Celta, mas sinceramente, não dava viu. O carro é muito espartano. Acabamento ruim, posição de dirigir desconfortável e até a espuma do banco tem qualidade inferior, muito mole. Fiquei com o Ka mesmo, que está recém atualizado e tem um excelente custo benefício.

  • cxgalera

    Eu já tive 2 Celtas… Tbém Gol e Palio (Q prefiro esquecer) !

    Realmente impressina a diferença de desempenho a favor do Celta ! Sem deixar de ser econômico !

    Depois de mais de 20 carros… Só consegui médias de consumo acima de 15 com Celta e Prisma mesmo. Esses motores GM 1.0 e 1.4… Acho sensacionais !!!

    E o q mais me surpreendia… Mesmo pisando fundo… Ele ainda não bebia tanto assim, ao contrário dos outros !

    E com sinceridade…

    Gostava do acabamento… Não fazia barulho de jeito nenhum ! E básico, tinha níveis de equipamentos bem melhor q a concorrência.

    Como crítica mesmo… E q definitimente me incomodava demais…

    Cito o nivel de ruído no carro a partir dos 120 km/h (5a. marcha curta) ! Mas, pelo q to sabendo, isso virou moda em muitos 1.0. Na AE ou 4R (Não me lembro) num comparativo… O Palio foi até mais barulhento. Fora a dó do motor, sempre girando em alto giro.

    Outra coisa interessante… Eu tenho 1,92m… No Celta (Aparenta menor) não tive problemas p dirigir… No Palio… Só deitando um pouco mais o banco… Gol, o melhor, apesar da posição baixa de dirigir (Q nunca me incomodou, mas minha esposa odiava).

    Acho o CELTA… Opção bem melhor q GOL G4 e PALIO FIRE !

    Principalmente por não ter q engolir um modelo antigo dentro da própria montadora.

    Mas o KA… Definitivamente… Seria a minha escolha… Mesmo não andando tanto como o Celta e bebendo até bem mais !

    Como os Ford andam bebuns, né ?! Nem Focus e seu motor moderno escapa !

    Alô Ford… Cadê o Ka 4 portas ? Só falta isso !

    • cxgalera

      Ah ! Sobre o “comentário” dos Ford estarem bebuns hoje em dia… Me baseio em testes em revistas dos últimos meses… O resto… Foi da minha esperiência pessoal…

    • Paulo Freire

      Meu chapa se for pelos caminhos da 4Patas ou A.E (Autamente Estúpidos), a Fiat sempre vai levar a pior, fora o fato de sempre serem imparciais nos comparativos, é só ter um pouquinho de kbeça p/ notar isso. Tivemos um Palio com motor Fiasa aqui em casa, em silêncio interno ele estava na média e acima de muitos concorrentes (entre eles, o Corsa e o Gol), mesmo assim era econômico embora ñ fosse muito andador…

  • ricardo78scs

    Tenho um Celta idêntico a esse, Spirit 2p 06/07. Está com 45.000 Km.

    Considerações:

    Quanto aos pontos positivos:
    O consumo realmente é bom, ando somente no trânsito intenso e faz 9~9,5 Km/l no álcool;
    A manutenção é barata, mas só fiz a 1ª revisão na concessionária (a partir da 2ª já queriam me sacanear);
    O painel, embora simples, vem com conta giros de série (quase todos concorrentes não tem);
    Desempenho – O câmbio é extremamente curto, mas particularmente não me incomoda, é o preço pela maior agilidade que os similares 1.0.

    Quanto aos pontos negativos:
    – Peças plásticas de aspecto e qualidade ruim e extremamente barulhentas com pouco tempo de uso (como nos demais concorrentes, incluindo Gol G5, Voyage e Sandero);
    – Sensação de insegurança nas frenagens, carro trava muito facilmente;
    – Ao contrário do que afirma o Kitsune, achei bem fraco de curva, pior que o Corsa Wind antigo com pneus 145/80 (mas é fato que o Palio consegue ser pior);
    – Partida a frio péssima, em dias frios, se tiver só álcool no tanque, vc tem que “forçar”, senão não vai mesmo.

    No segmento de entrada, acho melhor opção que Palio Fire, Ka e Gol G4, além de que, se for pesquisado o preço real de venda, á mais barato que esses três (Hoje vc acha Celta 2p básico por R$22.500).

  • Supra

    Tive um Spirit 2006/2007 (Já nova geração), e minha experiência é praticamente a mesma. Boa dirigibilidade, agilidade e consumo, mas a vida a bordo era uma desgraça. O plástico do painel arranhava só de olhar torto pra ele. Posição de dirigir terrível. Troquei ele por um Fiesta 1.6 em fevereiro, comparado ao Celta o interior é um luxo só…

  • Med

    “Ver a vó pela greta” ?!?

