Carros Conceito Chevrolet Crossovers Projeções

Chevrolet Adra: conceito esquecido poderia ser alternativa hoje?

Chevrolet Adra: conceito esquecido poderia ser alternativa hoje?

No Auto Expo 2014, principal salão automotivo da Índia, a General Motors mostrou uma importante ação para ter um bom desempenho nas vendas locais, o conceito Chevrolet Adra.


Com menos de 4 metros para atuar no segmento de acesso daquele mercado, que recolhe entre 1% e 3% de imposto, a GM emplacaria um produto que aparentemente era feito sobre a plataforma Gamma II, a mesma do Onix antigo.

Medindo 3,80 m de comprimento e 2,52 m de entre-eixos, o Adra se encaixava na proposta para aquele mercado e a previsão era de alcançar a produção até 2017. Ele tinha um visual expressivo e interior bem moderno.

Chevrolet Adra: conceito esquecido poderia ser alternativa hoje?

Contudo, como se sabe, a GM retirou-se da Índia, assim como de outros mercados da região, incluindo África do Sul, Sudeste Asiático e Austrália, embora nessa tenha voltado com uma empresa de importação de esportivos e picapes.

Agora, a Índia está sendo “inundada” com uma monção de SUVs subcompactos e essa chuva deve molhar parte do mercado nacional com produtos como Renault Kiger, Nissan Magnite, Hyundai Venue e Kia Sonet, isso sem contar os dois com um pé lá e outro cá: Ford EcoSport e Honda WR-V.

Chevrolet Adra: conceito esquecido poderia ser alternativa hoje?

Então, para a GM, com o Tracker subindo a escada dos preços, um crossover de acesso é importante. Pensando nisso, o Adra parece uma boa oportunidade, que foi perdida no passado.

Obviamente, um projeto atual nem teria a mesma plataforma Gamma II, visto que é a VSS-F que manda no portfólio da GM atualmente. De qualquer forma, não deixa de ser interessante imaginá-lo novamente no Brasil.

Chevrolet Adra: conceito esquecido poderia ser alternativa hoje?

Com vista disso, o designer Kleber Silva atualizou o Chevrolet Adra, rebatizando-o de Activ Plus, em alusão ao antigo Onix Activ, que saiu de linha no ano retrasado.

Atualizado em estilo, o Activ Plus é um Adra com faróis de LED e luzes diurnas em LED cortadas por um friso cromado. Já a grade cromada tem design sofisticado e chama atenção, assim como o novo para-choque.

Chevrolet Adra: conceito esquecido poderia ser alternativa hoje?

As lanternas de LED ficaram maiores e mais afiladas, enquanto o para-choque ficou mais robusto. Por fim, a carroceria adiciona elementos como pintura preta no teto reto e também na base, com protetores adicionais.

Usando a plataforma do Onix, mas tendo entre-eixos encurtado, o Adra/Activ Plus poderia crescer com a atualização visual e chegar aos 4,00 m pelo menos. Na mecânica, o motor CSS Prime 1.0 Turbo de 116 cavalos e até 16,8 kgfm, manual ou automático, faria bem às honras da casa. O que você acha?

Chevrolet Adra Concept – Galeria de fotos

[Projeção: KDesign AG]

 

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email