Etc Longform

Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos…

fiat-novo-palio-2009-3 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Nem sempre o que muda, muda para melhor. Após algumas reestilizações de meia vida, os “facelifts”, alguns modelos perdem o charme e a harmonia do seu design original. Ao invés de dar uma levantada na aparência, o que sugere o termo em inglês “facelift”, acontece justamente o contrário. Vejamos alguns malfadados exemplos.



Chevrolet Classic

Antes-chevrolet-classic-2010 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-Classic2012 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Na minha humilde opinião, o único Corsa nacional que teve design harmônico foi o hatchback Wind com duas portas, lançado em 1994. Na versão quatro portas, com o estreitamento das lanternas e redesenho da tampa, perdeu o charme. Melhorou a função, mas perdeu a forma. A Corsa Wagon não foi uma obra prima, mas era melhor que o quatro portas e o sedan em termos de harmonia no desenho.

Mas o duro golpe contra o Corsa Sedan, já renomeado Classic, foi a reestilização de 2011, quando ganhou a cara chinesa. Recebeu olhos (faróis dianteiros) e retaguarda (traseira) que pareciam não ser dele. Vale lembrar que foi em época de quase falência da GM mundial, o que pode justificar o reaproveitamento das peças e moldes fora de uso na China, que ganhou um modelo totalmente novo, um novo Sail.

Chevrolet Corsa I brasileiro (Chevy no México)

Antes-CorrsaWind Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-Chevrolet-Chevy-3P Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Na época do lançamento no Brasil, em 1994 as revistas especializadas comentavam que a designer do Corsa inspirou-se num Teddy Bear (ursinho de pelúcia) para compor o design. E podemos dizer que obteve êxito: as formas arredondadas estavam em tudo e dava vontade de “morder” o carrinho.

Vendeu tanto, que teve ágio de 50% e o presidente da GMB teve que gravar um comercial, que foi exibido em rede nacional, pedindo desculpas por ter subestimado a produção do modelo, que além de belo, tinha injeção eletrôncia de série, enquanto seus concorrentes ainda vinham carburados.

No Brasil, esta geração foi descontinuada após o lançamento da segunda. Era melhor ter ficado, pois o Celta que veio ocupar seu espaço era pior que ele em tudo. No México ele continua em produção, mas com faróis do nosso Classic atual e uma grade mais desarranjada ainda que a do Ágile. E foi ganhando spoilers por todos os lados e parachoques redesenhados que ficaram grandes, fazendo as rodas de 13 polegadas ganharam um efeito “Towner”, parecendo ainda mais minúsculas no conjunto. Coitadinho!

Chevrolet Monza Segunda Geração, o “Tubarão”

Antes-Monza1986 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-MonzaTubarao Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

O Monza foi um legítimo Opel. E se você dirigir um em boa conservação vai perceber o quão bom foi esse projeto mundial. Foi lançado em 1982 no Brasil e seu design externo e interno fizeram história. Foi um raro caso em que o painel praticamente não mudou nas duas gerações.

Mas tudo tem seu tempo. Pena que ao invés de a GM do Brasil optar pelo Cavalier americano ou pelo interessante Vectra 1987 (igual ao nosso 1993), preferiu fazer um remendo medonho, utilizando elementos arremedados destes dois carros citados.

Deu no que deu: capô muito grande, faróis espichados que não eram peças feias mas não conversavam com os parachoques grandes e a grade pequena. Na lateral e na traseira a coisa foi mais feia ainda. O porta-malas passou a abrir por inteiro, como no Fiat Prêmio 1985, mas as quase quadradas lanternas meio à la Fiat Uno, ficaram pesadas, dando a impressão de ser caixas de chumbo prendendo o carro ao chão.

E certos elementos como o aplique plástico meio Mercedes-Benz aplicado atrás das janelas ou portas traseiras, pediam para ser aposentados. Assim como os quebra-ventos no modelo duas portas. Lamentável!

Chevrolet S10 2001

Antes-S10_1995 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-chevrolet-S10-2011 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Em plena época de mudança de milênio, finalmente no primeiro ano dos aguardados anos 2000, ousar um pouco não era má idéia! Internamente ficou bom. Curioso que na época o design externo não parecia tão ruim, com seus vincos. Chocou a muitos, mas a cara meio Isuzu, marca GM de utilitários que é vendida pelo mundo afora, parecia adequada.

Mas sabe quando algo envelhece, fica mais e mais pesado com o passar dos anos? Adicione-se ao design muitos plásticos, molduras, faixas e lanternas traseiras escurecidas e piscas dianteiros clareados (tipo Cristal) e você terá um carro com aparência típica de empresa que estava sem dinheiro, vendendo para um público que parecia aceitar tudo. Apesar de confiável e com preço imbatível, foi tarde!

Fiat Palio 2004 e 2008

Antes-fiat-palio_edx_1997 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-fiat-palio-G3 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-fiat_palio_2008 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

O que chamou a atenção no Palio quando do seu lançamento, além das cores como verde e laranja metálicos, foram as linhas arredondadas com destaque para o belo recorte do vidro traseiro que casava perfeitamente com as inspiradas lanternas, cujas luzes de ré eram simpáticas bolinhas brancas.

Na parte dianteira harmonizavam os faróis afilados junto à grade dividida em três, que era embutida no parachoque com suas grandes entradas de ar. O capô com dois vincos marcantes fechavam a bela composição. O interior também era interessante, com belo painel, bancos antichama e bastante espaço.

E assim ficaria o Palio até o final do ano 2000 quando receberia sua primeira reestilização. Mudaram lanternas traseiras, faróis dianteiros que viriam a ser de policarbonato, em peça única, segundo a tendência da época e novos volantes e painel de instrumentos no interior.

Não foi uma má atualização, mas seria o início de uma descaracterização que acabou acontecendo na segunda reestilização no fim de 2003 (Palio Fire Atual). As lanternas grandalhonas não harmonizavam mais com o vidro traseiro e a dianteira, até que bela e um pouco arrojada, não conversava mais com o restante do carro. E para matar o design inicial de vez veio o facelift de 2007 (modelo 2008), com o vidro traseiro simplificado, lanterna que lembrava modelos coreanos como Daewoo Charade dos anos 90 e painel insosso.

Fiat Uno Mille 2005

Antes-Fiat_Uno_1987 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-uno-mille-fire1 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Sua missão desde os anos 90 era ser barato. Mas temos que admitir que a botinha ortopédica – apelido do Uno quando foi lançado – foi um divisor de águas. Aboliu calhas e quebra-ventos, apresentou um interior espaçoso e funcional e colocou o estepe na frente, não atrapalhando o porta-malas.

Mas chegou uma hora em que a Fiat não tinha o que por na mesa para seu cliente em termos de novidades. Resolveu aproveitar o formato original do carro e atualizar faróis e lanternas, parachoques e tampa traseira que se livrou da placa de identificação tornando-se lisa demais.

Ficou claro que o Uno mudou para dizer que mudou. Não necessariamente porque precisasse ou para ficar melhor. De novidade mesmo daí pra frente só o motor flex e a versão Way mais alta e com suspensão reforçada. Será para poder se esconder na roça?

Ford Ka

Antes-ford-ka-1997 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-KA-2012 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

“A cara do novo” foi o slogan do lançamento do Ka em 1997. E de fato era! Chegou oferecendo motores 1.0 e 1.3 na versão CLX, que poderia ser equipada com ABS e airbag como opcionais. Internamente, o painel prateado com um porta-luvas removível chamava a atenção. Na Europa ficou como estava até 2008.

No Brasil teve versões com parachoques e retrovisores pintados, a Image, o que o estúdio Pininfarina achou uma heresia e em 2002, para o desgosto dos designers originais, teve o desenho das lanternas traseiras alteradas. Para não afastar seu público-alvo, jovens descolados, lançou séries especiais comoTecno, Black e MP3. E mais adiante uma versão esportiva, com o motor Rocam, a XR. Em 2008 mudou por inteiro, apenas no Brasil. Não ficou feio, porém perdeu seu “Ka” ou alma, significado do seu nome.

Ford Ranger 2006

Antes-Ford_Ranger_1999 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-Ford_Ranger_2006_Frente Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

As primeiras picapes Ranger começaram a chegar por volta de 1994 pelas mãos da própria Ford e também de importadores independentes. Inicialmente era trazida em versões cabine simples com motores V6 4.0 a gasolina e opção de câmbio automático.

Diga-se de passagem tudo o que a maioria dos consumidores não apreciava à época, pois como sabemos, picape média e grande a Diesel sempre dominaram a preferência dos consumidores. Em 1998 passou a ser feita na Argentina e ganhou opção de motor 2.5 a gasolina com quatro cilindros.

Na sua segunda geração deixou de ser um carro de nicho para enfrentar S10, Toyota e outras picapes médias a Diesel importadas. Trazia o motor Maxxion 2.5 turbodiesel e um visual atualizado, em dia com o da Ranger vendida nos Estados Unidos. Até aí tudo bem, ainda era atraente e bonita.

Mas em 2005 resolveram atualizá-la utilizando certos elementos Tuning nas lanternas traseiras fumê e faróis acrílicos. E em 2009 a Ford resolveu fazer um remendo no remendo e dar uma pioradinha geral, escurecendo mais ainda faróis e lanternas, deixando-os quase negros, como se tivesse passado graxa de sapato e colocando uma grade que parecia comprada em loja de acessório.

O resultado ficou ainda mais duvidoso. Pelo menos internamente o painel melhorou um pouco e o volante mudou para melhor. Mas como ela ganhou o excelente motor International 3.0 turbodiesel electronic já em 2006, seus fãs passaram a enxergar desde então sua beleza interior, já que a exterior…

Toyota Corolla 1998

Antes-Corolla96 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-corolla98 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Este caso de reestilização ficou parecendo coisa de ficção científica. É como se tivessem misturado os genes de um carro de design jovial e simpático como o Renault Twingo ou Nissan Micra com os genes de um sedã bem careta sem saber no que ia dar. Deu no que deu!

A traseira até que não ficou ruim, pois as lanternas eram bonitas e coloridas (laranja, vermelho e branco) e tinham disposição das luzes organizadas harmonicamente. Já a carinha…realmente lembrava um Twingo, um sapinho, um inseto…menos um Corolla.

VW Bora 2008

Antes-volkswagen_bora_2000 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-vw-bora-2008 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

O Bora (Jetta ou Vento em alguns mercados) apesar de ser conhecido como “O sedã do Golf” sempre procurou ter identidade própria. E conseguiu. Os faróis dianteiros retangulares sem os piscas foram evoluindo, ficando mais diagonais e sua traseira optou por lanternas trapezoidais que não invadiam a tampa desde a geração lançada em 1999.

Foi sofrendo atualizações mínimas no design, como frisos e lentes de faróis e lanternas. Até que os inspiradíssimos “profissionais” de design chineses da VW resolveram dar ao Bora uma nova cara segundo sua peculiar interpretação da identidade visual da marca vigente na época.

Na verdade utilizaram a linguagem de estilo de um Passat alemão 2005 com a nova linguagem que começaria a ser aplicada no Touareg na mesma época. Alguns detalhes como faróis de milha diminutos e piscas fininhos ficaram com cara de acessório de loja de tuning.

Atrás, as lanternas passariam a invadir a tampa. Na verdade foi colocado um aplique com cara de…aplique. Por dentro não mudou nada (pode ter sido bom).

VW Gol G4

Antes-Gol_Bola_1996 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-Gol_G4 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

O Gol Geração 3 foi mais uma das mudanças inspiradas pela virada do milênio. O Bolinha lançado em 1994 começava a dar sinais de cansaço então o GIII entrou em ação. Embora portas, estamparia e muitas peças tenham sido aproveitadas o resultado não foi ruim. E o carro trazia muitas motorizações consigo: 1.0. 1.0 16v, 1.0 16v Turbo, 1.6, 1.8, 2.0 e 2.0 16v.

O interior mudou também. Ficou bonito, mas os materiais eram frágeis e quebradiços, soltando-se e quebrando-se com facilidade. Ao menos a proposta era honesta. O Geração IV (ousadia de querer passá-lo como nova Geração) conseguiria piorar a receita. De simples, o interior passou a simplório. E as opções de motorização diminuíram e se limitaram às 8 válvulas – 1.0, 1.6 e 1.8, embora esta última fosse rara nas lojas.

Os motores passaram a ser flex e as versões batizadas com nomes – City, Plus e Power. Mas por fora é que se vê que ele ficou com cara de tuning barato, principalmente naquelas versões, como a Copa, que utilizou aquele aplique preto unindo grade e parte do parachoque onde ficava a placa de identificação.

Veio então o novíssimo e decente Geração V com nova plataforma e tudo. Mas o “marvado” do G III ½ continuou na ativa e hoje não é simples nem simplório. É paupérrimo – simplesmente tudo é opcional! Só tem motor 1.0. E uma versão que ganhou um reloginho (econômetro) no painel e o sobrenome Ecomotion. Aff!

