Chery planeja picape cabine dupla derivada do Tiggo

Chery planeja picape cabine dupla derivada do Tiggo

A Chery prepara sua investida no mercado sul-africano e, numa apresentação, revelou os modelos que pretende colocar naquele país. Um deles, contudo, chamou a atenção da imprensa local.

Iniciando as vendas com os modelos Tiggo 4 Pro (5x) e Tiggo 8 Pro, a Chery terá o Tiggo 7 Pro e o Tiggo Cross, que provavelmente será o Tiggo 3x. Mas, nos slides apresentados localmente, surgiu a Tiggo (PUP), uma proposta de picape.

A ação da Chery parece bastante lógica, uma vez que o mercado sul-africano adora picapes, tanto que a Ford vai depositar US$ 1 bilhão lá para fazer as novas Ford Ranger e Volkswagen Amarok.

Entretanto, o alvo maior da Chery não deve ser exatamente a África do Sul, mas o mercado brasileiro e sul-americano. É aqui onde a Fiat Toro deita e rola sem rivais, mas que a concorrência molda sua cama de gato com oponentes locais de GM e VW.

Chery planeja picape cabine dupla derivada do Tiggo

Com a mão da Caoa Chery nos negócios, essa proposta de picape cabine dupla (naturalmente) fica muito bem para sua atuação no mercado nacional, onde o segmento de picapes já sensibilizou dois players importantes.

Se quiser crescer ainda mais, a Caoa Chery precisará de uma picape média de até 5 metros para esquentar o negócio. Além disso, usando a plataforma T1X dos Tiggo 5x, 7 e 8, a empresa reduzirá custos e ainda usará um dos propulsores.

Nesse caso, o propulsor 1.6 TGDI com 187 cavalos e 27,9 kgfm, faria a Chery Tiggo PUP bater de frente com a Fiat Toro atual, ainda que seu motor seja maior que o da picape pernambucana.

Usando carroceria monobloco e suspensão traseira multilink, a picape Tiggo até poderia resgatar um nome há muito esquecido na Chery. Em 2007, a marca chinesa chegou a mostrar um conceito de picape média, chamado Higgo 2.

Tratava-se de um modelo de chassi com longarinas, com cabine dupla e estilo da época, que acabou mesmo sendo feito pela Chery, mas na forma de um SUV de sete assentos, vendido como Riich X5.

[Fonte: News24/Projeção: Jhonatan Machado]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.