Chery Finanças Mercado Montadoras/Fábricas

Chery completa um mês parada – greve pode terminar no dia 30

fabrica-chery-brasil-2 Chery completa um mês parada - greve pode terminar no dia 30

A Chery está há um mês parada em Jacareí-SP. No entanto, a greve de funcionários da montadora chinesa pode chegar ao fim na segunda dia 30 de outubro, pois a empresa fez uma nova proposta salarial para os empregados, mas esta só deve ser levada à assembleia pelo sindicato no começo da próxima semana. Após reunião na sexta (27), as duas partes não divulgam quais as propostas feitas pelo fabricante.



Desde o dia 28 de setembro, os empregados da Chery estão de braços cruzados por conta de uma reivindicação salarial, que seria um reajuste de 9,2%, manutenção dos acordos coletivos já estabelecidos e um plano de cargos e salários. De lá para cá, as propostas feitas pela Chery têm sido recusadas pelos trabalhadores. No TRT – Tribunal Regional do Trabalho – em Campinas, os empregados aceitaram uma proposta de 3,73%, mas a empresa recusou.

Enquanto isso, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, os funcionários da Chery não receberam o adiantamento a ser pago no dia 13 de outubro. Ou seja, com o vencimento deste prazo, a empresa estaria ferindo a chamada Lei de Greve (nº 7.783/89). Por sua parte, a montadora disse que os salários serão pagos apenas no dia 31 e que depositou os valores apenas para os não grevistas.

Nesse meio tempo, na região do Vale do Paraíba, sindicato e General Motors fecharam a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho. Estes terão reajuste salarial de 1,73% em compensação à inflação do período e garantiu também a manutenção dos empregos de funcionários lesionados.

Mas, na Chery, enquanto a linha de montagem estava parada no último mês, notícias relacionadas com a operação nacional e a situação financeira da matriz chinesa criaram um ar de incertezas para o futuro. Com baixíssimo volume produzido mensalmente, a empresa deixou de fazer somente 650 carros, a maioria deles do modelo QQ, que chegou a emplacar 504 unidades em setembro. Sabe-se que a montagem do crossover Tiggo 2 já havia sido iniciada para testes.

Nesse ínterim, surgiu a notícia de que a Chery está colocando o controle acionário – e não a totalidade das ações – da operação brasileira à venda e deverá decidir até 7 de novembro quem será o novo controlador. Comenta-se que o grupo CAOA já teria fechado um acordo nesse sentido para assumir os 50,7% ofertados por US$ 64 milhões.

Assim, a empresa assumiria o comando da fábrica, da rede e dos futuros lançamentos da Chery no país. Já a montadora de Wuhu estaria sob a mira de um grande investidor sediado em Hong Kong, que quer levar 87,5% das ações do fabricante de Wuhu, mas aparentemente outros grupos estariam na disputa.

[Fonte: Automotive Business]

  • CanalhaRS

    Além de toda a questão burocrática e fiscal, essas greves infindáveis com certeza desestimularam a empresa a continuar aqui. Ninguém está preocupado em fazer o bolo crescer. Só querem tirar a sua fatia do que já tem. Uma vergonha isso.

    • Douglas

      Queria ver se você diria isso se recebesse o salário que eles recebem.

      • Evandro

        Queria ver se vc diria isso, se você fosse um dos trabalhadores que estão empregados, que ainda está indo trabalhar, e não entrou no clube do sindicato, e vendo a empresa que paga o teu salário quase fechando as portas, se vc diria isso!

        • Douglas

          Recebendo 1307 reais preferia que fechasse mesmo. Dá nem para fazer a feira com esse salário deles.

          • Evandro

            rssss, você deve comer muito né….. Foi-se o tempo que apenas um membro da família trabalhava meu amigo, agora gozado, como um aposentado, idoso, doente, consegue viver com aposentadoria de salário mínimo? Acorda, vc está viajando demais… vc faz parte dos grevistas? Porque aqui nesse país, cada um puxa pro seu lado, só vê a sua própria verdade como se ela fosse o fato real mesmo….

            • xyzR2

              Bota um robô. Não come, não tem greve, não tem aposentadoria, simples.

              • Jose Maria Cunha

                E também não consome produtos fabricados por eles. De que adianta? Tem que haver trabalhadores para poder haver consumo, se não a indústria para do mesmo jeito.

                • Mas ser humano precisa apenas de comida e moradia para viver. Descobri isso assistindo “A prova de tudo”. kkkkk. Alem do mais, segue a frase do famoso filosofo mexicano.

                  “Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar”.

                • Evandro

                  Nem sempre amigo, estamos falando de uma pequena parcela da cadeia produtiva….

              • Evandro

                Sim, é vdd, depois o pessoal reclama dizendo que a tecnologia está acabando com as vagas na indústria….

          • Felippe2010

            A empresa nao colocou uma arma na cabeça de ninguém para obrigar a trabalhar, se eles estão la é porque foi uma escolha deles, pela quantidade que a planta esta produzindo eles nem deveriam reclamar de salário

          • Edson Fernandes

            Se minha esposa que está desempregada recebesse esse salário, era mais um valor que teríamos para pagar contas. Eu considero importante e ela aceitaria numa boa. E tirando a situação da empresa, se fosse uma empresa em que eu tivesse mais confiança na mudança do local onde moro para ter qualidade de vida, eu iria sem pensar duas vezes com ela trabalhando em são josé dos campos.

          • Gran RS 78

            Se não estão satisfeitos, peçam a conta que existem milhões de pessoas desempregadas no Brasil que aceitariam ganhar isso sem reclamar.

      • Lucas086

        Se o salário é baixo, vá estudar, se profissionalizar, procurar melhorar de vida, essa é a desculpa mais esfarrapada que existe.

        • Evandro

          Pois é, vc tem razão, todo mundo quer ganhar 50k por mês e trabalhar dois dias na semana, e estudar até a 4ª série… Bom, talvez se tornando “PRESIDENTO DA REPUBRICA” …..

          • silvio silva

            trabalhar é exagero…….inaceitavel … vou me queixar ao sindicato …..

            • Evandro

              rsss, pois é, está ferindo o seu direito da liberdade de folga e criação de barriga remunerada…rsss

          • Lucas086

            Só vejo gente reclamando que fulano ganha bem, ciclano consegue isso… da vontade de dizer: O que vc faz para merecer isso? Só reclama reclama reclama…

            • Evandro

              Mais uma vez vc tem total razão, o brasileiro é demais de acomodado e resmungão msm…..

        • marcos rissato

          É isso mesmo. Foi o que fiz, não sou rico mas hoje tenho uma vida muito confortável. Quando era criança minha família passava muita dificuldade, eram os anos 80, o governo não dava nada p ninguém hoje fornece um monte de auxílios e o povo acha que é pouco, estudar que é bom ninguém quer, é como o Evandro disse abaixo, tem a 4″ série e quer ganhar bem.

      • Bruce Wayne

        Estavam na rua. Aceitaram o salario quando assinaram e depois começaram a onda de greves e uma fabrica recém aberta.
        Nada inocente nesse sindicato.

        • Evandro

          Sindicato deveria ser considerado organização criminosa…

      • FearWRX

        Tá todo mundo fudido. Não tá feliz, sai e fica sem receber nada.
        Desculpa esfarrapada, mal vende dois mil carros por mês e quer aumento? Piada.

      • CanalhaRS

        Os caras tem milhares de direitos trabalhistas, participação nos lucros e ficam reclamando.
        Simples: não gostou do trabalho ou salário? Fica em casa coçando e dá lugar para quem quer trabalhar.

      • Filipo

        Vem cá.. por acaso os empregados não sabiam o quanto iriam receber? Se sim (sabiam), estão errados. Se não (o que não acredito), além de doidos, a empresa também é.
        Não existe isso, amigo. Outrossim, quantos desempregados gostariam de receber o que eles estão (ou estavam) recebendo? Muitos, te garanto!
        Tem muita gente neste país que recebe 1 salário mínimo (R$ 937,00) e trabalha tanto ou até mais que estes. Estes, pelo que ouvi falar, recebem mais que 1 S.M. Portanto, não os torne vítimas, pois não são.

      • Mr. Pennybags

        Senão for suficiente é só pedir a conta e entregar currículo onde oferecem mais. Apessoa sabe do salário ANTES de assumir o compromisso com a empresa. Topar a proposta e depois cruzar o braço é falta de palavra,falta de caráter.

        • Edson Fernandes

          Ou como meu professor de administração de banco de dados diz: “É bom para aquecer o mercado”.

      • Wendel Cerutti

        Mas eles não foram informados sobre o salario antes da contratação ? Ta pouco , pede baixa na carteira e procura outro . Eu sempre fiz assim .

