Etc Longform

Carros importados oficialmente que nem todos sabem que existem aqui no Brasil

chrysler-300m Carros importados oficialmente que nem todos sabem que existem aqui no Brasil

Após décadas de proibição da importação de veículos, finalmente, em 1990 os portos se abrem aos importados. E os consumidores brasileiros, sedentos por novidades, os recebem de braços abertos. No entanto, após três décadas, é possível observar  que nem todos foram queridos ou prestigiados pelos compradores e caíram no esquecimento.



Outros chegaram na hora errada, quando o dólar subiu repentinamente após a adoção do câmbio flutuante. Em poucos meses, a cotaçao de US$ 1,00 por R$ 1,00 quase dobrou. Preparamos uma lista descritiva com várias opções e configurações de carros – e também  marcas – pouco lembrados pelo público. E por vezes desconhecidos. Garimpando bem, é até possível encontrar opções interessantes entre eles.

Que tal uma Station Wagon (perua) pouco maior que uma Quantum, com boa mecânica e com assentos para 7 pessoas a R$ 5.300,00? Terás uma Renault 21 Nevada 1992. E um cupê Chevrolet (Opel na Europa) com estilo esportivo ano 1994 e motor 2.0 16v na casa dos R$ 14.000,00? Encontrarás o Calibra.

E um sedan com bom acabamento que tem a mesma mecânica dos primeiros Vectra 2.0 e pode vir com ABS, Airbags e câmbio automático a preço de um fusca conservado? Sorria, em algum lugar tem um  Daewoo Espero te esperando por cerca de R$ 9.000,00.

Veja outros (clique no nome dos modelos para ver fotos):

Alfa Romeo 145 Hatchback 2 portas – de 1996 a 1999 – a partir de R$ 11 mil

Alfa Romeo 147 Hatchback 4 portas – de 2003 a 2005 – com câmbio “F1” e borboletas no volante a partir de R$ 42 mil

Alfa Romeo 155 Sedan 4 portas – de 1995 a 1997 – a partir de R$ 13 mil

Alfa Romeo 156 SportWagon (Versão SW do 156) de R$ 2001 a 2004 – tinha opção de um engenhoso câmbio de 4 marchas semi-automático que poderia ser “cambiado” igual um câmbio manual comum ao invés do sistema sequencial + e -. A partir de R$ 28 mil.

ASIA MOTORS – A Asia tem “filhos” conhecidos como Towner e Topic, mas poucos sabem que ela é a “mãe” deles. Trouxe também o jipe Rocsta 2.2 Diesel em 1994 e 1995. Estes custam a partir de R$ 21.700,00. Esta marca foi englobada pelo grupo Hyundai-Kia

Citroёn AX Gti de 1992 a 1995. Tem motor 1,4i de até 100cv. As mocinhas diriam que é meigo e os marmanjos, um canhãozinho. Por menos de R$ 5 mil, mocinhos e mocinhas podem desfilar com um.

Citroёn BX (Hatchback médio 5 portas) – de 1992 a 1993 – Por R$ 4.600,00 – ou menos – você leva.

Citroёn Evasion (minivan médio-grande) de 1995 a 2001 – teve até versão turbo. Quem dirigiu elogiou estabilidade e desempenho! A partir de R$ 19.600,00 (turbo) é possível evadir-se por aí com a família.

Citroёn XM Break (Station Grande) – de 1992 a 1995. Traz a suspensão Hidropneumática. Separe R$ 8 mil e leve uma pra casa, sem trancos.

Cross Landermarca que trouxe SUV rústico estilo Land Rover Defender. De 2003 a 2006. A partir de R$ 34 mil.

Chrysler 300 M (sedan grande tração dianteira) – de 1998 a 2001. Projeto conjunto com a Mercedes-Benz, dona da marca na época.  Tinha motor 3.5 V6 18v e câmbio sequencial. A partir de R$ 26.500,00

Daewoo Nubira (Sedan e SW médios) – de 1997 a 1999 – Veio depois do Espero. E vendas baixas o Esperavan. Por R$ 8.700,00 iniciais e paciência para responder diariamente à pergunta “Amigo, que carro é esse?” vocè terá um Sedan ou SW bem completinhos.

Daewoo Prince Ace e Super Salon (Sedan grande) – de 1994 a 1995 Aliás, uma barca! Tinha motor 2.0 e, caso um farol dianteiro quebrasse, era só adaptar um de Monza “tubarão”. A preço de Monza, partindo de R$ 8 mil.

Daewoo Tico (Hatchback microcarro 4 portas) – de 1994 a 1995. Mais um na casa dos R$ 5 mil

Daihatsu marca japonesa que ofereceu  microcarros, microvan e microSUV – entre 1994 e 1999 – de R$ 5 a R$ 19 mil.

Fiat Coupé (cupê médio idealizado pelo polêmico designer Chris Bangle, aquele das BMW) – de 1995 a 1997 – Na FIPE a partir de R$ 24.409,00

Fiat Tempra SW de 1995 a 1997, poderia ser chamada de “Raimunda”, feia de cara e boa de porta-malas. Partindo de R$ 7.600,00

Honda Legend (sedan grande) – Na verdade, um Acura. De 1991 a 1998. A partir de R$ 20 mil.

Honda Odissey (minivan para 6 pessoas) – ao contrário de outras, as portas não eram de correr. De 1996 a 1998. A partir de R$ 19 mil.

Honda Prelude (cupê médio) – bem presente em festivais de tuning e filmes do gênero. Com tecnologia VTEC, esteve entre nós de 1992 a 1995. Na faixa de R$ 15 mil iniciais.

Hyundai Coupé “Tiburón” de 1997 a 2003, sendo 2.0 ou V6 2.7 e partindo de R$ 16.500,00 hoje em dia

Hyundai Elantra (Sedan e SW médios) – Sim! Ele já esteve aqui, mas sem divulgação não ficou famoso. De 1992 a 1995 e depois de 2001 a 2004. E juntinho com os primeiros Sonata! Os primeirinhos, 1.6, saem a R$ 7.400,00. Um Sonata 1992 2.0 a R$ 7.200,00. E a Elantra SW, que veio de 1996 a 1998 com motor 1.8 16v pode ser sua por preços a partir de R$ 10.300,00

Hyundai Excel (hatchback pequeno de 2 ou 4 portas) – de 1991 a 1995. Uma das maiores pechinchas desta lista: preços começam por pouco mais de R$ 4 mil.

Hyundai Galloper (SUV grande, uma espécie de Pajero Full Genérico, uma geração atrasada) – de 1998 a 1999. Com motores V6 gasolina ou Turbodiesel. Com R$ 17 mil é só “garrar” um e cair no mato!

Hyundai Scoupe (cupê esportivo) – importado de 1992 a 1995. Com R$ 6.600,00 iniciais você leva um carro de visual interessante e com bom motor 1.5 MPI. Que muita gente nunca viu.

Infiniti Q45 (chegou como Nissan Infiniti) – de 1991 a 1992. Tinha suspensão ativa de F1. Por R$ 10 mil e após procurar muito bem, você pode casar com ele.

Kia Carens (Minivan média) – É para sete passageiros. Esteve aqui de 1999 a 2001 e, embora coreana, saiu à francesa e retornou só em 2008. E está aí até hoje, podendo ser comprada zero Km! As primeiras, usadas custam R$ 17.900,00. Zero Km partem de R$ 69.400,00

Kia Carnival (Minivan grande, com opção Diesel) – Estilo Chrysler Caravan. Está desde 1999 entre nós. Pouco aparece. Seu coração já “bateu” a Diesel. Hoje, só a “petróleo”. As 1999, vc encontra por R$ 21 mil. Novinha em folha, 3.5 V6, por R$ 124.900,00.

Kia Clarus (Sedan e SW médio-grandes) – Esteve por aqui de 1997 a 2000. Motor 2.0 16v, manual ou automático. Com preço inicial de pouco mais de R$ 8 mil.

Lada – Uma das primeiras marcas de importados a chegar (1991). E uma das primeiras a sair (1996).  Sua procedência é russa. Seus modelos eram defasados, mas os preços eram competitivos. O que fez mais sucesso foi o jipe Niva. Também vieram Laika sedan e SW e Samara 2 e 4 portas, que não se mostraram tão robustos como prometiam.  O dólar subiu e o consumidor passou a não querer mais levar seus tiranossauros pra casa. Um Laika 1.5 dos primeiros sai a R$ 2.500,00. Um Niva a R$ 12 mil. Dizem os criativos de plantão que algumas peças de 147 servem nos Lada.

Mahindra Uma marca indiana, que comprou uma coreana, a Ssangyong. Traz SUV e picape cabines simples e dupla com projetos não tão modernos, porém robustos e com motor Diesel common-rail. De 2008 até hoje. As primeiras custam ao redor de R$ 40 mil.

Mazda 626 Segunda Geração (Sedan e SW médio-grandes) – A Mazda trouxe duas gerações de seu 626. A 2ª foi bem pouco vista. De 1998 a 2000, a partir de R$ 13.500,00. Depois disso a marca saiu do País.

Mazda B2200 e B2500 (picape média) – irmã da Ranger e com carinha das primeiras Hilux, tinha motor Diesel e podia ser simples ou dupla. A partir de R$ 14 mil CS 4×2.

Mazda MPV (minivan média) – De 1992 a 2000. Motor V6. Se vir uma anote a placa e compre um bilhete.Na tabela a R$ 12.410,00.

Mitsubishi Diamante (sedan grande) – de 1991 a 1993. Seu por R$ 12 mil.

Mitsubishi Space Wagon (minivan média) – de 1993 a 2004. Uma Minivan por R$ 11.600,00. Que tal?

