Usado da semana

Carro usado da semana, opinião de dono: Chevrolet Kadett GSI 93/94

kadett-gsi-93-1 Carro usado da semana, opinião de dono: Chevrolet Kadett GSI 93/94

A primeira vez que olhei essa seção, parecia que só tinhamos opiniões voltadas ao mercado de novos e semi-novos, então nem fiquei motivado a posta um relato do meu caso em particular. Gosto de carro antigo desde pequeno, apesar de achar diversos novos atraentes, funcionais em vários aspectos, sou uma pessoa que preza muito o custo/beneficio, e somente o fato da desvalorização altíssima de qualquer carro novo, me faz passar longe da compra de um.



Tenho um Opala SS 1976 que uso basicamente para me divertir, e um Kadett GSi 93. Curso Engenharia Automotiva, e utilizo ambos meus carros como cobaias da prática do meu conhecimento. Esse Kadett, eu comprei em 2005, quando morava em Santa Maria (interior do RS). Ele era “tunadinho” pelo ex-dono, mas nada que comprometesse o veículo, que estava absurdamente bem conservado, com aprox 86mil km, revisado sempre em concessionária, tudo carimbadinho no manual.

Tinha tapetes de aluminio, adesivos nas fechaduras, calhas de xuva e lanternas tipo altezza da rcd, horriveis. Só baixando um pouco a altura, e tirando esses badulaques, já ficou outro carro ! Não achei as sinaleiras originais até hj, tanto é que comprei as transparentes fumes, que eu particularmente acho bonitas e hj to com um par zero km para fazer os frisos iguais as originais.

De lá pra cá, o carro sofreu diversas mudanças, foi recebendo alguns upgrades de motorização pouco a pouco. Cabeçote com dutos e válvulas maiores, comando 272, pistões e bielas forjados, taxa de compressão de aprox 13:1, coletor de escape 4×1, admissão de ar com menor restrição, sistema de óxido nitroso. Chegou a virar 14.3s nos 402m @ 167km/h.

kadett-gsi-93-2 Carro usado da semana, opinião de dono: Chevrolet Kadett GSI 93/94

Então eu resolvi aloprar, colocar mais um estágio de nitro e o câmbio não aguentou. Comprei um câmbio F23 (Astra GSi) que aguentaria o tranco, resolvi mudar o cabeçote para um 16v para permitir maior fluxo e rotações mais elevadas (estava estagnado nos 7500rpm aprox com tuchos hidraulicos nos 8v) e uma turbina pendurada para empurra ar pra dentro.

Infelizmente, tive alguns problemas pessoais e tive que abandonar o projeto. O carro ficou parado por vários meses e dps de um tempo consegui recomeça-lo, porém com outro intuito. Algo mais simples, porém funcional. Pistão e biela de Vectra 2.4 16v, virabrequim de Vectra 2.2 16v e cabeçote de C20XE (Calibra e Vectra GSi), aspiradinho, com taxa alta, comandos originais, somente um escape a admissão menos restringidos e polias reguláveis. Resultando em um motor 2.3l, com muito torque em baixas rotações, porém arisco o suficiente para atingir cerca de 8000rpm com força. Sua taxa elevada permite consumo razoavelmente aceitável em uso urbano.

Neste exato momento encontra-se em fase final de montagem, andei trocando diversas peças e estou reformulando outras, após a montagem do motor protótipo. É um carro excelente. Apesar de ser antigo, a sua cor dá um aspecto mais jovem ao carro, juntamente com farois/piscas/lanternas de lente lisa e as rodas de Calibra 95. Interior de fazer inveja a muito carro novo dito esportivo e desempenho de fazer frente a diversos esportivos importados caríssimos. Quando original, fazia aprox 9,5km/l na cidade e não baixava de 10km/l na estrada abaixo de lenha.

O problema desse carro, é ser uma mistura de hatchback com coupé, então os passageiros que vão atrás, sofrem um bocado com a falta de espaço! O porta malas é bem grande, e o tanque de 60 litros permite uma autonomia excepcional. Sistema de freio a disco nas 4 ajudam na segurança, e o nivelamente da alatura da traseira é uma mão na roda quando vai viajar com carga!

Um exemplar hoje em dia varia de 9.000 a 25.000 reais, do mais podre ao item de colecionador. É possível adquirir alguns em ótimo estado na casa dos 13.000 a 16.000, mas da cor que eu tenho, é difícil de achar!

Relato do voodooman, membro do Fórum NA

  • kaey

    Meu sonho sempre foi o Kadett GSI, desde criança eu sonho com esse carro!!!

  • tenho um preto, 92/93, ta a venda, R$9,000,00 , interessados tratar comigo no numero (55)99931890 , sou de Quarai RS.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend