Carros automáticos da Volkswagen

Carros automáticos da Volkswagen

A VW é conhecida por ter uma gama de modelos que possui transmissão automática, embora durante algum tempo ela tenha feito extenso uso do sistema automatizado, o chamado ASG da versão I-Motion.


Porém, para quem procura um equipamento realmente disponível com engrenagens, sistema hidráulico e conversor de torque, terá algumas opções. Então, quais são os carros automáticos da Volkswagen?

Neste artigo, trataremos dos modelos da marca alemã que dispõem desse equipamento que traz conforto (assim como acontece com os bancos ventilados, por exemplo) e comodidade, que já teve seus tempos áureos de status de item de luxo, mas hoje se tornou uma necessidade para muita gente.

Na verdade, hoje qualquer carro – exceto esportivo, é claro – custando mais de R$ 70 mil, tem o câmbio automático quase como um item obrigatório, por causa do custo.

Mas não é somente por isso que o câmbio automático se difundiu no mercado nacional. O poder aquisitivo dos consumidores aumentou e muitos saíram dos chamados carros populares para modelos que já dispunham desse sistema. Logo as marcas passaram a oferecer o equipamento em modelos e versões mais em conta. Hoje ele podem ser encontrados em preços próximos de R$ 50 mil.

Quando chegou à Volkswagen no Brasil?

Carros automáticos da Volkswagen

E na VW? Bom, antes de mais nada, vamos lembrar como o câmbio automático chegou tardiamente na marca alemã, no Brasil, é claro.

Desde o começo, a Volkswagen sempre foi associada com carros baratos e modelos como Fusca, TL, Variant, Kombi, Brasília e 1600L, por exemplo, nem sequer eram considerados para possuir uma caixa automática. Nem mesmo o Passat teve essa primazia.

Nos anos 80, os novos Gol, Voyage, Parati e Saveiro também estavam excluídos do uso de uma caixa assim, mas a chegada do Santana em 1984, mudou tudo.

O sedã e sua perua, a Quantum, chegaram oferecendo pela primeira vez, um câmbio automático de três marchas, que por um longo tempo foi a única opção da VW até os anos 90, com a abertura das importações e a chegada de importados.

De lá para cá, apenas os modelos mais caros da VW tinham câmbio automático, no caso de quatro marchas, entre eles Golf, Bora, Passat, Passat Variant, entre outros. A gama mais barata, incluindo aí o Polo, não teve acesso à transmissão automática.

Para seguir a Fiat, a Volkswagen adotou o câmbio automatizado em vários modelos baratos, incluindo até o up!, pequenino de acesso que depois subiu de posição.

Por ora, Gol, Voyage, Polo, Virtus, Jetta, Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan, bem como a picape Amarok, oferecem esse importante item de conforto aos consumidores. Abaixo, você confere os detalhes e preços de cada um desses modelos.

Carros automáticos da Volkswagen

Gol – R$ 75.290

Carros automáticos da Volkswagen
VW Gol automático

Aqui temos o modelo mais barato com câmbio automático na linha da Volkswagen, o velho e conhecido Gol. Ser o mais barato não significa que ele realmente tenha um preço atrativo, pois começa acima dos R$ 75 mil.

Por esse valor bem salgado, você leva um hatch com motor 1.6 de 120 cv acoplado à transmissão automática de seis velocidades. Ainda existe esse motor com câmbio manual e a versão de entrada, com motor 1.0 de até 84 cv.

Voyage – R$ 82.350

Carros automáticos da Volkswagen

Assim como o Gol, o Voyage oferece um preço mais chamativo para sua versão com câmbio automático. E o conjunto é exatamente o mesmo do irmão menor, com motor 1.6 de 120 cv e transmissão automática de seis velocidades.

Polo – R$ 78.180

Carros automáticos da Volkswagen

O hatch compacto da Volkswagen é o primeiro de sua categoria no portfólio da marca a receber um câmbio automático, o Tiptronic de seis marchas. Diferente da geração vendida antes, que tinha automatizado, esse novo Polo vem com o equipamento como item das versões MSI, Comfortline (R$ 91.720) e Highline (R$ 98.490).

Além do motor 1.6, estas últimas que não oferecem câmbio manual tem o motor 1.0 TSI de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol. Dessa forma, a VW raciocina como no pensamento mais acima, colocando suas ofertas em preço mais elevado.

Por último, a família ainda recebeu o Polo GTS, que tem motor 1.4 TSI de 150 cv e o mesmo câmbio automático de 6 velocidades. O preço é bem mais alto e parte de R$ 120.040.

Virtus – R$ 90.090

Carros automáticos da Volkswagen

O sedã compacto Virtus ocupou o lugar que um dia foi do antigo Polo Sedan. Bem maior que este, o modelo tem porte de compacto, mas espaço de sedã médio, tendo 2,65 m de entre-eixos e porta-malas com 521 litros.

Da mesma forma que no Polo, o modelo também oferece somente o câmbio automático em várias versões, desde a 1.6 (R$ 90.090) até as mais caras e completas Comfortline (R$ 96.000) e Highline (R$ 109.740), embora tenha uma boa quantidade de opcionais que elevam bastante seu preço. Também é equipado com motor de três cilindros 1.0 TSI Flex.

A versão mais cara, assim como no hatch, é o Virtus GTS, que oferece o mesmo conjunto de seu irmão e sai por R$ 125.950.

Nivus – R$ 98.550

Carros automáticos da Volkswagen

O novo SUV Nivus se posiciona abaixo do T-Cross, apesar de ter um visual um pouco mais chamativo e moderno. Ele é vendido em suas versões, Comfortline e Highline, ambas com o mesmo conjunto mecânico: motor 1.0 turbo de 128 cv e câmbio automático de 6 velocidades. Os preços variam entre R$ 98.550 e R$ 112.950.

T-Cross – R$ 112.790

Carros automáticos da Volkswagen

Um dos lançamentos recentes da marca no mundo dos SUVs, o T-Cross vem equipado com câmbio automático de seis velocidades em todas as versões, mas tem também o câmbio manual para a opção de entrada. O preço para levar o conforto extra para casa é de R$ 112.790, na versão 200 TSI, que vem equipada com motor 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm.

Acima dela ainda existem as versões Comfortline (R$ 127.390) e Highline (R$ 136.890), esta última equipada com motor 1.4 TSI de 150 cv.

Taos – R$ 154.990

Carros automáticos da Volkswagen

Último lançamento da VW por aqui, o Taos é mais um SUV na linha da marca alemã, se posicionando entre o T-Cross e o Tiguan Allspace. Ele vem sempre com o motor 1.4 TSI de 150 cv e está disponível nas versões Comfortline (R$ 154.990) e Highline (R$ 181.790).

Jetta – R$ 137.720

Carros automáticos da Volkswagen

O sedã médio da Volkswagen ostenta a transmissão automática desde que chegou aqui como Bora. O modelo da atual geração, renovado recentemente, tem o câmbio automático em todas as versões, com preços que variam entre R$ 137.720 e R$ 186.710, sem contar os opcionais.

Vale destacar que atualmente a linha conta com as versões Comfortline, que tem motor 1.4 TSI de 150 cv, e a GLI, com o mais potente 2.0 TSI de 230 cv. O câmbio é sempre o Tiptronic de 6 marchas.

Tiguan – R$ 236.090

Carros automáticos da Volkswagen

O SUV médio é um dos carros automáticos da Volkswagen e vem em versão única, já que a chegada do Taos matou suas configurações de entrada com motor 1.4 TSI de 150 cv.

Com 2,79 m de entre-eixos e 4,70 m de comprimento, o Tiguan Allspace é bem maior que o anterior e o alemão. No Brasil, ele vem com DSG de sete marchas no R-Line, que tem o motor 2.0 TSI de 220 cavalos.

Amarok – R$ 267.910

Carros automáticos da Volkswagen

A picape média Amarok é outra opção automática da Volkswagen, especialmente agora que ela vem apenas com o motor 3.0 V6 de 258 cv. O câmbio é o Aisin automático de oito marchas, que é acoplado a um sistema de tração permanente nas quatro rodas, sendo a única picape do segmento com esse sistema.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.