Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006

Carro da semana, opinião de dono: Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006

Ramiel, membro do fórum NA, contando suas experiências com uma Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006, seu primeiro carro:


Comprei esse carro um ano e meio atrás, e resolvi compartilhar aqui a minha experiência com vocês. Lógico que esse nem de longe esse era meu sonho de consumo e jamais me imaginei comprando uma Palio Weekend. Na verdade estava a procura de um Punto HLX com pacote convergence na época, mas digamos q isso foi um negócio de pai-pra-filho irrecusável hehe.

Porém, esse carro tem me sido bem útil principalmente por gastar pouco com combustível e por ter um porta-malas grande, já que graças a meu hobby tenho que carregar um monte de tranqueira. O carro tem os equipamentos básicos: ar-condicionado e direção hidráulica.

O que eu gostei no carro foi o que tem de bom na família Palio (meu pai teve um Palio 1.0 16v G2), que são o computador de bordo, acabamento adequado pra proposta do carro (plásticos razoavéis, alguns detalhes em tecido, forro do motor), abertura do porta-malas e do tanque de dentro do carro (esse último não tinha no G2, embora a abertura automática com as travas que tinha no Classe A do meu pai seria o ideal, mas esse já ajuda bastante, não tenho q dar a chave pro frentista), porta-copos (não tinha no G2), faróis de refletor duplo e porta-malas grande.


O que eu não gostei seria a certa falta de potência do motor 1.4 (também não dá pra exigir muito), a embreagem (ainda não me acostumei completamente com ela), as saídas de ar no meio do console central (se coloca pra cima bate no volante bem onde você segura, se coloca pra baixo bate no câmbio) e do estepe do lado de fora do carro.

O motor eu achei até bom, não dá uma diferença gritante da outra Weekend do meu pai 1.6 16v, talvez por andar com álcool. Porém achei o motor um pouco áspero, a 1.6 16v é mais silenciosa e o motor treme menos. No começo achei o carro muito gastão, fazia 6.5~7km/l com alcool na cidade, mas depois de ver uma reportagem na 4 rodas sobre consumo e ver algumas dicas aqui no fórum, mudei meu estilo de dirigir e agora tá fazendo 8~8.5km/l. Como uso pra trabalhar e não tenho viajado, só uso na cidade, não tenho idéia do consumo dela na estrada.

A suspensão é uma faca de dois gumes,  ela é mole e não transmite muito os buracos de SP pros passageiros, porém a carroceria enverga um pouco em alta velocidade, causando certo desconforto nessa situação.

A única vez que deu problema esse carro comigo foi num feriado prolongado, que ela ficou 3 dias parada, aí fui pegar o carro e o carro não pegava. Depois de uma ligação direta o carro pegou e aí troquei a bateria original de 40A por uma de 60A. Acho que pelo fato de ter trocado o rádio e colocado um subwoofer, além de usar um truador de pneu de carrinhos ligado na bateria do carro de vez em quando (esse truador puxa uma energia do caramba) e por ter ficado uns dias parada, a bateria não aguentou mesmo. Porém, depois da troca nenhum outro problema.

Pretendo trocar por um i30 ano que vem, mas to pensando duas vezes por ele não ser flex, já que gastaria cerca de 50% a mais com a gasolina, mesmo ele sendo mais economico que a Weekend a alcool.

Carro da semana, opinião de dono: Palio Weekend ELX 1.4 Flex 2006
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email