Chery fornecerá duas plataformas de elétricos e híbridos para novos carros da Jaguar Land Rover

exeed sterra es xangai 1
exeed sterra es xangai 1

Desde abril, rumores diziam que a Jaguar Land Rover considerava o uso de plataformas de carros elétricos da Chery para novos produtos, mas agora a montadora de Wuhu confirmou que duas bases serão compartilhadas com as marcas inglesas.

Yin Tongyao, CEO da Chery, confirmou que as plataformas M3X e E0X serão usadas pelas marcas inglesas em novos carros, sendo essas arquiteturas de PHEV e BEV, respectivamente.

Vários carros da Chery e associadas usam essas plataformas, fornecidas no caso à JLR pela Exeed, porém, esta é somente uma submarca da montadora chinesa.

Para ser atraída até a Chery, a Jaguar Land Rover observou a evolução da marca chinesa que, assim como as demais, dominou rapidamente as tecnologias de carros híbridos e elétricos.

Como ficou para trás em relação à eletrificação, a JLR busca ter acesso ao que há de moderno para esses dois segmentos e assim, ter novos produtos que poderão ter de 1.600 a 2.000 km de autonomia, bem como elétrico com 700 km ou mais de alcance.

A Chery usa uma tecnologia de carro híbrido plug-in chamada DHT, onde o pacote de motor a combustão e elétricos têm 11 marchas, 9 modos de condução e eficiência térmica elevada.

Com isso, a Jaguar Land Rover pode, a princípio, criar modelos específicos para o mercado chinês e depois ampliar para outras regiões, como a União Europeia.

Já a segunda plataforma, a E0X, é usada em carros das marcas Exlantis e Luxeed, sendo que Chery e Huawei firmaram um acordo para que os carros de Taiwan usem essa base desenvolvida na província de Anhui, na região central da China.

Dessa forma, a Jaguar Land Rover segue o movimento de outras marcas internacionais que buscam se aliar aos chineses para ter carros elétricos e híbridos mais competitivos, tanto no mercado local quanto no exterior. Chegarão ao Brasil? Veremos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X