O mercado automotivo nacional não tem tantas opções de carros novos e usados como em outros países, mas a diversidade de modelos é maior a cada dia.
Entre as alternativas que você pode ter na garagem, citando carros zero km ou veículos de segunda mão, existem aqueles que tem um bom custo-benefício, seja pelo preço mais chamativo quando novo ou com conteúdo e motorização mais consistente.
São esses modelos que listamos aqui, aqueles que entregam mais por menos, confira!
Para melhor exibir esse Top 10, decidimos segmentar em 10 categorias os carros da lista, escolhendo assim as melhores opções em subcompacto, hatch compacto, sedã compacto, hatch médio, sedã médio, picape leve, picape média, SUV compacto/médio, SUV grande e premium.
Novos
1) Renault Kwid
O subcompacto da Renault tem poucos rivais, mas o diferencial do pequenino da Renault é o preço. Sim, ele já foi bem mais interessante, mas continua entre os menores do mercado ao começar em R$ 69.990.
Outro destaque é o conteúdo das versões, especialmente as intermediárias e a topo de linha, oferecendo mais do que o rival Mobi, por exemplo. Isso ficou ainda melhor quando falamos sobre o Kwid 2024.
Em termos de espaço eles se equivalem, mas o porta-malas é maior que no Fiat. Apesar do motor fraco (de até 71 cavalos), seu baixo peso compensa e ele até atende bem, sofrendo apenas com a vibração.
2) Chevrolet Onix
É difícil encontrar um concorrente para o Chevrolet Onix quando falamos sobre seu resultado nas vendas. Seus preços começam em R$ 85.290, o que seria um absurdo se não fosse a triste realidade de todos os modelos novos por aqui.
Mesmo assim, ele já vem com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de rampa, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, rádio com Bluetooth, entre outros.
Nesse caso, o motor 1.0 aspirado entrega 82 cv, mas as versões acima já vem com o 1.0 turbo de 116 cv e a opção de câmbio automático. Além disso, a lista de equipamentos em versões mais caras é bem mais interessante.
3) Chevrolet Onix Plus
Sim, o Onix Plus também tem um custo-benefício interessante, assim como seu irmão hatch. O modelo da Chevrolet oferece um pacote mais equilibrado e interessante que seus concorrentes diretos, como VW Virtus e Nissan Versa.
Em termos de desempenho, quase todas as suas versões vem com o motor 1.0 turbinado de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, o que se equipara com o motor do Virtus (quando abastecido com gasolina) e supera o Versa com seu 1.6 aspirado.
O espaço interno também é dos melhores, apesar de ter um porta-malas um pouco menor. E em termos de equipamentos, como já citamos no caso do Onix, ele atende bem quem procura um sedã compacto com segurança, tecnologia e conforto.
Suas versões começam em R$ 97.390.
Leia também: Carros zero até 50 mil
4) Chevrolet Cruze Sport6 (hatch)
A briga entre os hatches médios tinha concorrentes de peso, com carros bons como Focus, Golf e 308, mas agora temos apenas o Cruze Sport6.
Ou seja, ele é obrigatoriamente o que oferece o melhor custo-benefício, especialmente quando levamos em conta que seus concorrentes importados custam muito mais caro.
Atualmente, o modelo da Chevrolet é vendido por R$ 168.990 na versão única RS, que tem motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque.
De série, o Cruze Sport6 oferece seis airbags, alerta de pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento, rodas de 17 polegadas, câmera de ré, direção elétrica, start/stop, bancos em couro, MyLink com tela de 7 polegadas, OnStar, entre outros.
5) Chery Arrizo 6 Pro Hybrid
Pode parecer estranho colocarmos um chinês como a melhor opção num segmento que conta com Corolla, Civic, Jetta e outros bem mais conhecidos. Mas o Chery Arrizo 6 Pro tem mostrado boas qualidades para merecer essa posição.
Ele custa R$ 129.990, um preço abaixo das versões de entrada de seus concorrentes, mas já oferecendo mais itens de série, como faróis e lanternas em LED, rodas aro 17, seis airbags, controle de tração e estabilidade e faróis automáticos.
Vem ainda com piloto automático, sensor de estacionamento, teto solar, câmera 360º, A/C com acionamento remoto, painel digital, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, entre outros.
Além disso, ainda oferece o motor 1.5 turbo de 150 cv com câmbio CVT de nove marchas simuladas.
