Crossovers Fiat SUVs

Centro de Design da FCA revela proposta de SUV compacto da Fiat

Centro de Design da FCA revela proposta de SUV compacto da Fiat

A Fiat inaugurou em Betim seu Design Center Latam, dentro do Polo Automotivo Fiat na região metropolitana de Belo Horizonte. A instalação reúne 150 profissionais e ocupa 2.700 m2 de área dentro da unidade fabril.


Com R$ 11,4 milhões investidos, a FCA prende agregar todos os projetos de carros e conceitos não só da Fiat, mas também de Jeep e RAM no Brasil, numa clara indicação de que os próximos lançamentos terão a expertise da divisão de estilo da marca italiana, que aqui opera com centro completo desde 2002.

Em Betim, o antigo Centro de Estilo da Fiat criou 15 modelos locais e 8 conceitos, tendo enorme bagagem de conhecimento para os próximos desafios, entre eles a criação de um SUV compacto, que não deve existir na Europa, por conta do Fiat 500X.

Centro de Design da FCA revela proposta de SUV compacto da Fiat


O projeto já foi confirmado e faz parte de um trio de produtos que chega a partir de 2020 a bordo da sucessora da picape Strada, que terá cabine dupla e tudo mais. A outra proposta virá na forma de um SUV de sete lugares para ocupar o lugar que foi o Freemont. Já o Fiat Fastback, mesmo em mockup de argila (clay) com estilo mais próximo da realidade, não virá.

Até a Renault já teria colocado um freio no igualmente crossover-cupê Arkana. Assim, além do SUV de sete assentos, a Fiat prepara um SUV compacto. Mockups em escala com cores diversas foram mostrados à imprensa durante a inauguração do centro.

Centro de Design da FCA revela proposta de SUV compacto da Fiat

A reprodução visual mostra um SUV compacto com linhas bem atuais. Não há nada futurista nos modelos, que apresentam frente com inspirado de Argo/Cronos e Toro. Como se pode ver nas fotos oficiais da Fiat, o crossover parece bem pequeno em suas proporções, indicando uma coisa.

Ele provavelmente não será do mesmo porte do Renegade. A FCA evita a qualquer custo um possível fogo amigo, tanto que até agora posterga a chegada do Fiat 500X, embora este tenha estilo e proposta bem diferente do Renegade. Então, podemos pensar em dois tamanhos: 4,00 m ou mais de 4,30 m.

Centro de Design da FCA revela proposta de SUV compacto da Fiat

No segundo caso, o porte conflitaria em preço e proposta com o Jeepinho. Então, só resta um tamanho menor e uma faixa de preço acessível. Neste momento, a FCA tem um espaço de R$ 20.000 sem utilitário esportivo. Com o Renegade partindo de R$ 89.990, o Fiat SUV compacto de 4,00 m poderia começar em R$ 69.990 ou menos.

Nessa situação, poderia atender clientes PCD e ter somente câmbio automático, algo que o Honda WR-V faz atualmente. O motor 1.0 Firefly Turbo de 120 cavalos cairia como uma luva, usando transmissão de seis marchas. Com desenho expressivo, este pequeno SUV (se de fato for neste estilo), colocará a Fiat em boa posição no segmento de SUVs.

Agradecimentos ao Thiago Maia.

Centro de Design da FCA revela proposta de SUV compacto da Fiat
Nota média 4.7 de 10 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tosca16

    Vai ficar muito bonito, só não espero ter que vê esse novo SUV com o 1.8 E-TorQ. rsrsrs

    • Dudu Pimentel

      A FCA pretende usar esse motor por mais uns 3 anos pelo menos.

    • Edinaldo_Tapica

      Uma trepa de Toro e Argo. Torgo?

      • cobaiao

        Hahahahahahahahahahaha
        ou vai ser Fiat “Bezero” mesmo ahahaha

    • cobaiao

      Sim, sem dúvida! Outra crítica é tomara que as chapas da portas fique como esse conceito, porque o Argo com aquela moldura das janelas cheio de lata dá muito cara de popular.

  • Alexandre

    Acho dificil ele partir de 69.900 como diz na materia. Até um Cronos ja passa desse valor. Acho q vai ser um Suv cupê com mesmo interior e componentes da Toro, partindo de 99.900 roubando os clientes das versões topo do Ecosport, Kicks e Creta. E com certeza atraindo um publico jovem endinheirado que ainda nao partiu pro segmento premium.

    • ricmoriah

      Então, mas pensa em um SUVinho de 4 m com base de Argo e que não pode ficar na mesma faixa de Renegade e Compass… ele tem que atuar como o 2008, por exemplo, partindo disso aí, ele não vai começar em 49.990…impossível. A ideia é ir de 70 a 90 mil e não passar disso. O SUVão by Toro seria legal, mas será que isso não impacta no Compass? São propostas diferentes, mas Rene e 500X também são…e olha no que deu.

      • Eskarmory .

        Acho que a intenção é encher os outros bolsos da calça. Para ilustrar, se Renegade e Compass vendem 12k por mês, não fará mal baixar pra 10k (Os 2 Jeep) desde que com o novo produto by Fiat, o mix totalize 16k.

        • Cesar

          Neste caso você tem um custo de desenvolvimento, fabricação e manutenção a mais então até que ponto vale aumentar as vendas se os custos são maiores?

          • Eskarmory .

            Partindo do bizarro Toro SUV, não devem ser tão maiores assim.

      • THM

        Se conseguirem uma boa carroceria que realmente diferencie dos hatches aventureiros e lembre um SUV, será sucesso.

        Boa parte do publico quer isso mesmo : um SUV de Shopping, como dizem os críticos; e nao precisam de um legítimo SUV.

        Algo como os conceitos Daihatstu D Trec e VW Taigun fariam muito sucesso, pois “parecem mesmo um SUVinho”.

        É nisso que Onix Active/Sandero Stepway/Argo Way e o próprio WR-V nao conseguem: ter identidade e carroceria própriA. Serao sempre os hatches plastificados, mesmo os leigos assim percebem

        • cobaiao

          É verdade, vide o Kwid é sucesso com seu suposto “jeitão SUV”, enquanto demais carros são encarados pelo público como uma versão com acessórios do original. Embora no fundo, todos são meros compactos e populares.
          Acho que a Fiat deve estar desenvolvendo algo nesse sentido, mas de tamanho maior, um popular com jeitão SUV (popular na forma de falar, pois o preço deve beirar o Argo) para pegar um público que busca a “porta de entrada do SUV”.

    • Roberto

      Acho que cabe os dois.
      O Compass começou a 99 e já está a 115k. 2.0 tigershark.
      A toro tem menos conteúdo e é vendida a 80k nas promoções.
      Uma Toro SW com 20 a 40cm a menos poderia ser um SUV mais simples mas maior. Etorq 1.8 at6 99k, diesel at9 4×4 por volta dos 130k. Seria o caminho inverso de Duster e Oroch.
      Já na parte de baixo, poderiam aproveitar as medidas do Cronos e fazer uma SW de medidas similares ou pouco menor. Poderia partir de 65k 1.3 MT e 69999 1.3 at6 ou CVT. Uma versão 1.8 ou 1.0t poderia servir apenas para imagem, chegando próximo ao preço do Renegade de entrada.
      Outra possibilidade seria a plataforma da nova Strada, dependendo do que vier.

    • Cosi fan Tutti

      Fiat vendendo premium? Vem mico por ae…

  • Mayck Colares

    Engraçado como a Fiat espalha pros 4 cantos que desistiu do suv coupé e continua deixando ele cada vez mais “pronto”

    • Samuel Jesus de Sousa

      Porque se der problema e não lançarem aí ninguém pode acusá-los diariamente… Veja o caso do Kia Rio hehehe

  • Zé Mundico

    Não vejo tanta novidade assim.
    Basta levantar a suspensão do Argo e colocar uns aros 16 ou 17.

  • Eric PB

    Só não esqueçam que o suv da ultima foto em nada tem haver com os das fotos iniciais. São carros de categorias diferentes… acho q tem uns se confundindo aí.

  • Breno Zanata

    Da pra fazer projeção com essas fotos.

  • Eskarmory .

    Demorou pra ampliar os investimentos em Betim, e talvez pra reconhecer que o país é seu porto seguro. Obs: Que coisa medonha essa traseira do Toro SUV!

    • rodrod

      Tambem pensei isso!

      Porem, se fizesse as lanternas traseiras nesse mesmo formato, mas com ao menos da metade p cima ou da metade p baixo transparentes ja ficaria legal!

  • sigma7777777

    Parece a reestilização do Argo. Pelo visto toda família Fiat adotará o visual da Toro.

