Ka 2010 chega com novos itens de conforto e acabamento

Ford Ka 2010

Lançado no Brasil em 2008, o Ford Ka de segunda geração fez sucesso no mercado brasileiro.

A linha Ford Ka 2010 em especial chegou no ano de 2009 com novos recursos de conforto e acabamento para deixá-lo mais competitivo frente a outros modelos do segmento, como Mille Economy, Clio Campus, Celta e Gol Ecomotion.

Veja a seguir todos os detalhes do Ford Ka 2010 no Brasil:

Ford Ka 2010 – novidades

Chegada do Ka 2010 em agosto de 2009

A linha 2010 do Ford Ka chegou em agosto de 2009 com melhorias na lista de equipamentos de série.

O popular passou a contar com desligamento automático das luzes e faróis, conta-giros, retrovisores com ajuste manual interno, luz de cortesia dianteira com temporizador, revestimento da lateral do porta-malas em carpete, adesivo preto na coluna B e para-sol do motorista com espelho cortesia.

Outra novidade foi a introdução de duas novas opções de cores ao catálogo: Azul Noronha e Verde Laguna, ambas metálicas.

Ford lança Ka ST 2010 em novembro de 2009

Como a última novidade da linha 2010 do Ford Ka, a marca norte-americana anunciou aos brasileiros a chegada do Ka com pacote ST em novembro de 2009 (foto acima).

Tal novidade lembrava os modelos esportivos da Ford na Europa, como o Fiesta ST e o Focus ST. Como diferenciais, oferecia apenas alguns recursos estéticos e detalhes exclusivos de acabamento. O pacote podia ser instalado nas concessionárias por R$ 1.549.

Entre os diferenciais, havia aerofólio traseiro, adesivos da versão, ponteira do escapamento em aço inoxidável, saias laterais e spoilers dianteiro e traseiro.

Carro da semana, opinião de dono: Ford Ka 1.0 2011

Ford Ka 2010 – versões

O Ka linha 2010 foi comercializado no Brasil em somente duas configurações diferentes, sendo uma com motor 1.0 e a outra com o 1.6 flex, sempre com transmissão manual de cinco marchas.

Todavia, para satisfazer o desejo e necessidades de consumidores que buscavam por um carro mais completo, a marca oferecia alguns pacotes opcionais que agregavam recursos de conforto e detalhes visuais e de acabamento. São eles: Fly, mais básico, e Pulse, mais completo.

Havia ainda um kit esportivo chamado de ST, que agregava alguns itens visuais e de acabamento para dar uma cara mais “nervosa” ao Ka.

Veja abaixo as versões do Ka 2010:

  • Ford Ka 2010
  • Ford Ka Fly 2010
  • Ford Ka Pulse 2010
  • Ford Ka ST 2010

Ford Ka 2010 – equipamentos

Ford Ka 2010

Equipado de fábrica com recursos como travas elétricas com travamento automático das portas a 15 km/h, controle remoto de acionamento das portas e porta-malas, para-choques pintados na cor da carroceria, desligamento automático das luzes e faróis, retrovisores externos com ajuste manual interno, luz de cortesia dianteira com temporizador, para-sol do motorista com espelho de cortesia, adesivo preto na coluna B, painel de instrumentos com conta-giros, revestimento da lateral do porta-malas em carpete, entre outros.

Ford Ka Fly 2010

Agrega recursos como preparação para som nas portas, aquecedor e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro.

Ford Ka Pulse 2010

Se diferencia por recursos como detalhes na cor prata na manopla de câmbio, saídas de ar e painel central com acabamento na cor cinza, novos alto-falantes, rodas de aço de 14 polegadas, capa dos retrovisores, maçanetas externas e régua do porta-malas na cor da carroceria, cintos de segurança traseiros retráteis, alças de segurança traseiras, porta-malas com iluminação, quatro alto-falantes, entre outros.

Ford Ka ST 2010

Em relação ao Ka convencional, o modelo Ka ST 2010 contava com recursos extras como saias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio traseiro, ponteira do escapamento em aço inoxidável, tapetes em carpete com o logotipo ST, acabamento diferenciado na manopla de câmbio, pedaleiras exclusivas e soleiras em vinil.

Ford Ka 2010

Ford Ka 2010 – opcionais

Dependendo do exemplar do Ka 2010 no mercado de usados, você pode encontra-lo com os seguintes itens opcionais:

Ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, rodas de liga-leve de 14 polegadas, airbag duplo, painel de instrumentos exclusivo e sistema de som My Connection.

Para o modelo Ka ST, a Ford oferecia ainda a opção de bancos revestidos em couro com o mesmo padrão usado no muscle-car Mustang da época.

Ford Ka 2010 – preços

Ford Ka 2010 – cores

Embora os Ford Ka 2010 mais presentes nas ruas tenham carroceria com pintura nas cores branco, prata ou preto, a Ford comercializou o hatch popular em outras tonalidades.

Confira abaixo as cores que foram disponibilizadas pela Ford na linha Ka 2010:

  • Azul Noronha (metálica);
  • Branco Ártico (sólida);
  • Prata Geada (metálica);
  • Preto Ebony (sólida);
  • Verde Laguna (metálica);
  • Vermelho Bari (sólida).

Ford Ka 2010 – motores

Os dois motores usados pelo Ford Ka na linha 2010 são da família Zetec Rocam.

As configurações mais em conta do hatch popular usam o 1.0 8V Flex Zetec Rocam flex, que consegue desenvolver 69 cavalos de potência com gasolina e 73 cv com etanol, a 6.000 rpm. Já o torque é de 8,9 kgfm, a 4.750 rpm, e 9,3 kgfm, a 5.000 rpm, respectivamente.

Os modelos mais caros escondem sob o capô o 1.6 8V Zetec Rocam flex. Este modelo desenvolve 102 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm. O torque é de 14,5 kgfm e 15,3 kgfm, nesta ordem, entregue sempre a 4.250 giros.

Em ambos os casos, a transmissão é manual de cinco velocidades.

Ford Ka 2010

Ford Ka 2010 – consumo

De acordo com os números divulgados pelo Inmetro, os números de consumo do Ford Ka linha 2010 com motor 1.0 ou 1.6 são os seguintes:

Ford Ka 1.0

Etanol

  • Consumo de 8,1 km/l na cidade;
  • Consumo de 11,6 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 9,2 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,5 km/l na estrada.

Ford Ka 1.6

Etanol

  • Consumo de 7,1 km/l na cidade;
  • Consumo de 10,2 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 8,4 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,9 km/l na estrada.

Ford Ka 2010

Ford Ka 2010 – desempenho

A Ford divulga os seguintes números de desempenho do Ford Ka 1.0 2010 e Ford Ka 1.6 2010 na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:

Ford Ka 1.0

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 160 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 15,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 157 km/h.

Ford Ka 1.6

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 178 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos;
  • Velocidade máxima de 160 km/h.

Ford Ka 2010 – revisões e manutenção

Por usar motores de concepção antiga da família Zetec Rocam, que inclusive são os mesmos do irmão maior Ford Fiesta, o Ford Ka tem manutenção descomplicada e com preços não tão elevados.

Todavia, vale observar que esses motores costumam ter problema crônico na válvula termostática. A peça original é fabricada em plástico e pode ser fonte de vazamento de água.

Caso haja problema nesta peça, o motor pode sofrer superaquecimento e gerar outros problemas maiores para o proprietário do carro.

Ford Ka 2010 – ficha técnica

Motor

1.0 8V Zetec Rocam

1.6 8V Zetec Rocam

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1.598

Válvulas

8

8

Taxa de compressão

12,8:1

12,3:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

69 cv com gasolina e 73 cv com etanol, a 6.000 rpm

102 cv com gasolina e 110 cv com etanol, a 5.500 rpm

Torque Máximo

8,9 kgfm com gasolina, a 4.750 rpm, e 9,3 kgfm com etanol, a 5.000 rpm

14,5 kgfm com gasolina e 15,3 kgfm com etanol, a 4.250 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual de 5 marchas

Freios

Tipo

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Disco sólido (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Não-assistida / hidráulica

Não-assistida / hidráulica

Suspensão

Dianteira

Tipo McPherson, com molas helicoidais

Tipo McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante

Tipo Twist-Beam, semi-independente auto-estabilizante

Rodas e Pneus

Rodas

Aço de 13 polegadas e aço ou liga-leve 14 polegadas

Aço ou liga-leve de 14 polegadas

Pneus

165/70 R13 ou 175/65 R14

175/65 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.836

3.941

Largura sem retrovisores (mm)

1.641

1.695

Altura (mm)

1.420

1.525

Distância entre os eixos (mm)

2.452

2.491

Capacidades

Porta-malas (litros)

263

257

Tanque (litros)

45

45

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

423

405

Peso em ordem de marcha (kg)

905

1.135

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Ford Ka 2010 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Ka

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.