6) Fiat Strada
Depois de ser renovada, a Strada voltou a oferecer um conjunto melhor que sua principal rival, a VW Saveiro.
Ela começa em R$ 100.990 na versão Endurance cabine simples 1.3 (ou Plus, como a marca prefere) e chega a R$ 132.990 na Ultra e Ranch com motor 1.0 Turbo, com cabine dupla e câmbio automático (confira sua avaliação completa aqui).
Seu visual é mais interessante, bem parecido com a Toro, e ela inovou ao oferecer quatro portas nesse segmento de entrada das picapes. Isso elevou seu nível e a colocou num patamar superior em relação à Saveiro.
A caçamba é de bom tamanho, assim como a capacidade de carga.
7) Chevrolet S10
A Chevrolet resolveu bater de frente até com a picape Toro ao oferecer a S10 cabine dupla na versão Advantage, oferecendo um valor mais interessante nesse caríssimo segmento.
Apenas com motorização diesel desde janeiro de 2022, e com preços começando em R$ 245.400, o modelo acompanha o mercado nesse caso, tendo opções com cabine simples ou dupla e usando sempre o motor 2.8 de 200 cavalos e tração 4×4.
Na antiga Flex, entregava até 206 cavalos e possuía injeção direta flex. Ainda tem opção automática nos dois casos, bem como manual.
8) Volkswagen Nivus
De forma geral, o visual é algo bem atraente entre os SUVs e por isso colocamos o Nivus em nossa lista. Além disso, ele custa menos que T-Cross, Tracker e outros concorrentes, começando em R$ 130.890.
O alemão oferece um conjunto mecânico interessante (motor 1.0 turbo de 128 cv e câmbio automático de seis marchas) e vem bem equipado desde a versão Comfortline.
Ela é equipada com câmera de ré, volante multifuncional, multimídia com tela de 6,5 polegadas, seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente em aclives, faróis de LED, rodas de 16 polegadas, entre outros.
9) Chevrolet Equinox
O SUV da GM chegou com uma boa proposta ao Brasil. Infelizmente, já deixou de lado o ótimo motor 2.0 turbo de 262 cv, mas continua com o igualmente interessante 1.5 turbo de 172 cv.
Com câmbio automático de seis marchas, vem com tração AWD e tem uma excelente performance para sua categoria, além do visual reestilizado que acabou de chegar ao nosso mercado.
Tem um bom espaço interno, porta-malas generoso e muito conforto a bordo. Em conteúdo, vem bem recheado e chega a ter sistema de estacionamento automático, teto solar panorâmico, bancos em couro, alertas de faixa e colisão, MyLink com GPS integrado, Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.
Seus preços partem de R$ 217.990.
10) Audi A3 Sedan
O A3 Sedan é um dos carros premium mais acessíveis do mercado, mas isso não significa que seja ruim, pelo contrário. Apesar do porte, com espaço interno mediano e porta-malas pequeno, tem motor 2.0 TFSI de 190 cavalos e câmbio automático de sete marchas.
Ele vem equipado com seis airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente de farol alto, A/C dual zone, teto solar panorâmico, start/stop, Auto Hold, controle de largada, multimídia com GPS, entre outros.
Seus preços começam em R$ 275.990, acima dos sedãs médios, mas bem abaixo de outros importados.
Usados
1) Fiat Uno
O popular da Fiat é um carro sempre considerado quando se fala em usado com foco na necessidade e no custo reduzido de manutenção.
Na segunda geração, o Uno continua como um carro com bom custo-benefício por conta da manutenção simples, robustez, acessibilidade de peças e serviços, espaço interno adequado à proposta e porta-malas na média.
Tem o confiável motor Fire 1.0 ou 1.4, além do mais recente Firefly 1.0 ou 1.3. Os mais recentes contam com mais equipamentos de série e tem opção Dualogic.
2) Fiat Palio
O compacto da Fiat é muito requisitado também entre os usados e não por acaso. A segunda geração tem um visual mais atraente e apostou em versões bem mais completas, especialmente a Sporting, que chega a ter teto solar panorâmico.
Por ser de uma categoria abaixo do Punto, tem custo de peças e serviços menor, motores Fire 1.0 ou 1.4, além do E.torQ 1.6.
Alguns possuem a opção automatizada Dualogic para quem precisa dessa facilidade. Muitos lamentaram sua saída por conta do custo-benefício.
3) Fiat Grand Siena
O sedã compacto da marca italiana não se saiu tão mal assim com a chegada do Cronos. Seu porta-malas é só 5 litros menor que a novidade e tem tamanho com espaço interno quase similar ao do sucessor.
Ao contrário do Palio, ainda está em produção e é bem valorizado no mercado. Seu estilo ainda é atual e tem painel atraente. O acabamento é adequado para a proposta e a lista de equipamentos também.
O mais recente tem o Fire 1.0, mas a maioria vem com 1.4 e o E.torQ 1.6. Existe a versão Tetrafuel com GNV e gasolina pura.
4) Peugeot 308
O hatch médio da Peugeot tem um bom preço quando usado e, apesar do visual já estar cansado, ainda atrai pelo bom espaço interno, dirigibilidade, porta-malas generoso e pelo conjunto motriz, que traz o motor 1.6 THP com até 173 cavalos.
O câmbio automático de seis marchas confere ao modelo uma boa performance. O 308 THP tem cluster de visual atraente, multimídia com GPS, bancos em couro, teto panorâmico, entre outros.
As versões 2.0 aspiradas também são atraentes, tendo ainda opção 1.6 aspirado nas versões mais baratas.
5) Citroën C4 Lounge
O C4 Lounge é outro da PSA com bom custo-benefício quando usado. As versões com motor 1.6 THP de 165 cavalos ou até 173 cavalos no flex são as mais interessantes, assim como no 308.
Com câmbio automático de seis marchas, bom espaço interno e porta-malas condizente, o sedã médio tem boa dirigibilidade e performance, além de um visual bastante atraente.
O conjunto de equipamentos é bom e tem de teto solar à multimídia com GPS, passando pelos bancos em couro. O 2.0 aspirado é outra opção.
6) Fiat Strada
Entre os usados, a picape leve Strada é um carro bastante procurado pela robustez mecânica e baixo custo de manutenção.
Sempre a mesma desde 1998, ela possui uma farta oferta de peças e serviços em qualquer lugar e sua suspensão por feixe de molas também é outro destaque para quem precisa trabalhar com ela.
Bem sacada, tem cabine simples, estendida e dupla, além de motor Fire 1.4 ou E.torQ 1.8. As versões Adventure são atrativas pelo visual e conteúdo, enquanto a Working é puro trabalho. O sistema Locker é outro destaque.
7) Chevrolet S10
Mais uma vez a picape da GM apresenta bom custo-benefício, mas desta vez como usada.
A Chevrolet S10 reproduz as características citadas na lista dos novos, tendo ainda opção de motor 2.4 Flex de até 147 cavalos e ainda os conhecidos 2.5 de até 206 cavalos e o 2.8 de 200 cavalos.
Robusta e confortável, ela apresenta bom espaço interno e caçamba condizente com a proposta. Várias versões têm câmbio automático e muitas no mercado são bem completas, especialmente as movidas a diesel.
8) Hyundai ix35
Se o Tucson é um SUV bem procurado no mercado de usados, o ix35 não fica atrás e traz mais vantagens. Seu estilo ainda é bem atual e o modelo continua em produção também.
Tem bom espaço interno, conforto, porta-malas grande e traz um pacote de equipamentos que atende quem procura um SUV de porte médio por um preço mais justo. Sua suspensão traseira é multilink e as versões automáticas são facilmente encontradas.
O motor Nu 2.0 com até 166 cavalos confere boa performance.
9) Mitsubishi Pajero Dakar
Com preços abaixo da Trailblazer, a Pajero Dakar também é outro SUV derivado de picape e tem uma boa relação custo-benefício, sendo oferecida em configurações de cinco ou sete lugares, bem como transmissão manual ou automática.
Seu motor V6 3.5 flex entrega até 205 cavalos, enquanto a versão diesel 3.2 tem 165 cavalos e bom torque em baixa rotação.
Dotada de suspensão robusta e tração 4×4 com reduzida, o utilitário esportivo tem conteúdo adequado para a proposta e conforto.
10) BMW 320i
O BMW 320i é um dos sedãs de luxo mais procurados no mercado de usados já que é um premium desejado por muitos, especialmente por causa da performance.
Seu motor 2.0 de 184 cavalos e câmbio automático de oito marchas formam um excelente conjunto e proporcionam ótimo desempenho ao carro, que tem tração traseira.
Requintado e bem completo, o sedã de luxo feito em Santa Catarina na geração atual tem preços abaixo dos sedãs médios novos e pode ser encontrado facilmente com baixa quilometragem.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!