Mitsubishi Grandis (minivan grande) – de 2005 a 2008. Para sete pessoas. A partir de R$ 43 mil

Mitsubishi L300 (van grande) –van metida a Besta. De 1995 a 2000. Diesel. Por R$ 17 mil. E pode virar seu ganha-pão.

Nissan Frontier AX e DXAinda importadas. De 1998 a 2000. A diesel, mas sem turbo. Na casa dos R$ 28 mil

Nissan Primera (Sedan médio) – De 1997 a 2000. Na época de ouro do Vectra…briga difícil pra ele. Passou meio batido. Hoje sai por R$ 13 mil iniciais

Nissan Quest (minivan) – de 1993 a 1996 – Famosa nos EUA. Aqui nem tanto. Sinta-se um americano ao volante por R$ 15 mil.

Nissan Terrano II (SUV grande, Diesel) – de 1995 a 1997, partindo de R$ 27 mil.

Peugeot 205 (Hatchback e Cabriolet pequenos) – de 1993 a 1998. Pode ser seu por menos de R$ 5 mil. Faça rolo na sua CG e pega um pra xunar!

Peugeot 306 (Hatchback, Sedan, SW e Cabriolet médios) – de 1995 a 2000 por cerca de R$ 7 mil iniciais.

Peugeot 307 SW teto panorâmico – de 2003 a 2008. Estilosa, ninguém pode negar. E custando a partir de R$ 26 mil com motor 2.0 e câmbio manual.

Peugeot 504 (picape a Diesel para 1.300 Kg) – De 1992 a 1999. Se beleza não for fundamental, você não tiver bursite (não tem direção hidráulica) e nem dó de por o carro pra trabalhar duro, poderá ter uma por R$ 8.500,00. E movida a Diesel.

Renault Grand Scénic – (2008-2009). Irmã rica e francesa da Scénic. Sete lugares. Um bom “problema” para você: Custa cerca de R$ 49 mil. Preço próximo ao da Mégane Grand Tour Zero Km. Qual levar?

Renault Laguna Nevada (Station Médio-grande) – Veio na 1ª geração, de 1996 a 2001 e na 2ª, de 2002 a 2003. Esta última já com chave cartão, xenon, vários airbags, rodas 17 etc. Uma 1996 sai a R$ 13 mil.

SEAT – Marca do Grupo VW. Basicamente trouxe Ibiza e Córdoba. Ah, e um tal de Inca (furgão tipo Fiorino). De 1995 a 2002. Partindo de R$ 8 mil no Ibiza.

Ssangyong – Korando, Musso, Actyon e outros. Marca desconhecida mas que gozava de boa reputação devido aos motores e câmbios da Mercedes-Benz. Design sempre controvertido lembrando animais selvagens. Chegou em 1995 eainda está entre nós. Por R$ 22 mil leva-se pra casa um de seus “bichos”. Mais curisoso ainda é a marca ter trazido uma van de 16 lugares e um sedan executivo, o Chairman!

Subaru – Parte de um gigante grupo japonês que faz de agulha a avião. A Toyota tem uma fatia acionária na companhia e outras marcas como GM já babaram por ela.Desde 1992 no Brasil. Grandes diferenciais: tração integral, uso do turbo e dos motores boxer (como os Porsche). É multicampeã de rallye. Teve um esportivo de design futurista, o SVX e tem um SUV grande, o Tribeca. Prepara um cupê pequeno com tração traseira. Impreza e Legacy são os mais conhecidos. Por R$ 6 mil já dá pra ter um dos mais antigos. Se o dono cuidar da manutenção básica terá em mãos um carro quase inquebrável!

Suzuki Baleno (Sedan e SW médios) – de 1995 a 2000. Sem tanta personalidade, porém apresentáveis, completinhos e confiáveis. Convenhamos:  por R$ 8 “mangos” iniciais está bom, não está?

Suzuki Swift (Hatchback e Cabriolet) –  pequenos, simpáticos e eficientes, aportaram no Brasil em 1993. Com capota, a partir de R$ 5 mil. Sem (cabrio) parte de R$ 9 mil.

Toyota Paseo (cupê médio) – de 1992 a 1996. Motor 1.5i 16v. A partir de R$ 14 mil

VW Golf Cabriolet de 1996 a 1997 – Importado  – Por cerca de R$ 20 mil iniciais

VW Golf GTi VR6 de 1995 a 1997 – Importado  – Partindo de R$ 18.500,00

Observação: Outros tantos modelos foram trazidos por importadores independentes. Mas o objetivo aqui são os carros importados oficialmente.

Por Gerson Brusco Gonzalez

  • Diens_mg

    Conheço todos, ainda era muleque, mas sempre arrumava umas revistas com quem comprava, ou outras até mais antigas que ninguem queria mais, que inclusive estão guardadas até hj…

    A maioria mico de mercado, muitos rodam, alguns caindo… rs e imagina pra revender? Mas tem uns carros legais…

  • André/Pira

    Não acho…pegaria um Alfa 147 ou um Fiat Coupé, tem outros, mas estes eu colocaria no topo da lista…

    • Sias

      Tem muito carro bom nesta lista…

      • RFCAR

        Esse Golf VR6 era sonho de consumo… que carro espetacular!!!
        abs

  • MiguelLyon

    Saudades desses Alfa Romeo…
    Era adolescente nessa época, e lembro que já babava vendo o 147, 155 e 156.
    Carrões bons até Hj.
    Do restante tenho saudades do 300M, mas como achei o novo mto bonito estou satisfeito.