VW Golf IV e meio

Antes-vw-golf_2000 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-Golf_Flex_2012 Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Está duas gerações atrasado (por enquanto), mas se é que isso serve de consolo sua reestilização econômica ficou melhor que a do Bora. Mas toda a graça, riqueza de detalhes, limpeza e harmonia da geração IV que durou quase 10 anos foi-se embora – na parte de fora, pois internamente o painel não mudou. Isso é que é triste, não?

Pelo menos tem qualidades dinâmicas e bons materiais de acabamento. A um preço melhor, na faixa dos R$ 45 a R$ 50 mil, poderia vender mais e ser uma espécie de “Astra da VW” no posicionamento de mercado. Mas um dia, como o Astra, terá que se despedir. Só que quando vier o novo, aí o preço subirá bem, com certeza uns R$ 10 mil. Ou seja: ruim com ele, pior sem ele…

VW Kombi teto alto

Antes-KombiTetoBaixo Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

Depois-kombiTetoAlto Carros que mudaram para pior! Uma dúzia de exemplos...

A nossa Kombi atual ganhou teto alto, menos janelas e portas corrediças em 1996, vinte anos depois de as mudanças terem sido adotadas na Alemanha e no México. Em 2005 ganhou motor flex a água e o painel que não foi aceito no Fox. Está certo que é um veículo utilitário e que deu lucro para muita gente (principalmente para a VW) mas que merecia mais atenção estética, merecia! E se derem um jeito chinês de espetar airbags e ABS espere-se alguma mexida visual medonha para depois de 2014.

É isso aí pessoal: nem tudo que muda fica melhor, não é? Ainda se os preços caíssem na mesma proporção que alguns carros pioram…

Off-Topic

Em Julho são comemoradas duas datas que, embora desconhecidas, certamente devem ser importantes para muita gente que gosta de carro. São elas: O Dia do Amigo, em 20 de Julho – afinal com eles é que saímos por aí de carro e com alguns mais velhos aprendemos a dirigir. A outra data é o Dia dos Avôs e Avós em 26 de julho. Quem nunca fuçou no carro do vovô ou foi viajar com eles saboreando os quitutes da vovó pelo caminho? Saudações aos amigos, avôs e avós de todo o mundo!

Por Gerson Brusco Gonzalez

  • brnmilk

    o fiesta rocam também… a versão 2009 pra a atual piorou muito!

    • lipealfano

      A anterior ja era bem feinha.

      • Herumor_

        realmente, prefiro aquele farol de um foco só.. parece que o de 2 focos foi "enfiado" no formato ¬¬

      • A versão de 2007 é a mais bonita na minha opinião …

    • Pedro_Rocha

      E as lanternas traseiras xunadas do Corolla 2012.

      • cavevolution

        Essas lanternas só são legais se tiverem Leds.

    • Matheusbio

      tem alguns aí que não concordo, mas a grande maioria tá bizarra mesmo

    • BrunoMulsane

      Isso é questão de gosto, pois ae achei o modelo mais elegante e moderno que as outras gerações. O gol e palio perto do fiesta ficam bem pobres. E se o carro não fosse bem aceito não serio o 5° do raking. Aqui na minha cidade esta cheio!! E quem conhece o carro sabem que é o melhor do segmento.

      • brnmilk

        já ta mais do que provado que brasileiro gosta mesmo é de preço barato. o fiesta so vem subindo nas vendas pois conta com motor 1.6 além de ser 'completo' com ab2 e abs por menos de 34mil. ótimo cxb! não podemos negar. agora em matéria de beleza….

        • expresso222

          Brasileiro não gosta de preço barato não, pois aqui tudo é caro e cxb só se for no chile!

    • Alex_cps

      A frente da versão 2008 (mini-ecosport) era medonha!
      Prefiro a original de 2004.
      Agora, a frente atual até que não ficou ruim, mas só casou bem com o hatch.

    • diegogerman

      Realmente, um dos exemplos mais críticos não foi citado aqui. O Fiesta Amazon, geração 1 2002/2003 (baiano) é muito mais bonito do que a primeira e a segunda reestilização. Sou dono de um, e me lembro quando o comprei, que lindo era o mini-Focus da Ford…!

  • Jaaggg

    Faltou o Polo

    • caiobrandao

      e o Stilo

    • Punto

      O Polo melhorou MUITO na dianteira e piorou na mesma proporção na traseira…

      • cavevolution

        A ultima reestilização do Polo deixou o com um visual "pesado". O anterior tinha visual mais Clean.

      • jluizlourenco

        Poxa a frente do Polo era inspirada no Audi R8, era harmônico, agora essa nova frente parece de um carro chinês!

        • Sias

          Eu também não gostei do que fizeram….mas pelo menos (se é que dá pra dizer) não foi obra do VW daqui, já que ele mudou primeiro na África do Sul.

        • Punto

          ????

          O Polo de 2002 tinha frente inspirada no Mercedes E de 1997…

    • fabvon

      Polo 9N é bonito, 9N3 mudou mas ainda assim era bonito… agora esse 9N4, pelo amor, mataram o carro com essa frente de Fox!

    • O_Corsario

      Polo era bonito enquanto foi alinhado com o europeu. O desenho do anterior ainda era muito bem resolvido e bonito. Infelizmente o "Polo Vivo" mudou pouco, mas mudou para pior. Era melhor ter deixado como estava, aliás o mesmo vale para o Golf, onde o 4 era muito mais bem resolvido que a aberração do 4,5.

  • johnnyburanelo

    Acredito que ninguém goste de luzes coloridas, brasileiro não gosta de piscas laranjas, seja na traseira ou dianteira.

    A reestilização da ranger em 2005 foi ótima, já a de 2009 sinceramente poderia ter passado em branco, a única coisa que a Ford deveria ter feito e não fez seria criar a motorização Flex, que acabou ficando para a Ranger nova

    Eu tive duas S-10 da primeira geração e agora temos duas pitbull , uma 2011 inclusive, eu a acho estremamente bonita, e gostei qdo em 2001 o visual mudou para o "pitbull"

    A do Golf, realmente foi irritante ver um visual tão bem elaborado qto o do golf ser mudado pelo Brasil, mas não ficou ruim não, eu gosto bastante, tive dois golfs 4, um prata e depois um preto, mas não cheguei a pegar o modelo 4,5 hehe mas é um carro que já está fazendo muita hora extra no mercado, acredito que a VW está perdendo um ótimo momento e um ótimo nicho de mercado, pois se trouxer a geração européia atual irá vender muito mais que os concorrentes, afinal, é um VW, e brasileiro adora VW…

    A da Kombi, não teve nada de estético, aliás a Kombi tem o mesmo apelo visual de uma ferida inflamada cheia de pus, a Kombi foi reestilização funcional, o teto alto melhorou muito o transporte de cargas e de passageiros.
    É importante ressaltar que a mudança importante na kombi, foi na motorização flex, como o novo motor bem mais moderno, que é mais confiável, é flex, deu mais ânimo e é muito mais sileincioso, não faz mais aquele barulho horrível de Fusca …

    :)

    • josenum

      Eu gosto do barulho classico do motor a AR vw, mas tem que ser ponderado, ficar ouvindo aquilo por muito tempo cansa também rss

      • cavevolution

        O único porém fica do cheiro forte de gasolina nas roupas dos passageiros…kkk

      • CharlesAle

        Mais o mais incrivel é a suavidade de funcionamento do fusca 1200,quem já ouviu,como eu,sabe do que estou falando…….

        • Edson Roberto

          Interessante…. foi o unico "Sedan" que não andei.

          Esse tem inclusive uma bateria de 6v que o pessoal hoje adapta para a de 12v para colocar som entre outras coisas.

    • Marco_Aurelio

      Engano seu Johnny. Brasileiro não gosta é de lanternas brancas com luzes vermelhas e laranjas, que além de não terem a mesma eficiência que uma lanterna normal, fica com um aspecto "xuning", se entende o que eu quero dizer. O pisca laranja é bem mais interessante que um transparente.

  • Del

    Quem perdeu a "alma" foi o Ka europeu, ao usar a plataforma do Fiat 500. Passou de um carro leve e de comportamento neutro para uma porcaria pesada e com comportamento subesterçante ao extremo.

  • alexsander_c

    Faltou o Peugeot 207 "brazilian edition", ou 206.5, ou 206+. Estragaram uma bela estética com uma frente desproporcional. Mas pelo menos melhorou em mecânica (câmbio e suspensão).

    • Leandro1978

      Nem precisava. Este é "hors concours"…rs… Outro que vai entrar na lista é o Clio re-estilizado a ser lançado até o final deste ano. Pode ter certeza.

      • Edson Roberto

        E aquele "tapa" do C3? "Tentaram" mudar a frente do carro para dar um ar ao gosto de todos… e para mim, ainda continuo preferindo como ele veio desde o inicio….

    • lucosa

      Apesar de eu ter um 206,5 tenho que concordar que a frente parece um enxerto, fazer o que, dos "populares" acho que é o melhorzinho, gosto dele.

  • Renan21

    Isso aí vai de opiniao de cada um.
    So nessa lista eu mesmo axo que o monza, s10, palio, uno, ka , ranger e gol melhoraram.
    Sem falar os que não estão na lista.
    O ka mesmo nem se fala, aquele primeiro modelo que coisa feia, parece uma mistura de cueca com sapo.
    Mas confesso que levei um susto ao ver o corsa kkkkkkk

    • epicentro01

      Concordo com você. Na minha opinião muitos citados na lista melhoraram. E outros que pioraram acabaram não aparecendo.

  • konartsouza

    com certeza faltou a montana!!!!!!

    • Leandro1978

      Mas a Montana não é o mesmo que carro que sofreu uma reestilização ou facelift, é outro carro com o mesmo nome. Forma semelhante ao Gol G4 e G5, Mille e Uno, etc. Pelo que entendi, só entraram na lista os que sofreram mudanças que, de uma forma ou outra, pioraram o produto final.

      • konartsouza

        é vc tem razão, talvez seja por isso que conseguiram se superar no queda de qualidade.

  • JOEL2304

    Boa reportagem, apesar do extremo subjetivismo do autor, vemos a criatividade dos engenheiros das montadoras. Pra mim o pior de todos ai é o Golf pois ainda é assustadoramente o mais ladrão de todos, pois mesmo velhissimo tem preços na casa dos R$ 70Mil sendo que a concorrencia é muito melhor.

    • cavevolution

      Sou muito mais o Focus do que um Golf, mas em termos direção, suspensão e caixa, o Golf ainda é bom e deixa muito carro moderno para trás.

  • pririmarvil

    A meu ver a restilização do vectra "B" para o "Astra Europeu" (vectra c), também foi um retrocesso em design.

    • cavevolution

      Gostei muito da reestilização do Vectra B entre 1999 e 2000. Perdeu aqueles frisos grossos pretos, os farois se uniram em uma peça única e mais limpa, e a traseira ganhou mais destaque com as novas lanternas e o espaço da placa em novo formato.

      • JonathanAbud

        Pra mim a maior perda foi aquele "pequeno" detalhe da linha do capô que ia até o retrovisor. Era o maior diferencial em design daquele carro. Muito lindo.

  • rgpenha

    Não concordo com algumas…

    • Concordo contigo ! O cara nem é design !
      ele disse que o Palio 3 piorou e que não combina com nada !! esse é uns dos Palios mais bonitos que existem !

      O Monza então ! o Tubarão é muito mais bonito !

      E a Ranger também , até hoje o modelo Sport eu admiro !

    • portalcalypso

      Pois é, principalmente com relação ao Ford Ka. Para mim, o Ka foi um dos carros que mais evoluíram no quesito design.

      • Dragoniten

        Concordo, principalmente a traseira. O desenho do carro é (dentro do possível) mais agressivo, linhas "pontudas" e tal.
        Eu gostava da frente do antigo, mas a traseira era horrível!

    • jeremias88

      NÃO Concordo com o PALIO 3 e nem com a kombi.

      no mais acho que faltou Corolla 2003 para o atual, Vectra 96 para o ultimo, 206 para 207, Fiesta 2003 para o Rocan atual

    • macumba_online

      Não concordo com praticamente nenhum… Achei excesso de saudosismo..

  • Corvo

    Adicionaria à lista: Fiesta Rocam, Montana, Polo atual. Não sei se esqueçi de algum outro

  • Long_life_tobigcars

    O mais estranho é a Fiat ter tirado o Palio G4 para manter o G3 em linha. Porque a Fiat não pôs o emblema Economy na versão mais moderna digo a ultima reestilizada? Quer dizer que todo carro que lança obrigatoriamente tem que ser mais caro para produzir? Nem sempre já que manter os custos é a palavra de ordem.

    • _Rafael

      Siena G3 já será substituido pelo EL (G4). Strada G3 já deu lugar ao G4 (Working). O Palio Fire G3 tem um estilo melhor resolvido que o G4, mas deveriam no mínimo colocar o interior do Siena EL. Se não conseguirem colocar airbag e abs no mille, o Palio Fire provavelmente assumirá seu lugar.

      • Long_life_tobigcars

        Também acho que há muito o atual Palio Economy deveria ser o substituto real do Mille já que é um projeto de dezesseis anos em comparação ao ultimo que já tem quase trinta.

        • Edson Roberto

          Naminha opinião,que a Fiat coloque a partir de 2014 apenas oatual Palio.Assim para com essa historia de diversas versões do modelo.

    • Herumor_

      pelo menos podia voltar o painel do Palio G3 no economy neh… nao manter o painel do G2 =/

    • Leandro1978

      Se não me engano, esta ultima mudança não foi bem aceita pelo consumidor. Preferiam o anterior. O oposto ocorreu com o Siena, que gostaram mais do mais recente. Pelo menos é o que li na época do lançamento da nova geração do Palio.

  • Rox_

    Se levar em consideração apenas o design não dá pra dizer que o carro regrediu ou não, é muito pessoal. Concordo com o autor nos quatro primeiros casos – Classic ficou péssimo, esse Chevy mexicano é pior que o Ágile, o Monza era melhor antes e a S-10 também. Com o Palio eu acho que eles acertaram no segundo facelift e ficou ainda melhor no terceiro (atual Economy), só o quarto que regrediu, mas não acho feio. O Mille nunca foi um primor e melhorou, o Ka era horrível quando lançaram, melhorou no primeiro faceliftt e está ainda melhor agora. A Ranger em 2006 eu achei que ficou ótimo, a última reestilização que estragou a frente, o Corolla nem vou comentar, esse Bora ainda que não seja lindo eu acho melhor que o anterior, e sempre achei o Gol G4 mais bonito que o G3. O Golf eu concordo que ficou beeeem feio. Mas tudo isso é bastante pessoal, nem há como discutir.

  • Synystergts

    Faltou a Montana (que era a pickup mais bonita, e agora é uma coisa medonha) e o Civic também, que era lindo, e não é mais…

    • cavevolution

      A Montana não entrou por se tratar de um projeto "novo".

    • cavevolution

      O Civic 2012 não teve o mesmo impacto visual do modelo lançado no final de 2006, mas não deixa de ser bonito. Só não gostei daquele detalhe na lanterna traseira que invade a tampa traseira.

    • O Civic voltou a ter as características visuais do seu segmento, ou seja, visual mais conservador. Leva-se em conta que ele ganhou várias tecnologias, teto-solar e aparenta ser um veículo mais robusto, para quem já viu um ao vivo.

  • Nasckar

    "Vendeu tanto, que teve ágio de 50%" kkkkkkkkkk aff, isso que é um ágio de verdade. Faz tempo que o consumidor Brasileiro é Otário.

  • RicardoSuroieck

    Gostar ou não de determinado design é sempre algo bastante pessoal. Imagino que o autor do texto é um tanto quanto saudosista e talvez não goste tanto das tendências atuais, mas os tempos mudam. Se para melhor ou para pior, depende da forma como interpretamos e o que esperamos do futuro.
    Alguns dos exemplos, entretanto, são difíceis de se discordar. O Toyota Corolla de olhos redondos é sem dúvida um dos veículos mais feio que eu já vi.
    Além do design, acho razoável destacar outras mudanças que ocorreram nos modelos. Alguns dos carros citados tiveram mudanças não somente de design, mas de qualidade de acabamento interno, que foi piorado. Tem muito carro de 1998 que era melhor acabado do que carro de 2004, ainda que o design tenha mudado.

    • Herumor_

      se pegar o painel do palio 2000 e comparar com um economy 0km vai ver que mesmo sendo o mesmo painel o do 0km é pior ¬¬

      • expresso222

        É verdade, parece casca de ovo!

    • macumba_online

      Concordo com tudo que você falou… Com exceção do corolla e do classic, achei que todos os outros de alguma maneira evoluiram no desenho… o tempo passa… O saudosismo fica né…
      Pra quem gosta, tá cheio de carros usados à venda por aí, de todos os modelos e desenhos…

  • GabNassif

    O medo não é do que passou e sim do que ainda está por vir!!!!

  • Antonio_Brust

    Estou surpreso de ainda não terem citado o Jetta…

    • Leandro1978

      Por quê? Não me parece que se encaixa.

      • Porcodio

        O Jetta foi "americanizado" nessa geração. Maior, mais barato e com acabamento pior.

      • Punto

        De fato, a primeira mexida no Jetta vendido no Brasil tirou os elementos brancos das lanternas, deixando-as mais pra Polo Sedan… E realmente, se o novo Jetta é bom, o anterior era excelente nos detalhes.

    • Rocha85

      É verdade acabaram com o carro! Esse novo devia se chamar Santanão 2012…

    • cavevolution

      O Jetta não foi uma reestilização. O chassis é novo. A crítica do Jetta é em relação a nova identidade da marca, que o deixou parecido com Fox, Gol, Passat, Tiguan, etc…

  • fabio_augusto

    Faltou: Montana, Peugeot 206/207, New Civic/Civic com defletor de bicicleta, Corolla, Passat alemão (do farol a la Audi, pro farol triste), Punto/Punto EVO, Fiesta triste, Corsa 94/Agile…

    • cavevolution

      Civic com defletor de bicicleta? Não entendi essa…kkk

    • cavevolution

      Se colocarem a frente do Conceito do Agile, com grades, farois menores, a Montana poderia ficar um pouco mais bonita. A frente de Agile matou a Montana (corsa).

    • madnando1

      Eu Ri demais com o Fiesta Triste!!! Realmente a frente dele parecia que estava triste ahhahahahah.

      Mas eu andei em um na época, e o acabamento dele supera em muito as ratoeiras atuais. Desaprenderam como tratar os ocupantes…

  • VININITEROI

    O Palio "G2" pra mim foi o mais bonito de todos, depois estragaram. Esse com as lanternas quadradas é muito feio.

  • gui_adao

    Eita. Nunca vi alguém falar que o monza antigo era mais bonito que o tubarão. aliás, o sonho de qse todo mundo que teve o monza antigo era trocar por um monza tubarão

    • Sias

      Eu achava o antigo mais bonito. O Classic então "matava a pau". O tubarão ficou com a frente longa demais. Aliás…tubarão de verdade era o Chevette.

  • Rud

    Esqueceram do Tempra 99…e os que citados pelo Fábio.

    • cavevolution

      Essa matou o Tempra com um tiro só.

    • Sedici

      E o ultimo Marea? Aquilo foi um verdadeiro sacrilégio!!

  • FilipeLafuente

    Alguns carros são iguais algumas pessoas. A gente vê que não tem mais salvação, mas insistem em fazer plástica!

    • cavevolution

      kkkkkk! Boa! E quanto mais se meche, pior fica.

  • MatheusCampos

    o que mudou para PIOR não foi a VW lançar o Gol4, e sim lançar o gol G5. Q na minha opinião foi um retrocesso !!! em designer.

    • SilenceBass

      Jamais. O Gol G5 é disparado um dos mais bonitos carros na atualidade, transborda esportividade nas linhas.

    • madnando1

      Ce tá loko né? O carro foi uma releitura do Gol BX, primeiríssima versão do Gol com um sucesso absurdo em sua concepção. Disparado o mais bonito da categoria, e agora com o Facelift, arregaçou de vez. O carro pode ser podrão em segurança, mas ninguem pode dizer que é feio. Mesmo quem batam na tecla de "frente de fox" que não é feia, é apenas muito utilizada.

      O Gol, leva fácil qualquer um dos concorrentes no quesito beleza e esportividade de linhas. Talvez o HB possa concorrer, pois o Etios já tá morto, pelo menos em design…

    • MajorAutomotivo

      Menos, por favor.
      Não gosto do Gol nem da WV, mas o carro tem um desenho bonito e atual.

  • _Rafael

    O Verona da Ford: Em 93, se tornou um Escort esticado, com lanternas iguais a do hatch.

    • Sias

      Mas ele sempre foi um Escort…..

      • _Rafael

        O Verona 93 poderia ter sido melhor. Aliás, o Verona 1990 tinha a base do escort, mas não tinha as mesmas lanternas, por exemplo.

        • Sias

          Não só a mesma base como o mesmo carro até a coluna B e não tinha as mesmas lanternas por uma escolha da Ford, já que no Apolo elas eram diferentes (e era o mesmo Verona).

          E acho que nem foi só aqui que ele foi assim: http://www.auto-data.net/en/?f=showImages&ima

  • Handlay

    Terá um novo integrante para essa lista… o Clio…

    O presidente da GM queria uma reestilização dessas para o Vectra em 2009…

    Quanto respeito por nós hein…

    • cavevolution

      O Vectra foi pra Glória. Se continuasse no mercado poderia receber um facelift de gosto duvidoso, colocando em risco o nome que fez sucesso no final de 1993.

      • Handlay

        Mas ainda ficaria muito curioso pra saber como ficaria!

  • Hoosier 559

    Realmente o melhor desenho do Corsa foi o da primeira geração, o Corsa B. Acho que se o Corsa C viesse com a dianteira do Corsa C europeu, seria muito melhor. Mas é aquela velha mania brasileira de querer colocar cara de carro maior nos menores, nesse caso "tentaram" colocar a cara do Astra no Corsa, o resultado não ficou muito bom…

  • Herumor_

    acho que o que mudou para MUITO pior foi o Ka… era um carro que tinha um objetivo simples, ser pequeno, ai o brasileiro super espertao quis que ficasse maior e fizeram essa cagada ai… só falta agora enfiarem 4 portas nele (que muitos aqui iriam adorar neh ¬¬)

    *obs: a sequencia das versões esportivas é XR, Black e MP3, só o XR sobreviveu todos os anos (2001/2007) enquanto o Black (2001) e o MP3(2006/2007) ficaram pouco tempo…

  • _Rafael

    Não foi só estilo externo que mudou para pior: Adoção do flex no civic e corolla- ambos se tornaram beberrões; acabamento no civic 2003 que era pior que o do 98; Kadett e Santana (exceto a exclusiv), que a partir das linhas 96 e 2000 respectivamente tiveram queda no acabamento – sem contar o fiesta made in Camaçari – que tinha mais espaço que o Fiesta 96, mas este tinha um acabamento bem superior que o novo… Sem contar a GM que cometeu o erro de não disponibilizar um motor 1.4 ou 1.6 para o Corsa 2002/03, lerdo no 1.0; beberrão no 1.8. Mas o Monza Tubarão era bem melhor que o dos anos 80. As maçanetas destoavam um pouco, mas o friso traseiro e a lanterna fume nas linhas 95 e 96 ajudaram o monza.

    • _redrum

      O Civic pode ter piorado o consumo em relação ao anterior, mas o meu flex automático é mais pesado, maior e bem mais espaçoso que meu polo flex 1.6 2005 manual e ainda gasta menos!! Se comparar com outras marcas então (GM…) nem se fala!!

  • LFCruz

    Não concordo com a maioria, o Classic, pode não ter mudado pra mto melhor, mas deu uma sobrevida a um design bem cansado; O monza tubarão foi um sucesso na época e mesmo "remendado" como o autor diz, ficou bem melhor que o anterior que ja estava MUITO cansado; O Palio 2004 foi um dos melhores (o G II era totalmente sem sal e sem açucar); O Ka, como o proprio autor diz, não ficou feio e logo não ficou pior (aliás melhorou e todo mundo gosta mais do novo); A Ranger com essa frente ganhou robustez, que a maioria das pessoas q compra pickup procura. A kombi ja tinha o "teto alto" desde pelo menos 72 em outros mercados e era bem aceita, só aqui q continuava igual a do lançamento.

    • Punto

      O fato do visual estar "cansado" não significa que o posterior vai ser melhor. É fato que a frente muito longa, baixa e curvilinea do "tubarão" não casada com as linhas retilíneas do miolo.

    • JOEL2304

      "Na minha humilde opinião" também concordo com alguns de seus posionamentos: o autor deu alguns "vacilos". primeiro por desenvolver uma matéria extremente subjetiva, e tentar julgar design de carros sem adequar ao que a maioria acha. É notória também, a aversão ao Palio G4 (nas vendas principalmente e no design frontal que foi reestilizado em 2009) mas ao Palio G3 2004 todo mundo sabe que sempre foi tido como o mais bonito e robusto (eu não concordo, mas a maioria acha) e tanto que vende bem até hoje e não deu chances ao G4 de continuar fabricando. O Monza Tubarão que é visto como feio para ele, é simplesmene um dos GM's mais "sonhados" da época e até hoje tem seu respeito. Houve um erro também ao dizer que os faróis do Chevy C2 mexicano é o mesmo usado no Classic brasileiro. Não é, a começar pela parábola simples no brasileiro e pelo angulo que torce a lente para os lados.
      Achei boa a iniciativa, que de certa forma foi ousada, plausível e mostra a coragem de julgar design, falou verdades e tal, mas o texto pecou em alguns pontos

    • expresso222

      Eu não gosto nada do Ka novo. Ficou um carro sem harmonia no design ( a tampa traseira de perua não combinou nadinha com a lateral arredondada) preferia o modelo original, afinal a proposta dele era ser um carro urbano, isto é, pequenas dimensões e agilidade no trânsito.

  • LEOFX182

    Discordo do Monza eu achava legal o novo modelo. O Uno também melhorou, o Gol o g4 é mais simpático, mas o G3 é mais bonito de todos, a Ranger nunca vi graça nela, o Corolla foi tenso, o Ka ficou pior em qualidade, mas ficou mais bonito se tivesse a versão 4 portas o carro seria o terceiro do mercado isso quando foi lançado claro.

  • iMeuSaco

    O Golf IV realmente tem um design atemporal. Se fosse lançado hoje mesmo, ainda acharia um carro moderno. Foi um belo golpe no estômago a onda de "renovações" da VW na época em que lançaram o Golfssauro 4.5. Na mesma época aposentaram o harmonioso Gol III (que sinceramente, se parecia com um Audi) para nos empurrar essa Gol 4 com a sensação de que estaria levando para casa apenas metade do parachoque.

    Outro retrocesso que estou vendo está sendo aplicado nos modelos da Citroen. Quem vê os modelos C4 e C5 que substituirão nossos modelos atuais, pensa que na verdade eles que são os modelos antigos.

    • JOEL2304

      o Gol GIII parecia que Audi???

  • filipelimaoliveira

    só eu acho que o Palio 2004 foi o mais bonito??

    • BrunoMulsane

      Só, pois ele é horroroso!

      • ambrosio1974

        Bruno, tive os três modelos e até que achava o Geração II bonito. Mas o que mais gostei em termos de design foi o geração I que tirei zerinho o Pálio 500 anos chumbo. O da Geração III tive um completo 1.3 e foi o mais confortável. Feio mesmo para mim foi o G IV.

    • alzano

      Concordo com você. De todos os Palios, esse foi o mais bonito.

  • BrunoMulsane

    Pra mim acabaram com o golf. Antes um elegante automóvel, depois um golzão GIII. O astra deveria estar na lista também, não por ser feio, mas por ter perdido a elegancia da primeira geração.

    • cavevolution

      O Golf já Elvis…

  • marcelo_ricardo

    O Ka atual é bonito sim.

    Feio ficou o facelift do Fiesta Rocam.

    • JOEL2304

      Respeito sua opinião mas aquela boca de sapo no KA não ficou muito legal. O Fiesta Rocam devia ganhar uma versão chamada Elza Soares

  • SilenceBass

    O Ka "perdeu a alma" (ainda bem!), contudo, ganhou em vários outros quesitos.

  • 3ic

    gosto é algo muito subjetivo. O mais tenso na lista é o classic mexicano de resto até ficaram mais bacanas na minha opinião

    • JOEL2304

      é isso que comentei logo acima. O autor quiz comentar uma área muito subjetiva e isso não caiu muito bem em alguns modelos que criticou.

  • granrs78

    Somente uma correção na matéria, a Ranger nunca mudou de geração, somente teve face lifts, a nova geração é essa que está para ser lançada.

  • Punto

    Nem vou lá fora, que exemplos existem aos montes… Aqui, no Brasil, além de alguns que foram citados:
    – GM Opala 1977 – ganhou aquela grade com 4 divisórias, ao invés dos elegantes e esportivos filetes vindos desde 1975;
    – Ford Ranger 2010 – provavelmente a coisa mais feia que já vi… Desenho transformes, mas como se estivesse no meio da transformação…
    – Ford Ranger 1998 – o desenho esportivo anterior deu lugar a uma frente "abrutalhada", que não combinava com a compacticidade da versão original… Fora e imensa e horrível grade cromada.
    – VW Santana 1992 – alguns podem gostar, mas ao adotar a frente e traseira do Audi 100, a VW fez um verdadeiro frankstein, já que o miolo do carro simplesmente não conversava com as extremidades… Mesmo caso do Monza.
    – Fiat Punto 2013 – está para ser lançado o novo visual, o Evo, mas sem dúvidas vai piorar algo excelente…
    – Ford Escort XR-3 1987 – Apesar do bom efeito, especificamente essa versão perdeu charme ao serem eliminados os faróis de neblina.
    – Honda Civic 1997 e 2013 – Por duas vezes a Honda conseguiu piorar o desenho de um carro que chegou ao apogeu nas versões anteriores, extinguindo ainda (por aqui) os belos coupé e Si.
    – Toyota Hi-Lux 2012 – grade tailandesa e faróis extremamente simplificados para tirar de vez qualquer pretensão de bom design da frente anterior (com spoiler na grade)
    – Mitsubishi Outlander 2011 – nem dá pra comentar a insanidade de se encaixar a frente do Lancer na até grande SUV…
    – Ford Fiesta – as sucessivas mexidas neste último fiesta cada vez pioram o visual…
    – Ford Ecosport 2008 – a mudança na frente foi horrível… Os elementos simplesmente não combinavam com nada, as linhas não tinham continuidade…
    – GM MonStRana – mistura do já feioso ARgHile com uma picape Fiat 1987…

    Discordo da Ranger 2009 – apesar do discreto tuning, foi muito menor que na geração posterior e com as máscaras negras o visual ficou bem discreto.

    Também discordo do Classic, que se não melhorou, ao menos não piorou, sendo apenas uma interpretação diferente. Ficou bom.

  • fabio_augusto

    A coisa tá tão feia (literalmente) ultimamente, que exemplos de carros que pioraram em design são a grande maioria. E carros bem sucedidos em design estão cada vez mais raros (ok, exagerei, mas que está cada vez mais difícil está!)

  • SilasCoul

    Alguém mais tá tendo problemas na abertura das imagens no site NA? Já abri em 3 navegadores mas todos estão com o mesmo problema.

    • expresso222

      Ficaram mais lentas e às vezes nem abre sendo necessário dar F5.

  • jeremias88

    NOSSA! eu to lendo os comentário e estou me lembrando de VÁRIAS C*GADAS AUTOMOTIVAS hehe

  • JORGE_BAMBAM

    Gosto é subjetivo, mas não concordo quanto ao Monza, pois com a mudança ficou muito mais bonito e dando a sensação de ser aerodinâmico, o GLS verde perolizado 96 era meu predileto, apesar que tivemos um classic bordo de 92 a 97, a S10 ficou rebuscada, mas também passando a impressão de ser muito mais robusta (tenho uma executive igual a das fotos e acho linda, principalmente quando equipada com os estribos originais) e principalmente a Ranger 2005 a 2009, que aliás é reconhecida pelos defensores do modelo como a mais bela de todas, rivalizando em igualdade com a STX, agora se a versão utilizada como comparação fosse a 2010/11 ai concordaria em gênero, numero e grau, principalmente por terem mudado a cor do interior para preto, ficou horrível.

  • Turbo_Car

    Faltou o Polo (direção elétrica), o Astra (forração do teto foi empobrecendo, piorando a acústica), o Uno (perdeu um monte de opcionais). E deve ter mais um monte que desconhecemos, por que alguns sofrem mudanças na estrutura/estética que não são perceptíveis a "olho nú" como é o caso da Kombi que hoje recebe uma "casca" de tinta sem os devidos cuidados para se evitar a ferrugem (exemplo também muito comum nós carros de entrada da FORD).

    • expresso222

      E o Astra também tinha direção elétrica, que se perdeu durante o caminho.

  • Vitor_Augusto

    eu acho que o Ka melhorou no design, porque se o projeto não continuou o mesmo, deve ter piorado por causa da economia.

  • oliveirajc

    Pra brasileiro carro é só estética, "design", se fizerem um Série 3 fantasiado de Logan mantida a técnica do alemão, não venderia nenhum… Já se fizerem o inverso…

  • mho

    Pois é, atualizações totalmente desnecessárias.
    Sobre o Uno Mille Way, a suspensão é a mesma da versão comum e apenas as molas são mais altas. Tenho as minhas dúvidas se o conjunto ficou mais resistente.

  • mikaelbrian

    o bora ficou feio msm com essa frente de passat 2004 quando vc o vê de frente vc ñ consegue diferencia-los

  • fan_na

    A reestilização serve para dar uma sobrevida ao veículo. Se vendeu bem, então serve para continuar na dianteira, no vácuo, já que consumidor brasileiro (e quem sabe no exterior também) já não vê cara, mas coração. Acredito que também o pessoal de desing das montadoras deve sofrer de algum problema de miopia, já que, ao invés de melhorar, pioram. Deve ser alguma pressão de corte de custos e então o desenho final fica meia boca.
    Mas também não dá para esquecer as melhorias, o corolla é um exemplo (não o atual que cag.. na lanterna traseira). O mitsubishi Lancer só evoluiu (trocadilho bom). O picanto é show, cerato muito bom.

  • avot13

    não cheguei a ler todos os comentarios, mas certamente alguém deve ter reparado como a maioria das aberrações vem da GM Brasil. Agora ele tem parado de remendar o feio, e tem criado novos horríveis!!! Agile, Cobalt… até o Sonic é estranho!!!

    • Bgaucho

      ahh para o sonic nem tanto, mas uq dizer sobre o trio agile, cobalt e montana…

  • macaense

    Discordo da maioria dos carros citados; Monza, S10, Palio (principalmente a versão mais recente mostrada no texto, que ficou excelente), Ford Ka (os primeiros modelos eram horrorosos), Ranger e o Golf.

  • Jason

    Gosto é gosto. Mas, dentre os carros citados, alguns as modificações foram só medianas. Feios mesmo, só o Ká (antigo e o atual), o Palio G3 e o Fiesta, que na minha opinião perdeu o acerto bom que tinha na sua dianteira.

    • expresso222

      Realmente o Ka ficou totalmente desproporcional, pois a frente não se comunica com a lateral e que esta não sabe que tem traseira de perua em um hatch pequeno. E o parabrisas e as portas (inclusive por dentro) do antigo deixaram à vista o remendo barato que fizeram só para ganhar mais dinheiro. No final virou uma gambiarra horrível!

  • fmcosta

    Existe uma lenda dentro da VW de que a Kombi só mudou porque apenas um tiozinho conseguia encaixar o teto nela durante a armação, e quando ele morreu trouxeram o teto mexicano que era mais fácil de montar. hehe

  • LuccasVillela

    Discordo plenamente do autor, o Corsa 2 portas é ridículo, o 4 portas é decentinho e o Classic com a reestilização ficou menos pior, rs. Gosto é uma coisa muito louca, rs. Discordo de novo sobre o Palio, o primeiro era horroroso, péssimo mesmo, o segundo ficou melhor, o terceiro melhor ainda e o quarto eu gostei pela questão da mudança na lateral feia. Também prefiro o Mille atual que o antigo. Também prefiro as Rangers reestilizadas do que a antiga. Gosto é subjetivo.

  • rodrigomalc

    Pera lá, ta forçada essa lista aí… a Ranger mudou para melhor (entre essas 2 das fotos).
    a de hoje é que ficou mais feia que a anterior…

    Na boa: pra mim entraria aí o FIT, e o 207 (antigo 206)

  • Piemonte

    Pode incluir ai o recém lançado Gol 2013 e 1/2!

  • Bgaucho

    Faltou falar da SW4, com aquelas lanternas transparentes fiko parecendo carro do need for speed.

  • bra

    CORREÇÃO: É Daihastu Charade, e não Daewoo (último parágrafo na parte do Palio).

  • Marco_Aurelio

    Faltou falar da "Monstrana" (sem dúvida, o pior de todos no mercado tupiniquim) e do Ford Taurus também. Mas na minha opinião, a equipe foi infeliz em falar que o Monza "Tubarão" era mais feio que o seu antecessor. Essa não é a minha opinião, pois já tive um, e com certeza não é a opinião de 99% dos consumidores. Quanto ao Palio, acho que a FIAT poderia ter "investido" mais na 1ª Geração, mas a 2ª geração foi uma das mais bem resolvidas, principalmente o Siena. A geração 4 realmente não empolgou (caso do Palio). E o Toyota corolla com aquela grade de colméia e farois redondos, era horrenda. Deus o livre, mas tem montadora que não sabe o que são CLÍNICAS DE OPINIÃO. Se soubessem, a GM não lançaria tanta coisa feia no mercado… :(

  • Adriano_Silva

    A lista esta incompleta!!!!

  • Rafael Felipe

    polo 97 parecia uma santana :P

  • Mateus S. de Souza

    Tenho um Palio 97, acho que nenhuma reestilização bateu a beleza desse carro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend