Matérias NA Mercado Tecnologia Volkswagen

Carros automáticos da Volkswagen

Carros automáticos da Volkswagen

A VW é conhecida por ter uma gama de modelos que possui transmissão automática, embora boa parte tenha mesmo sistema automatizado, o chamado ASG da versão I-Motion. Porém, para quem procura um equipamento realmente disponível com engrenagens, sistema hidráulico e conversor de torque, terá algumas opções. Mas, quais são os carros automáticos da Volkswagen?


Neste artigo, trataremos dos modelos da marca alemã que dispõem desse equipamento que traz conforto e comodidade, que já teve seus tempos áureos de status de item de luxo, mas hoje se tornou uma necessidade para muita gente. Na verdade, hoje qualquer carro – exceto esportivo, é claro – custando mais de R$ 70 mil, tem o câmbio automático quase como um item obrigatório, por causa do custo.

Mas não é somente por isso que o câmbio automático se difundiu no mercado nacional. O poder aquisitivo dos consumidores aumentou e muitos saíram dos chamados carros populares para modelos que já dispunham desse sistema. Logo as marcas passaram a oferecer o equipamento em modelos e versões mais em conta. Hoje, pode-se encontrar preços próximos de R$ 50 mil.

Quando chegou à Volkswagen no Brasil?

Carros automáticos da Volkswagen

E na VW? Bom, antes de mais nada, vamos lembrar como o câmbio automático chegou tardiamente na marca alemã, no Brasil, é claro. Desde o começo, a Volkswagen sempre foi associada com carros baratos e modelos como Fusca, TL, Variant, Kombi, Brasília e 1600L, por exemplo, nem sequer eram considerados para possuir uma caixa automática. Nem mesmo o Passat teve essa primazia.

Nos anos 80, os novos Gol, Voyage, Parati e Saveiro também estavam excluídos do uso de uma caixa assim, mas a chegada do Santana em 1984, mudou tudo. O sedã e sua perua, a Quantum, chegaram oferecendo pela primeira vez, um câmbio automático de três marchas, que por um longo tempo foi a única opção da VW até os anos 90, com a abertura das importações e a chegada de importados.

De lá para cá, apenas os modelos mais caros da VW tinham câmbio automático, no caso de quatro marchas, entre eles Golf, Bora, Passat, Passat Variant, entre outros. A gama mais barata, incluindo aí o Polo, não teve acesso à transmissão automática. Para seguir a Fiat, a Volkswagen adotou o câmbio automatizado em vários modelos baratos, incluindo até o up!, pequenino de acesso que depois subiu de posição.

Hoje a situação não mudou muito, mas em breve terá uma importante alteração na oferta de câmbio automático com Gol e Voyage. Por ora, Polo, Virtus, Golf, Golf Variant, Jetta, Tiguan, Touareg e Passat, bem como a picape Amarok, oferecem esse importante item de conforto aos consumidores. Abaixo, você confere os detalhes e preços de cada um desses modelos.

Carros automáticos da Volkswagen

Polo – R$ 68.120Carros automáticos da Volkswagen

O hatch compacto da Volkswagen é o primeiro de sua categoria no portfólio da marca a receber um câmbio automático, o Tiptronic de seis marchas. Diferente da geração vendida antes, que tinha automatizado, esse novo Polo vem com o equipamento como item exclusivo das versões Comfortline e Highline, que não oferecem câmbio manual com o motor 1.0 TSI de 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol. Dessa forma, a VW raciona como no pensamento mais acima, colocando suas ofertas em preço mais elevado.

Virtus – R$ 74.680

Carros automáticos da Volkswagen

O sedã compacto Virtus ocupou o lugar que um dia foi do antigo Polo Sedan. Bem maior que este, o modelo tem porte de compacto, mas espaço de sedã médio, tendo 2,65 m de entre-eixos e porta-malas com 521 litros. Da mesma forma que no Polo, o modelo também oferece somente o câmbio automático nas duas versões mais caras e completas, embora tenha uma boa quantidade de opcionais que elevam seu preço em muito. Também é equipado com motor de três cilindros 1.0 TSI Flex.

Golf – R$ 91.790

Carros automáticos da Volkswagen

O Golf abandonou a transmissão manual de seis marchas em sua versão Comfortline com motor 1.0 TSI de até 125 cavalos. O hatch médio da Volkswagen finalmente adotou o câmbio automático para esta opção, que ganhou recalibração do motor, que agora alcança 128 cavalos. O problema é que o preço decolou, já que antes era de R$ 78.780. O modelo ainda oferece a mesma caixa automática na Highline com motor 1.4 TSI de 150 cavalos e a DSG de dupla embreagem com seis marchas no esportivo Golf GTI.

Golf Variant – R$ 102.990

Carros automáticos da Volkswagen

Assim como o hatch, a perua Golf Variant é um dos carros automáticos da Volkswagen. O equipamento é de série e vem nas versões Comfortline e Highline, ambas com motor EA211 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm. O câmbio Tiptronic tem seis marchas e, assim como nos demais, tem modo Sport e trocas manuais na alavanca e paddle shifts. Uma das poucas familiares no mercado nacional, ela apresenta um bom pacote de equipamentos. É importada do México junto com Jetta.

Jetta – R$ 111.770

Carros automáticos da Volkswagen

O sedã médio da Volkswagen ostenta a transmissão automática desde que chegou aqui como Bora. O modelo da atual geração, que tem plataforma PQ35, está saindo de cena e atualmente só está disponível na versão mais cara, a Highline, que tem o motor EA888 2.0 TSI de 211 cavalos e 28,5 kgfm, sem a tecnologia Valvelift. Nesse caso, o câmbio é o de dupla embreagem DSG de seis marchas, muito elogiado pelos consumidores. Com excelente desempenho, esta opção acabou por transformar o sedã em “carro esporte”, não aceito em frotas executivas.

Passat – R$ 164.620

Carros automáticos da Volkswagen

 

O sedã executivo da Volkswagen é o mais antigo modelo da marca com motor refrigerado a água, tendo surgido um ano antes do Golf, em 1973. O modelo clássico hoje em sua oitava geração, é elegante e sofisticado, equipado obrigatoriamente com câmbio de dupla embreagem DSG com seis velocidades, mas diferente do velho Jetta, seu motor é o novo EA888 2.0 TSI, o mesmo do Golf GTI e Tiguan R-Line, mas com 220 cavalos e 35,7 kgfm, pois possui o Valvelift da Audi. Bem equipado, é uma opção para se diferenciar.

Tiguan – R$ 124.990

Carros automáticos da Volkswagen

O SUV médio é um dos carros automáticos da Volkswagen e vem em três versões nessa segunda geração, que é a versão longa criada na China e agora feita também no México. Com 2,79 m de entre-eixos e 4,70 m de comprimento, o Tiguan Allspace é bem maior que o anterior e o alemão. No Brasil, ele vem com DSG de seis marchas no 1.4 TSI de 150 cavalos, que tem versões com cinco ou sete lugares. A R-Line é 2.0 TSI de 220 cavalos com DSG de sete marchas.

Touareg – R$ 337.630

Carros automáticos da Volkswagen

Geração anterior, o Touareg vendido no Brasil já está fora de linha e ainda tem unidades em estoque para atender o mercado enquanto a nova geração não chega (fala-se que será sob encomenda). Equipado com câmbio automático ZF 8HP de oito marchas e tração nas quatro rodas sob demanda, o SUV de luxo da Volkswagen tem motor VR6 3.6 FSI com 280 cavalos e V8 FSI 4.2 de 360 cavalos, este na versão topo de linha R-Line. É o modelo mais caro da marca.

Amarok – R$ 158.690

Carros automáticos da Volkswagen

A picape média Amarok é outra opção automática da Volkswagen, mas somente a partir da versão Trendline, que tem motor diesel 2.0 TDI com dois turbos e 180 cavalos, além de 42,8 kgfm. O câmbio é o Aisin automático de oito marchas, que é acoplado a um sistema de tração permanente nas quatro rodas, sendo a única picape do segmento com esse sistema. Oferecida com cabine simples (apenas manual e com 140 cavalos) e cabine dupla, ela vem da Argentina com boa oferta de opções. Há também opção V6 3.0 TDI com 225 cavalos e mesma transmissão.

 

Carros automáticos da Volkswagen
Nota média 5 de 4 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email