Usado da semana

Carro usado da semana, opinião de dono: Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006

palio-weekend-elx-2006 Carro usado da semana, opinião de dono: Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006

Ramiel, membro do fórum NA, contando suas experiências com uma Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006, seu primeiro carro:



Comprei esse carro um ano e meio atrás, e resolvi compartilhar aqui a minha experiência com vocês. Lógico que esse nem de longe esse era meu sonho de consumo e jamais me imaginei comprando uma Palio Weekend. Na verdade estava a procura de um Punto HLX com pacote convergence na época, mas digamos q isso foi um negócio de pai-pra-filho irrecusável hehe.

Porém, esse carro tem me sido bem útil principalmente por gastar pouco com combustível e por ter um porta-malas grande, já que graças a meu hobby tenho que carregar um monte de tranqueira. O carro tem os equipamentos básicos: ar-condicionado e direção hidráulica.

O que eu gostei no carro foi o que tem de bom na família Palio (meu pai teve um Palio 1.0 16v G2), que são o computador de bordo, acabamento adequado pra proposta do carro (plásticos razoavéis, alguns detalhes em tecido, forro do motor), abertura do porta-malas e do tanque de dentro do carro (esse último não tinha no G2, embora a abertura automática com as travas que tinha no Classe A do meu pai seria o ideal, mas esse já ajuda bastante, não tenho q dar a chave pro frentista), porta-copos (não tinha no G2), faróis de refletor duplo e porta-malas grande.

O que eu não gostei seria a certa falta de potência do motor 1.4 (também não dá pra exigir muito), a embreagem (ainda não me acostumei completamente com ela), as saídas de ar no meio do console central (se coloca pra cima bate no volante bem onde você segura, se coloca pra baixo bate no câmbio) e do estepe do lado de fora do carro.

O motor eu achei até bom, não dá uma diferença gritante da outra Weekend do meu pai 1.6 16v, talvez por andar com álcool. Porém achei o motor um pouco áspero, a 1.6 16v é mais silenciosa e o motor treme menos. No começo achei o carro muito gastão, fazia 6.5~7km/l com alcool na cidade, mas depois de ver uma reportagem na 4 rodas sobre consumo e ver algumas dicas aqui no fórum, mudei meu estilo de dirigir e agora tá fazendo 8~8.5km/l. Como uso pra trabalhar e não tenho viajado, só uso na cidade, não tenho idéia do consumo dela na estrada.

A suspensão é uma faca de dois gumes,  ela é mole e não transmite muito os buracos de SP pros passageiros, porém a carroceria enverga um pouco em alta velocidade, causando certo desconforto nessa situação.

A única vez que deu problema esse carro comigo foi num feriado prolongado, que ela ficou 3 dias parada, aí fui pegar o carro e o carro não pegava. Depois de uma ligação direta o carro pegou e aí troquei a bateria original de 40A por uma de 60A. Acho que pelo fato de ter trocado o rádio e colocado um subwoofer, além de usar um truador de pneu de carrinhos ligado na bateria do carro de vez em quando (esse truador puxa uma energia do caramba) e por ter ficado uns dias parada, a bateria não aguentou mesmo. Porém, depois da troca nenhum outro problema.

Pretendo trocar por um i30 ano que vem, mas to pensando duas vezes por ele não ser flex, já que gastaria cerca de 50% a mais com a gasolina, mesmo ele sendo mais economico que a Weekend a alcool.

4.0

  • ricardo78scs

    Interessante é que a versão ELX, que é a básica, é bem mais bonita que as outras duas (uma com muito e outra totalmente feita de plástico). Agora esse motor 1.4… Com certeza é muitíssimo inferior em desempenho ao antigo 1.6 16V.

  • Acho esse modelo de Palio o ideal pra quem tem família, e o motor 1.4 já é o suficiente, além de econômico. O bom desse motor é que não da pra correr muito, assim evita que o cara mate a família andando a 140km/h por ai hahahaha, só precisa ter consciência que com o carro cheio tem que tomar mais cuidado nas ultrapassagens.

  • helmygalindo

    Amigo vc deve estar brincando quando diz não sentir diferença para o motor 1.6 16v! O Firezinho é um motor esperto e responde bem, mas nem se compara com o antigo.

    Tenho uma P.W 1.6 16v e minha mãe uma fire 1.4… tem ladeira que a minha sobe em 4a tranquilo e a dela sobe em 3a gritando. O firezinho na pista rende até bem mas luta pra sair dos 120km/h, já o 16v se vc não se ligar tá em 150 ou 160km/h.

    O unico problema dos 1.6 16v era que eles ficavam muito apertados na caixa do motor, tornando-os um tormento para os “Zé da Oficina” da vida.