    • Evandro

      É um absurdo total, só querem saber de tirar, colaborar não querem, muitas empresas acabam por conta de todo esse “direito”, se eu fosse uma indústria, ou melhor, se eu tivesse uma indústria, jamais produziria algo no Brasil….

      • Mr. Pennybags

        O paraguai está esperando os empresários br de braços abertos, estão dando cidadania, isenção de impostos e a coisa toda… Só fica aqui quem é doido mesmo. Heróis da resistência são os que ainda empreendem nesse país.

    • Evandro

      E digo mais, a Chery deveria transferir tudo o que tem aqui, para algum outro país ou até msm pra China e deixar todo esse povo na mão, não pagar absolutamente nada, para largar mão de ser trouxa, deixar pra ver se o sindicato vai pagar a conta ou empregar os funcionários….

    • Jose Antonio

      Verdade amigo eu só um dos que acha que o brasil deveria só importar teríamos muitos empregos até porque sem manutenção não da pra rodar, quem não possui CNPJ NÃO SABE O QUE É PAGAR IMPOSTOS MESMO NO SIMPLES QUE DE SIMPLES NÃO TEM QUASE NADA.

    • HENRY ME

      Sindicato vau ajudar fechar unidade da Chery

  • Alexandre Volpi

    Sindicatos foram bem representados só no filme Missão Impossível, que retrata exatamente o que sao: criminosos. Já não chega contribuir ‘voluntariamente’ com uma parte do salário, ainda esses carrapato não zelam por nós.

    Não pensam em outrém que não eles mesmos. Me diga, qual país sério precisa de 15 mil sindicatos?

    • Evandro

      Nenhum, só aqui no Brasil pra ter tanto vagabundo aglomerado em um só lugar….

    • DinhoRoxxx

      Só aqui na bananalandia pra servir de escolinha do PT, com sala e tudo dentro dos sindicados bancado pelo resto que trabalha sem poder fazer nada

  • Evandro

    “Feriu a Lei de Greve”, só aqui no Brasil mesmo, um bando de parasitas chamado SINDICATO que faz o que bem entende, sem entender nada é claro, tudo o que acontece aqui é somente pra desmotivar o empresariado, tudo pra eles é culpa do empresário, toda a desgraça do mundo é culpa do empresário, sugiro a esses parasitas a fazerem algo, se tornarem empresários para ver como a banda toca de verdade, e não ficar em cima de um carro de som ou atrás de um balcão de bar tomando cachaça….

    • Deadlock

      A Chery deveria fazer acordo e doar a fábrica para o sindicato, a falência viria bem antes.

    • Louis

      Ficaram UM MÊS parados, e ninguém sentiu falta deles. Têm mais é que fechar esta bodega mesmo.

  • silvio silva

    Empregado no Brasil nao a menor identificaçao com a empresa onde trabalha e de onde tira seu sustento .A empresa é vista como uma inimiga que o obriga a trabalhar e nnehuma bennesse é suficiente e sempre é menos do que eles merecem.

    • Evandro

      Esqueceu de citar que para eles o empresário é o demônio, que tem duas chibatas com as quais senta no lombo do empregado né…

    • Filipo

      É como empregado de banco público, todo ano faz greve! Ao prestarem o concurso respectivo, tomam conhecimento da remuneração a ser recebida e etc, sabem que é ralação pura, mas depois que entram, se acham no direito de fazer greve anualmente, prejudicando milhões de brasileiros. Funcionários dos “CUrreios” também!

      • Evandro

        Mas pra vc ver amigo, está acabando a função de bancário, cada vez mais eu vejo agências fechando, nas quais estão abertas ainda, tem menos pessoal a cada dia que eu vejo e o banco investindo pesado no uso de recursos on-line, esse é o resultado de quem quer tudo e mais um pouco….

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Deixem de ingenuidade: A Chery vende pouquíssimo por que não tem rede de distribuição. Fracassaram nisto. E agora que o dinheiro parece estar escasso avaliaram que a operação local só irá pra frente com um sócio. As perdas com aumento de salários e a queda de produção com greve são dinheiro de pinga perto do prejuízo de abrir mão de uma fábrica pronta e de queimar a imagem da marca com o abandono do mercado.

  • Zé Mundico

    Devo ter entendido mal, mas os empregados da GM aceitaram proposta de 1,73% enquanto os da Chery recusaram 3,73%?
    Olha, sindicato se presta para tudo, até mesmo para fazer jogo duplo e comer dos dois lados.
    Tem sindicato que recebe “gorjeta” de indústrias concorrentes para fazer jogo sujo e melar a produção de uma fábrica. Já trabalhei nesse ramo durante anos e posso dizer que já vi de t-u-d-o- de ruim que esse pessoal pode armar.
    Só tem “profissional”……

    • Douglas

      Se eu não estiver enganado um operário da GM ganha mais de 3 mil, enquanto um da Chery cerca de 1307, a diferença é gigante.
      Ninguém consegue se manter com esse valor.

      • Zé Mundico

        Não sei quanto ganha um operário da Chery, mas acredito que não seja só isso. 1.307 quando muito é salário do comércio.
        E você quer comparar uma GM, que fabrica e vende mais de 10 mi carros por mês (mercado interno e exportação) com uma Chery que mal vende 500 carrinhos por mês?

      • Evandro

        É fácil, vai na porta da GM e pede emprego lá oras….

      • MMM

        Douglas, eu dirijo uma empresa que fatura só no Brasil entre 700-800 milhões por ano. Tenho um amigo que trabalha no mesmo segmento, em uma empresa que fatura algo próximo de 50 milhões/ano. Qual a diferença que você acha que existe entre a minha remuneração e a dele? Não é muito difícil entender isso.

    • marcos rissato

      É o que mais fazem, jogo duplo.

    • Evandro

      Eu já vi isso tbm, por isso que eu digo que sindicato deveria ser considerado organização criminosa, depois vem os babacas dos sindicalizados achando que o sindicato lutou por eles….

      • DinhoRoxxx

        Pior é as salas de aula do PT que tem dentro dos sindicatos as custas dos funcionários, disseminando essa praga

    • SDS SP

      Pois é, para eles é o famoso “capitalismo para mim e socialismos para vocês”…

  • Douglas

    É fácil criticar os grevistas quando não é você que recebe 1307 reais por mês.
    Cadê que ninguém reclama que um senador recebe mais de 160 mil em um mês se somados os benefícios como cotão e verba de gabinete?

    • marcos rissato

      Douglas, quem ganha 1307?? Imagino que esse é o piso salarial. Então não é a média salarial.
      É outra, nesses 1307 estão incluídos auxílios??

      • marcos rissato

        Que auxílios vocês recebem lá Douglas??

        • Evandro

          kkkkk, recebem várias férias por ano, com essas greves bestas…..

    • Zé Mundico

      Não vamos comparar coisas diferentes, né? Partindo desse princípio, então todo mundo deveria ganhar o mesmo salário, independente de formação , compteência ou qualificação.
      E remuneração de senador (que eu também acho demais) não tem nada a ver com o que está sendo discutido aqui.

    • Evandro

      Não confunda uma coisa com outra, o problema da politica todo mundo sabe, a questão aqui é a Chery e o sindicato, e meu amigo, quem não quer trabalhar, é simples, troca de emprego, acontece que tem mto incompetente que ao invés de procurar coisa melhor, fica arrumando assunto para a empresa pagar a incapacidade do mesmo….

  • leomix leo

    Vem 13 aí, ninguém quer ficar sem a ceia. Deveriam pedir na porta do sindicato, que sabe eles não fazem uma boa ceia de Natal.

  • Tosca16

    Eu vejo os comentários e me pergunto se realmente as pessoas pensam isso, acho que não podem ser tão acéfalos a esse ponto… vamos lá, vc’s leram ou assistiram jornais de uns 4 ou 5 meses pra cá ? Viram a mudança na legislação trabalhista não ? Todas as empresas da região tiveram negociações para manter o acordo anterior, garantindo os direitos trabalhistas já estabelecidos anteriormente. Podemos criticar o pedido de reajuste salarial, alegando entre outros a crise e a situação financeira da empresa, mas até aí tudo bem, a empresa se tivesse dado apenas o da inflação e assinado que manteria o acordo trabalhista anterior não teria parado nem por 24h. A demora toda foi para assinarem o acordo trabalhista, pela negociação salarial não; pediram 9% mas se a empresa tive dado os 3,73% do TRT ou apenas o da inflação do período + reafirmação do acordo trabalhista não teria parado tanto tempo. As vezes as empresas não se ajudam, simples!

  • Ricardo Blume

    Será que não está batendo um certo arrependimento nos executivos da Chery em ter instalado uma montadora no país? Só por curiosidade mesmo por que o céu não está tão azul por aqueles lados.

  • Cosi fan Tutti

    As fabricas não deviam ter funcionarios mas sim acionistas, bota estes empregados e o sindicato pra ser acionista da empresa, ae eles vão ter de se virar nos 30 pra fazer a fábrica vender, pois querem aumento sendo que a empresa não vende nada e so tem prejuízo?

  • João Holmes

    Fecha a fábrica, muito mais fácil trazer pronto da China mesmo pagando o imposto. Manda esses trabalhadores de volta para o semáforo, que pelo visto eles preferem do que ter uma carteira assinada.

  • Felippe2010

    Ja passou da hora de a Chery demitir todos os grevistas e contratar pessoas aue realmente querem trabalhar, é uma vergonha o que esse pessoal esta fazendo, ja deve ser a quarta greve que eles fazem desde que a fabrica foi inaugurada

  • zekinha71

    Mais de 30 dias parados, já deve estar rolando abandono de emprego, daí fica sem emprego, sem remuneração, sem nada.
    Daí zé ruela vai no sindicato reclamar, e ganha um belo fo*****, afinal ele não é mais metalúrgico e não contribuiu mais para os vagabundos.

    • adalberto ozelim

      Isso é armação do cartel . esses sindicatos são manipulados para exterminar a concorrência . Montadora que se propor a vender carro barato no Brasil sempre vai ser alvo de perseguição e mutretagem . E a mídia nem toca no assunto pois as grandes montadoras são as maiores anunciantes , elas mandam no que é noticiado .

  • adalberto ozelim

    Podem argumentar de tudo . mas nada me tira da cabeça que foi o cartel , com suas ramificações , políticas e sindicais , o responsável pela derrocada a Chery no Brasil , Tudo começou anos atrás quando a montadora Chinesa anunciou que ia vender o QQ por menos de R$ 20 mil , e depois disseram que suas próprias revendas a forçaram a subir o preço , O único presidente que teve a coragem de dizer que nossos veículos eram carroças não conseguiu terminar o mandato ( sem defender o governo do Collor ) , agora fico imaginando o que esse conluio mafioso é capaz de fazer para defender seu mercado no Brasil – que com certeza o consideram seu ´´quintal colonizado´´
    Confesso que estou está ficando cada dia mais difícil para os compradores de veículos ; quando vi em fotos na mídia, que integrantes da anfavea estavam participando da comissão para definir a Rota-2030 , notei que iria ser mais um engodo protecionista , tanto que é só pesquisar na internet seu nome ( Rota-2030 ) , o primeiro site a aparecer é ´´precos não serão reduzidos com rota-2030 diz-anfavea´´ . Meus pêsames a todos nós Brasileiros ! Só Deus na causa !

  • Anderson Costa

    O sindicato foi criado pelo sr.Lula na década de 1970…depois de se encontrar com Lech Valesa criador do sindicato Solidariedade na Polonia…o sindicato bancou a esquerda na politica onde através da arrecadação com a contribuição dos associados ajudou a lançar politicos de esquerda no cenário brasileiro…por isso só aqui no Brasil ainda existe sindicatos…não tem empresário que aguente.

  • Márcio Motta

    tb concordo c vc. tem muita gente precisando de trabalho. se nao ta feliz c o trabalho, da lugar p quem precisa. se essa foi a proposta da empresa se contente c o que ela ofertou.

  • Alexandre Viotto

    Só consegui tirar uma conclusão lendo alguns comentários… a grande maioria dos seguidores deste site são empresários! Kkkkk

    • Ernesto

      E eu chego à conclusão que os leitores, a sua maioria, são pessoas que perceberam que sindicato só serve para explorar o trabalhador. Mas sempre tem um mortadela ou outro que ainda não viu isso. Ou então é sindicalista, né?

      • Alexandre Viotto

        One more businessman detected!

        • Ernesto

          Muito melhor que ser um mortadela. Rsrsrsrs

          • Alexandre Viotto

            A discussão aqui não é sobre o que é melhor ser ou não ser, como dizia o filósofo. Apenas fiz uma constatação, ao interpretar os comentários envoltos em iminente ira.

            • Ernesto

              E quem define isso, que a discussão seria sobre isso ou aquilo? Você? Eu também fiz uma constatação, que você é um mortadela. Rsrsrsrs.

              • Alexandre Viotto

                O contexto define. Mas aos tolos lhes é cabido discutir o que quiser, mesmo que fora de contexto, portanto, fique a vontade…

                • Ernesto

                  Blá blá blá.

  • octavio cesar godoy

    O Zé Ruela, quando foi levar curriculo, não sabia do salario não?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend