TOP 10: Carros mais seguros do Brasil (2024)

novo volkswagen polo latin ncap 2

Embora muitos modelos não sejam suprassumo em segurança, inclusive com zero estrela nos testes do Latin NCAP, há uma série de outros automóveis que conseguem brilhar quando o assunto é a segurança extra.

Como mostram as avaliações da organização, diversos carros possuem estrutura reforçada e, além disso, uma farta lista de equipamentos com diversos recursos de segurança ativa e passiva.

Selecionamos abaixo os 10 carros mais seguros avaliados pelo Latin NCAP.

Porém, como os critérios da instituição vêm mudando constantemente, desconsideramos este fato e priorizamos o número de estrelas.

Veja também: os carros mais seguros do mundo, carros mais seguros do Brasil até 80.000 reais

Confira:

1) Volkswagen Taos – cinco estrelas

vw taos latin ncap

O modelo mais seguro em nosso mercado, segundos os testes do Latin NCAP, é o Volkswagen Taos.

O SUV assegurou cinco estrelas no geral e ainda contou com as melhores médias em cada teste de segurança.

Sua pontuação foi de 90% na proteção de adultos, 90% para crianças, 61% para pedestres e 85% em sistemas de assistência à segurança. Lembrando que essa é a nova metodologia do Latin NCAP.

O Taos sempre vem equipado com 6 airbags, Isofix, controle de estabilidade e tração, detector de fadiga do motorista, freio de estacionamento eletromecânico, entre outros.

2) Volkswagen Virtus – cinco estrelas

VW Virtus Latin NCAP

A Volkswagen volta a aparecer em nossa lista com o Virtus, que recebeu nota máxima nos testes do Latin NCAP.

Em relação à pontuação, o modelo ficou com 92% na categoria adultos, 92% para crianças, 53% para pedestres e 85% em sistemas de segurança.

O detalhe é que o modelo ainda tem apenas 4 airbags, enquanto alguns rivais oferecem duas bolsas de proteção adicionais.

Além disso, tem assistente em rampas, sensor de estacionamento, controle de estabilidade e tração, entre outros.

3) Chevrolet Tracker – cinco estrelas

chevrolet tracker latin ncap

Outro modelo que já foi testado com a metodologia atual do Latin NCAP e se saiu muito bem é o Chevrolet Tracker.

Além das cinco estrelas no geral, ele obteve 91% nos testes de proteção para adultos, 92% para crianças, 54% para pedestres e 83% em sistemas de segurança.

Ótimos números para o segmento e também no geral, dentro dos padrões do nosso mercado.

Em todas as versões, o Tracker vem com 6 airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e outros equipamentos voltados para a segurança.

4) Volkswagen Nivus – cinco estrelas

vw nivus latin ncap

Outro modelo da Volkswagen que também apresentou bons resultados nos testes de segurança foi o Nivus.

Ele sempre vem com piloto automático adaptativo, sistema autônomo de frenagem de emergência, assistente em subidas ou descidas, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem automática pós-colisão, entre outros.

No teste do Latin NCAP, o Nivus conseguiu 92% no teste de proteção a adultos, 92% para crianças, 49% para pedestres e 85% nos sistemas de segurança, somando cinco estrelas.

5) Toyota Corolla – cinco estrelas

Toyota Corolla Latin NCAP

Reestilizado recentemente, o Toyota Corolla também recebeu uma série de novos recursos de segurança.

Após as modificações, o sedã médio mais vendido no mercado brasileiro foi avaliado pelo Latin NCAP (em dezembro de 2022) e conseguiu registrar cinco estrelas, 83% de proteção para adultos, 92% para crianças, 60% para pedestres e 82% em sistemas de segurança.

Desde a versão de entrada, o novo Corolla oferta sete airbags e o sistema Safety Sense, com piloto automático adaptativo, alerta de oscilação, farol alto automático e alerta de mudança de faixa.

6) Toyota Hilux e SW4 – cinco estrelas

Toyota Hilux SW4 Latin NCAP

Aqui já temos uma pequena polêmica, já que a picape Hilux é conhecida por falhar no famoso teste do alce, o que certamente coloca em risco direto seus ocupantes em qualquer situação de emergência onde o motorista faça uma manobra brusca.

Além disso, a partir dessa posição, todos os modelos foram testados no sistema antigo do Latin NCAP, onde o carro recebe de 1 a 5 estrelas e avaliações de proteção para adultos e crianças.

Nesses aspectos, a dupla da Toyota foi muito bem, com 5 estrelas nas duas categorias e 31,63 pontos (de 34) na proteção para adultos e 44,25 (de 49) para crianças.

7) Volkswagen Jetta – cinco estrelas

VW Jetta Latin NCAP

O Jetta é o segundo sedã que aparece em nossa lista, sendo superado pelo rival Corolla.

O modelo da Volkswagen também ficou com cinco estrelas nas duas avaliações, e suas pontuações foram de 30,16 e 44,98, respectivamente.

Vendido em versão única, o Jetta GLI vem com 6 airbags, ACC, assistente de condução, assistente de permanência em faixa, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, entre outros.

8) Volkswagen T-Cross – cinco estrelas

VW T Cross Latin NCAP

Mais um representante da VW em nossa lista, o T-Cross aparece como um dos SUVs mais seguros em nosso mercado.

Além das cinco estrelas nas avaliações de proteção para adultos e crianças, o modelo assegurou uma pontuação muito boa: 31,62 de 34 e 42,77 de 49 pontos possíveis.

Ele vem de série com 6 airbags, assistente de partida em subidas, controle de estabilidade e tração, Isofix, Top Tether, sensor de estacionamento, entre outros.

9) Toyota RAV4 – cinco estrelas

Toyota RAV4 Latin NCAP

A Toyota também emplacou diversos em modelos em nossa lista, o último deles sendo o novo RAV4.

Com cinco estrelas nos dois testes, o SUV teve uma pontuação de 29,42 de 34 no teste para adultos e 43 de 49 na avaliação de proteção para crianças.

O RAV4 é um modelo híbrido que entrega 222 cv e vem de série com sete airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico com função Hold, entre outros.

10) Chevrolet Cruze – cinco estrelas

Chevrolet Cruze Latin NCAP 1

A décima e última colocação é do Chevrolet Cruze que, assim como todos os outros nessa lista, ganhou cinco estrelas nos dois testes.

Na avaliação de proteção para adultos, o modelo assegurou 30,23 de 34 pontos possíveis, enquanto que o teste para crianças lhe rendeu 39,83 de 49 possíveis.

Ele vem de série com seis airbags, alerta de pressão dos pneus, controle de tração e de estabilidade, Isofix, entre outros.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.