  • AndersonPuff

    Kkk, Chrysler nunca pegou por aqui, agora tem um monte desses carros andando por ai, podres, com motor fumando, embora tenham bastante luxo, imaginem querer arrumar um carro desses… impossivel..

    • Filipe Augustus

      Meu pai tinha um Neon, era de boas para fazer a manutenção dele, só a suspensão que era meio ruim.

  • Sky R32

    Mais um pra lista: Polo GTi

  • 000000000000000

    Até hj sou fã desse Chrysler 300 M.

    Na lista está faltando um clássico dos anos 90 no Brasil, o Mitsubishi Eclipse.

    • Eddu13

      Faltou o Ford Mondeo também.

  • dieguu

    Muito bom o preço da 307 SW !

  • HenriqueAzevedo

    Pegaria ou um Subaru ou um Golf GTi VR6.

    • feu

      Meu sogro tem um subaru legacy 95. Roda mais de 50 km dia nele ha muitos anos e n quer nem pensar em trocar, tem mais de200 mil km e eu trouxe muitas pecas dos eua pra ele ja… O interior é azul marinho!!! Awd, ar cond funciona perfeitamente…. Ele n consegue nem pensar em trocar de carro!!

  • Cil

    Acho que não se entendeu o motivo do post, pelo menos a meu ver. São carros para os sonhadores e colecionadores muitos desses modelos. Já pensou pegar um carro desse, que muita gente babou no lançamento ou de conhecer de revistas, e finalmente colocar as mãos em cima e reformar legal. Não importa se o cara vai gastar, mas é o prazer em gastar para arrumar o carro dos sonhos.Todos esses carros são para quem é apaixonado mesmo.

    • GAbRieLGUIMA

      Aí sim!

      Você interpretou corretamente!

  • Galvão

    O Audi A4 do meu padrasto pifou de vez o motor,e,pra ele consertá-lo,terá que desembolsar a bagatela de 8 mil reais!!
    Pode??
    Eu falei pra ele que era bomba-relógio,mas ele nem ouviu!!
    Como a maioria dos brasileiros,comprou o carro pela emoção,não pela razão!!

    • lndnfsu2

      se o cara quer o carro mesmo 8mil é baratinho… um motor de marea pode custar mais que isso…

  • AF1979

    Faltou a minivan Chevrolet Lumina APV. Poucas foram importadas para cá e oficialmente pela GM. Outro que é meio difícil de ver é o crossover Mercedes Classe R. Faltou também o Honda Accord Coupé, para cá importado na quarta e na quinta gerações e a perua Accord (também nas mesmas gerações).

    • BolGola

      Putz, Chevrolet Lumina e Mercedes-Benz Classe R só vi em fotografias até hoje!! Outro carro que só fui vr ao vivo foi uma minivan Nissan Quest, quando fui para São Paulo há uns 3 anos atrás.

      • GAbRieLGUIMA

        Tivemos um LUMINA APV na família, vendemos com dor no coração. O carro NUNCA deu um problema se quer, a mecanica era simples e fácil, a carroceria de fiber-glass (não riscava a pintura), ótima pra dirigir, potente, espaçosa, um show! Era uma 1991 3.1 6cc em linha EFI, azul e toda original. Quero uma denovoooo!!!

  • x60

    Tem carros de antigamente mais equipados e alguns mais bonitos que atualmente .

    Antigamente com Colt GTI , Xsara VTS, Civic VTI e agora temos Bravo Tjet.

    A pergunta é que carro ''nacional'' é seu sonho de consumo ?

    • GAbRieLGUIMA

      Nacional é dificíl, simpatizo com o Uno Sporting de 2 portas, mas não sei se compraria não.

  • mikaelbrian

    amh ? "depois de 3 décadas" ? q ano estamos 2020 ? me perdi no tempo ? pelo q o texto fala q abriu a importação em 1990 e q eu saiba estamos em 2011 com 3 décadas depois acho q seria + viavel escrever "um pouco mais de 2 décadas"

  • higojoseph

    por uns carros baratinhos ai vale até umas dores de cabeça….

  • CanalhaRS

    A lista é enorme e os preços da maioria são de motocicleta…triste isso.
    Muto deles são carros de alta tecnologia ainda e com equipamentos que os carros nacionais ainda nem sonham ter.
    Desta lista eu ficaria com Honda Prelude, Alfa 156 e Infiniti Q45.

  • Doidim2011

    O Cross Lander não era importado. Era nacional, montado em Manaus

    • GAbRieLGUIMA

      E com feiche de mola na dianteira… num jipe… uma b#$&a!!!

  • andre_0102

    Parece mentira, eu lê a noticia e sai p/ comprar uma coca e dei de cara c/ um Chrysler 300, lindo e não estava fumando. Não é história, é sério… Mas eu não compraria.

    • Sias

      Na lista tem bons carros mas para comprar o cara tem que pensar 1000x…ter conciência que se pifar ele vai "remar" muito até consertar (sem que faça alguma gambiarra).

    • GAbRieLGUIMA

      Perto de caso tem 2, um preto e um Verde… cor rara. Acho o painel muito bonito.

  • Joao_Melo

    minha mãe teve um tempra sw em 1997. eu achava incrível na época. tinha o painel todo digital.

  • Skiegaard

    desse ai hj em dia so encararia pegar um VW Golf VR6 ou um Impreza WRX

  • CARCARANGAS

    Cadê os Volvos 440 – 460 – 850 – 940 – 960? Com preços à partir de R$ 4.500,00 você terá um carro seguro na sua garagem!!!

    • Sr_Andante

      se voce conseguir achar um que ande. hoje mesmo eu vi um 440 mas tava batido e encalhado.

      • GAbRieLGUIMA

        Fora que tem muitos blindados, uma bomba! Perto de casa tem um 440 Turbo bege andando e bem conservado, nunca ví nada igual!

  • Wikle

    todos devem ter mais de 100.000 km. Passo.

    • Renato_Bauru

      Qual o problema de ter mais de 100 mil km?

    • rajkoothra

      100 mil km para um carro bem cuidado nao e nada….

  • LucasHaughton_

    Muito boa essa lista alguns eu conhecia outros nem sabia que existiam

    A Subaru e a Ssangong tão por aqui desde 92 e até hoje tem tão poucas CSS isso me espanta

  • Corvo

    Pois é…imagina que existem carros importados atuais com falta de peças (i30 por exemplo), ou até nacionais, imagina se voce achar uma peça de um carro desses, equivale a voce ganhar a Mega-sena…

    • power_guido

      Depende onde você mora. Em Brasília, conheço gente que tem o Accent, por exemplo, e que arruma peças em desmanche fácil.
      Tenho um i30 e até hoje nunca faltaram peças. Agora, a pronta-entrega, só o básico.

  • Corvo

    Quem compra geralmente esses carros são pessoas de baixa renda que não podem bancar a manutenção, por isso é fácil de ver mal conservados porque rico não quer..é muito dificil ver esses modelos conservados…acho que dessa lista só vejo na rua em ótimo estado 307 sw e Grand Scénic…

  • X11auto

    É aquela velha história, quem tem grana compra novo, vende, o segundo dono passa pra frente antes de dar pau, nenhum deles faz manutenção, o terceiro ja começa a pegar problemas e se livra da bomba logo pois vê que a manutenção é pesada, o quarto em diante fica com a carniça pensando que fez um grande negócio, pois a máquina é potente, cheia de equipamentos e pagou barato, que pechincha não? Esse é o destino de muitos novos carros importados que estão no mercado hoje!

  • notiserias

    Meu amigo tem uma Nubira SW, e ele responde diariamente que carro é.

  • MeekeeB

    Achei ótima matéria, como outros, alguns carros ai eu realmente desconhecia.

    Claro que o comprador tem que ter em mente que cada carro aí é um casamento em comunhão de bens e sem direito a divórcio. Se o dono do carro aceitar isso, acho que será um relacionamento feliz e – com certeza – duradouro.

  • jnasser

    Dá até pra pensar num paralelo com a "invasão chinesa" atual…..

    Alguém aí quer comprar um Lifan 320 2010 por 27.500 ? Completo, único dono e encalhado aqui na minha cidade (tá no Comprecar)

    E por 17.500 ? E por 7.500 ? Alguém quer de graça?

    • MajorAutomotivo

      É seu? Por R$ 7.500,00 eu compro.

      • jnasser

        se fosse, por esse valor eu vendia rindo!!! hehehehe

  • EuMeSmObYmYsElF

    meu pai teve um Daewoo Nubira CDX sedan azul marinho 1997… lindo o caro! completíssimo… mas pela falta de peças ele teve de se desfazer do carro há uns 7 anos… ainda vou recomprá-lo… é um ótimo carro! na infância meu sonho era que meu pai guardasse ele para me dar quando eu fizesse 18 anos… até hoje (18 anos e meio xD) eu choro, às vezes, quando lembro dos bons momentos que passei naquele carro e do quanto eu fiquei com raiva quando meu pai chegou em casa sem ele…

    • GAbRieLGUIMA

      Passei por isso também, tinhamos um DAIHATSU CHARADE TS 3 portas 1.0 12v 3 clindros, cinza, 1994 com Ar condicionado e parachoques na cor. O carrinho era um tanque de guerra, ultra economico (fazia uns 20 km/l) e andava muito! Na estrada dava pau em todos os mil nacionais. Um dia minha irmã andou junto com um Gol 1.6 na estrada! O carro foi vendido antes de eu tirar carta e… conclusão…adquiri um "pfio" Uno Mille usado.

  • seven7ly

    Miura é brasileiro não é? O que acham dele?

    • Sias

      Sim, é brasileiro. Só que o Miura era um fora de série, montado com mecânica VW e todo de fibra.

    • GAbRieLGUIMA

      Não gosto. Acho o carro muito mal feito. Lembro de um amigo que tinha que trocar uma manguerinhas e umas buchinhas todo mês porque elas ressecavam. Vantagem mesmo só a mecanica e a carroceria fiberglass.

  • coelhho

    O CrossLander não era bem importado, era montado boa parte do carro aqui no Brasil

    Sei pq meu pai trabalhou bastante tempo na Bramont, inclusive quando começaram a vender Mahindra

    • GAbRieLGUIMA

      E o feiche de mola na dianteira… porque fizeram isso!

  • AllekCorreia

    Não conhecia uma parte desses carros!!

    Nota: Eber, e o novo Ford Ka? http://autoblog.com.ar/2011/06/ford-presento-en-b

  • JHerzévRN

    Já conhecia todos os carros da lista, já tivemos um Kia Clarus SW e quase compramos uma Mitsubishi Grandis zero, que era belíssima. A achei que faltaram alguns raríssimos, como o Mitsubishi Colt, Kia Shuma, Kia Sephia da última geração(raríssimo), Renault 19 e Renault Laguna sedan que foram vendidos aqui na década de 90 e início dos anos 2000 e outros nem tanto, como o Hyundai Accent, um poço de problemas desde novo. Faltou também outras raridades, como a microvan Suzuki Carry, o Suzuki Ignis, o XL-7(a versão esticada do Grand Vitara vendido até 2003) e o Wagon R, o qual foram trazidos pouquíssimos. Não concordo que os Peugeot 306 e 307 SW sejam tão desconhecidos assim, é relativamente fácil ver um rodando. Quanto aos SsangYongs, o Chairman ficou no portfólio da marca até uns 3 anos atrás mas nunca vendeu uma única unidade sequer, teoricamente quem o quisesse teria que encomendar, já que ele nunca foi trazido oficialmente e ninguém jamais demonstrou interesse nele. Faltou o Kia Opirus, que é horroroso, micou e muita gente nem sequer sabe que ele existe. Só a título de curiosidade, falando em FIATs raros, como o belíssimo Coupé, a Fiat trouxe algumas poucas unidades do Punto MK1 na década de 90 pro Brasil, e elas foram vendidas em algumas concessionárias, poucas, na verdade. Veio apenas um lote de veículos, com menos de 100 unidades, são raríssimos, é mais fácil ver um Rolls-Royce rodando do que um, mas já vi aqui em Natal, um azul claro metálico, estacionado no Carnatal em 2002 e nunca me esqueci.

    • kaxinha70

      aki em curitiba tem um punto cabrio azul tmbem se nao me engano o motor fire 1.1

      • GAbRieLGUIMA

        Em SP já ví uma meia duzia, o mais interessante foi um HGT com carater esportivo, lindo! Pna que tava detonado…

  • TDRamos

    Meu tio teve um Chrysler 300M na época que Laçou, o carro era demais, mas absurdo de caro…
    Eu teria um Fiat Coupé ou um Alfa Romeo 156 sem nem pensar duas vezes, sou apaixonado pelos dois
    Aqui perto de casa tem Varios Daewoo Espero, tbm acho maneiro

  • Renato_Bauru

    De todos eu casava com o Infiniti Q45. Que carrao.

  • awaygilbrother

    Existem muitos outros carros mais exóticos que foram vendidos oficialmente no Brasil, como o Saab 9000 Turbo importado pela GM em 91 , tanto que foi o carro oficial do GP do Brasil de F1 de 91 , do qual o Senna ganhou e andou debruçado em um comemorando a vitória. Entre os franceses, tem o Renault Safrane, que parece que veio 5 para o Brasil, já vi um a venda no ML no SC e muitas pessoas já me falaram em um que roda em Piracicaba a no mínimo uns 10 anos ( meu irmão viu ele a uns meses atrás ). Peugeot 405 Mi ( esportivo com motor 16V = o do Xantia ) hoje é raríssimo achar pra vender.Outros são o Subaru SVX ( coupe ), Mazda Protege e 929 ( o maior sedã da marca ), Nissan Sentra e o Hyundai Sonata ( que mesmo na época era um lixo perto da concorrência ), fora os que não lembro agora.

  • henriquebhz

    Parabens Eber, agora tem link com foto.

    • BolGola

      É. Agora ficou bem melhor!!

      • Sr_Andante

        Uma sugestão para melhorar mais ainda: colocar fotos em miniatura para aparecerem quando você passar o mouse na palavra. Aí ficará perfeito e rápido para conferir e selecionar.

  • RSM

    Cada bizarrice… mas têm muitos legais alí como o fiat coupè que têm motivos de sobra pra custar esse preço ainda hoje pela sua mecânica conhecida do tempra. e não acho a tempra sw feia não.

  • Emerson_Lima

    Faltaram Subaru Vivio e Daihatsu Cuore.

  • GarfieldMix

    Antes do 300C a gente tinha o 300M, porra que carro!
    Motorzão, design muito aerodinâmico, confortável, os concorrentes dele (alemães) eram, pelo menos, o dobro do preço etc.
    Esse ai deixou saudade.
    Os únicos contra dele: pneus dificeis (e caros de achar) e problemas no ar condicionado (se não me engano era serpentina, sei la)
    Deu PT ai pegamos o 300C.
    Naquela época jogador andava com 300M ou Cherokee (da JEEP, que era vendido com Chrysler e Dodge).

  • kaxinha70

    vw conrado , eurovan , caravelle , golf cabriolet 95 , gm cavalier , ss10 , veraneio 2001 , fiat 600 , duna , renault space 94 a 95 , safrane 91 a 93 , peugeot 505 , 605 , 405 , 106 , , ford windstar , taurus , f-150 98 , saab 900 e 9000 vendido em css da gm geo metro que na verdade era o swift , citroen xm , daewoo lanos 2001 , daewoo gti 1.4 94 , rarissimo lada niva 1.7 97 , great wall , mazda milenia existem uns 10 no brasil , hyundai tiburon ,

  • fabiowbl

    Muito interessante a matéria. Meu vizinho tem um Fiat Coupé e um Hyundai Tiburon (2000-2001) e aparentemente muito bem conservados. Apesar de morar no interior do RS já vi a maioria por aqui.

  • Uma verdadeira enciclopédia de pepinos, de todos os tamanhos e espécies, hehehehehe

    Ah, bons tempos, lembrei até das músicas daquela época, como Ice Mc – Dark nights riders ou Scatman John, hehehe

    Lembro que uma revista falava que a Tempra SW parecia um carro disfarçado em testes.

    Eu era louco pelo Daewoo Prince, quase peguei um uma vez, pena que era de cidade litorânea e já estava cheio de pontos de ferrugem. Ainda me chama a atenção na rua, vendo sem conhecer, parece a versão anos 80 do Holden Calais, nosso Omega 98. Mas não cai longe do pé, já que ele era a versão "tubarão" do Daewoo Duke, vulgo Opel Senator, que deu origem aos Commodores da Holden…

    Também era doente pelo Subaru SVX e pelo Alfa 155 e 156, que para mim eram machos, apesar de todo mundo falar deles no feminino como as berlinas de Portugal e Itália, mas como eu sou chegado…

    Vi um 300M semana passada, quase bati nele, estava uma roda pra fora da linha de estacionamento na Rua Chile, também… com 4,99 x 2 metros de largura… só subindo no meio fio…

    Adorei o flashback!

  • Alesr50

    Faltou: Nissan Maxima, Peugeot 505 , Peugeot 806 (Irmã gemea da Evasion) ,Renault 19 e o Twingo..hehhee

    Maioria desses carros eram sonhos de consumo!! Alfa Romeo 145/155 eu babo quando vejo (legal que a mecanica deles é compartilhada com Tipo/Tempra e até com o do Marea)

    Na minha cidade tem um cara que vem com um Galant VR , além de um que tem um Stratus e um dois tempras SW…

    Os Daewoo eu via direto nas ruas…

    Toyota passeo , previa e o corona também já vi

    Quando vejo um Accord da quinta geração eu paro na hora (além do Passat Alemão VR6..tinha um venda, mas era aqueles carrro apreendidos..)

    Carros de 96-98 marcaram…pois foi nessa época que comecei a se apaixonar mais ainda pelos "tais carros" …boa época..agora vejo algumas marcas sumindo..outras se "rebaixando" e algumas se clonando…

  • rafthehay

    Eu era (sou) doido pelo peugeot 205 :)

  • gutto406

    Faltou nessa lista o Peugeot 406, carro que tem quatro versões para o Brasil, sedan 2.0 16 V e V6, cupê V6 e SW 2.0 16V. É um bom carro na faixa abaixo dos 20.000,00 sedan e perua, e abaixo dos 40.000,00 na versão cupê que é linda, desenhada pelos estúdios Pininfarina. Estou no segundo carro, bom acabamento para um modelo 1997, igual ao meu. Não dá grandes problemas como alguns carros atuais e as peças até que não são caras. Sei que estou "casado" com o carro, pois pelo carro que é o valor de mercado não vale a pena vender, mas vale comprar. Sempre foi o carro que eu queria ter.

  • Pe_no_freio

    putz, L300. meu tio que faz transporte escolar começou com uma dessa. Dava problema no acelerador direto. Tipo, não ia até o fim, daí meio que caia a potência.

  • ubiratamuniz

    Cada mico ein?! kkkkkk

    Aqui perto de casa tem um Excel azul abandonado.

  • _biolog_

    Belas bombas, hein! Alfas 145 e 156 SW (faltou a 166), Hyundai Coupé, Fiat Coupé, Chrysler 300M e Suzuki Swift (GTI) teriam lugares na minha garagem.

  • _biolog_

    Desconhecido para a "molecada" (com o respeito, aos mais jovens), pq quem tinha ao menos 10 anos no meio dos anos 90 e gosta de carro conhece todos esses daí… ao menos das revistas.

  • TucoMaia

    Esses alfas todos são tão lindos, saudades de quando esses carros existiam aqui

  • FeraSX

    Faltou falar mais dos Daihatsus,

    sou casado com um Daihatsu Feroza SX 97 a cinco anos : )
    e posso dizer os japoneses não fazem mais carros como antigamente…

    Comprei um Palio Fire 2005 0km um ano depois troquei pelo Feroza 97 com 100 milKM,
    Hoje 5 anos depois e 140milKM ele já tem os mesmos ruídos na porta do porta-mala, no acabamento interno e uma pequena folga na direção que meu Palio tinha a completar seu primeiro ano!

    Não troco ele por nada, na época todo mundo dizia que eu era loco e que nunca iria conseguir vender o carro, hj onde eu vou já forma fila de espera pra comprar… nesse meio tempo ele desvalorizou muito menos que o Palio.

  • mbarbosa697

    Quase todos da lista ja vi e até hoje sou fã de Alfa 156 e 300M.

  • BlueGopher

    Incluo o Saab 9000, importado pela GM, vendeu uma mixaria.

  • Cleiberst

    Ainda incluiria os Mazda 929, protegé, mx-3 e mx-5.

  • Também já vi esse corona, e a maioria dos carros da lista também. Alguns já havia visto e não sabia nome/marca.

  • Muito legal relembrar vários modelos "raros" de se ver nas ruas hehehe

    Eu queira um fiat Coupé… acho sensacional esse carro… e um VR6 também é bacana

  • GAbRieLGUIMA

    Eu particularmente era muito fã da Daihatsu, mas tenho loucura pelos Hondas CRX, Hatch Vti e também o Chevrolet Lumina APV (minivan) e sedan.

  • NA Fã!!!

    Gosto muito das novidades, mas ler este tipo de reportagem pra mim é com certeza minha preferência.

    Parabéns pela reportagem Brusso!!!

  • Eddu13

    Já andei no 300M, uma nave.

  • Gal

    O Taurus é o melhor…

  • rui

    Tenho um renoult laguna sedan 95, motor f3r mesmo da scenic fico horas olhando pra ele e adimirando sua beleza tive carros mais novos mas o laguna é um carro um ótimo . não troco de jeito nenhum já to com elé a 3 anos manutenção só preventiva.

  • Jean

    Meu pai comprou um Suzuki Baleno esses dias e o carro está inteirinho!
    Melhor que muito carro por aí e pagou incríveis 8 mil por um carro completo e automático. Menos de um mês depois dando um tapinha no carro (hobby do meu pai), já ofereceram 10… disse que 11 vai.. ahhahaa
    Mesmo tendo um veloster hoje, sempre que vou dar uma olhada nos carros procuro saber quanto estão pedindo nos alfa 156 e alfa 156 sw.

    Esqueceram o Tigra aí!!!!

  • Jeronimo Santos

    Possuo um Chrysler 300M ano 2001, último modelo à ser importado, com Rodas 17″ originais, na cor PRATA, e sabe o que é mais legal, parar ao lado de Civic´s, C4´s e Corollas e simplesmente OFUSCAR esses carros que NÃO valem nada no mercado americano e que são idolatrados no país dos impostos.

    Sabe o que é melhor²: ter 284cv à sua disposição, quando um Civista com um SI, ou um dono de Veloster, acha que está com um carro e insistem em ultrapassar um carro de tiozão. Só tentam…

    Sabe o que é melhor³: ter as melhores vagas nos restaurantes e nas baladas (geralmente na porta).

    Sabe o que é melhor(4): acharem que pelo belo e atual design, o veículo de 5 metros de comprimento, é modelo novo.

    Sabe o que é melhor (5): era um carro de LUXO que custava R$ 250 MIL reais, e eu paguei só R$ 30.000,00 ao único proprietário.

    Sabe o que é melhor (6): Por ser um veículo para atender à um mercado exigente (USA), está com 250.000Km e NUNCA, repito NUNCA me deu maiores problemas. (troca de bateria por descuido e amortecedores por conta a nossa pavimentação).

    Não que a compra de carros importados no final da década de 90 e começo dos anos 2000, sejam bons negócios, porém investir POUCO e ter o LUXO e o STATUS de um Chrysler, BMW´s, Mercedes e Audi´s, verificando sempre a procedência do veículo, é um caso a se pensar.

    E lógico, tenha sempre um nacionalzinho 1.0 de MERDA para o Dia a Dia.

    Fuiiiii

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend