Ceará conversa com Great Wall sobre fábrica de carros no estado

Ceará conversa com Great Wall sobre fábrica de carros no estado

A Great Wall Motors se aproxima cada vez mais do mercado nacional, já com empresa registrada no Brasil e representantes conhecidos, especialmente Anderson Suzuki, executivo de desenvolvimento de produto e marketing da marca.


Com projeto de produção nacional definido, a GWM busca um local para fabricar seus produtos por aqui, embora ainda não tenha decidido sobre se irá importar inicialmente ou já fazer os carros de imediato.

A última montadora a fazer isso foi a Hyundai, dado que o produto não existia em outras fábricas. No caso da Great Wall, contudo, a picape média Poer já é bem conhecida na América do Sul e vende muito no Chile, por exemplo.

Agora, o Ceará aparece como candidato a ter uma fábrica da Great Wall. Em junho, Cesar Augusto Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do Estado, visitou a China e foi até a montadora de Baoding, na província de Hebei.

Ceará conversa com Great Wall sobre fábrica de carros no estado

O objetivo de Ribeiro foi atrair a atenção da montadora chinesa para as vantagens de se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que fica no Complexo Portuário de Pecém.

Ribeiro disse: “Apresentamos o Ceará, com a sua estrutura de Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e os diferenciais do Estado para receber investimentos internacionais como uma opção no país. É uma estrutura fantástica de muita inovação e tecnologia que agregaria bastante ao Estado”.

Por ora, não se sabe em que pé está a conversa com a Great Wall, mas a montadora chinesa anda gerando informações no mercado, mas ainda não se sabe qual delas é efetivamente a correta.

Ceará conversa com Great Wall sobre fábrica de carros no estado

Sabe-se que negociou, mas ainda não fechou, um acordo de compra da planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo. Além disso, a empresa estaria de olho também na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

No momento, o que a Great Wall faz é iniciar o relacionamento com os potenciais consumidores através das redes sociais, já antecipando a picape Poer, embora tenha registrado o SUV H6.

Em realidade, a marca tem quatro submarcas e diversos produtos que poderia colocar no mercado nacional, até a marca de elétricos ORA parece interessante.

[Fonte: Focus]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.