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Carros que foram ao fundo do poço e voltaram

opala-ulisses-guimaraes-620x412 Carros que foram ao fundo do poço e voltaram

Eles já foram sonhos de consumo, símbolos de status, até tiveram números expressivos em vendas. De repente, o tempo passou, saíram de linha, e consequentemente o preço despencou, até chegar a fase em que “o rico não quer mais, e o pobre não pode manter”.



Passaram a valer quase nada, se tornando altamente acessíveis a qualquer um. Bastava ter um pouquinho de dinheiro pra comprar, mas manter era outra história, resultando em muitos que se perderam no tempo, se tornando sucatas ou “jabiracas” em péssimo estado de conservação.

E quando menos se esperava, de repente voltaram a ter valor, se tornando objetos cobiçados principalmente por colecionadores e entusiastas. Sim, este foi o ciclo percorrido por alguns veículos no mercado nacional, ao quais alguns exemplos serão citados agora:

Chevrolet Opala: não há carro mais ideal para se iniciar esta lista. Ele já foi carro executivo, transportando com conforto políticos, artistas e famílias nobres. Um dos mais caros carros já fabricados e vendidos no Brasil. De repente, é alçado a táxi e até a carro de polícia. Era comum também ver sua derivada Caravan atuando como carro funerário e ambulância. E quando se pensava que a coisa não poderia piorar, passou a ser carro de malandro. Depois do susto, o Chevrolet Opala, em todas as suas versões e anos, é uma verdadeira coqueluche em meio a colecionadores. Para um carro já há 20 anos fora de linha, seu preço, mesmo que não esteja tão 100% assim, pode chegar próximo até de alguns carros 0 km;

Volkswagen Fusca: antes que pensem que me equivoquei, sei que o Fusca nunca foi carro de luxo. A questão é que, à sua época (anos 60, 70 e fim dos anos 80), em uma época em que os carros eram bens altamente inacessíveis, muita gente sonhava em ter “ao menos um fusquinha”, assim como, até meados dos anos 90, estava no topo quando a questão era o primeiro carro. Com a febre dos populares e por consequência a facilidade de crédito para compra de carros no início deste milênio, o Fusca foi esquecido por muitos, passando a ser um dos carros mais desprezados. Hoje é comum ser o primeiro carro de quem se aventura na arte de colecionar;

Willys/Ford Rural: lançada na década de 50 pela fabricante Willys (que logo depois foi comprada pela Ford), a Rural foi na verdade, junto à Chevrolet Veraneio, a precursora brasileira da categoria que hoje conhecemos como SUV. Por um tempo conhecida como “carrão de pobre”, hoje é um item cobiçado por colecionadores em todo o Brasil.

Os próximos a “voltarem”:

Chevrolet Omega: dependendo da versão (não importando muito o ano, o que faz deste carro um caso a parte) um Omega tem preços que variam na média entre 12 e 15 mil reais. Tudo indica que por aí chega, e que a tendência é que o preço deste modelo comece a subir;

Volkswagen Santana: cogitado a até voltar a ser produzido (logicamente totalmente novo) a verdade é que o Santana nunca foi esquecido pelo público das antigas, por conta justamente de uma de suas principais características, que era a robustez mecânica;

Ford Corcel: ninguém pode negar que o sedã/cupê/seja lá o que for da Ford tenha sido um grande sucesso de vendas. O próprio autor deste texto sonha, tão logo, ter um exemplar na garagem. Mas a verdade é que o Corcel I ou II e até a Belina já não são vistos mais com tanta frequência nas feiras livres da vida, carregando bananas e outras frutas. Até juro que vi, no Youtube, um senhor que tem uma verdadeira frota destes carros, que eram referência à sua época em conforto, durabilidade e consumo;

Volkswagen Brasília: assim como a Belina, é também cada vez mais difícil encontrar uma Brasília cujo dono esteja vendendo bananas em feira livre. Ou pamonha. Eternizada na cor amarela por conta de uma famosa música, é presença cada vez mais marcante nas feiras e exposições de carros antigos Brasil afora;

Fiat Tempra: muita gente pode até discordar que um dia este carro voltará a ter valor, mas aposto minhas fichas nele. Seu design fora considerado revolucionário à época;

Chevrolet D20: fora de linha desde 1996, era comum, principalmente em cidades do interior do Nordeste, ver este veículo sendo usado como transporte público (os famosos pau-de-arara). Hoje em dia, uma D20 cabine dupla inteiraça pode passar facilmente dos R$ 45.000,00

E você, gostaria de adicionar algum carro a esta lista?!

Por Luis Aires

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  • crisburatto

    D20 seminova pouco tempo depois que saiu de linha valia mais que a substituta Silverado. E sobre o Corcel, tem um médico que tem coleção, de vários anos e versões, inclusive saiu matéria naquela antiga 4 Rodas Clássicos.

    • ALVIN1982

      Eu acrescentaria na lista o Landau, que na década de 90 custava quase o mesmo preço de uma Brasília… o Fiat 147/Oggi/Panorama que no início do Real em 94/95 custava menos que 800 reais… o VW TL 1600/ Zé do Caixão não se acha por menos de R$ 35 mil… Dodge Polara… Puma (todos), Chevette, Maverick, Karmman-Ghia, enfim… Tem vários que a lista seria grande…

    • CharlesAle

      A Silverado mercosul foi uma lástima,não vale nada,mesmo a diesel,não tive tempo de pesquisar,até porquê faz tanto tempo que micou a silverado que não tem muito material mais para pesquisa,mas que me lembro,parece que sua suspensão era frágil e só quebrava…

    • mjprio

      É o grande doutor Sergio Minervivni, o SENHOR DOS CORCEIS, tem dois videos dele no youtube vale a pena conferir!!!

  • AniBALL1975

    Tive a oportunidade quando tirei habilitação de dirigir o 6cc Opala, pode não andar hj , mas o ronco do motor ate hj so V 8 ! Que saudade e isso foi em 93! Rural tambem dirigi valente ainda mais com tração 4×4 viajavamos para a praia e ainda não tinha tanto asfalto na Rio -Santos era uma aventura, oh saudade quando puder compro um para ter

    • Pedro_Rocha

      Já andei algumas vezes na F-75, que era a versão picape enquanto a Rural era a SUV. Valentes na terra mas lentas no asfalto, foram suplantadas pela Bandeirante que lhes era superior, pois tinha motor diesel Mercedes, velocidades finais maiores e opção de cabine dupla.

  • Alexobr

    Rural willys verde que saudade.

  • anderson_sp

    Ulysses Guimarães + Fundo do poço, tem um certo sarcasmo entre a foto e o título da matéria, ele morreu naquele acidente em Angra e nunca acharam o corpo dele…..

    …….Sobre os carros, se tiverem em bom estado e conservados chega até ser bacana de ver rodando, agora aquelas jabiracas mal cuidadas que já passaram da hora deveriam ir para uma espécie de reciclagem automotiva.

    • Não tivemos essa intenção. Apesar de ele não ter tido uma fama muito boa, nada justifica piadinha com a morte de alguém, até mesmo político corrupto.

      • anderson_sp

        Sim, só veio a mente isso, não estou dizendo que foi intenção ou fez por maldade, quem é mais novo pode não se lembra do caso, foi uma fatalidade e ficou no passado.

      • Caoa66

        Você está realmente falando dele? um dos poucos políticos sérios que este país já teve…..

        • CharlesAle

          Eu também considero um dos políticos mais sérios q este País já teve,essa corja que está atualmente no poder não vale um fio de cabelo do Ulisses…

      • kiko1974

        Eber,
        Fama melhor não há…. O SR DIRETAS jÁ!!! Esse sim o grande lutador da democracia brasileira, não essa turma vermelhinha aí, a turma do capital alheio, que lutou por uma ditadura comunista. Esse lutou pela liberdade, pela democracia. Orgulho do brasil …

        • Pedro_Rocha

          Se as Diretas tivessem sido boas para o Brasil os políticos não a teriam apoiado efusivamente. Entregou nosso país ao clã Sarney (até hoje!) e à Constituição bandida esquerdista, que de cidadã tem muito pouco.

          No entanto, ele teve uma postura menos errada quando da anistia, já que ele foi contra a mesma para os terroristas.

      • Pedro_Rocha

        Sobre a lista, houve um nome não citado que concorre com o Opala em admiradores: MAVERICK.

        • DarkLord of theSith

          Verdade. E o Maverick está até bem mais caro que o Opala, já vi muitos que tinham o motor e a carroceria "mais ou menos" passando dos R$ 25,000.

    • lsc_mclaren

      Sarney sabe onde ele tá… kkk

  • Celso Gatti Tonello

    Eu mesmo guardo um Monza 94 que foi do meu pai, atualmente faço parte do Clube do Monza e em alguns eventos já presenciei alguns proprietário rejeitando ofertas de mais de R$ 25.000,00 em Monzas da década de 80.

    • radiobrasilcombr

      Em minha cidade teve uma rifa da Apae ha uns 2 anos… que sorteava um Monza 87 "praticamente" zero, relíquia mesmo… O "sortudo" que ganhou foi um senhor bem financeiramente que continua com o carro.

    • Yuri Delalibera

      Meu pai guarda o Monza GL 95 dele, até hoje… Foi comprado em 1996. O Monza deveria estar nessa lista.

    • CharlesAle

      Monza é um excelente carro,mas não considero ainda uma relíquia até pela enorme quantidade deles nas ruas,mas com certeza,quando for rareando,vai se caro como o Corcel reliquia, hoje em dia…….

  • BlueGopher

    Puma, MP Lafer, Santa Matilde, DKW, Alfa Romeu (2000, 2150, 2300), Maverick, Simca, Aero Willys, Dart, Galaxie, Fiat 147, etc.
    Nossos clássicos são (ou serão) muitos!

    • Pedro_Rocha

      Acredito que os carros da SM (Santa Matilde) devem ocupar um lugar especial nessa lista, pois foram uma tentativa de se criar carros realmente nacionais com qualidade superior.

      Nesse aspecto a SM esteve mais à frente do seu tempo que a Gurgel, que focava em populares como as outras.

  • giovenardi

    meu sonho é um omega nacional, acho que é um carro com muita tecnologia pra época, mecanica robusta, motor forte, andador!
    claro que com tudo bem cuidado, pois a mecanica nao é barato e as peças também não, um carro pra ter e desfilar final de semana, viagens…
    quando vejo um na rua hoje em dia torço o pescoço sempre, mesmo que ele esteja meio destruido.
    ainda vai demorar pra ter um..quem sabe um dia.
    Acho que nessa lista os GTI/GTS quadrados da Volks, é possivel achar em bom estado e principalmente os GTI, proprietarios pedindo de 14mil a 20mil.
    É um classico nacional, nao é luxo, mais é um classico. (minha opinião).

    • Filipe_GTS

      Carro velho destruído me faz torcer o pescoço, mas pra xingar o dono em pensamento e mandar ele tomar vergonha na cara e comprar um Uno Mille, pra que possa arcar com o combustível e manutenção adequadamente

      Tive GTS e vendi porque rachou por baixo e nunca mais ficou bom (tentei consertar 2 vezes em chapeadores diferentes). Um GTS/GTI imaculado supera bastante os 20.000… Anunciado tem de monte, mas ver alguém efetivamente COMPRAR nesse preço é que eu quero ver

      • giovenardi

        Exatamente. Tambem nao pagaria 20mil em um gol GTI ou GTS, mais tem tarado pra tudo.

      • Marlo Gomes

        Meu, eu comprei faz 1 mês um gts 1993 restaurado, azul riviera, completo menos direção. Só uso de vez em quando. Foi sonho de garoto, em 1993 eu tinha 18 anos!

    • Bispo Filho

      Também sofro deste mal! Via de regra, praticamente todos os carros até o final dos anos 90 me fazem torcer o pescoço! Não é atoa que tenho um Santana por opção.

  • alexsander_c

    Passat GTS Pointer, Gol GT/GTS, Voyage e Parati GLS (do modelo quadrado). Todos candidatos a ocuparem minha segunda vaga de garagem em breve.

    • Anderson

      Passat GTS poiter… tivemos um, ano 1986, 1.8 a álcool, bancos recaro; que saudade.

      • visanpai

        O 'old car' nacional dos meus sonhos!