    • rafael.pereira

      Também fiquei intrigado.

      • Guto_BH

        kkkk! é tipo passar um sufoco…

  • duhs2dany

    NAo entendi o comentario primeiro la.

    SE o cara vai trocar de carro é porque ele pode e por que quer. Naoi vai passar 100 anos com o mesmo carro.

    Mas tenho um celta 2004 vhc 2p básico…e peguei ele com 25mil km. Hoje ta com 90 mil em 1 ano e meio pq rodo muito, e o unico problema é as valvulas que vao ter que ser reguladas e a troca dos rolamentos do alternador. Fora isso, é um carro incrivel otima dirigibilidade pra cidade por que como o amigo citou acima, em uma viagem ele se comporta mal pq quando chega aos 100-120 o motor esperneia feito uma louca. O consumo nem se fala, faço 14 na cidade brincando pelo fato dele ser somente a gasolina e na estrada fiz 17.
    Penso em trocar ou por um classic ou por outro celta vhce.

    Ele tem um problema chato, como eu tenho 1,90 de altura meu joelho bate no volante, coisa que o g4 nao tem pq tem ajuste de altura. Ponto pra ele.

  • Paulo Freire

    Bom, é nessas horas que fico com meu carrinho mesmo, nele faço 10 km/l na cidade com ar ligado e na estrada (média feita em viagem de Fortaleza – Natal) ele fez 16 km/l e isso rodando a 120, sempre com ar ligado. E isso um motor 1.8, anda muito bem, é bem completo (ar, direção, trava, alarme, entre outros mimos, coisa de japonês mesmo).

    Lado positivo:
    -Anda muito, bebe pouco, manutenção pouca e ñ muito cara e como a suspensão dele usa as mesmas peças da do Monza (é, realmente é estranho e fui em várias oficinas especializadas checar isso), ñ tenho problemas com o piso ruim daqui;
    -Ar gela muito, dá inveja a modelos nacionais mais novos, fora que o silencio interno nele tb é muito se tratando de um carro de 18 anos;
    -O cinto dele é meio estranho mas exótico, quem já entrou no Protegé sabe do que falo;
    -Tem air bags e ABS de série, embora ñ disponha de discos de freio traseiros, ele freia bem;
    -Ele é muito bonito, como é dificil de ver 1 nas ruas ñ é muito dificil de ver pessoas torcendo o pescoço;
    -Tem o típico design japonês dos anos 90 que ñ envelhece com o passar dos anos e os farois fumê sõ muito elegantes, ele ainda tem o detalhe que considero muito show e ñ entendo pq foi esquecido são as luzes nas laterais do para-choque traseiro (parecidas com as do Golf G3, mas só na traseira), some isso ao aerofólio que veio de série e com isso, ñ deixa o carro com aquela cara de xunning;
    -Motor muito elástico, ñ é necessário reduzir as marchas p/ uma ultrapassagem na estrada;
    -Estabilidade excepcional, pode entrar nas curvas com vontade que ele ñ lhe deixa na mão e ainda avisa quando se passa dos limites;

    Lado negativo:
    -Algumas peças dele são dificeis de achar (nada de novo, visto que é um carro raro de se ver);
    -O cinto dele já deu problemas 3x, ñ deixou de funcionar é só que como ele corre por trilhos, se muito usado, ele enrola o trilho e o serviço é meio trabalhoso;
    -O aerofólio é bonito mas meio grande, algumas vezes pode atrapalhar em manobras de ré;
    -A posição de dirigir baixa leva um tempo p/ se acostumar, mas é só disso que sinto falta do elho Palio;
    -O porta-malas ñ é o bicho, mas tem o espaço típico dos carros japoneses (ñ sei bem pq, Civic e Corolla tb tem o porta-malas pequeno), tá que ele usa estepe com medida igual aos outros pneus (e com o destaque ter roda de liga como os outros pneus, diferentes dos irmãos japoneses);
    -Apesar do cinto exótico, ainda prefiro o de 3 pontos com o qual me acostumei (o outro Protegé que temos aqui em casa já vem com cinto de 3 pontas);
    -Ñ vejo necessidade daqueles apitos escandalosos de quando desliga o carro, abre a porta mas ñ tira a chave do contato e o de portas abertas tb. Embora seja a favor do aviso escandaloso de cinto desatado;

    • ricardo78scs

      Esse Sr. Paulo Freire tomou uma garrafa de Drury’s ou num tópico sobre Celta ele está avaliando uma bomba de um Mazda Protegé??? Deveriam ser excluídos comentários não pertinentes ao tópico.

      • Paulo Freire

        Pq bomba?

      • fernando-ric

        kkkkk comédia

  • duhs2dany

    Nao que eu seja burro, mas nao entendi o ultimo comentario.

  • Leo.

    Eu nunca compraria um Celta…

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