    • Vinícius Sza

      Torço para isso acontecer porque a Toro tem um design ousado. Se o Argo viesse parecido com ela na frente e principalmente na lateral, acho que seria mais agradável.

      • Eskarmory .

        Pode ser ousado, até tem um certo que reconheço. Mas, uma das piores coisas foi essa frente de dois andares que virou moda

  • Vinícius Sza

    Na traseira ele tá muito Jaguar I – Pace

    • th!nk.t4nk

      Na foto do meio a lateral é praticamente de um Mazda CX-3.

  • Edinaldo_Tapica

    Que cagada que fizeram em não trazer o Fiat Fastback… Esse sim prometia algo novo e ousado como foi a Toro. A Fiat perdeu uma belíssima oportunidade de colocar o carro para ser opção do comprador de Corolla e Civic (que anotem brevemente deve seguir esse conceito crossover fastback). Preferiu seguir o caminho tradicional, mas esqueceu que a X6 segue no imaginativo popular como carro bonito e desejado. Iria inspirar esse desejo nas pessoas

    • THM

      Carro horroroso, diga-se de passagem (o X6)

      Nesses SUv coupe a breguice chegou e fez morada…

      • Edinaldo_Tapica

        Se tua opinião fosse unanimidade a própria BMW não tinha lançado o X4.

    • Sedici

      Será que conseguiriam registrar o carro com esse nome? Já temos (ou tinhamos) o Focus Fastback.
      Resgatando a tradição dos antigos carros médios da montadora, um nome bastante sugestivo seria Fiat “S-Toro” (com o perdão do trocadilho, claro rsrs)

  • Raimundo A.

    Li tantas coisas sobre os novos SUVs e algumas se convergem porque diferentes mídias disseram o mesmo:
    – No planejamento, a FCA prometeu três Fiat(dois compactos e um de sete lugares). A Jeep, não aqui, entre novidades um subcompacto e um de sete. Teriam mantido os dois compactos na Fiat e o de sete ficou a cargo da Jeep aqui no Brasil. É fácil entender considerando um Jeep ter maior aceitação com preço acima do Compass. Complicado seria ter um Fiat caro rivalizando com o Compass devido as características diferentes;
    – Os dois compactos teriam formatos de carroceria diferentes, tradicional e puxando para coupé. Sem vocação fora de estrada que tem o Renegade, não teriam abordagem direta, mas não impediria em preço concorrer com as flex do Jeep;
    – Sobre esses estudos no Centro de Design, vejo mais uma facelift do Argo do que um SUV. Por quê? As linhas são do Argo. A porta de trás na área envidraçada, por ter a mesma cor da coluna C, omite a janela espia parecendo uma coluna C mais larga. A lanterna não é a do Argo por ser mais pontuda na extremidade lateral, mas mantém a proporção. É como se a partir da carroceria do Argo, misturando elementos frontais com o Toro e omitindo, digamos, por plástico a janela espia na mesma cor da coluna C(efeito teto flutuante), surgisse um SUV com a receita que lembra o WR-V da Honda, que inclusive mudou a lanterna traseira com relação ao Fit e se vê nesse estudo da Fiat com relação ao Argo. Não é um SUV para mim, mas um Argo mais mexido como a Fiat fez no Punto para criar o Avventura.

    • THM

      Discordo. Decerto o argo nao teria

      Veja a linha de cintura e o balanço; esta claro que é um produto derivado da plataforma e que busca um _family face_ comum aos modelos brasileiros. Chegou a ver a traseira desse carro?
      É onde estao boa parte das mudanças.

      Acredito que o Crossover em questao tera medidas próximas aos maiores hatches B europeus. E certamente haverá compradores para esse veículo qur seria como um Idea Adventure com cara dr crossover e nao de minivan .
      Ja conheco 2 mulhereds que sempre tiveram hatch B e querem um carro alto mas acham “grande os suvs; chama ate o hrv de grande”

      Nao quererão imitar o Fit/WR V se têm ciência de que nao foi uma transição bem feita

  • delvane sousa

    Mais Suv? Pra que? Já tem muitos no mercado!!

    • Vinícius Sza

      Mas não tem da Fiat e é o que vende mais

  • Yuri Lima

    Olha o Camanzi e o Boris Feldman ali na última foto!
    Grandes nomes da imprensa automotiva nacional.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email