Elétricos Híbridos Mercado

Carros elétricos e híbridos têm alta de 70,73% nas vendas até abril

toyota-prius-flex-1-1024x682

As vendas de carros elétricos e híbridos subiram 70,73% de janeiro e abril de 2018, segundo dados da Anfavea. O segmento ainda é pequeno e representa apenas 0,2% do mercado nacional. Foram 1.260 unidades no quadrimestre contra 738 exemplares vendidos em igual período de 2017. Para termos uma ideia, os automóveis e comerciais leves movidos apenas por gasolina representaram 25.367 unidades nos primeiros quatro meses do ano, sendo que é a categoria de combustível menos vendida no mercado, perdendo para o diesel (63.460) e flex (648.407).


Em janeiro, foram 272 veículos, seguidos de 254 em fevereiro e 367 unidades, tanto em março quanto em abril. O Toyota Prius é o mais emplacado do período com 942 unidades. Com baixa oferta de carros elétricos e híbridos no mercado nacional, praticamente os números só se sustentam por conta do liftback da marca japonesa, que emplaca anualmente em média 3 mil unidades. As poucas opções elétricas são de nicho e poucas unidades são emplacadas mensalmente.

O motivo da baixa oferta e vendas no Brasil é a falta de incentivos para estes dois segmentos. O carro elétrico puro paga nada menos que 25% de IPI, enquanto o híbrido consegue 13%. Um carro popular com motor 1.0 litro para 7% e chega a emitir mais poluentes na atmosfera. Com alto custo de baterias e sistemas eletrônicos, os fabricantes pouco se arriscam nesse mercado por conta disso, já que os preços ficariam bem mais elevados.

byd-salão-veiculos-eletricos-NA-9-1024x682


De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil possui uma frota de pouco mais de 7 mil carros elétricos e híbridos em circulação. Como comparação, os EUA possuem uma frota de cerca de 100 mil veículos, enquanto a China tem 312 mil rodando. Como no Inovar-Auto não houve nenhum mudança na tributação, tendo apenas o imposto de importação reduzido para híbridos e zerado para elétricos, o segmento ainda sofre com a falta de apoio.

Porém, já está previsto no Rota 2030 uma mudança radical nesse caso, com os elétricos passando a recolher 7% – o mesmo que os carros com motor até 1.0 litro – e os híbridos baixando para o mesmo nível, embora o assunto tenha sido discutido na semana passada e não se saiba exatamente como ficou. A redução de IPI, mais a isenção de imposto de importação, deve ajudar nos emplacamentos e lançamentos.

As montadoras já planejam carros tanto elétricos quanto híbridos, sendo que a Toyota se prepara tanto para a versão flex, quanto para sua produção no Brasil. Outras marcas, como a GM e a Nissan, confirmaram o lançamento de modelos totalmente elétricos nos próximos meses. Quanto à infraestrutura, o assunto ainda engatinha, mas pode tomar bom impulso após o Rota 2030 ser anunciado oficialmente.

[Fonte: Anfavea]

COMPARTILHAR:
  • Rafael Neves

    Vim aqui crente que era uma notícia que o Fanjos adora (aumento de preços) e não.. era aumento de vendas… #frustrado

    • MauroRF

      kkkkkk. Ao ler o título, tive a mesma interpretação que você. Seria legal o NA reformular esse título para algo como “Vendas de carros elétricos e híbridos sobem 70,73% até abril”.

      • El Gato Negro

        Entrei justamente para escrever isso. A redação do título foi muito infeliz, gerando a interpretação errada.

        • Elizangela Oliveira

          Foi o estagiário do estagiário que escreveu.

      • Wellington Myph13

        Mas a intenção é a do título. Daí você entra na matéria com “sangue nozóio”…

        • FrankTesl

          …e faca nos dentes

        • Elizangela Oliveira

          O Fanjos com um sorriso de rasgar a cara! Ia tecer elogios até não poder mais.

      • ADJR

        Eu ia fazer o mesmo comentário. Não precisei.

  • A manchete está mal escrita. Dá a entender que o que subiu foram os preços e não as vendas.

  • Uau!

    Imposto é atraso! Nunca cumpre sua função utópica de retorno eficiente para a sociedade.
    Tá aí engordando vagabundo, e sempre será assim.

