Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil
Carros elétricos: veja os modelos vendidos no Brasil

O mercado brasileiro era bastante escasso quando o assunto eram os carros elétricos, sendo que havia apenas um modelo movido somente a eletricidade à disposição dos consumidores do nosso país.

Isso foi mudando com o tempo, e hoje temos diversas opções, desde os modelos de marcas tradicionais até os absurdamente caros modelos elétricos importados. Ainda temos a importação independente, que traz várias outras opções.


Mesmo assim, a oferta é menor que em outros países. Entre diversos outros fatores, faltam incentivos fiscais por parte do governo para reduzir a alíquota do imposto aplicada sob esses modelos e torna-los mais acessíveis.

Afinal, se uma das vantagens dos carros elétricos é o fato de que eles não emitem gases causadores do efeito estufa, porque não incentivar as vendas e aumentar a presença desses modelos nas ruas?

Selecionamos abaixo os carros elétricos vendidos no Brasil com representação oficial ou através de importação independente, além dos modelos que estão prestes a chegar ao país. Confira:

Carros elétricos vendidos no Brasil

JAC e-JS1

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O e-JS1 foi lançado pela JAC Motors para ser uma versão urbana do iEV20, chegando como o elétrico mais barato da marca por aqui. Fruto da parceria com a VW, ele tem bateria de 30,2 kWh, rendendo 62 cv e 15,3 kgfm.

A marca promete uma autonomia de até 302 km, o que seria bem interessante para um modelo urbano. Por outro lado, a potência é mais baixa e a velocidade máxima é de 110 km/h.

Seu porte é bem parecido com o VW up!, e ele consegue levar até cinco passageiros. As entregas começam em setembro de 2021, com preço inicial de R$ 149.990.

JAC iEV20

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Vendido pela marca como o SUV elétrico mais barato do Brasil, o JAC iEV20 tem preços a partir de R$ 159.900, mas seu tamanho fica bem abaixo do que realmente poderia ser considerado um utilitário.

De qualquer forma, a JAC é a marca que mais investe em modelos elétricos por aqui e, como você vai ver logo abaixo, tem vários representantes nesse segmento. O iEV20 tem apenas uma versão, equipada com motor de 68 cv e 21,9 kgfm de torque. Pode parecer pouco, mas para os centros urbanos é mais do que o necessário, especialmente quando levamos em conta sua autonomia de 320 km.

Bem equipado, ele vem de série com bancos de couro, ar-condicionado, central multimídia de 7 polegadas, câmera de ré, piloto automático, sensor de estacionamento, luzes diurnas em LED, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Outra vantagem destacada pela JAC é o custo de manutenção, que nesse caso é de apenas R$ 740 até os 60.000 km.

JAC iEV40

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O próximo representante da JAC é o iEV40, maior que seu irmão anterior e também mais caro. Sua versão única é oferecida por aqui por R$ 189.900, o que mostra como os preços praticados entre os elétricos afastam possíveis compradores.

Por ser maior, o iEV40 também é mais potente: 115 cv e 27,5 kgfm de torque. A autonomia cai para 300 km. Na lista de equipamentos, o modelo chinês tem rodas de 16 polegadas, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com aquecimento, câmera 360 graus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, direção elétrica, entre outros.

JAC E-JS4

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O E-JS4 (um nome que dificilmente será gravado pelo público em geral) é uma das novidades da JAC Motors por aqui, a marca que mais aposta nos elétricos em nosso mercado. Ele chega para substituir o iEV60 em nosso mercado.

O preço inicial é de R$ 244.900, e ele carrega a expectativa de ser o elétrico mais vendido da marca no Brasil. Seu visual ficou mais chamativo, sendo fruto da parceria com a Volkswagen.

Suas primeiras unidades estão previstas para agosto de 2021, quando os interessados poderão conferir de perto o SUV médio que entrega 150 cv e 33,7 kgfm. A marca promete uma autonomia de 420 km, além de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

MINI Cooper SE

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Um dos modelos mais recentes na lista dos elétricos vendidos por aqui é MINI Cooper, que chegou em março de 2021. Sua pré-venda tinha preços partindo de R$ 239.990 na versão Cooper SE.

O motor elétrico do compacto entrega o equivalente a 184 cv, com bateria de íon-lítio de 32,6 kWh. Sua aceleração até os 100 km/h é bem interessante (7,3 segundos), mas a velocidade máxima é de apenas 150 km/h. A autonomia é de 203 a 234 km.

Visualmente, o MINI Cooper elétrico tem novas grades, novos faróis de LED, lanternas com desenho “Union Jack” e mais opções de rodas e cores para a carroceria. Ele ainda vem de série com pneus runflat, faróis automáticos, seis airbags, sensor de chuva, entre outros itens.

Além das versões oferecidas desde seu lançamento (Exclusive e Top), o MINI Cooper elétrico ganhou a configuração Top Collection em abril. Ele vem com rodas exclusivas de 17 polegadas, novas opções de cores para o teto, acabamento interno em alumínio e bancos em couro sintético.

Com a chegada dessa nova versão, a linha do MINI Cooper SE ficou assim: Exclusive (R$ 239.990), Top (R$ 264.990) e Top Collection (R$ 269.990).

Renault Zoe

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Outro modelo oferecido oficialmente no Brasil entre os elétricos é o Renault Zoe, que parte de R$ 204.990. Esse é o valor pedido pela versão Zen, sendo que a Intense custa R$ 219.990.

Com 135 cv e 25 kgfm de torque, o Zoe é um modelo voltado para o uso urbano, sendo amplamente conhecido na Europa e em outros mercados. Sua autonomia é de 385 km e ele também oferece tração dianteira.

Entre as duas versões, o elétrico francês vem de série com ar-condicionado automático, piloto automático, central multimídia com tela de 7 polegadas, controle de estabilidade, luzes diurnas, rodas de 16 polegadas, entre outros. A versão mais cara adiciona ainda vidros elétricos nas 4 portas, faróis com acendimento automático e sistema de som BOSE, só para citar alguns itens.

Peugeot 208 e-GT

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Novidade muito aguardada no mercado brasileiro, o Peugeot 208 tem a versão elétrica e-GT como sua configuração topo de linha por aqui. É verdade que muitos preferiam a versão esportiva, mas isso não significa que não temos um modelo interessante.

Totalmente reformulado (e muito elogiado) por seu visual, o 208 e-GT tem motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm de torque, tração dianteira e autonomia de 340 km. São bons números quando o comparamos com os outros modelos acima.

Com acabamento sofisticado e até uma certa vocação esportiva, o francês oferece quadro de instrumentos digital 3D, rodas de 17 polegadas, ar-condicionado digital dual zone, faróis full LED, carregador sem fio para smartphones, teto panorâmico, central multimídia, entre outros.

É claro que o preço acompanha o nível de todos os elétricos, partindo de R$ 219.990.

Audi e-tron e e-tron Sportback

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Subindo bastante o nível e o preço, temos os modelos elétricos que passaram a ser oferecidos pelas marcas premium. Um deles é o Audi e-tron, que impressiona por seu visual futurista e pela potência oferecida pelos motores elétricos.

No total, são 408 cv e 67,7 kgfm, o que representa ainda mais num modelo elétrico, onde o torque é imediato. Outra vantagem é a tração integral e sua autonomia 436 km. O SUV alemão chega aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, com máxima de 200 km/h (limitada).

Ele está disponível por aqui em duas versões, Performance e Performance Black, que partem de R$ 551.990.

Seu irmão é o e-tron Sportback, que oferece praticamente o mesmo que seu irmão SUV, mas na carroceria cupê. O estilo mais esportivo, porém, chegou ao Brasil adicionando R$ 20 mil ao preço do e-tron convencional.

Audi RS e-tron GT

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Diferente dos modelos elétricos que buscam preços mais acessíveis, o novo Audi RS e-tron GT está na outra ponta. Custa R$ 949.990, oferece muito mais em termos de potência e equipamentos e viu suas primeiras unidades esgotarem em apenas 24 horas no Brasil.

Seu lançamento ocorreu em maio de 2021, com algo bem chamativo: suas diversas opções de personalização oferecem até 1,4 milhão de possíveis combinações. Ainda vem equipado com painel digital, faróis full LED Matrix, teto solar panorâmico, estacionamento automático, bancos com aquecimento e ventilação, ar-condicionado de três zonas, rodas de 21 polegadas e muito mais.

Ele compartilha a plataforma com o Porsche Taycan, despejando 645 cv e 84,6 kgfm de seus dois motores elétricos. Com isso, os 100 km/h chegam em apenas 3,3 segundos, além de alcançar 250 km/h de máxima.

Já que estamos falando de um modelo elétrico, não podemos nos esquecer que sua autonomia é de 472 km. Com todos os opcionais, seu preço chega a quase R$ 1,1 milhão.

Volvo XC40 Recharge

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

A Volvo já tem uma linha completamente híbrida no Brasil, e os modelos elétricos começam a fazer parte dessa história. O primeiro é o XC40 Recharge, vendido por aqui por R$ 389.950.

O SUV oferece 408 cv e 67,3 kgfm de seus motores elétricos, suficientes para levá-lo até os 100 km/h em apenas 4,9 segundos. Além disso, ele garante uma autonomia de 418 km e apenas 40 minutos para carregar 80% de suas baterias.

Ele ainda vem equipado com novo painel de instrumentos digital, nova central multimídia, piloto automático adaptativo, entre vários outros itens.

Mercedes-Benz EQC

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Outra marca alemã que passou a investir pesado entre os elétricos é a Mercedes-Benz. Aqui no Brasil, a marca lançou inicialmente o EQC, que custa a partir de R$ 629.900.

Esse é o preço da versão única oferecida por aqui, a EQC 400 4MATIC. Também com tração integral, assim como o rival da Audi, o modelo da Mercedes oferece dois motores elétricos com 408 cv e 77,5 kgfm no total, sendo que a autonomia é de 374 km.

A lista de equipamentos para quem desembolsar esse valor é bem extensa: múltiplos airbags, estacionamento automático, som da Burmester, câmera de 360 graus, faróis full LED, head-up display, multimídia MBUX, porta-malas com abertura e fechamento elétrico, teto solar, entre outros.

Jaguar I-Pace

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Seguindo nossa lista, temos outro modelo elétrico importado que mostra que o segmento de luxo também vai nessa direção. É o Jaguar I-Pace, que custa a partir de R$ 508.950 no Brasil.

O crossover tem sua plataforma própria e conta com dois motores elétricos, produzindo um total de 400 cv e 71 kgfm de torque. Sua autonomia é de 470 km e o 0 a 100 km/h é feito em apenas 4,8 segundos.

Sua versão única oferece itens como lanternas de LED, rodas de 20 polegadas, ar-condicionado dual zone, central multimídia, câmera de ré, monitor de fadiga, estacionamento automático, entre outros.

Porsche Taycan

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Finalmente, temos o Porsche Taycan, que oferece uma gama maior de versões. O mais recente foi o modelo de entrada, que tem 408 cv e custa R$ 615.000.

Depois temos outra novidade, o Taycan 4 Cross Turismo, que entrega 476 cv e sai por R$ 685.000. Acima dele aparece o Taycan 4S, que vem com 530 cv e 65,3 kgfm, autonomia de 333 km e preço inicial em R$ 699.000.

Depois dele aparece o Taycan Turbo, que entrega 680 cv e 86,7 kgfm, além de uma autonomia superior de 380 km. Nesse caso, o elétrico já chega aos 100 km/h em 3,2 segundos. O valor que sai da sua conta tão rápido quanto essa aceleração é de R$ 909.000.

O topo da gama, porém, é representado pelo Taycan Turbo S, que custa R$ 1.079.000 e vem com 761 cv, absurdos 107,1 kgfm de torque e autonomia de 388 km. O desempenho é compatível com os outros números impressionantes: aceleração até os 100 km/h em 2,8 segundos e máxima de 260 km/h.

BMW i3

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O hatch totalmente elétrico da fabricante alemã está disponível por aqui desde 2014 e atualmente está disponível em configuração única com duas opções de acabamento, que inclusive foi renovada recentemente, com direito a mudanças estéticas e técnicas.

Por salgados R$ 274.950 no modelo i3 BEV Full e R$ 283.950 no i3 Rex Full, o BMW i3 oferece um motor elétrico que desenvolve o equivalente a 170 cavalos de potência, com tração traseira, alimentado por uma bateria que consegue entregar autonomia de 180 km. O conjunto inclui ainda o extensor de autonomia Rex, dotado de um motor a combustão de 647 cc que gera energia extra suficiente para ampliar a autonomia em 150 quilômetros.

De acordo com dados da marca alemã, o i3 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 150 km/h.

Este modelo é do tipo plug-in e necessita de uma tomada para recarregar seu conjunto de baterias. Ela pode ser de 110V com aterramento ou ainda uma de 220V. Há também a opção da central de carregamento Wall Box exclusiva da BMW, mas ofertada como um opcional de cerca de R$ 8 mil.

As baterias podem ser recarregadas também através do sistema de frenagem regenerativa ou ainda pela energia cinética gerada ao aliviar a pressão no acelerador.

Ele se destaca ainda por uma série de outros recursos, como a estrutura feita de alumínio e fibra de carbono, rodas de 19 ou 20 polegadas, faróis totalmente em LED, sistema de estacionamento automático, teto solar duplo, ar-condicionado digital, sistema de som Harman Kardon, alerta de tráfego cruzado, alerta de colisão traseira, aviso de mudança de faixa, prevenção de aproximação frontal, chave keyless, sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas, entre outros, sendo que alguns deles são exclusivos das versões mais caras.

Chevrolet Bolt

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O Chevrolet Bolt já ganhou a representação oficial pela própria Chevrolet. O hatch compacto está disponível com preços que começam em R$ 270.170, sempre com um motor elétrico que desenvolve o equivalente a 203 cv e 36,7 kgfm.

Em sua versão mais completa Premier, a única disponível por aqui, ele traz itens como 10 airbags, alerta de ponto cego, sistema de alerta pré-colisão, sistema de frenagem automática com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado traseiro, sistema de câmeras com visão surround, bancos dianteiros e volante aquecido, sistema MyLink com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque, chave keyless, entre outros.

Nissan Leaf

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O novo Nissan Leaf foi lançado não só no Brasil, como também na Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico. A segunda geração do carro elétrico da Nissan custa R$ 277.990.

O Leaf oferece um motor elétrico com potência equivalente a 150 cv e torque de 32,6 kgfm. Dependendo do mercado, há baterias de 40 kWh com autonomia de 240 km ou 60 kWh e autonomia de 320 km. A Nissan diz que o carro consegue rodar a até 140 km/h.

Ele se sobressai ainda pelos recursos, como o sistema de condução semiautônoma ProPilot, assistente de estacionamento, sistema e-Pedal (que transforma o pedal de acelerador em pedal de freio), entre outros.

Carros elétricos oferecidos sob importação independente

Tesla Model 3

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Há ainda uma série de carros elétricos que são oferecidos por empresas especializadas em importação independente de veículos. Um deles é o Tesla Model 3, disponível nas versões Standard Plus, Long Range e Performance, com autonomias de 430, 580 ou 567 km, respectivamente.

O sedã mede 4,69 metros de comprimento e é o carro de entrada da marca, com preço de cerca de R$ 399 mil em nosso mercado. Esse é o valor da opção mais barata, sendo que as outras duas custam R$ 499.000 e R$ 599.000.

Ele é dotado de um motor elétrico ligado às rodas traseiras, que rende o equivalente a 238 cv, alimentado por um conjunto de baterias com autonomia de até 360 km ou 500 km com baterias de longo alcance (opcionais). A Tesla diz que ele atinge os 100 km/h em 5,6 s.

A lista de recursos do Tesla Model 3 inclui oito airbags, sistema de frenagem automática de emergência, chave keyless, central multimídia com tela de 15 polegadas e navegador GPS, chave keyless, bancos dianteiros aquecidos com ajustes elétricos, sistema de som premium com subwoofer, retrovisores com sistema eletrocrômico, entre outros. Há ainda a opção do sistema de condução semiautônoma Autopilot, que controla a velocidade, permanece o carro dentro de uma faixa de rodagem e estaciona sozinho.

Tesla Model S

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O sedã topo de linha da Tesla é o Model S, que é oferecido sob encomenda com preços que começam em R$ 939 mil, nas versões Long Range e Performance. O primeiro oferece uma autonomia de 610 km, vai de 0 a 100 km/h em 3,8 s e alcança máxima de 250 km/h, enquanto o segundo tem 593 km, 2,6 s e 261 km/h, respectivamente.

O Tesla Model S em sua configuração mais cara oferece itens como bancos aquecidos para todos os ocupantes, suspensão pneumática que varia conforme as condições das ruas (via GPS), chave keyless, sistema de prevenção de colisão, sistema de frenagem automática, sistema de som premium, sistema de navegação com mapas e tráfego em tempo real, entre outros.

Tesla Model X

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

Por último, mas não menos importante, o Tesla Model X se posiciona como o crossover elétrico da marca e também está disponível nas configurações 75D, 100D e P100D, sendo que esta última consegue alcançar os 100 km/h em apenas 2,9 segundos. Neste caso, os preços começam em R$ 699 mil.

Um dos destaques do carro são as portas traseiras conhecidas como “falcon wings” (asas de falcão, em inglês), que se abrem para cima. A lista de equipamentos do Model X também segue praticamente o mesmo padrão do Model S.

Carros elétricos que devem chegar em breve ao Brasil

Kia Soul EV

Carros elétricos: veja todos os modelos vendidos no Brasil

O Kia Soul EV vem sendo cotado há tempos pela marca sul-coreana, mas ainda não chegou devido à falta de incentivos fiscais para carros elétricos. O modelo nada mais é que a versão totalmente elétrica do atual Kia Soul oferecido em nosso mercado, com um motor elétrico capaz de desenvolver o equivalente a 110 cv e 28,5 kgfm, alimentado por baterias de íon de lítio de 27 kWh. A Kia diz que o veículo consegue rodar até 220 km com uma única carga.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.