    • CharlesAle

      Esses que você citou aqui no ABC não é difícil achar em perfeito estado,muitos aposentados e funcionários da VW retiraram esses carros,que eram excelentes à época…

  • TdS

    Como vc pode esquecer do Escort??? Ele esta voltando…rs

  • DrJose_Dentista

    fiat 147. 78 79 a alcool

  • zeuslinux

    Lembrei também do Toyota Bandeirante:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyota_Bandeirante

  • Bruno_Carros

    Esqueceram da Blazer, eu aposto que um dia vai ser um carro muito valorizado.

    • Filipe Augustus

      Sem contar o Vectra, Calibra que já é, além do Tigra….fora Fiats Coupe, além do Tempra Turbo que eu já vi sendo vendido por 20 mil reais ;)

      • Filipe_GTS

        Calibra, Tigra, Coupe, Tempra Turbo, tudo clássicos
        Mas Vectra?! Os primeiros GSI, quem sabe… Os últimos Collection, quem sabe…

        • MarceloAmorim

          Cara,aqui em Natal tem um Vectra GSI de um cara dele desde zero km,um azul puxado pra roxo,pqp!!É de parar o transito,impecavel,chama atencao pra caramba.

        • Filipe Augustus

          O primeiro modelo de 1993 a 95, tanto o GSI quanto o CD eu já vi por 20 mil reais, o GLS custa 8, 9 mil, é barato, mais quando o CD e o GSI estão bem cuidados, são muito caros….

  • alexhmoraes

    Eu também aposto minhas fichas no Tempra.

    • Mario

      eu também aposto!

    • janduir

      Em 1998 comprei meu 1º carro um Kadett Gsi 1993 com menos de 20.000km rodados, estava gostando muito do carro e tal. Até que, 6 meses depois, minha irmã compra um Tempra i.e 1996. Quando dirigi aquele carro, puts, silencioso, confortável, cheio de perfumaria… Não tive dúvida, em menos de 6 meses comprei um Tempra 16v 1997 seminovo completo, banco de couro e tudo. Como era gostoso de dirigir esse carro. Aliás, a Fiat tem carros muito agradáveis de dirigir…

  • fschulz84

    Não está nesta lista, mas vi um Maverick GT branco com as listras pretas, muito inteiro, sendo vendido pela bagatela de 48k!!!

    • Filipe_GTS

      Antigamente valia 2 a 3 mil reais… Hoje GT original vale entre 80 mil e 120mil. Aliás, anuncia-se por esse valor. Vender mesmo é outra história

      • fschulz84

        Na verdade, este eu vi vendendo por este preço mesmo, 48k…

        Estacionava ao lado do meu carro no estacionamento em que eu era mensalista… O cara era maníaco pelo carro também, pegava os domingos, chegava de manhã cedo, só cuidando do Mavecão e 18:00hrs, ele ainda tava lá!!!

        Me lembro que ele começou pedindo 55k, mas aceitou vender por 48k…

  • expresso222

    Este é o ciclo de todo carro que é "colecionável". Normalmente são carros que tiveram relevância em sua época e que passado certo tempo merecem ser colecionados. Para mim, acho que todos os carros automáticos da década de 70/80 são "colecionáveis", pois eram raros quando novos, imagina agora depois de mais de 30 anos.

  • SAM

    Del Rey Ouro 4 portas 1982…. Dificil (muito mais que Opala e Corcel 1) achar um original e inteiro para vender.

    • CharlesAle

      Del rey automático então………

  • Marcelinho

    bmw serie 3 e36

  • Cezar

    Só esqueceram-se de um clássico que parecia uma nave espacial para época, que era o Miura Saga com neon azul e farol escamoteavel, tinha sintetizador de voz(sim o carro falava) aquilo para época era como se fosse um Porsche ou Ferrari, só ricos tinham,… Saudade dessa época, das pessoas daquela época, dos carros e dos anos 70 e 80 e 90. Naquela época não se comprava carro pensando em vender, se comprava pensando em ser o carro da família por longos e longos anos, os carros ficavam na família no mínimo 5 e não raros casos de 10 anos. Não é como hoje.

  • Louis

    O problema de carros como Omega e Tempra é a eletrônica embarcada. Para manter esses carros não é fácil. Já carros como Maverick, Opala, D20 são mais fáceis de serem adaptados com peças de outros carros até.
    Outro dia eu conversei com o dono de um lava-rápido, ele me disse que tinha pavor de Omega, pois havia lavado o motor de um, e ao tentar ligar acendeu tudo quanto é luz no painel e o carro não ligava mais kkkk

    • O_Corsario

      "lavar motor" é um dos maiores crimes automotivos que existe… rs

      • KzR

        Concordo. Ainda mais com jatos pressurizados sobre componentes eletrônicos e pedir para o carro ligar depois é demais.
        No máximo um pano úmido sobre peças metálicas e ou plásticas e com bastante sutileza.

        • O_Corsario

          Como diziam, se motor fosse feito para lavar ficava do lado de fora do carro… rs

          • KzR

            kkkkk
            Por isso que nem um velho Jeep Willys eu deixei lavar o motor.

            • O_Corsario

              Ah… A melhor forma de lavar o motor de um Jeep Willys é atravessando um rio! rs

              • KzR

                Não vejo maneira melhor. Mas é bom que a 4×4 e reduzida dele estejam em dia rsrs

  • Adriano_Silva

    Fusca, paixão nacional.

  • ZEKINHA71

    Quantum Sport quadrada, que carro lindo que era, faz muitos anos que não vejo uma. E Saveiro Sunset quadrada era meu sonho de consumo. Essas duas quando ressurgirem estarão super valorizadas.

    • Leandro1978

      Putz! Lembrei do Santana Sport vermelho transformado em picape pelo catador de lixo do bairro. O carro estava muito bem conservado pro cara fazer isso. Pena…

  • michaelrdepaula

    Chevette. Como pode uma lista de antigos sem o bom e velho Cheva???

  • Felipe

    Será que os dinossauros atuais (Mille Economy, Gol G4, Celta, Ka, Fiesta), um dia também farão história?

    • Pedro_Rocha

      Acho que não, pois eles atualmente representam algo ruim, que é o desrespeito das montadoras ao nosso mercado. A geração "pé de boi" dos anos 60 (Fusca, Pracinha e Teimoso) foi justificada pelo contexto da época, mas esses carros de hoje eram para ter evoluído.

  • LTD1976

    Diria que os principais expoentes dessas "Fénix" não foram citados, os V8 nacionais. De vendidos a preços de banana, hoje Mavericks, Dodjes e mais recentemente Galaxies são dos antigos mais valorizados.
    Outro desprezado que tem tido valorização, pelo menos para carros bem conservados, é o 147.

  • Mr. Car

    Muitos carros foram ao fundo do poço com as crises do petróleo, e hoje são resgatados pelas mãos de quem tem dinheiro para o caro hobby do antigomobilismo e até poderia bancar o gasto de rodar com eles no dia-a-dia, embora por outras razões, não o façam. E já há algum tempo, o fundo do poço é outro: tecnologia embarcada. Módulos eletrônicos disso e daquilo caríssimos, muitas vezes já raros no mercado de reposição, isso sem falar na também rara (em conhecimento técnico) e cara mão-de-obra especializada para lidar com eles.

  • O_Corsario

    Faltaram os mais óbvios, todos os dodges nacionais, que eram até usados na monstruosa demolicar de tão pouco que valiam.
    A Brasília já cantei a bola, é um VW a ar bem desvalorizado ainda mas que ainda vai passar pelo que o gol caixa está passando: tremenda valorização.

  • millemiglia

    Um carro que hoje está em desgraça mas que vai aumentar muito de preço quando chegar a ser colecionável é o Marea. Hoje uma Marea/Marea Weekend é encontrado a partir de R$ 8.500,00/90.000,00. Minha Marea Weekend 2.4 HLX 2002, por exemplo, vale pouco mais de R$ 14.000,00 de acordo com a tabela FIPE. Mas, se levarmos em conta o fator raridade daqui a 20 anos (ainda mais do motor 2.4), quando atingir a idade suficiente para ter placa preta vai ser muito valorizada.
    Um que você esqueceu de citar mas que já pode ter placa preta de colecionador é o Gol da primeira geração. Os modelos de 80 a 83 já são colecionáveis.

    • Leandro1978

      Gostava da Turbo. Tinha uma vermelha perto de casa, muito bonita. Mas sempre fui desaconselhado a comprar uma, devido à sua mecânica.

    • Luis Aires

      O problema de carros como o Marea é justamente a má fama que adquiriram ao longo do tempo. Se hoje valem tão pouco, é por conta disso, e carros assim dificilmente voltam do "fundo do poço". Os mais propensos a voltarem são aqueles que nunca deixaram de ser sonho de consumo, e que sempre tiveram boa fama.

  • AndredeAzambuja

    Tempra mito…tínhamos um 1995 vinho (não sei o nome oficial da cor) lindo e bem cuidado, que meu pai vendeu a preço de banana. Por mim manteria, também aposto como um futuro clássico.

    • mho

      Meu tio tinha um azul 8v, só se desfez dele por causa de um outro carro que bateu nele.
      Até que aguentou bem as estradas de terra que ele passava.

  • Antonio De Julio

    Dirigi uma Suprema com o motor alemão, subindo a serra de Caraguá. Meu Deus, o que era aquilo? Parecia que estava em pista reta. Andava MUITO

    • KzR

      O Omega com o motor 3.0 é um carrão. Pena que o brasileiro não gostou muito porque o torque só aparecia a giros mais altos que o 4.1 que o substituiu. Mas se tratando do velho 4.1 com uma tapa da Lotus também não se pode menosprezar este motor.

      Tenho uma grande vontade de andar em um. Aquele seis em linha deve ser fabuloso.

      • MarceloAmorim

        Na epoca que era crianca,meu pai teve um 3.0,pulou pra um 4.1,mas sentiu saudades da elasticidade do Opel…sempre falou que o 3.0 era mais carro.Eu tive oportunidade de andar em um ha uns 10 anos atras,mas foi dentro da cidade,queria pegar na estrada.

        • KzR

          O que muitos fans do 3.0 dizem do Omega CD, inclusive publicações sérias (Car and Driver). De toda forma, considere-se sortudo por ter andado em um. Ou meio já que não andou na estrada. =]

          O tamanho do Omega chega a impressionar, mas a sua história também (Best Cars). Depois da Série 3 E36, é o FR dos anos 90 que tenho predileção.

  • kikofar

    Eu hein… D20, Corcel… e não falaram do Escort, do Kadett, do Maverick e do Passat??? Puxa…

  • Davy

    Coloca Opala e esquece o Landau??? Furada essa listinha hein…

  • daniel germano

    fato!!!!! o opala é tudo pra mim!! sou apaixonado pelo opala !! meu pai tem um Comodoro cupê 88 ,amor da minha vida sou louco por ele , não tem carro nenhum que paga o valor dele!! ele é tudo pra mim! ainda mais que na família do meu pai teve um opala cupê 77 e outro cupê 86 e o opala do meu pai é o utimo da família 88 e que foi tbm do meu avÔ ,do meu tio e agora do meu pai! e futuramente vai ser meu porque eu quero restaura-lo para fazer uma homenagem ao meu pai e o meu avÔ que eu nunca conhesi pois ele morreu em 96 nessa época eu tinha 1 ano de idade , e o opala é um elo que eu tenho entre meu avÔ. O opala é uma paixão que eu tenho e quero passar para meus filhos também gostarem de opala !!! e não assustem eu prefiro carro antigo do que um 0km!! mais também gosto de um 0km,mais não fico naquela façura como muita gente em tem um carro 0km!!, meu coração bate mais forte num Chevrolet ainda mais no opala!!!.

  • baetatrip

    Antonio de Junior,
    Minha mae ja teve esse carro…. Com motor alemao (3.0 6cc de 165cv…23kg de torque)….
    Eu era pequeno… Nunca saiu da minha cabeca esse belo carro nacional… Foi considerado melhor o nacional…!
    Ja pretendo comprar um 3.0 ou 4.1 de 168cv….29kg…!
    Era carrao de viagens… Como adorava estrada…. Andava muito….. O da minha mae chegou a 215km/h (original)
    Em breve estarei pegando para viajar.. heheheh!

  • junio

    Eber como é que vocês não colocaram o MONZA nessa lista, vamo vê né!

  • Ricardo

    Eu tenho um vectra gls 98 prata todo original, que está com 195.000km, no qual sou o segundo dono e não troco por nada.

  • lkalencar05

    Tempra …….kkkkkkkkkkkkk, até parece.

    • Marciomaster

      KKKKKKKKK, idem, nem ferro velho quer…

    • KzR

      Duvido não querer. Olha o painel de uma SW. É de cair o queixo hoje em dia. Imagina na época.

  • ricardo78scs

    Estranho não falar que Maverick, Galaxie e Linha Dodge V8 já estão com os preços na estratosfera…
    Já vi anúncio de Maverick GT e Charger R/T em estado deplorável por 15 mil, tendo que restaurar praticamente tudo.
    Se estiver inteirão e original, já bate os 80, 100 mil….

    • KzR

      Este fala dos veículos que tiveram algum aumento relativamente expressivo ao longo do anos. Os que você citou tiveram especulação estratosférica.

      Um absurdo cobrarem 15 mil por um Maveco caindo aos pedaços. O preço de um bom Omega! Que brutal e infeliz especulação os entusiastas encontram, não? Parece que não só aos carros novos temos que boicotar os preços. Aos usados também.

  • GuilhermeTUF98

    Adicionaria na lista carros como Gol,Palio,Uno/Mille,Vectra,Astra,Zafira,Corsa,Corolla,Civic e Parati

  • Fernando

    GM KADETT, Calibra Tigra, Ford Del Rey, Monza Classic geração 1 e 2, GOL GTI, só pra começar

  • Antonio_Brust

    Tempra não tem, nunca teve nunca terá valor algum.

  • carpediano

    Cade a F1000?

  • david todao

    C 10 e veraneio. Tenho uma c14 1977 reliquia, e ouco propostas de compra o tempo todo…

  • angrymasterleaguenerd

    D20 ainda continua sendo a rainha do sertão, quem tem D20 no Nordeste é rei

    Enquanto isso eu sempre associo branco à Brasilia por causa da Brasilia do Seu Barriga

  • Alex_cps

    Sobre a Rural, considero que não tenha sido tanto por se tornar "carro de pobre", mas sim tenha sido esquecida por conta de seu alto consumo. Depois, nos anos 90 quando já estavam bem desvalorizadas, muitas 4×4 foram compradas para "tacar na lama", e usadas até acabar. Só recentemente que começaram a serem vistas como carros de coleção.

    Imagino que num futuro próximo alguns importados dos anos 90 também passem a ter valor, sobretudo por serem raros no Brasil. Hoje em dia são carros que ninguém quer.

  • Carlao GTS

    clássico é clássico e vice versa….

  • Luis Aires

    BMW Série 3 até 1998

  • Luis Aires

    Opa, e como não esquecer dos Chevettes (todos) e os primeiros Monzas (carro mais vendido do Brasil, antes do Gol, isso a quase trinta anos!)

  • MarceloAmorim

    Tem muitos carros das antigas que tiro o chapeu ainda!Vez ou outra vou no Webmotors pesquisar só pra babar.Omega CD,Tempra Turbo,Vectra GSI…entre outros.

  • Stefano

    A minha D20 Champ I 1993 completa, já enjoei de recusar compradores, a ultima oferta foi de 37 mil. Mas não da para vender-la.

  • AmmmmmP

    E Brasília, comparando a foto antiga com qualquer uma de hoje… continua uma fazenda asfaltada.

  • gbaraujo

    VW SP2. Um dos verdadeiros esportivos nacionais. Carro baixo, suspensão baixa, motor de fusca envenenado, interior totalmente caramelo, etc. O SP1 também era show, mas é mais raro ainda do que o SP2. Se o SP2 já é intocável, o SP1 é IMPOSSÍVEL!

  • Andre

    Puma!!! Doginho Polara 1.8 o primeiro brasileiro 1.8 !!! Chevette TUBARAO!!! Chevette HATCH!!!! BeLINA I, Corcel zero (antes do I), DKV Vemag, GOL GT 1.8 com vidro fume e banco recarro, Nossa, deixa assim senao saio por ai e acabo comprando um….

  • Bruno Bezerra

    A pick-up D-20 Deluxe de 1996 era um dos modelos mais bonitos do país, assim também como a Ford F-1000 LightNing.

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