    • carlos arriel

      Isto aí!

    • Dafomg

      Outubro está aí e as eleições vão dizer se o brasileiro aprendeu alguma coisa. Mas, pela quantidade de gente que chama de “pai” o encantador de burros de 9 dedos, sinceramente, tenho minhas dúvidas.

      • leomix leo

        Rpz, gosto nem de tocar nesse assunto, amigos do círculo de amizades já deixaram de falar comigo por causa desse indivíduo, eu fui fazer uma gozação e quase saiu tapa. Não discuto mais política.

        • Louis

          Eu também não discuto, mas minha posição política eu não escondo, e faço questão de deixar pública para todos do meu círculo social: quero um governo de direita, que queira diminuir o tamanho do estado, e abomino a esquerda comunista/socialista.

        • Nicolas_RS

          É por ignorância que tem gente que apoia corruptos e é discutindo que se acaba com a ignorância…Entre ter um país evoluindo e “amigos” que votam em ladroes fico com a primeira opção.

          • Fortuner

            Acho errado… Mantenha seus amigos.

            Querendo ou não vc sempre vai acabar votando em ladrões. Se aparentam não ser ladrões na campanha, espere depois de 4 ou 8 anos de mandato. A história se repete.

            Todos têm direito de opinião.

            Se as pessoas como o comentarista @disqus_jcz0GGJyMB:disqus desejam votar em governo de direita, é seu direito defender seu lado e manifestar opinião.
            O Maluf sempre foi de direita, e era eleito em SP sob o manto do “rouba mas faz”.

            Hoje a turma da esquerda (ou parte dela) ainda apoia o Lula justamente sob o mesmo argumento: “rouba mas faz”.

            Se o outro comentarista @disqus_Ia1U7q9bR0:disqus acha que tal político “encanta os burros”, talvez ele já tenha votado também em algum desses. Acho que imputar crimes é o ideal, mas atribuir qualificativos desonrosos para as pessoas da nossa convivência já caminha para a ignorância.

            Em suma, não há lado dos bons e lado dos maus, há o lado que mais parece adequado para cada pessoa. Ambos se respeitarem é o mínimo para uma sociedade civilizada, avançada, mais inteligente e justa.

            Eu mesmo não voto faz um bom tempo. Minha expectativa era votar no Joaquim Barbosa, que sempre botou a boca no trombone e não aguentou a ladroagem do STF. Mas o homem deu pra trás…

            • Nicolas_RS

              A diferença entre a esquerda e a direita é básica! A direita não tem bandido de estimação! Isso é ignorância! Amigos tu arruma em qualquer esquina! Agora segurança? Saúde? Educação? Isso é complicado, existe sim políticos honestos, esses não são votados pq o brasileiro é um povo que gosta de falar das coisas que não sabe! Vou dar um exemplo! O Bolsonaro, muitos falam que ele é racista, por um caso que ocorreu na BAND, mas poucos sabem que o caso foi arquivado por falta de provas, já que a BAND negou a fita bruta! Assim como culpa ele por mais de 25 anos “sem fazer nada” e não aprovar leis, mas não sabe como funciona a “democracia” no Brasil, para se aprovar uma lei.

              É de uma ignorância TREMENDA falar que Lula “fez, mas rouba”. Ele não fez NADA! Tudo que saiu do governo do PT, é superfaturado, que demora 3 vezes o prazo e que constroem com uma péssima qualidade, é só ver exemplo da transposição, que tem trechos que virou “rede” de esgoto, ou estão quebradas, assim como as passarelas, estádios que estão com riscos. Hoje o desemprego bate na casa dos 14 milhões, 60 mil homicídios(maior que a guerra da Síria), 50 mil no transito, brasileiro que se defende é preso(ver caso da Ana HIckman), tudo tem altas taxas de impostos!

              Só ver o que o Macri está fazendo com a Argentina, logo que entrou aposentou 3 aviões da Presidência.

              E Joaquim Barbosa elogiou o Bolsonaro por não se envolver em esquemas corruptos!

              • Fortuner

                Pois é, seu direito defender seus pensamentos!
                Assim como os outros têm o direito de defender os deles.

                O problema querer brigar pra ver quem tem razão.. Aí já vira perda de tempo.

