Chery Omoda 5: XC registrado no Brasil, agora é oficial na China

Chery Omoda 5: XC registrado no Brasil, agora é oficial na China

Nem Tiggo, nem Arrizo. O próximo modelo da Chery é o Omoda 5. Até parece nome japonês, mas o que é interessante nesse caso é sua proposta. Num país com população muito jovem, a montadora de Wuhu aposta nos consumidores de menor faixa etária para vender um novo carro.


O Chery Omoda 5 tem um estilo mais voltado para o cupê e isso fez com que a marca apostasse também em uma “terceira via” em relação às linhas Tiggo e Arrizo. Conhecido internamente como T19, o crossover tem 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,63 m de entre-eixos.

Chery Omoda 5: XC registrado no Brasil, agora é oficial na China

Baseado na plataforma T1X, a mesma da família Tiggo, o Omoda 5 tem frente bem expressiva, com grade estilizada que se funde com o conjunto, tendo grade inferior com linhas aerodinâmicas e faróis full LED verticais. As luzes diurnas ficam em espaço separado na parte superior.

Com linha de cintura alta, o Chery Omoda 5 tem lanternas estilizadas em LED, bem como colunas C estilizadas. O crossover tem ainda teto e detalhes das rodas em cor contrastante, sendo uma opção de personalização do modelo, deixando-o mais chamativo.

Chery Omoda 5: XC registrado no Brasil, agora é oficial na China

Por dentro, o Chery Omoda 5 tem painel que lembra modelos da linha Tiggo, mas com cluster dos produtos mais atuais, ou seja, com duas telas digitais num conjunto elevado, em estilo “Mercedes-Benz”. Diferente dos Tiggo é o console central.

Este tem carregador indutivo, porta-copos e alavanca de transmissão exclusiva, assim como os comandos próximos. O volante em couro com comandos em preto brilhante é novo. Exibido em Guangzhou, o Chery Omoda 5 é um modelo que em porte equivale ao Tiggo 5x, mas com distância entre-eixos menor.

Chery Omoda 5: XC registrado no Brasil, agora é oficial na China

Tendo suspensão traseira multilink, como este último, o Omoda 5 portará na China o motor 1.6 TGDI de 197 cavalos. Aqui, já registrado no INPI, o modelo deve ser uma aposta da Caoa Chery para aumentar o lineup e as vendas, talvez usando o motor do Tiggo 8 com câmbio DCT.

Chery Omoda 5 2022 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.