Catalisador: o que é, pra que serve? Pode tirar?

Catalisador carro 3

Existem muitos componentes que fazem parte do conjunto mecânico de um automóvel. Entre eles está o catalisador (ou conversor catalítico), que desempenha um papel importante no funcionamento do aparato.

Muitas pessoas tiram o catalisador do carro, achando que ele não serve para muita coisa, mas é aí que eles se enganam.

Vamos começar vendo o que é catalisador?

Catalisador – o que é, para que serve?

O catalisador é uma parte do escapamento do carro (no caso de carros mais modernos), que serve para evitar a liberação de substâncias nocivas no ar, na maioria dos casos conseguindo converter aproximadamente 98% dos gases nocivos e poluentes em gases que não fazem mal a humanos ou animais.

Isso, é claro, quando você abastece o seu automóvel com combustível de qualidade (combustíveis com chumbo em sua composição podem danificar o componente).

Quais são os componentes de um catalisador? Do que ele é feito?

A concepção de um conversor catalítico é relativamente simples.

Ele é formado por um núcleo cerâmico ou metálico que envolve uma camada de metais nobres, uma cápsula ou carcaça metálica, uma manta expansiva (que atua como um isolante térmico) e as flanges (cones de entrada e saída).

Na maioria das vezes, o catalisador está posicionado nas proximidades do tubo de saída do motor. Com isso, ele consegue aproveitar a temperatura da combustão da unidade, que auxilia no funcionamento do mesmo.

Como funciona um catalisador?

Os três gases nocivos citados acima entram no catalisador e são filtrados por um conversor composto por paládio e molibdênio, que reagem com os três gases, convertendo-os em vapor de água e nos outros gases não tóxicos.

Pode tirar o catalisador do veículo?

Você provavelmente já deve ter escutado por aí que o catalisador reduz a potência do motor de um carro e que muitos até removeram o equipamento do conjunto.

No entanto, esse ato é proibido por lei e pode gerar uma infração grave passível de multa, podendo resultar ainda na apreensão do veículo. O valor da multa é de R$ 127,69, além da perda de cinco pontos na carteira da habilitação.

Da mesma forma que outros componentes, os carros foram projetados para atuar com o catalisador. Por isso, a sua remoção pode gerar problemas, como a contrapressão do sistema de escape ou alterações inesperadas no sistema de injeção eletrônica.

Esses problemas podem ser ocasionados por uma falha na comparação das leituras dos dois sensores de sonda Lambda presentes no escapamento.

O primeiro, posicionado antes do catalisador, identifica o que está sendo expelido pelo motor, enquanto o segundo, localizado depois, identifica as substâncias processadas pelo catalisador.

Os dois comparam os resultados para ajustar a injeção e manter os níveis de emissão e consumo sempre numa faixa aceitável. Com isso, há perda de rendimento do motor, desgaste prematuro das peças e aumento do nível de ruídos.

Além disso, a retirada do catalisador promove o aumento de emissão de gases ainda mais tóxicos.

Como posso detectar se o catalisador do meu carro está com defeito?

É um tanto quanto difícil detectar defeitos no catalisador sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem ela.

No entanto, entre os principais sintomas estão o aumento da rotação do motor em marcha lenta, aumento de consumo de combustível, interrupção do funcionamento do motor após alguns minutos (caso o componente esteja entupido, gerando aumento da contrapressão no escape) e lentidão ao se pisar no acelerador.

Quais são os cuidados que devo ter com o catalisador?

Como havíamos citado anteriormente, você não deve abastecer, em hipótese alguma, o seu automóvel com combustível que tenha chumbo em sua composição, já que este pode entupir e até mesmo inutilizar o componente.

É preciso ainda dirigir com cautela, sem passar por muitos buracos e/ou valetas de maneira mais “brusca”, por exemplo. Isso pode evitar impactos na região inferior do veículo, para que não haja deformações estruturais no catalisador e também danos na colmeia interna do componente.

Catalisador carro 2

Além disso, é recomendado substituir o catalisador sempre que for detectada alguma avaria, como danos na carcaça, para evitar que partículas da cerâmica obstruam a passagem dos gases de escape, resultando em superaquecimento do motor e perda de potência.

Pode-se ainda evitar estacionar o veículo em locais abarrotados de folhas secas, matos ou qualquer tipo de material que possa sofrer combustão ao ser aquecido.

Um catalisador pode ter temperatura de aproximadamente 400ºC, podendo levar a um princípio de incêndio.

Outra dica é manter o sistema de ignição do veículo (velas, cabos de vela e bobinas) sempre em boas condições, para evitar que o combustível não queimado entre e contamine o conversor catalítico.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.