                Pois muito desse “os bons contra os maus” é jogo dos próprios players políticos. Fazem do povo uma torcida de futebol.

                Em política não tem o bem e o mal, tem os meus interesses, os seus interesses, os interesses do candidato A, os interesses do candidato B… Cabe a cada um defender os seus, dentro das leis é claro.

                • Nicolas_RS

                  Não é bem assim, se informe melhor! Especialmente no Brasil que é um perigo virar uma Venezuela! É questão de democracia ou comunismo que muitos brasileiros acham que não existe mais mesmo existe um partido politico com nome “Comunismo” e seus integrantes são amigos íntimos do Lula.

                  • Fortuner

                    Cuidado para não ser doutrinado por ideologias…
                    Assim como muita gente é doutrinada por ideologias de extrema esquerda, outras pessoas são doutrinadas por ideologias de extrema direita. E o que os líderes desses movimentos sempre querem é o poder.

                    O ideal é sempre manter a racionalidade e desconfiar dessas profecias de invasão comunista iminente, guerra de classes sociais , doutrinação secreta dos EUA, transformação do Brasil em Venezuela…

                    E mesmo assim, se vc crê muito em determinada ideologia (ou religião, o que for) por razoes de seu foro íntimo, basta ter bom senso que outras pessoas podem ter motivos para crer em ideologias diversas.
                    Afinal, nem todos são iguais, cada um tem sua história de vida, mas é necessário que ambos se respeitem , pois todos têm direito de expressão e opinião.

            • Dafomg

              Achou errado. Não voto não, sabe porque? Porque todos em que votei, pesquisei a vida antes e basta ser investigado por qualquer motivo para NÃO RECEBER MEU VOTO.
              E vc tem razão, “não há lado dos bons e lado dos maus”, há o lado dos maus e o lado dos omissos, fatia que compreende a grande maioria. Isso explica o caos instalado no Brasil e o inacreditável absurdo: um bandido condenado sendo aclamado a ser PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

              • Fortuner

                Não existe caos instalado. Isso é pura histeria coletiva.
                O medo é um grande método de dominação das massas.
                Há problemas — como sempre houve — que devem ser regularmente apurados pela Justiça (e estão sendo!).

                • Dafomg

                  Ah me desculpe, eu não sabia que vc mora em outro planeta. Eu moro no planeta Terra, continente América do Sul, num país chamado BRASIL.

  • Ricardo

    Já editei meu comentário! Haha

  • Alexandre souza

    tenho visto muitos como taxi aqui em BH, vi que o governo tem financiado pelo banco estadual de desenvolvimento.

  • ADJR

    Por quê o Prius tem que ter um design tão bizarro? Parece que está tudo derretendo e amassado. Não poderia ser mais “normal”?

    • Mr Tony

      Concordo! É feio demais! Será que foram os mesmos designers do Etios que fizeram ele?

    • Fabio Marquez

      Coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,25 responde sua pergunta?

      • REDDINGTON

        Touché…e vi um ao vivo, não achei esse monstro que pregam não viu. Compraria um se baixassem mesmo o preço. Rodo 99% na cidade.

        • ADJR

          Também vi um ao vivo e a bizarrice é a mesma.

      • JP

        O novo BMW Série 5 e Mercedes-Benz CLA têm coeficiente aerodinâmico de 0,22. O Tesla Model S tem coeficiente aerodinâmico de 0,24. Então a questão não é exclusivamente de aerodinâmica. Penso que o design é propositalmente “diferente” para posicionar e vender o Prius como algo inovador, revolucionário diferente do comum.

        • Fabio Marquez

          Talvez seja isso, mas pensa o tanto de recursos usados por Mercedes e Audi para seus carros terem Cx mais baixo (olha o preço dessas crianças com motor a combustão), fora que são sedans, o que o Prius nunca se propôs a ser.

          • Angelo_RSF

            O desenho dos faróis e lanternas poderia ser mais “agradável” sem prejudicar a aerodinamica…onde não é policarbonato seria aço e vice-versa…Forçaram demais pro meu gosto.
            Mas gosto cada um tem o seu

      • Mr Tony

        Não porque conforme respostas abaixo, o Tesla tem um Cx menor e é 10.454 vezes mais bonito.

      • ADJR

        Não, não responde. Uma coisa é a forma (que vai determinar o Cx) e outra é o design, o traço. Exemplo? Pra quê este farol todo esticado? Não precisa disso para ter um bom Cx.

      • Nicolas_RS

        Realmente…agora podemos passar dos 400km/h sem medo.

    • leitor

      Ao estilo pokemon!

    • Wilson Junior

      É pra ficar em harmonia com o interior. Não é a toa que o Prius nos EUA é carro popular.
      Que de fato o design e acabamento faz jus.

    • Unknown

      A Nissan deveria trazer o Leaf!

  • REDDINGTON

    O Prius não precisa ser flex…vão matar o carro.

    • Louis

      Não acho que vá perder eficiência. Mas eu preferiria que viesse o plug-in, aí sim eu me interessaria por um Prius.

      • REDDINGTON

        Eu já acho o sistema atual melhor, sem nenhum tipo de tomada ou adaptações, comprou, andou.

        • Louis

          O plugin tem bateria de maior capacidade, se fizer percursos curtos dá pra andar 100% elétrico, e só abastecer com gasolina em viagens. Já o híbrido atual, na prática é apenas um automóvel econômico, sempre vai precisar de gasolina.

          • Nicolas_RS

            Que é muito bom não depender apenas do motor elétrico que é fraco e com baixa autonomia.

          • cepereira2006

            O plug in tem a vantagem de quem morar em casa poder colocar um painel fotovoltaico no telhado e rodar praticamente de graça.

  • Itamar

    Fanjos foi da alegria à frustração em segundos com essa manchete.

    • Elizangela Oliveira

      É capaz que ele nem comente a matéria, de tanta raiva :):)

  • Alexandre

    nossa que títulozinho mal escrito hein

  • FocusMan

    Esse título não está escrito de maneira errada não?

    • Elizangela Oliveira

      Deve ter sido o estagiário do estagiário.

  • Jeancarlo Ribas

    só pelo golf gte… sem aquele freio de mão pé de boi dos nacionais…

  • Fábio Henrique

    Tenho visto mtos prius dessa nova geracao aqui em sp, e realmente ao vivo ele consegue ser ate atraente em alguns angulos

  • carlos rodrigues

    Creio que teremos uma fase de alta dos híbridos na transição dos motores a combustão para os elétricos. Se conformar mesmo essa redução do IPI o prius deve bombar. A toyota já anunciou que, caso o governo confirme a redução do imposto dos híbridos para os prometidos 7%, o prius passaria de 126K para 118K, Ainda é caro, mas já é alguma coisa. A esperança é que ocorra com os elétricos o que ocorre com toda tecnologia que se populariza e ganha escala, ou seja, diminua de preço.

  • Anderson Lemos

    Minha filha de 8 anos tem capacidade de fazer um título mais coerente. Aff…

  • Tychus

    Sem dúvida, os carros elétricos são a solução definitiva para a mobilidade. O Brasil hoje tem a oportunidade de acessar essa tecnologia com facilidade. Para que os custos sejam razoáveis, a melhor opção é converter carros convencionais em carros elétricos e, para isso, não há opção melhor do que a Organização Autolibre. Desde 2002, mais de 2.000 conversões já ocorreram na América Latina e na Espanha. Com o melhor conselho para empresas e clientes particulares.

    • Fortuner

      O Brasil não tem planejamento.
      As pessoas que comandam não têm visão a longo prazo.
      O único interesse é hoje e amanhã; semana que vem fica para depois.

  • Peninha

    Tenho um hibrido (Fusion) e meu proximo carro definitivamente sera outro hibrido, e talvez um eletrico. Atualmente, um hibrido plug-in seria minha escolha, rodaria na cidade soh com eletricidade e na estrada com combustivel quando necessario (o que faco raramente de qualquer forma).

  • Ricardo Blume

    Tenho visto mesmo um número maior (nada para se dizer uau, quantos!) de Prius nas ruas mesmo.

  • Helio Natori

    Está errada os números da frota dos híbridos e elétricos dos Estados Unidos, pois se só no ano de 2010 foram vendidos 350 mil híbridos para os ianques.

  • Augusto

    Ainda espero por um híbrido com preços decentes (leia-se abaixo de 100k)
    Mas pelo visto vou ficar esperando por muito tempo…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email