  • K0k0kil

    “O que eu não gostei … as saídas de ar no meio do console central (se coloca pra cima bate no volante bem onde você segura, se coloca pra baixo bate no câmbio) …”
    .
    Tenho um Siena e esse ar é bom para gelar o a mão ou o joelho…

  • lmj

    Este problema das saídas de ar baixas agrava-se muito na Idea que por economia de custos usa o painel da família Palio diferentemente da versão europeia que tem um painel muito mais sofisticado e adequado ao porte do carro.

  • Cadu

    Excelente comentário, simples, mas sem fanatismo burro ou ódio irracional. Esse carro realmente atende à finalidade p/qual foi criada.

    • Cadu

      Quer dizer: excelente avaliação do veículo!

  • Everton Leandro

    Qual a Km?

  • Fernando

    as saídas de ar e a embreagem são os pontos negativos principais
    é um carro bem família, tem bom porta malas e não corre.
    um aviso que dou é tomar cuidado ao fazer curvas, porque nisso a família Palio não é muito boa não, e olha que sua suspensão é bem confortável.
    o bom desse modelo é que oferece mais conforto que a Parati e com um preço mais camarada. nos carros de entrada a vw só oferece boa suspensão e conforto 0 infelizmente.

  • duhehe

    Palio weekend 1.4 + Ar condicionado ligado + Pessoas a bordo + Bagagem = Tormento !

  • Paulo Freire

    Interessante a avaliação dele, e muito legal o fato de ele ter comparado com o Palio G2.

  • JJS

    Excelente comentários, tirou minhas duvidas ,certamente comprarei um,alias encontrei um ano 2007 completo por 23 mil,em ótimo estado de conservação,acho q esta com o valor ótimo,alguém pode me informa se esta mesmo¿ desde já obrigado.

  • alexis

    Éber, eu queria mandar minha experiencia sobre meu Palio 1.4 ELX Flex 2008… Como procederia? Abs!

    • é só mandar email pelo formulario de contato. abs.

  • naskah

    ele disse ligação direta? ele realmente disse isso? ahiushasuiah
    acho que quis dizer uma “chupetinha” ou uma “ponte”
    nao acredito que ele “assaltou” o proprio carro ^^
    realmente eu tenho um palio g3 gosto dele, mas a suspensao e a embreagem sao estranhas.
    eu nao compro um weekend pq sinceramente acho feio, compraria uma adventure, mas é bem mais caro

  • Luis.J.R.

    O fire é muito fraco para um carro desse tamanho!Acho que gasta até mais.

    • thalles_lopes

      tenho um siena 1.4
      e faço media de 8km/l de alcool
      e olhe que eu gosto de andar com o giro do motor entre 3000 e 4000 rpm
      ;D

  • Paulo Freire

    Olha que coisa ninja: o carro está p/ vender com o pneu baixo!

    • DarK_FlooD

      Parece q tá furado, aeuhhae

  • alcantara

    na minha opinião esse motor da fiat 1.6 16v é o melhor motor que já eles já fabricaram, anda muito e é econômico!

  • tscarani

    O que raios é um “truador”?

  • Mineiro

    Eu tenho um PALIO 1.4 ELX flex 05/06 e concordo com a avaliação, ressaltando apenas alguns pontos:

    – tem que ter cuidado por onde passa porque o carro desalinha as rodas facilmente e carro já começa a puxar para o lado, gastando os pneus irregularmente;

    – os difusores centrais do ar condicionado são realmente um eterno problema por serem muito baixos;

    – a disposição dos mostradores do painel desse modelo fica em uma posição ruim, pois se o motorista for alto e não tiver regulagem de algura no volante o hodômetro ficará parcialmente escondido pelo aro do volante;

    – por fim, a BATERIA do seu carro PIFOU por causa da TAMPA do porta-luvas que depois de um tempo não fecha como deveria e a luz interna permanece acessa. Esse problema aconteceu com o meu carro que não ficou parado e mais um monte que eu conheço, até com um stilo.

    Apesar desses transtornos eu gosto do carro e sua avaliação foi honesta.

    Abraço.

    • Mineiro

      CORREÇÃO: regulagem de altura.

  • Giuliano

    Tenho um Palio Weekend 05/06 com 1 mês q comprei ela, o painel parou de funcionar tudo ou seja não funcionava nada odomêtro, velocimetro luz de bateria,óleo, injeção,etc..Levei no Auto-elétrico testamos fuziveis e reles ,desmontamos tudo o painel e nada de funcionar!!!Derrepente do nada voltou a funcionar.Mas já parou de funcionar umas 3 vezes novamente..!!Não sei mais o que fazer!!!Alguém sabe o que pode ser ou se já teve algum caso parecido??

    Confesso que gosto do carro tirando este problema, e do fato do carro desalinhar facilmente!!!

    Porque a engenharia não corrige este erro já que estudam tanto, projetam testam em pistas de provas e deixam o veículo sair com este problema??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend