Carros elétricos e híbridos em alta no mercado em 2022

toyota corolla cross na 13

Em janeiro, o mercado nacional viu o emplacamento de 2.558 carros elétricos e híbridos, um resultado considerado histórico para a ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico.


As vendas cresceram 93% em relação ao mesmo período de 2021 e 63% acima do registrado em 2020.

Segundo a entidade, o Brasil tem hoje uma frota de 79.817 automóveis e comerciais leves eletrificados.

A previsão da ABVE é que esse volume alcance 100 mil unidades no segundo semestre deste ano.

Ainda que tenha sido um recorde de vendas em janeiro, os carros eletrificados ainda possuem um percentual muito baixo no mercado nacional.

xc40 eletrico 1

Foram responsáveis por 2,2% das vendas totais em janeiro, apesar de ser um mês geralmente fraco.

Em dezembro, híbridos, híbridos plug-in e elétricos venderam 4.545 unidades no mercado brasileiro, o maior volume histórico.

A ABVE aponta ainda que estes números não incluem ônibus, caminhões e levíssimos elétricos, lembrando ainda que a Volvo Trucks confirmou que produzirá caminhões e ônibus elétricos no país.

Em janeiro foram vendidos 542 exemplares de híbridos, já os híbridos plug-in emplacaram mais, com 649 exemplares.

Por fim, foram emplacados 367 carros elétricos, sendo o XC40 o mais vendido com 100 exemplares.

Os híbridos flex dominam com Corolla Cross e Corolla, tendo sido vendidos 1.310 unidades, com o primeiro vendendo 908 unidades e o segundo com 402 exemplares.

Adalberto Maluf, presidente da ABVE, diz: “O crescimento dos eletrificados no Brasil é muito positivo pois começa a colocar o país no mapa global das novas tecnologias”.

Maluf continua: “Precisamos ampliar a descarbonização da mobilidade com a ampliação do etanol, dos híbridos flex e também dos elétricos a bateria, sendo hoje a maior tendência mundial”.

Para este ano, são esperados mais lançamentos de carros híbridos e elétricos, com algumas marcas preparando um verdadeiro portfólio verde, como o Kia, que já confirmou quatro modelos para 2022.

A Volkswagen prepara dois da linha ID, enquanto a Renault terá mais dois produtos também, por exemplo.

[Fonte: ABVE]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.