A cada ano os carros perdem opção de cores, para a dominância completa da quadrilha do “branco, preto, cinza e prata” tomar conta com mais e mais força.
Um estudo feito nos Estados Unidos, pela empresa iSeeCars, mostrou que se em 2004, essas cores formavam uma fatia de 60% dos carros vendidos, hoje, em 2024, ou seja, 20 anos depois, elas tomam conta de 80% das vendas.
Nada contra essas cores, que no Brasil, acabam sendo muito úteis para disfarçar aquela poeira laranja ou avermelhada que se deposita em cima dos carros, principalmente no interiorzão.
Mas, o problema é que elas compõem uma escala de cinza, formam quase que uma opção preta e branca, nada mais.
Se por aqui o prata é uma opção segura para muitos, nos Estados Unidos, se trata da cor que mais perdeu espaço dentre as quatro mais fortes, com uma queda de 52%.
O cinza é a cor que mais subiu, com um aumento relativo de 81,9% nos carros vendidos nesse tom.
Karl Brauer, analista executivo da iSeeCars, comentou que os tons mais coloridos são uma “espécie em extinção”, e isso não é porque as marcas não oferecem carros mais coloridos, e sim que as pessoas não escolhem essas cores.
O aumento das vendas de carros brancos, pretos, cinza e prata se estabilizou nos últimos anos, mostrando que pelo menos na terra do Tio Sam, essa escolha pode ter chegado a um ponto de saturação.
Mas, e no Brasil, qual é a situação?
Analisamos as cores disponíveis para os cinco carros mais vendidos do nosso mercado, usando-se os números de agosto de 2024. Estes são:
FIAT STRADA 16.423
VOLKSWAGEN POLO 14.274
CHEVROLET ONIX 9.018
FIAT ARGO 7.768
VOLKSWAGEN T-CROSS 7.118
A Fiat Strada tem apenas a opção da cor vermelho sólido, sem custo adicional, em adição às quatro mais comuns que citamos acima.
O Volkswagen Polo também tem apenas a opção de um tom de vermelho, mas pelo fato dessa cor ser metálica, o custo adicional é de R$ 1.650.
Com o Chevrolet Onix, temos uma notícia animadora. Além do Vermelho Carmin, também existe a opção da cor Azul Seeker, para quem quiser alguma coisa diferente.
Passando para o Fiat Argo, voltamos à mesmice da Fiat Strada. Por ser da mesma marca, as opções de cores são exatamente as mesmas.
E, no caso do Volkswagen T-Cross, a situação é ainda pior. Para a versão de entrada Sense, não temos nem mesmo as quatro cores sem graça disponíveis, e sim apenas branco, preto e prata. Triste.
O T-Cross Highline, pelo menos, tem o Azul Norway. Mas também, estamos falando de um carro de R$ 182.000, sem opcionais adicionados.
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