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Carros compartilhados estão isentos de rodízio em São Paulo

car-sharing

A prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta (8) no Diário Oficial do município uma resolução que libera do rodízio os carros compartilhados. Além disso, veículos usados nesse tipo de serviço também estarão liberados em estacionamentos públicos sem cobrança de taxas.

Para a administração paulistana, o car sharing é o “próximo movimento da cidade” e assim quer incentivar o uso de carros compartilhados, onde o usuário paga pelo tempo utilizado. Um estudo internacional aponta que para cada carro compartilhado, 15 carros são retirados das ruas. Na cidade, o serviço é bem conhecido através das bicicletas, colocadas em pontos estratégicos.

Nos dois casos, um aplicativo permite ao usuário liberar o veículo e rodar com ele pelo período desejado, mas obrigatoriamente tem de devolve-lo em um dos vários pontos de entrega identificados. Mas, para as empresas, o benefício não sairá de graça.

A prefeitura exigirá das empresas de car sharing o pagamento de taxa anual de R$ 4,2 mil por veículo autorizado, sendo que este valor é composto por taxa de liberação de Zona Azul ou estacionamento (R$ 2,4 mil) e isenção de rodízio (R$ 1,8 mil).

O pagamento pode ser à vista ou em até quatro vezes sem juros. A taxa representa R$ 11,50 por dia para cada veículo do serviço, pouco mais que duas horas em Zona Azul por duas horas. As empresas interessadas podem se cadastrar junto à prefeitura apresentando a quantidade da frota e pontos de retirada/entrega de veículos.

Atualmente, apenas uma empresa opera o car sharing e tem 80 carros. Estima-se que a frota vá aumentar para 300 veículos. Ainda assim, a prefeitura acredita que a frota de carros compartilhados em São Paulo alcançará em torno de 3 mil carros. A capital paulista tem em torno de 40 mil vagas públicas de estacionamento.

[Fonte: Estadão]





  • Eduardo Brito

    Tem que ser isento do rodízio mesmo, pois as empresas vão pagar mais de 4k por ano pra prefeitura.

    • Edson Fernandes

      Ou seja… quase as multas mesmo.

    • Pacheco

      Eu sou a favor de revogar o Rodizio em SP. Quando eu sair de prefeito, será meu primeiro decreto.

  • invalid_pilot

    Baita brecha pra quem quiser burlar a lei.

  • Marcio Almeida

    Realmente a primeira boa iniciativa deste desgoverno mais é 1 em 10. Agora só o o desgoverno incentivar postos de recaregamento na cidade, se tivesse feito uma PPP pra isso ao invés de gastar milhões em ciclofaixa que não tem manutenção teria sido melhor.

  • Fabio Marquez

    Está ai uma oportunidade para quem quer iniciar um novo negócio. Trablahar com projetos voltados a sustentabilidade é chave do sucesso no futuro.

  • Mr. Car

    Com o cuidado que as pessoas de modo geral tomam com aquilo que não é seu, estas empresas que se preparem para os gastos com reparos. Se fosse em uma cidade litorânea por exemplo, era capaz do sujeito pegar o carro e o encontrar com os bancos encharcados de água do mar e cheios de areia por conta do usuário anterior.

    • Caio Ferrari

      Pode ser. Mas se ninguém prestar o serviço por causa disso, entraremos no ciclo tostines.

      • Mr. Car

        Se depender de mim, que não vou usar, eles vão mesmo é entrar no “ciclo falência”, he, he!

        • Edson Fernandes

          Se fosse assim, aluguel de carro no Brasil não daria certo. Ou seja… imagina o valor desse aluguel que será “baratinho” né?

          • Mr. Car

            Aluguel de carro em através de locadoras é um outro processo. Para começar, se deixa um valor razoável que só é resgatado na devolução do veículo, depois da vistoria do mesmo. Pelo menos foi assim na única vez que aluguei um, por três dias. E mesmo assim, já andei vendo no “youtube”, vídeos de imbecis submetendo carros alugados a usos inapropriados, como cavalos-de-pau, fritando pneus, e coisas assim.

          • William

            O que tem a ver aluguel de carro com compartilhamento? São funcionamentos completamente distintos…

            • Pacheco

              Ele deu como exemplo que as pessoas que pegam esses veiculos para destruir.

              São poucas pessoas que tem essa mente maligna de sair destruindo o que não é seu.

    • Louis

      A esperança é que o usuário desse tipo de serviço seja um pessoal mais esclarecido e educado.
      Porque se formos ver o nível de educação de grande parte da população, veríamos lixo esparramado, peças furtadas, e até gente escarrando no chão do carro…

      • Edson Fernandes

        Será como um aluguel de carro diario.

        • sepchampions

          Mas com uma grande diferença. Ninguém vai vistoriar o carro depois

          • Edson Fernandes

            Olha… sempre qdo vc aluga nesse formato, vc precisa entregar o carro num ponto desses de aluguel e é feito um checkup antes de levar para outra pessoa.

    • Guilherme Batista

      Tive a oportunidade de usar e também de conhecer bem o sistema de Paris. Pude literalmente fazer um estudo em cima dele e conversei com os gestores do projeto e com alguns usuários.
      Lá acontecia de tudo com esses carros, acidentes eram comuns( franceses dirigem mal), além de coisas como pelo de animal, compras que derramavam, gente que transava no carro, enfim.

      É claro que esses casos eram minoria, mas que era suficiente para elevar bastante o custo de manutenção do serviço. O bom que o governo dava bastante incentivos para o serviço continuar viável

  • fbl

    Estive em Berlim nos ultimos dias e la tem muito o Car2Go com seus Smarts e o DriveNow com muitos BMW serie 1, BMW i3 e Mini Coopers. Vi muita gente usando e achei muito legal essa solução, onde vc pega o carro atraves do aplicativo e nao tem problema de estacionamento. Nao sei como sera no Brasil com a quantidade de carros nas ruas daqui e a carencia total de vagas publicas. La fica bom pq sao menos carros nas ruas devido a quase perfeita rede de transporte publico.

    • William

      Esse é o ponto! Essa medida tem que ser uma solução paralela. Se não colocar um transporte público de qualidade, com funcionamento de qualidade, este tipo de medida só vai mascarar o problema. É aquela velha solução brasileira, vamos só tapar o buraco que dura mais uns meses…

  • zekinha71

    Agora no fim de mandato o pinta faixa vai fazer um monte de coisas que beneficiam a população.
    Mas só pensando na reeleição e não no cidadão.

    • William

      Zekinha, acho que o Haddad sabe que a reeleição dele está praticamente perdida. Mas é aquela história né, eleitor brasileiro sempre surpreende (para pior).

      • Pacheco

        Vc viu que agora ele está dando entrevista para todas as radios, indo nos programas e começando a falar até do que ele acha que precisa melhorar?

        O Jaiminho começou a se mexer pra ver se consegue a reeleição.

        • sepchampions

          O assessor dele devia ter dito que pra se reeleger precisa trabalhar 1ano ou 1 e meio antes da eleição pra se reeleger e não 6 meses antes.

          • Pacheco

            Sim, mas o problema é que agora ele está saindo da toca e mostrando o pouco que fez. É capaz que isso reflita nos resultados.

  • george

    taxa de 4200 é incentivar os carros compartilhados?

    • Pacheco

      É cobrar as multas que eles levariam durante o ano.

      Mal sabe a prefeitura que já existe um monte de site e aplicativo que vc aluga por hora carro de particular.
      Eu mesmo já usei, só não gostei do preço.

      Sai mais barato um Uber Black onde ainda ando de motorista.

  • William

    Desde quando regularizar Uber foi uma boa iniciativa? Uber regularizado só é uma boa iniciativa para o cofre do Estado. O aplicativo funciona perfeitamente sem nenhuma necessidade de regulamentação.

    • Darwin Luis Hardt

      isto que você disse é óbvio. Mas o governo tem a necessidade de legalizar tudo antes de algo novo funcionar no mercado. É uma necessidade governamental. Eles que inventam isso e agora para tudo deve ser feito da mesma forma: regulamentar antes de usar.

  • Guilherme Batista

    Os carros serão “isentos” mediante ao pagamento de uma taxa…OK



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