Carros com botão de partida tem proteção para evitar acionamento acidental?

botao partida eletronica
botao partida eletronica

O sistema de botão de partida é uma tecnologia mais recente no mundo dos carros. Ele troca a chave física por um botão. Assim, os motoristas se sentem mais confortáveis ao ligar o carro de um jeito mais simples.

Ligar o carro sem a chave é muito prático, pois com ele não é necessário mais colocar e girar uma chave. Isso torna o início da viagem mais rápido e fácil.

Ao pressionar o botão, o veículo verifica se está tudo bem para começar. Checa se a chave eletrônica está dentro do carro e se o câmbio está neutro. Se estiver tudo certo, o motor é ligado sem a necessidade de uma chave física.

Mas quais são os tipos de proteção neste sistema de partida por botão, para que seja evitado o acionamento acidental?

Primeiramente, é obrigatório que a chave de presença esteja localizada dentro do veículo. Se ela não estiver ali, a partida não é iniciada ao se pressionar o botão.

No caso do carro parado e desligado, alguns modelos ainda tem um sensor de presença no banco do motorista, para se certificar de que existe alguém sentado ali, e assim evitar algum acidente.

E quando o carro está em movimento, o funcionamento do botão é automaticamente desativado, para evitar que o carro se desligasse em altas velocidades, afinal, imagine os sérios acidentes que poderiam acontecer nestas situações.

Algumas estratégias semelhantes também são usadas para evitar o uso acidental do botão de freio de estacionamento eletrônico, que a cada dia está substituindo a alavanca tradicional em mais e mais modelos.

O freio de estacionamento elétrico ou eletrônico só funciona se a alavanca do câmbio automático estiver selecionada na posição P, de Parking.

E o botão também fica localizado em uma posição de acesso mais difícil para quem está no banco traseiro, para evitar que crianças puxem ou pressionem o mesmo, por pura curiosidade.

Característica Sistemas de Partida Tradicionais Sistemas com Botão de Partida
Necessidade de Chave Física Sim Não
Praticidade Limitação pela chave Alta, botão de start/stop
Verificação de Proximidade Não Sim
Medidas de Segurança Dispositivos auxiliares Proteções integradas
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.