Chery: Exeed VX 400T 2.0 Turbo de 261 cv deve chegar ao Brasil

Chery: Exeed VX 400T 2.0 Turbo de 261 cv deve chegar ao Brasil

A Caoa Chery em breve colocará uma nova marca no mercado nacional, a Exeed. Bem diferente da Qoros, que tinha uma cara bem alemã, a nova chinesa aposta integralmente em SUVs com um design genérico.

O Exeed VX é um dos SUVs de devem aparecer por aqui mais adiante. O modelo de sete lugares é bem maior que o Tiggo 8, medindo 4,970 m de comprimento, 1,940 m de largura, 1,795 m de altura e 2,900 m de entre-eixos.

Chery: Exeed VX 400T 2.0 Turbo de 261 cv deve chegar ao Brasil

A novidade desse VX 400T é o motor Acteco 2.0 TGDI, que é o mesmo visto no Tiggo 8 de 2.0 Turbo de 254 cavalos. Contudo, a sigla “400T” parece se referir a 40,6 kgfm e à potência de 261 cavalos.

Isso supera o número apontado para o Tiggo 8 2.0 TGDI, mesmo usando o SQRF4J20C, que é o mais recente motor da Acteco, movendo o VX com mais desenvoltura e com tração dianteira nas quatro rodas.

Com preços estimados entre 190.000 e 230.000 yuans ou de R$ 157.800 e R$ 191.000, preços que evidentemente não serão aplicados pela CAOA no Brasil, vide o que cobra no Tiggo 8.

Chery: Exeed VX 400T 2.0 Turbo de 261 cv deve chegar ao Brasil

Ainda que tenha sete lugares e porte imponente, o VX não é o primeiro da fila para a Caoa Chery, sendo o menor TX a opção provável para início da operação, sendo que o mesmo tem uma variante de sete assentos.

Além disso, existe o modelo LX, que é aparentado com o Tiggo 7, sendo outra opção interessante, embora não tão atraente quanto os modelos de carroceria exclusiva, como TX, TXL e VX.

Chery: Exeed VX 400T 2.0 Turbo de 261 cv deve chegar ao Brasil

Em busca de ampliar a participação, a Caoa Chery apostará na diversificação da gama para buscar uma posição no Top 10 do ranking nacional, embora isso deva ser alcançado sem esforço com a saída da Ford da produção nacional.

É esperada uma queda expressiva nas vendas da marca americana com a mudança para a linha importada, o que favorecerá imediatamente a Caoa Chery.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.