Chevrolet Esportivos Salões do Automóvel

Chevrolet Camaro ressurge

Os muscle-cars faziam a alegria dos consumidores norte-americanos durante as décadas de 1960 e 1970. Além de desenho acertado, tinham preço atraente e – principalmente – motores potentes. Veio a primeira crise do petróleo e o consumo do motores V8 ficou inviável com a alta da gasolina.

camaro_01 Chevrolet Camaro ressurge

Mesmo com o a alta do combustível no último ano nos EUA – e a crescente procura por híbridos – o fabricantes de lá parecem não se preocupar e trazem uma enxurrada de novos “muscles” ao mercado, todos eles com nomes e linhas inspirados naqueles anos dourados.

Ano passado, a Ford arrancou suspiros com o Mustang. No mesmo ano, a Dodge revelou um Charger descaracterizado, porém não menos potente. Redimiu-se este ano, com o belíssimo Challenger. Para entrar na briga das “três grandes”, a General Motors leva ao Salão de Detroit o Chevrolet Camaro Concept. A fórmula é mesma dos seus rivais: linhas inspiradas nas gerações de 1960 e motor V8.

camaro_02 Chevrolet Camaro ressurge

A General Motors utilizou o modelo 1968 como inspiração. A dianteira utiliza a tradicional grade preta com faróis redondos, porém não escondidos, como no modelo original. Uma entrada de ar começa logo acima da grade e dá origem a um amplo ressalto, que corre por toda a seção central do longo capô.
As laterais são, obviamente, musculosas. O teto é baixo e a linha de cintura alta. O pára-lama traseiro é abaulado, o que dá espaço para uma entrada de ar para refrigerar os freios traseiros, logo atrás das portas. A curta traseira é mais uma vez inspirada no 1968: dois pares de lanternas retangulares, aerofólio integrado à tampa e dupla saída de escapamento.
O interior é tomado por couro, alumínio e instrumentação colorida. São dois mostradores circulares, como no clássico, porém o mostrador digital que conta até com bússola é novidade. Os bancos concha também são novos, bem como a faixa dourada que sai das molduras das portas e passa por toda a extensão do painel.

camaro_04 Chevrolet Camaro ressurge

O motor escolhido pela GM é da mesma família que equipa o Corvette. O V8 de 6,0 litros rende 400 cv de potência e conta com câmbio manual de seis marchas. Para parar o Camaro Concept, discos de 15 polegadas foram empregados. Seguindo a atual moda das rodas gigantescas, foram escolhidas unidades dianteiras de 21 polegadas, calçadas em pneus 275/30. Atrás, a rodas têm 22 polegadas e vestem pneus 305/30.

Como para o rival Dodge Challenger, Detroit será um termômetro para a produção do Camaro Concept. A julgar pelo sucesso de outros ressuscitados – VW New Beetle, Ford GT, Mustang e Dodge Charger são apenas alguns deles – as chances são grandes.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend