Carros com sistema start-stop tem vida útil menor, por causa de tantas partidas?

start stop
start stop

O sistema start-stop, que foi feito para atingir uma redução de consumo de até 10% em carros que rodam muito em congestionamentos e cruzamentos demorados, traz um desgaste grande nos sistemas que envolvem a partida.

Será que isso reduz sua vida útil, vindo desse liga e desliga frequente?

Nos carros com start-stop, algumas peças, como a bateria e o motor de partida, têm características especiais.

Essas peças duram muito mais e não tem a vida útil reduzida. O lado ruim é que seu custo é muito maior, na hora da troca.

Uma bateria por exemplo, pode saltar de R$ 300, se fosse a bateria de um carro comum, para R$ 1.200 até R$ 2.500, do modelo específico para veículos com start-stop.

Vantagens e desvantagens do sistema start-stop

Vantagens:

Redução do consumo de combustível.
Menor emissão de poluentes.
Melhoria na eficiência energética do veículo.

Desvantagens:

Custo maior de manutenção.
Necessidade de baterias com maior capacidade.

Comparação entre baterias convencionais e as usadas em sistemas start-stop

Tipo de Bateria Capacidade de Partidas Durabilidade Aplicação Principal
Convencional Baixa Moderada Veículos sem start-stop
EFB Alta Alta Veículos com start-stop
AGM Muito Alta Muito Alta Veículos premium com start-stop

Modificações necessárias para suportar o start-stop

Além da bateria especial e também de um motor de partida muito mais parrudo, o carro equipado com sistema start-stop tem a inclusão de novos sensores e software no veículo.

Eles ficam de olho no que o motorista faz e no estado do carro. Assim, o sistema start-stop funciona corretamente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.