Carros mais seguros do Brasil até 80.000 reais (2022)

chevrolet onix onix plus

Falar sobre a segurança nos carros brasileiros é um assunto complicado, pois o nível por aqui ainda é muito baixo. E o que dizer dos carros mais seguros até 80.000 reais, a faixa onde a maioria procura seu carro novo?


A boa notícia é que todos os automóveis vendidos por aqui precisam ser equipados com freios ABS e airbag duplo. Isso acontece desde 1º de janeiro de 2014, conforme as resoluções 311 e 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Em 2020, foi vez de Isofix, Top Tether, cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, lembrando que alguns desses itens já eram obrigatórios anteriormente para veículos novos.

Ainda que essas mudanças tenham sido ótimas, é difícil ver mais do que isso quando falamos de carros novos até R$ 80 mil. É por isso que modelos como Onix, Onix Plus e Polo, que oferecem mais airbags, acabam se destacando.

Pensando nisso, e no fato de muitos brasileiros procurarem um carro novo abaixo desse valor, decidimos elaborar uma lista dos modelos mais seguros nessa faixa de preço. Além dos itens de segurança, também levamos em conta o resultado deles em testes de colisão.

E vale citar que esse é um fator muito importante, como mostra o que ocorreu recentemente com a dupla Cronos e Argo. Mesmo oferecendo alguns itens de proteção, os modelos da Fiat zeraram em seu teste do Latin NCAP, que ficou mais rígido recentemente.

Com o tempo, talvez outros modelos passem por essa mesma situação, lembrando que no teste anterior os dois haviam recebido três estrelas na proteção de adultos e quatro para crianças.

Falando sobre nossa lista, levamos em conta a versão mais equipada até R$ 80 mil de cada modelo, além de analisar seus itens de segurança e sua nota no teste de colisão. O preço só foi usado como fator de desempate quando dois carros apresentam exatamente a mesma configuração.

Confira as mais de 150 listas Top 10 que temos no nosso site!

Confira!

1) Chevrolet Onix 1.0 LT + opcional

chevrolet onix lt 2022

O carro mais seguro do mercado brasileiro até R$ 80 mil continua sendo o Chevrolet Onix, que agradou bastante nesse aspecto quando foi lançado com seis airbags em todas as suas versões.

Além disso, o modelo vem de série com controle de tração e estabilidade, Isofix, Top Tether, freios ABS com EBD e assistente de frenagem, assistente de partida em rampas, encosto de cabeça para todos os passageiros com regulagem de altura e outros itens.

Ao optar pela versão LT com o pacote R7H (R$ 2.840) citada aqui, você ainda leva faróis com acendimento automático, câmera de ré, chave com sensor de aproximação, botão de partida e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Ainda vale citar que o Onix tirou nota máxima no teste do Latin NCAP, com cinco estrelas para adultos e crianças. Tudo isso sai por R$ 76.730, lembrando que essa versão vem com motor 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm, associado ao câmbio manual de seis marchas.

2) Chevrolet Onix Plus 1.0 LT + opcional

chevrolet onix plus lt 2022

A receita é praticamente a mesma quando falamos sobre o Onix e seu irmão sedã, o Onix Plus. Mas o que torna o hatch uma opção mais interessante, deixando seu irmão na segunda posição nessa lista?

O primeiro fator é o preço, pois o Onix Plus LT parte de R$ 77.780 e ainda adiciona R$ 3.090 do pacote R8H que traz os itens já citados acima. Com isso, seu valor final passa um pouco de nosso limite proposto aqui, chegando a R$ 80.870, diferença que pode facilmente ser abatida numa negociação.

Outro aspecto, que para esse ranking é ainda mais significativo, é o resultado dos testes do Latin NCAP. Assim como o hatch, o sedã tirou nota máxima nas duas categorias. A diferença está na nota atribuída a cada resultado.

Na proteção para adultos, ele conseguiu 28,34 de 34 pontos possíveis, enquanto na proteção para crianças o resultado foi de 42,33 de 49,00 pontos. O Onix hatch ficou um pouco acima, com 28,90 e 44,33, respectivamente.

3) Volkswagen Polo 1.0 MPI

volkswagen polo mpi 2018 avaliação NA 1

A briga entre Onix e Polo é muito interessante em diversos aspectos, inclusive quando falamos sobre a segurança oferecida pelos dois modelos. No caso do representante da VW, ele tem vantagens e desvantagens sobre seu rival.

A principal vantagem aparece quando olhamos seu teste do Latin NCAP, onde o alemão também conseguiu cinco estrelas na proteção para adultos e crianças. A diferença é que sua pontuação no primeiro caso foi superior ao Onix, chegando a 32,13 pontos.

Por outro lado, na proteção para crianças ele ficou abaixo, com 43 pontos. Além disso, o Polo oferece apenas quatro airbags em todas as suas versões, contra seis bolsas de proteção do Onix.

No restante da avaliação, vemos que ele se equipara ao concorrente, vindo com assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, Isofix, Top Tether, rodas de 15 polegadas, entre outros.

O preço atual do Polo MPI é de R$ 73.580, valor que obrigatoriamente inclui o pacote Interatividade “Composition Touch”. Debaixo do capô, ele tem o motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas.

4) Hyundai HB20 Evolution 1.0

Hyundai HB20 Diamond Plus

Para quem estava sentindo falta do HB20, ele aparece por aqui na quarta posição. Sua melhor escolha é a versão Evolution, que custa R$ 74.790 e vem com motor 1.0 de 80 cv e 10,2 kgfm, associado ao câmbio manual de cinco marchas.

Infelizmente, o modelo atual ainda não foi testado pelo Latin NCAP, que só avaliou o hatch com dois airbags. A partir da linha 2022, a família do modelo mais vendido da Hyundai passou a vir de série com quatro bolsas (frontais e laterais), controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.

Isso faria uma diferença enorme na avaliação de sua segurança, pois o modelo anterior acabou zerando o teste de colisão por não ter esses itens. Por isso, podemos dizer que o HB20 atual é um dos modelos mais seguros até R$ 80 mil.

Além do que já foi citado, ele ainda tem freios ABS com EBD, câmera de ré, Isofix, coluna de direção colapsável, barras de proteção lateral e faróis com acendimento automático.

5) Hyundai HB20S Evolution 1.0

hyundai hb20s 2021 avaliacao na 6

Como citamos no início da matéria, o preço seria levado em conta apenas quando dois modelos oferecessem exatamente o mesmo pacote de segurança. E é exatamente isso o que ocorre com o HB20 e o HB20S.

O sedã também pode ser configurado na versão Evolution com motor 1.0 de 80 cv e câmbio manual de cinco marchas. Assim como seu irmão menor, ele oferece quatro airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

A diferença, obviamente, está no preço, que parte de R$ 79.190. Por outro lado, o espaço no compartimento de bagagens pula de 300 para 475 litros, algo importante para famílias maiores.

6) Renault Sandero S Edition 1.0

sandero s edition 2

Assim como a Volkswagen e a Hyundai, a Renault também decidiu aumentar o nível de segurança de seus modelos ao oferecer quatro airbags de série em carros mais baratos.

O Sandero é um deles, ainda que o francês já esteja com seus dias contados no mercado brasileiro. A versão S Edition é a única oferecida atualmente (R$ 77.990), vindo com motor 1.0 de 82 cv e 10,5 kgfm de torque, trabalhando com um câmbio manual de cinco marchas.

No quesito segurança, os airbags frontais e laterais são acompanhados de Isofix, freios ABS, luzes diurnas em LED, sensor de estacionamento traseiro, travas elétricas com acionamento automático a 6 km/h e outros itens básicos.

O que ajuda o Sandero a se manter como uma boa opção nesse assunto é seu resultado nos testes de colisão, onde ele alcançou três estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças. Não foram notas excelentes, mas ainda podem ser consideradas razoáveis.

7) Renault Logan Life 1.0

renault sandero logan stepway 2020 impressões na 10

A mesma situação da família HB20 ocorre por aqui, com o Logan oferecendo praticamente o mesmo que seu irmão Sandero. O preço, como você já deve imaginar, é um pouco maior no sedã, começando em R$ 78.190.

Vale destacar que estamos falando da versão de entrada Life, que vem apenas com itens básicos de segurança, tecnologia e conforto. Pelo menos ele mantém os quatro airbags, oferecendo ainda um enorme porta-malas de 510 litros.

E se você está imaginando quais foram as notas do Logan no teste do Latin NCAP, saiba que o resultado foi exatamente igual ao Sandero: três estrelas para adultos e quatro estrelas para crianças.

8) Renault Kwid Outsider 1.0

renault kwid outsider 2

Outro modelo da marca francesa aparece na oitava posição. Mesmo sendo um projeto de baixo custo, o Kwid trouxe quatro airbags em todas as suas versões, o que o ajudou a aparecer com três estrelas nas duas avaliações do Latin NCAP.

Além disso, a versão Outsider vem com três apoios de cabeça no banco traseiro (todos com ajuste de altura), faróis de neblina, freios ABS, alerta sonoro e visual do uso de cinto de segurança (motorista e passageiro), 2 Isofix e câmera de ré.

Custando R$ 62.990, o carrinho da Renault usa o motor 1.0 12V de 70 cv e 9,8 kgfm, associado ao câmbio manual de cinco marchas.

9) Chevrolet Joy Black 1.0

chevrolet onix joy 2020 3

Fechamos nossa lista com dois modelos da Chevrolet. O primeiro deles é o Joy Black, versão única do antigo Onix que aparece como modelo de entrada da marca por aqui ao preço de R$ 65.860.

Sua lista de equipamentos de segurança tem apenas os obrigatórios airbag duplo e freios ABS (com EBD), além de alarme, aviso sonoro para uso de cinto de segurança (motorista), Isofix, Top Tether, luz de posição em LED e faróis com ajuste de altura.

Nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP, o Joy conseguiu a mesma nota do Kwid (três estrelas para adultos e crianças), mesmo tendo dois airbags a menos. Ele vem com motor 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm, com transmissão manual de seis marchas.

10) Chevrolet Joy Plus Black 1.0

Chevrolet Joy Plus 2020 2

Se faz sentido manter o antigo Onix como seu modelo de entrada, por que não fazer o mesmo com o falecido Prisma? Foi assim que a Chevrolet fez surgir o Joy Plus, que segue a mesma receita de seu irmão hatch.

Ele usa o mesmo motor 1.0 de 80 cv debaixo do capô e tem a mesma lista de equipamentos (bem enxuta, por sinal). Isso fez com o que o sedã compacto conseguisse a mesma pontuação nos testes de colisão, com três estrelas em cada categoria.

A diferença aqui está no preço (R$ 70.730) e no tamanho do porta-malas, que chega a ótimos 500 litros.

Autor: Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.