Chery China Crossovers Mercado

Chery Exeed TX será maior na China e diferente do Tiggo 9

chery-exeed-tx-7 Chery Exeed TX será maior na China e diferente do Tiggo 9

A Chery prepara dois lançamentos importantes para os próximos meses, ambos relacionados com o segmento de utilitários esportivos. Um deles já é conhecido, sendo mostrado em Frankfurt para conhecimento dos europeus, visto que a proposta é entrar definitivamente no velho continente, utilizando-se do que o mercado mais quer: SUV.



O conceito Exeed TX revelou uma proposta bem mais madura para a realidade do mercado europeu, anunciando também que o crossover terá propulsão híbrida, uma necessidade em meio às pressões ambientais no continente. Com visual agressivo e interior completamente diferente do atual lineup da Chery, o Exeed TX poderia ser encarado como o esperado SUV de sete lugares da marca  chinesa, que chamam de Tiggo 9.

chery-exeed-tx-7 Chery Exeed TX será maior na China e diferente do Tiggo 9

Porém, como já sabemos, o equivalente chinês do “europeu” Exeed TX não será exatamente igual ao modelo visto em Frankfurt e mais, agora os chineses dizem que este conceito também terá uma versão para a China, mas com entre-eixos maior. Sua base medirá 2,71 m, além de 4,69 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,70 m de altura. Outra mudança é a mecânica, que deve receber um motor 1.6 Turbo, mas ainda não se sabe a potência, embora a Acteco tenha uma versão com 156 cv.

Provavelmente o motor será mais potente do que isso, sendo ainda equipado com câmbio de dupla embreagem com sete marchas. Mas por que essa mudança? A resposta deve estar no próprio mercado chinês, que exige mais espaço para quem vai atrás. No início, apenas os sedãs eram alongados por lá, mas agora os utilitários esportivos também. No caso da Chery, o Exeed TX deve ser oferecido como uma submarca de fato, visto que a gama atual de SUVs da marca segue outro caminho.

chery-exeed-tx-7 Chery Exeed TX será maior na China e diferente do Tiggo 9

Nesse sentido, flagras recentes mostram o que esperado Chery Tiggo 9 já está a caminho (foto acima). O SUV de sete lugares deve se aproveitar a plataforma do Exeed TX chinês, mas com layout mais simples, por dentro e por fora. No interior, o diferencial é que o ambiente surge como uma extensão dos atuais Tiggo 5x e Tiggo 7, tendo a mesma instrumentação, painel, console central, multimídia, volante e outros elementos estéticos, ampliando a sinergia com os dois modelos menores.

Por fora, deve pouca coisa dos detalhes visuais do Exeed TX, mas com um estilo mais elegante e menos agressivo, como a proposta para o mercado europeu. As lanternas traseiras, por exemplo, serão inspiradas no Tiggo 5x. Sob o capô, o motor pode ser o mesmo 1.5 Turbo de 147 cv dos dois anteriores, mas isso parece pouco para um SUV de sete lugares. De qualquer forma, este parece ser a opção mais indicada para uma gama de três utilitários esportivos com a mesma base T1X, que a Chery poderia fazer no Brasil junto com a CAOA.

Chery Exeed TX e Tiggo 9 – Galeria de fotos

COMPARTILHAR:
  • Tosca16

    Marca® dos chineses ter carros “alongados” frente ao restante do mundo com motores de menor litragem ou potência… E já está na hora da Chery usar a 3° geração de motores da ACTECO, o F4J16 no Tiggo9 cairia bem ou até mesmo um diesel como é especulado na China.

  • Tosca16
    • Edu

      O carro é muito bonito e esse motor parece adequado para ele.

  • Hoffmann

    Que coisa mais linda esse Exeed TX. Pela primeira vez tive vontade de ter um xing-ling puro.

    • Luciano RC

      Concordo que ele ficou lindo. Bem trabalhado, venderia bem por aqui.

      • Hoffmann

        Com certeza, ainda mais que a operação da Chery aqui está agora nas mãos da CAOA, que fez a imagem da Hyundai no Brasil ir, literalmente, do lixo ao luxo. Espero que tragam ele, na faixa do evelhecido ix35 faria sucesso…pelo menos apelo visual para isso ele tem.

        • Luciano RC

          Se a Hyundai realmente acabar com a parceria com a CAOA, pode esperar que ela vai bater em cima da própria Hyundai com os modelos Chery.
          Ela tem a capacidade de levar a montadora ao luxo, porém vai precisar de muito esforço.

          • Tosca16

            Só trazer os produtos, focar no pós-venda e marketing… não será muito difícil mostrar a superioridade em equipamentos/design de alguns modelos frente a concorrência aqui, porque imagine um Creta 1.6 aspirado concorrente de um Tiggo5X com dupla embreagem e motor 1.5T; a questão é mostrar a confiabilidade dos chineses, e isso levará um pouco mais de tempo… entretanto as vendas já creio que ficarão num patamar aceitável logo de cara, e a longo prazo quem sabe consolide-se a marca como uma das queridas aqui no mercado.

        • Tosca16

          Esse seria o Tiggo7, por volta dos 100 mil… Tiggo9 seria mais caro, e creio que disputaria num patamar de “New Tucson”, Exceed TX se vier preparem os bolsos… 170 mil de começo kkkkk

  • Robert Dniro

    Em design a Chery não deve mais nada pra ninguém, SUVs e sedans um mais bonitos que o outros.

  • Raimundo A.

    Esse estilo parrudo sem ser longo me lembrou o Dodge Durango. O veículo não deve em estilo para concorrentes. Já a confiabilidade só vendo pra crer.

  • Rafael Neves

    Me lembrou a Sportage na traseira mas tudo bem é linda mesmo!

  • Felipe Gonçalves

    Incrível como a Chery amadureceu, CAOA fez muito bem em pegar a representação da marca, creio que dará bons frutos.

    • Tosca16

      Por isso que a CAOA “namorava” a Chery a tanto tempo, foram 18 meses até o casamento oficial… pegar uma marca em crescimento mundial, com nova gama de produtos e de quebra com fábrica no país a preço muito abaixo do valor de mercado.

      • Luciano RC

        Por isso acredito que 2018 será o ano da CAOA/Chery.

        • Wellington Myph13

          Acredito que pela propaganda que mostraram, vai virar “Chery CAOA”.

          • Luciano RC

            Igual foi a Hyundai CAOA.

          • Tosca16

            CAOA-Chery, a fonética não ajuda mas é assim que a CAOA quer kkk

  • Jesse James

    Se esse SUV vier pro Brasil a preço bom, cliente fecha os olhos pra marca chinesa e abraça!

  • Ho Ho Rá O de Natal Eterno

    Espero que a Chery enfim se torne GRANDE em nosso mercado : Das chinesas ( junto á Geely e BYD figura entre as melhores )

    • Tosca16

      Colocaria a Great Wall no bolo também…

  • Allan MB

    Mistura de Outlander com Sportage

  • El Gato Negro

    Frente de Durango, traseira de Sportage. Originalidade de chinês.

  • afonso200

    aqui só o tiggo normal, kkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email