Segurança

Carros com sistema keyless apresentam maior facilidade para roubo

Chave-keyless Carros com sistema keyless apresentam maior facilidade para roubo

Carros com sistema keyless, aqueles onde você pode entrar no carro sem ter que usar uma chave física nem apertar botões em um controle, facilitam para ladrões roubar o carro. Sim, é isso mesmo.



Apesar de apresentarem uma comodidade maior aos ocupantes ao entrar e sair e dar partida no motor sem tirar a chave do bolso, os automóveis que usam chave keyless podem ser roubados com maior facilidade.

Como mostra o vídeo logo abaixo, do site Hack a Day, em cerca de apenas três minutos um carro da BMW, modelo 1M Coupé, foi destravado por hackers sem a utilização da chave original. Isso sem dúvida é algo muito sério!

Para o roubo da BMW em questão, os ladrões “moderninhos” utilizaram um dispositivo eletrônico, que foi ligado ao ODB (On-Board Diagnostic) do carro. Esse recurso é utilizado quando a chave apresenta falhas ou é perdida, com isso, os hackers conseguem invadir automóveis que dispensam o uso de chave física, sem disparar o alarme.

Esse dispositivo pode desativar sensores ultrassom presente no interior de determinados carros, que detectam intrusão e imobilizam o veículo, assim o carro não dispara o alarme quando é violado.

Veja logo em seguida como é efetuada a programação do dispositivo:

[Fonte: Hack a Day]

  • Glauber3

    Só tem que fazer uma correção no texto o carro é BMW 1M Coupe , M1 é outro carro.

    • douglas_sc

      Só fazendo uma segunda correção, "Keyless" em inglês significa "Sem Chave", portanto, não existe "Chave Keyless"!
      O correto seria "Partida Keyless".
      Fora isto, excelente matéria!

      • Edson Roberto

        Douglas, na verdade, é denominado no Brasil "Chave keyless" por conta de existir um transponder na chave para descodificação.

        Entretanto, sua definição está correta, mas isso ficou difundido para que as pessoas que não sabem inglês fiquem entendendo o que consiste "o keyless". Omemso que a positron faz dizendo "alarme keyless".

        Só mais para saber o motivo de se falardessa maneira.

        • Pedro_Rocha

          Igual quando se fala de "caminhão truck" para descrever caminhões com 3 eixos: é um pleonasmo em outro idioma.

  • renan60

    Mas acho que isso não se aplica ao Brasil….Sabemos muito bem como são os ladrões daqui

    • Everton_O_S

      "Ferro na cara" …

    • Coffinator

      É, aqui eles jogam tijolo no vidro ou destroem a porta.

      • Herumor_

        mais engraçado foi ver um peugeot 206 onde eu trabalhava que o gênio do ladrão tentou abrir entortando a porta de tras perto da dobradiça…. o cara fez quase um serviço de bombeiro, dobrou a porta inteira e nao conseguiu entrar ehauehauehuaheuahe

        • rpasini1

          Coisa mais normal do mundo arregaçar porta de carro, nesse caso o ladrão não quer o carro mas algo que está dentro.

    • sbacana

      Não subestima não. Aqui temos todos os níveis de ladrão. Dos de galinha, até juízes, parlamentares, etc..

      • tasatanazio

        aqui tem ladrão que anda com aparelho que detecta se existe algum tablet dentro do carro, detecta ate dentro do porta malas
        acho que tecnologia nao falta depois que inventaram essas compras diretas da china…

        • Eugenio C.

          Mas se você for ver, é muito mais fácil "achar" um ladrão que sabe arrombar fechaduras com chave normal do que um que saiba mexer com tecnologia desse nível… além disso, a maioria dos carros roubados no Brasil não tem dispositivo keyless.

          Fora que o maior dispositivo keyless usado em roubos é mesmo um 38, original ou de plástico…

          • tasatanazio

            se pensando em arrombar, acho que maior precaução seria mesmo a central multimidia levando em conta que a maioria dos arrombamentos sao para levar sistema de som, pois a central multimidia de fabrica so cabe naquele modelo e tem pouca saida, pois a maioria dos carros que usam ja saem de fabrica com ela, eh aquele negocio o cara ou vai abrir por encomenda ou ta abrindo carro a esmo
            cara e tu nao sabe como eh comum em bairros de bares classe alta esses aparelhos para detectar dispositivos eletronicos, a ultima noticia que ouvi aqui na minha cidade era uma gangue de playboyzinhos filho de papai que andavam inclusive de hilux, mistura de farra com necessidade de $$$ para comprar droga, a policia pega, solta na mesma hora e se duvidar ainda pede desculpa

    • RicardoSuroieck

      Tem bandido muito tecnológico por aqui também, cuidado.

      • zeuslinux

        E como tem ! Basta ver a quantidade de emails falsos que a gente recebe todos os dias pedindo para ver alguma foto ou documento e também os golpes com clonagem de cartões de crédito e débito, mesmo com chip.

    • diegolouro

      É onde você se engana…

  • Jack_Nicholson

    Não se aplica ainda…. mas uma hora vai chegar.

    • Tiago_brito

      Isso pra mim e excesso de tecnologia, pra que tudo isso só vai facilitar as coisas pro ladrão que vai se especializar cada vez mais, ae fica a pergunta: será que realmente precisa de um carro de partida sem chave?? pra que?? qual a dificuldade de dar a partida em uma chave?? as pessoas estão ficando cada vez mais dependentes da tecnologia e com isso mais preguiçosos, com coisas que são tão simples e bobas de fazer…é tudo que e excesso, até de tecnologia não e legal….

      • Stark

        Eu queria ter um Luxo desse mas na mesma hora volto a preferir a boa e velha chaves!! asushsauhsa

      • GabrielJba

        Você não é obrigado a compra um carro com Keyless só porque ele existe, assim como outras comodidades. A tecnológica veio para facilitar nossa vida, mas se você não gosta, pode ficar sem….

      • FernandoVW

        Eu discordo. Tenho um Megane com cartão e me sinto mais seguro que se tivesse qualquer outro carro com chave por aí. Duvido que um ladrão escolha levar o meu carro no lugar de qualquer Uno, Gol, Celta dando sopa… Além da comodidade, acho até um item a mais de segurança. E não é um 1M ou X6…

  • Rodrigoww

    Se precisa de hacker não vamos ter problema. Nossos ladrões não sabem nem ler e escrever.

    • tiards

      só você acha que no brasil, ladrões não sabem nem ler e escrever. deixa seu cartão de crédito e sua conta boiando para tu ver..

    • Pablo

      Vai nessa.

    • JottaElle

      Não precisa ter muito estudo, não. Em pouco tempo estarão vendendo um kit para este tipo de ação criminosa, da mesma forma que ficou comum o uso de "jammers" para bloquear sinais de rastreadores.

    • Leosom

      Nossos ladrões governam o país.

  • RafaelPimenta

    No brasil os ladroes jogam tijolo no vidro pra roubar um tijolo q ta dentro do carro kkkkk

    • BBMP_

      Ta vendo bastante "Todo Mundo Odeia Chris" nao? hahahaha

      • RafaelPimenta

        kkkk vdd tem um episodio assim. mas o pior é q aki é assim msm

  • Peter_Pal

    É a velha máxima: para cada 10 pessoas planejando sistemas de segurança, há 100 outras já sabendo como quebrar o sistema.

  • jersaosp

    Vish… essa "inclusão digital" do mundo dos larápios vai demorar uns bons anos pra chegar aqui… primeiro tem que massificar os carros com keyless, que aqui ainda é de nicho… depois vai levar mais umas décadas até o infeliz conseguir mexer em um dispositivo desses!!!!

  • 3ic

    Ladrão no brasil se vale da lei. É mais facil roubar alguem com uma arma na mão do que furtar o veículo. La fora leis diferentes e consequentemente atitudes diferentes. Vcs acham que se la fora as leis fossem molezinha, esses ladroes do video iriam perder tempo para roubar um carro desse jeito? iriam escolher um modelo desse no sinal e levar a belezinha embra, como td completo.

    • diogo_rs6

      É que nestes lugares eles sabem muito bem que gente deste tipo é "mal caráter" de natureza. Aqui no Brasil, graças principalmente a interpretação equivocada e demagoga de nossos juristas, somadas à atuação de grupos de direitos "DUSMANOS" acham que são apenas "coitados injustiçados que não tiveram oportunidades pra crescerem na vida" é que vemos um espetáculo de violência na maior cara dura….

  • farleytito

    não importa ladrões sempre darão um jeito pois como diz o ditado: É A NECESSIDADE QUE FAZ O SAPO PULAR

    • RicardoSuroieck

      Pois é. O que faz a segurança evoluir são os ladrões, e não o contrário. Eles sempre estão a frente.
      O pior é que alguns ainda acreditam cegamente nas tecnologias de segurança dos automóveis. Independentemente da marca e dos dispositivos envolvidos, eles dão um jeito de levar se quiserem.

  • Caretinha

    Na boa, esses ladrões merecem uma surra de cinta nas costas para aprender a trabalhar. Não receberam educação quando eram crianças, crescem e viram marginais achando que podem tudo. Onde já se viu alguém se achar no direito de pegar alguma coisa que o outro comprou com o suor do seu trabalho ? Quer ter um igual, vai trabalhar pra ter !!! Olhem só daqui 20 anos o que vai acontecer: o Brasil vai estar infestado de marginais, pq os pais não podem mais educar os filhos do jeito que eles querem. Eu mesmo não quero ter filhos, pq não vou poder educar eles do jeito que teria que ser. Ter filho para virar marginal no futuro eu não vou ter. Eu levei muitas cintadas nas costas, inclusive de fivela, saía sangue até, tô vivo até hoje e nunca roubei 1 centavo de alguém. Agradeço meu pai (que já não vive mais) por ter me feito um homem, não um rato.

    • Tripa-Seca

      Amigo, entendo o que você disse, mas do mesmo jeito que apanhou, muita gente não apanhou e também não rouba um centavo (Eu não estou nesse grupo, porque a exemplo do que aconteceu com você, também apanhei).
      Hoje, eu não bato nos meus filhos. Mas o faço por não ter necessidade. E minhas irmãs, quando tem que punir os próprios filhos, sempre falam: "Ou você faz isso, ou seu tio vai conversar com você". Hoje, tendo impor respeito sem necessidade de pancada.

    • rpasini1

      Eu não acho que o problema seja bater ou não, o problema é a falta de punição. Até tempos atras os professores eram respeitados nas salas de aula, alunos mal educados sofriam punições, adultos que aprontavam eram presos, e ficavam presos. Hoje o Brasil está levando tudo na psicologia do amor onde a questão não é punir, mas sim passar a mão na cabeça com a desculpa de recuperar. Onde já se viu, se um aluno tira nota vermelha a culpa é do professor, alunos fazem o que querem em sala de aula e ninguém tem autoridade pra coibir isso, ai depois virarm criminosos. Esse é o caminho que esse país tomou, e pode ter certeza, vai ficar cada vez pior.

      • Pedro_Rocha

        Essa "psicologia do amor" é baseada no sistema esquerdista de lavagem cerebral criado por Maria Montessori, que desenvolveu seu modelo educacional simplesmente na Itália fascista. Jogando essa porcaria no sistema escolar estatal anti-cristão de Anísio Teixeira e regado à "pedagogia do oprimido" de Paulo Freire, temos como resultado o que vemos hoje em nossas escolas.

    • epicentro01

      A solução para acabar com bandido custa R$ 2,00 (uma munição). Pegou em flagrante, mete um tiro na cabeça e pronto. Depois tira foto do presunto, monta um álbum e mostra para os alunos de todas as escolas a partir da 5ª serie, pois daí eles já tem idade para entender o funcionamento da coisa. Mostra as fotos e fala: "Tá vendo? Isso é o quê acontece com vagabundo. Você pode escolher ser uma pessoa honesta ou acabar assim." Mas digo isso para todos os tipos de vagabundos, porquê sabemos que existem alguns que roubam muito mais do que um carro e não usam arma e ainda são escolhidos pelo povo.

  • andreHHX

    A essa altura do campeonato já deve ter pra vender no Paraguay o chupa-cabra keyless compatível com qualquer carro.

    • andre_0102

      Parece piada, mas uma vez tive que chamar o chaveiro p/ destravar a chave tetra de entrada da minha casa, o maluco sacou a chave maldita aquela e abriu a porta em(pasmem) 7segundos e era uma tetra. Segurança é uma ilusão…

      • Eugenio C.

        A 4-Patas já fez um teste convidando um chaveiro automotivo para abrir diversos carros com fechaduras diferentes sem usar chaves originais, e no mais demorado (que era tetra) ele levou – se me lembro bem – 2 minutos e meio.

      • farleytito

        na certa este chaveiro possui uma bela chave MIXA que por sinal é a mesma que os ladrões usam geralmente. e só pra lembrar se uma pessoa qualquer for pega com uma chave dessas em mãos ela estará muito enrolada com a lei.

        • Alec_T

          Nao sabia dessa chave mixa.

          Mas convenhamos, se o cara que já deve assalto a mao armada, tráfico, assassinato entre outros nas costas nao tá nem um pouco procupado e ter porte de MIXA na sua ficha.

        • rpasini1

          Chave mixa muito enrolado?
          Olha o que encontrei http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240307351-

          • farleytito

            deixa a pm te pegar em posse de uma dessas pra você ver. até você explicar "que focinho de porco não é tomada". a primeira coisa que o pm vai te perguntar é se você e chaveiro e dai pra frente… já viu né??? não quer dizer que por estar a venda seja licito pois na net se encontra de tudo até mesmo dinamite se você souber procurar você encontra. por via das duvidas eu prefiro acreditar que não é bom ter uma dessas, para evitar problemas com a lei.
            e olha só o que o vendedor deixa claro.
            "Produto para uso profissional, não me responsabilizo pelo uso do mesmo, não acompanha manual de instruções, no entanto no YOUTUBE há vários vídeos explicativos."
            se ele não se responsabiliza……

            • rpasini1

              Cara, quantas vezes tu ficou sabendo de alguém ser preso por portar algo assim? Eu nunca.
              Concordo que quem for pego com isso tem que prestar contas, mas a facilidade com que se compra também é uma piada. O comercio disso poderia ser regrado da mesma maneira que o comercio de armas é. Ou seja, tudo ficar registrado.

              • farleytito

                eu já vi na minha cidade casos de apreensões dessas chaves e se bem me lembro os donos tiveram poucos problemas. mas eu concordo com você a respeito da forma com que essas "armas" são comercializadas, deveria haver maior rigor por parte da lei. porque quem consegue ter paz sabendo que qualquer um ladrão de 5° pode ter uma chave dessas e nos as pessoas de bem ficamos reféns e de braços cruzados com medo de sermos roubados e com a certeza da impunidade desses delinquentes.

  • AndredeAzambuja

    Qual carro com keyless no Brasil compensa roubar/furtar? Os caras tão interessados em roubar carro com saída, como Gol, Uno, Palio, Fiesta. Não há interesse em roubar um carro mais caro que esses, tem menos saída de peça e são mais facilmente encontrados/rastreados.

    • RicardoSuroieck

      O mercado de peças roubadas existe para todos. Se por um lado os veículos mais populares precisam de mais peças, por outro veículos mais raros e importados também precisam, pois as peças demoram mais para chegar e via de regra custam bem mais caro, então há procura no mercado paralelo tanto quanto.
      A diferença é que o segundo tipo de roubo normalmente os bandidos fazem por encomenda. O "ferro velho" associado ao bandido diz a ele: preciso de um carro tal (Mercedes, Audi, etc…). O bandido já sai procurando um carro dentro daquelas especificações e com os dispositivos apropriados para o furto, tentando, de preferência, conseguir algo já em alguma região próxima a algum desmanche. Esse tipo de quadrilha consegue roubar e desmontar completamente um carro em questão de uma, duas horas. Coisa de profissional mesmo.

      • andre_0102

        Acho que carros mais "Top" geralmente pegam o caminho da alfandega e os pé de chinelo do desmanche.

  • rogerw31

    Você viram o MESMO video que eu ? é só plugar e ficar apertando " ok " hahahaha e tá ficando popular, já que sedans médios já tem keyless.

    • Absinthe666

      mas acho que no video ele tava usando uma ''chave em branco'' e o programa puxa o código e passa pra ela podendo ligar o carro
      é mais algo usado no caso da pessoa perder a chave, mas como tem mal intencionado para tudo né ai já viu

      • Edson Roberto

        Bem… ainda não tira a facilidade de dar next-next-finish…rsrs

    • tasatanazio

      funciona da mesma maneira para programar o alarme do teu carro
      ja perdi o alarme do meu carro e para o cara gravar em outro aparelho foi mais rapido que esse ai
      foi so abrir a porta, ele ja sabia onde ficava a caixa do alarmer, desligou manualmente, com um aparelho parecido com esse pegou a senha do alarme e depois foi so passar para outro chaveiro

  • MecanicoDigital

    Vai ser sempre assim … pq sempre tem um jeito de desativar sistemas de segurança …

  • Renato_Tv

    ai cara a BMW que eles roubam é a 1M não a M1 como tem no texto!

  • mottervictor

    ASHEIUASHEIUAH Detalhe é que pra conectar na porta OBD voce precisa estar dentro do carro . !!!

    • tasatanazio

      tijolo serve para que?
      o alarme sonoro eles sabem desativar na manha, so abrir o capô e desligar a bateria, liga 1 minuto com todo o sistema resetado e pronto

  • Leco222

    Realmente o Mille com aquela fechadura difícil de abrir com chaves de outros carros é bem mais seguro.
    Ridícula a reportagem, quero saber em que uma chave física iria dificultar o furto.

    • tasatanazio

      chave codificada, o cara pode ter uma chave fisicamente identica a sua, mas nao liga, o cara vai ter o trabalho de quebrar o painel, abrir o capo, fazer ligacao direta na bateria e depois o contato dentro do carro
      pela logica o ladrao procura o carro que esteja mais facil de levar, entre o teu que vai dar esse trabalho e o keyless do lado que ele tem o aparelho, ele vai preferir o keyless, mas nada impede de que se ele estiver determinado a levar teu carro ele leve

      • farleytito

        mesmo se o ladrão fizer tudo isso o carro não liga porque antes de tudo a primeira condição para que um veiculo codificado ligue é que central eletrônica tem que receber o código da chave que também fica gravado na central. por isso não adianta quebrar painel e muito menos ainda fazer ligação direta (coisa mais antiga) pois o carro não vai funcionar nem com reza braba.

        • RicardoSuroieck

          Chave codificada é uma tecnologia já antiga mas que funcionou relativamente bem. Mas, é claro, bandidos preparados já tem mecanismos para lidar com ela há algum tempo. Leva um pouco mais de tempo, mas é possível ligar o carro trocando-se vários componentes. Não é qualquer bandido que faz isso, são quadrilhas especializadas com equipamento próprio para cada ocasião. http://videos.r7.com/ladroes-tem-novas-estrategia

          • farleytito

            cara esse vídeo de fato põe ponto final nesse assunto, muito claro! explica sem deixar sombra de duvidas.

        • tasatanazio

          cara, ja perdi e o "mecanico" conseguiu ligar o meu assim, sem a chave codificada
          depois tive que pedir uma nova a css
          ligou um negocio la direto na bateria por um fio de cobre que ele trouxe que ja acendeu as luzes do painel depois foi o contato com uma chave de fenda debaixo da coluna de direcao e deu a partida, facinho assim
          o carro era um ford ka, eh o mesmo sistema de chave codificada do fiesta e da ecosport

          • farleytito

            sei não viu. pelo menos os carros fiat eu sei que não ligam. a menos é claro que esse aparelho que você disse seja um decodificador que lê o código da central e a "engane"

            • FSaccon

              Você que pensa. Com chave codificada e tudo roubaram o Palio do amigo meu estacionado na rua. O porteiro ainda viu, mas não deu nem tempo de chamar a polícia. A tática é a mesma do vídeo acima. Desconecta a central de injeção original e colocam uma "zerada". Daí é só utilizar uma mixa qualquer que o carro dá partida. Se levar 2 min é muito.

              • farleytito

                nesse caso certamente este ladrão estava com uma central já usada e com a o transpônder da chave dessa mesma central,porque mesmo a central sendo virgem ela precisa de um código. mas jeito de roubar sempre vai existir isso eu garanto.

  • jeep12

    titulo da materia me levou a uma preocupacao que a reportagem nao mostrou.
    Isso nao é roubo, é furto ( roubo é quando voce esta presente ). Achei que iriam falar de um risco que ainda nao tinhamos pensado ao sair por ai com esse tipo de dispositivo.

    • AndredeAzambuja

      Só uma correção, roubo não é "quando você está presente". Roubo é quanto há violência ou grave ameaça à vítima. Mesmo que a vítima esteja presente, se não existir um desses dois elementos, trata-se de furto, não de roubo. Um exemplo típico de furto com a presença da vítima é a batida de carteira sem que aquela perceba.

      • gabrielthw

        Exato! O texto fala de furto, logo, seria melhorar alterar o título da matéria

  • skulljorge

    é capaz do ladrão que hackeia um carro asisim levar mais anos de prisão,do que um pé de chinelo apontar a arma pra sua cabeça e levar seu carro.Isso se existir cadeia aqui no Brasil.

  • CharlesAle

    É por isso que eu defendo uma lei proibindo o comércio de peças usadas,pois vai na veia dos desmanches,é desmanche que faz com que os roubos sejam altissimos,outros países,como a Argentina,já regularizaram a coisa,resultado,caiu,se não me engano,quase 90%,aqui tem de ser o mesmo,peças,só em CSS ou auto peças,e acabou……….

    • farleytito

      seria uma boa alternativa com a possível diminuição do numero de roubo de carros mas por outro lado se tratando de brasil, todo revendedor de peças iria aproveitar o aumento da demanda para subir absurdamente os preços das peças. e alem do mais ficaria um pouco difícil ter um controle sobre esse tipo de comercio que passaria a subsistir como trafico de peças.

    • FSaccon

      Eu já pensei assim, mas hoje tenho outra opinião: o que se deveria fazer no Brasil é regulamentar o ciclo de vida do carro (20 anos, por exemplo), sobretaxando ano a ano os mais usados no IPVA, licenciamento, etc até o limite de sua vida – justamente ao contrário do que ocorre por aqui, onde com 20 anos deixa de pagar IPVA. Assim, o preço dos usados cairia drasticamente e, consequentemente, a vantagem do comércio paralelo de peças. O comércio de carros aconteceria basicamente através da compra de carros novos e descarte dos velhos, eliminando consertos mecânicos complexos, recuperação de colisões, pois perderia sentido gastar muito em um carro que não vale nada. É esse tipo de comércio que alimenta os roubos e furtos.

      • CharlesAle

        Opa,Beleza FSaccon,olha sua idéia é uma que também poderia ser acrescentada,até para dar um basta realmente nesse negócio de roubar carro para vender suas peças,sempre houve roubo de carro,mas ultimamente está alarmante,em todo o Brasil,por quê?muita gente tem comprado carros que não tem condições de manter,mal tem para as prestações,que dirá reparos com peças de procedência,pois é caro,qual a solução então,peça de desmanche lógico,mais barato e original(sic)pois é de um carro desmontado,é assim que o pessoal tem feito,e outra,muitas oficinas de funilaria e mecânica são clientes de desmanche,pois fornecem peças para consertos mais barato,mas o dono arruma como se fosse peça comprada em loja,essa pilantragem saiu até em reportagem na record,onde um i30 foi cobrado como se tivesse sido reparado com peças de CSS,mas foi usado peças de um i30 roubado!!!isso é muito comum e até praxe em muitas oficinas,por isso digo,o roubo não acaba enquanto tiver gente ganhando com peças roubadas,e também enquanto for tão fácil abrir um desmanche….mas o pior de tudo,e o que eu lamento profundamente,é que muitas vidas são perdidas devido a violência dos marginais,tudo isso para que???para vender um veiculo roubado para desmanche por uma mixaria menor muitas vezes do que a prestação do mesmo..,mas isso dono de desmanche tá nem ai.!!!!!!!!bom é isso e desculpe o texto longo…valeu..

      • 3ic

        o ocmercuio de peças roubadas acontece com seminovos populares em sua maioria. Mas vejamos o que airia acontecer se o que vc postou fosse colocado em pratica. Todos se voltariam a comprar carros 0 km. As Css com isso iriam se aproveitar e aumentar o preço devido a "lei da oferta e da procura" consequentemente as peças de reposição iriam subir la nas alturas , fazendo com que os carros continuassem a serem roubados por encomentas em algumas oficinas para a reposição dessasos novos carros. Ou seja, na minha opinião iria continuar a mesma coisa com o bonus do aumento dos carros e das peças.

        • FSaccon

          Não acho que aconteceria isso, pois a regulamentação teria que ser gradativa. NInguém teria o carro do dia pra noite sucateado. Mas minha idéia é tornar o carro usado um produto sem valor. Assim, as pessoas o utilizariam até acabar, pois não receberiam nada em uma troca por novo, diminuiria muito o comércio de usados e de peças de reposição. Também não haveria uma corrida para comprar carros novos e consequentemente a lei da oferta e procura. Talvez o contrário! Uma outra coisa é analisar a procura por peças de carros seminovos. Seria interessante saber quantos % dos carros possuem seguro após 1 ano, 2 anos, etc. Supõe-se que, se um carro tem seguro, suas peças de reposição em caso de acidente virão de locais idôneos e não alimentariam o crime. Carro teria que sair da CSS com seguro total. Se não tem dinheiro pra comprar carro e colocar seguro, nem passe perto do show room.
          Eu já acho que carro novo/seminovo roubado normalmente não vai pra desmanche: esses são remarcados, clonados e circulam por aí. Carro desmanchado é o Fusca, Monza (estão entre os mais roubados) que não se acha peça pra comprar.

          • 3ic

            os dez mais roubados são carros populares.
            Isso veve-se ao fato de muitas pessoas adquirirem esse bens e em sua maioria não terem condições de manter os mesmos pelos meios legais.
            Carro antigo ( aqueles com mais de 15 anos) ja é um outro comercio. O roubo desses carros pouco influenciariam ao roubo de um honda civic 2007 por exemplo.
            E o pessoal que curte os muscles cars da dec de 70 e desfilam com estes inteirões por ai? Eles seriam penalizados pela incompetencia do governo? Isso é uma historia sobre rodas. Nos Eua existe um culto a carros classicos e não rola a pouca vergonha que rola aqui. Para esse nicho, bastaria que as montadoras fornecessem peças e suporte aos veículos antigos.

            Mas como disse, o roubo de um corolla, civic, cruze e etc não sobre influencia direta no roubo de fuscas, mavericks, monzas e etc… cada um com seu nicho.

            Para se ter uma ideia, minha prima tem um celta e eu uma zafira e aqui na mesma onde moramos no RJ, o preço do seguro de ambos é o mesmo valor e ambos sãodo mesmo ano. http://carroonline.terra.com.br/noticia,8424,list

            • FSaccon

              Essa discussão é longa e difícil de argumentar por aqui. Concordo com o que você falou e pra poder continuar esse assunto seria interessante ter dados, estatísticas. Mas é bom conversar sobre este tema, um dos meus preferidos. Pode ficar tranquilo: quando falo em acabar com carros com mais de 20 anos, não é com todos não. :D

      • Edson Roberto

        Cara, eu penso já numa forma mais simples:
        Eu vi isso no discovery e achei genial: Catalogar por codigo as peças. Não falo das peças terem seu proprio código (porque elas ja possuem), mas falo de existir como uma peça UNICA comprada para tal carro.

        Nos EUA, isso existe. Como funciona? Voce compra digamos, um conjunto para troca de correia dentada. Esse produto tem um código único onde o mecanico registra os dados do veiculo instalado e esse fica por lá.

        Se amanhã é encontrada essa peça a parte, é possível rastrear de qual carro foi e seu paradeiro. Isso é fantastico! Pois o cara vai roubar algo que não será todo mundo que vai confiar de por qualquer peça e podendo ser rastreado. (e mostrando a reportagem, ficou mais pratico perceber como era tão mais pratico encontrar até a pessoa que tenha aceitado comprar a peça de forma irregular).

        Acho que a partir dai poderiamos começar a ter uma sondagem maior. Além disso, pelo menos os carros para ter IPVA mais caro ficando mais velho, deveria também diminuir consideravelmente o IPVA dos carros novos. Se for apenas para aumentar, então que fique como esta atualmente.

        • FSaccon

          Isso é legal. Colocar o código da peça dada pelo fabricante + um número serial. Ao comprar uma peça usada, só puxar o número completo em algum sistema e descobrir a história da peça. Poderíamos começar por aí, pois não é difícil de se implementar isso. Mas, como nossos representantes vivem em outro mundo, não podemos contar com eles para propor projetos desse tipo.

  • Felix_S

    Vamos ter que cancelar nossos pedidos de BMW então?

  • AndredeAzambuja

    Todo sistema de segurança é falível, mas tem como complicar e muito. Esses casos farão com que as montadoras aprimorem seus sistemas, tenho confiança nisso.

  • survivor123

    Meu tiida tem esse sistema. Mas azar, vale a pena. É muito legal entrar e ligar o carro com a chave no bolso ;P

    • faej

      Tambem tenho um tiida e me divirto com isso. Acho q e carro pouco visado, ate o seguro e barato.

  • jcrpardal

    Só pra constar, "Chave keyless" fica bastante feio como está aí no título.

    • RicardoSuroieck

      Realmente, chave keyless é um paradoxo.

    • JottaElle

      É um oxímoro, ideias contraditórias na mesma expressão.

      • Tripa-Seca

        Seria algo como "sistema por fio wireless".

        • Alec_T

          Propaganda da NET: é tipo wireless, mas com fio… rsrs

  • Jason

    Tecnologia tem dessas coisas, engenharia reversa e hackers são capazes de muitas coisas que nem se imaginam.

  • Kleverson_G

    Esse tipo de chave foi feita para comodidade e não por segurança. Se um, por exemplo, manobrista dechar a chave do seu carro sobre o parabisa, o carro irá abrir e ligar normalmente. Esse sistema n foi feito para países como o Brasil!

    • faej

      Nao, o sistema so liga se a chave estiver DENTRO do carro, ja fiz o teste.

      • Kleverson_G

        Chaves como a do Freemont, o cartão do fluence, tudo liga com uma aproximação mínima!

  • Renan21

    Eu sei que não tem nada haver com o assunto:
    Por que é que esse site parou de pegar no navegador Opera? Alguem mais está com esse problema?

    • markinmoura

      No safari também tá dando pau. Só abre no modo mobile e mesmo assim nao aparece nenhuma imagem ou vídeo!!!!!

      • X11auto

        O meu é Chrome faz tempo e não tem dado pau até hoje além de ser muito rápido!

        • markinmoura

          Chrome mobile ou desktop?

          • X11auto

            desktop

        • Renan21

          Pra que usa poucas abas o Chrome realmente e rapido.
          Mas eu uso cerca de 30 abas sempre abertas, o Opera aqui sempre foi mais rapido que os outros.
          Sempre usei esse site no opera e nunca deu problema, mas agora resolveu não pegar.

          • X11auto

            As vezes eles mudam alguma coisa no site e ai ne, sempre tudo funciona, mas logo corrigem, ou o navegador atualiza e corrige os erros!

    • JottaElle

      No Firefox (versão desktop) aparece normalmente, mas no Opera é carregada a versão "mobile".

  • X11auto

    Trava Carneiro neles!rs…

  • willyaugusto

    Maior facilidade comparado a que?
    Quem é o ladrão que possui todo este conhecimento e acesso a toda esta tecnologia? E porque mesmo possuindo todo este conhecimento aplicaria em roubos e não em uma coisa boa e construtiva?
    Não é porque não quebrou uma janela ou não usou um pé de cabra que é mais fácil, é muito mais difícil e exige muito mais do ladrão, o que desencoraja o roubo.
    Hoje mesmo dificilmente vemos carros sendo furtados, devido à existência das chaves codificadas e alarmes, o mais comum é o roubo. As chaves e segredos são tomados da vítima e pronto.

  • jcesarcbr

    Sem a senha e software de acesso essa operação mostrada não é possível. Esse vídeo é fake.

  • YoOdEx

    O meu carro é Keyless, e não preocupo nem um pouco! Ladrão aqui consegue roubar Fusca, Gol quadrado e derivados, Uno antigo, e demais antigos visados.

    No mais, pra que ter trabalho de se qualificar para roubar um carro? Aqui é mais fácil apontar a arma no sinal e levar tudo logo! kkkk

  • alberto

    tá rindo do que, dé… dé mental!!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend