Chevrolet Lançamentos SUVs

Chevrolet Captiva: primeiras impressões

chevrolet-captiva-oficiais-1 Chevrolet Captiva: primeiras impressões







Foi apresentada nessa semana a nova SUV da General Motors, Chevrolet Captiva, modelo que começará a ser vendido ainda neste mês de agosto. As unidades que virão para o Brasil são fabricadas em Ramos Azripe, no México. A Chevrolet tem como alvo de vendas nada menos que 1.500 unidades mensais, em uma categoria que está crescendo como nunca, cerca de 90% somente em 2008.

As vendas do Chevrolet Captiva no mundo todo chegaram nas 220.000 unidades, em 2007, mas aqui no Brasil a SUV está em um segmento bem alto, onde poucas pessoas tem condição de comprar uma. Os preços começam em 92.990 reais, para a versão de tração dianteira, chegando a 99.990 reais na versão de tração integral 4×4. E essa diferença de 7.000 reais não se deve somente ao tipo diferente de tração. Os equipamentos também diferem.

O comprador do Chevrolet Captiva mais cara leva também bancos de couro com aquecimento elétrico e um sistema de som mais requintado. Já mencionamos aqui no NA que o motor do Captiva é um 3.6 V6 de 261 cavalos de potência, mas para que você saiba melhor que motor é este, ele é o mesmo que equipa o Omega atual, que vem importado da Austrália. O câmbio é um automático de seis marchas, com opção de trocas manuais.

chevrolet-captiva-oficiais-2 Chevrolet Captiva: primeiras impressões

Vamos falar de mercado. Esse preço do Chevrolet Captiva deixa ela acima do Hyundai Tucson, modelo que mais vende hoje no Brasil, dentro desse segmento, mas cá entre nós, não existe muita comparação entre os dois. Primeiro pela aparência, que no caso do Captiva é mil vezes melhor, e depois por causa do que cada um oferece.

A própria Chevrolet afirma que a briga mais feroz que o Captiva travará será contra o Honda CR-V em sua versão mais simples, chamada de ELX. O Honda CR-V nesta versão sai por 94.500 reais. Ali por perto também existe o Tucson V6, mas o Chevrolet Captiva de tração integral quer brigar é com o Hyundai Santa Fe, que está um patamar acima do Tucson na gama da sul-coreana.

Não importando muito com quem o Captiva vai brigar por um lugar na garagem dos potenciais compradores, vemos que o modelo tem muitas qualidades para agradar até mesmo aos mais exigentes. Seu design é bem moderno, seu desempenho será satisfatório para um modelo desse porte, e seu nível de equipamentos é bem recheado. Todos estes detalhes estão bem acima do nível que a Chevrolet tem atualmente no Brasil, só ficando no mesmo nível do Omega.

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Equipamentos que a Chevrolet nem sonha em oferecer para seus modelos nacionais estão presentes no Chevrolet Captiva, como controle de estabilidade, controle de tração, seis airbags, sensores de chuva e de luz, sensor de pressão dos pneus, ajustes elétricos do banco do motorista, etc. E os itens que vemos nos Chevrolet nacionais também estão no Captiva, claro, como ABS, piloto automático, ar-condiconado eletrônico, retrovisor eletrocrômico, computador de bordo, rodas de aro 17, etc.

Dois detalhes presentes no Captiva nós brasileiros não estamos acostumados a ver em modelo algum: acionamento do motor a distância, por meio de sensor na chave, e o travamento e destravamento automáticos das portas quando o câmbio é movido, respectivamente, para Drive e P.

E na hora de convencer alguém a comprar o Captiva e não um similar coreano ou japonês, a Chevrolet está apostando todas as suas fichas no maior número de equipamentos de série e também no motor mais forte, que é bem mais potente que até mesmo o motor do Santa Fe, que é 2.7, contra 3.6 do Captiva.

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Obtivemos essas informações no site UOL Carros, e o mesmo teve a oportunidade de fazer um rápido test-drive do Captiva Sport nos arredores de San José de los Cabos, no litoral mexicano. O modelo dirigido não foi exatamente igual ao que será vendido no Brasil, foram oferecidas para teste unidades comercializadas no país de origem, e somente com tração dianteira. A principal diferença está na troca seqüencial de marchas, que no México é feita por um botão na alavanca, acionado com o dedão do motorista (no Brasil, o curso será em “H”). No entanto, design e trem de força são os mesmos oferecidos aos brasileiros.

O pessoal do UOL mencionou que, por dentro, o Chevrolet Captiva é muito bem-acabado, com materiais agradáveis à visão e ao tato, mas não chega a transmitir a sensação de luxo que a GM apregoa. Os bancos são acolhedores, mas a posição ideal de dirigir ficaria mais encontrável se houvesse ajuste de profundidade na coluna do volante.

A primeira impressão com relação ao motor foi de que o mesmo demorava a responder ao acelerador, o que seria estranho devido à performance esperável de um V6 que gera 261 cavalos e disponibiliza torque de 32,95 kgfm numa curva plana. Mas era só impressão. O Captiva ganha velocidade com muita naturalidade, sem que o motor pareça estar trabalhando em excesso e sem alterações no comportamento da carroceria.

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Ajudam nisso a suspensão firme, mas não dura, e a superfície larga dos pneus, com medida 235. O único detalhe ruim será visto na hora de trocar os pneus, que devem custar bem caro. Notou-se que talvez tenha sido sábio a GM limitar a velocidade máxima a 160 km/h. Não só porque o Captiva é um convite ao exagero, mas também porque existe uma leve oscilação lateral a partir de uma certa velocidade.

Agora, basta esperarmos o lançamento por aqui do Ford Edge, que deve ser anunciado em breve. O Chevrolet Captiva chega em um momento interessante para o mercado brasileiro, que parece estar sedento de carros maiores e mais gastadores.

[Fonte: UOL Carros]



  • luiz_2008

    [Comentario #97812 sera citado aqui]

    Prefiro a nossa versão.

    Esse aí tem a frente muito comum, os faróis são simples e lembram o Tucson

    Por que a galinha do vizinho é sempre mais gorda??

    O "nosso" (mexicano) Captiva é mais bonito. Eu acho.

    Agora, eu acho que as montadoras deveriam acreditar no Brasil, tentar nacionalizar seus produtos. A gente compra um carro de 100 mil reais aqui, mas os empregos são gerados lá no México. Falta boa vontade às montadoras. A Fiat é a única que está resistindo, topando o desafio de fazer Linea e Punto aqui. Mas daqui a pouco ela se rende à moda e começa a importar Sedici, Croma e outros

  • huahuahua

    Te preocupa não, Eber, quem tem dinheiro pra comprar, emplacar, pagar IPVA e pagar as revisões dessa criancinha tem dinheiro pra trocar os pneus, com certeza… claro que tem sempre uma pessoa muito preocupada com economia doméstica que gasta todas as economias na entrada e parcela o resto em 100x …

  • Bruno_Arrais

    Me parece uma boa opção pra quem quer adquirir um carro deste porte. Que venha o Ford Edge :clapp:

  • Thiago VOS

    Gostaria de saber sobre a versao 2.4 Flex que ja vi mensionada aki e tbm em outros sites?

    Sera q ela vem? Ou sera apenas + uma ilusao?

  • Powerbest

    Só me interessaria em adiquirir um carro desses se ele fosse a Diesel!!!

  • JDFortuna

    Podia vir o Ford Kuga e não só o Edge, que sabemos ser caríssimo.

    Sobre o Captiva, este não seria mais bonito não? http://pub.tv2.no/multimedia/na/archive/00258/Chevrolet_Captiva_258887g.jpg
    Realmente eu não saberia escolher. Talvez comprasse o que me roubasse menos dinheiro.

  • JDFortuna

    [Comentario #97811 sera citado aqui]

    Comentário nota 10! Perfeito.

    Cadê o DIESEL? Só pq naum tem reduzida? Mete reduzida nele, po!

    E outra, este carro como ganha em vários quesitos a concorrência, a GM tira o computador de bordo da lista de equipamentos… Não é uma beleza??? :asner:

    POR QUE um carro não pode ter tudo?? Sempre tem algo faltando… :water:

  • Osprey

    1- Tb queria saber do modelo 4cilindros, não sei pq a GM já não lançou.
    2- O outro modelo do captiva é mais bonito sim, acho q ele é o europeu ou coreano… não sei

  • Robinho

    Gostei não…achei a frente muito feia, o resto do carro é legal, mais sei lá, não me interessa, obvio que não tenho grana para comprar uma, mas se tivesse tem opções melhores no mercado, principalmente os Coreanos que são lindos…e que venha a Ford EDGE (esse é louco D+ !!!)

  • fl4v10r04l

    O carro é bonitinho!
    Mas a versão mostrada no post numero 5 é MUITO mais charmosa!

    Não é diesel!

    E tinha que vir com teto solar! até a tracker tem ele de serie!

  • DarK_FlooD

    Carro cheio de prós! :cool:

  • Giovanni

    A frente é feinha, mas no restante é bem bonito! Agora, limitador a 160 km/h? Xi será que alguém pagaria 100 mil reais num carro que só vai até os 160 km/h? Na verdade eu pagaria, mas conhecendo os “novos ricos” do Brasil, que adoram pisar na estrada, sei que não iriam gostar nada de saber dessa limitação :nanao:

  • Mirax

    Eu achei o modelo europeu mais bonito, tanto por fora quanto por dentro.

    Outro detalhe, pra quê um motorzão desses, se a velocidade é limitada em 160 km/h!?. Desperdício puro. Típico carro pra americano mesmo.

    Sem falar que não tem versão a Diesel. Até a Mercedes trouxe o ML-320 a diesel. Muito mais caro, e muito mais carro, óbvio, mas pelo menos é diesel.

    Por isso qeu eu gosto dos carros europeus, são muito mais racionais.

  • CAB

    LAMENTÁVEL A GM TRAZER SÓ A VERSÃO COM MOTORES V6 À GASOLINA.

    NO SITE DA GM/MÉXICO, OFERECEM A VERSÃO 2.4L / 169CV , MAIS BARATA E CONCORRERIA DIREAMENTE COM TUCSON E SPORTAGE.
    DESSE JEITO, A GM SÓ DEMONSTRA QUE TRAZ CARROS CAROS E NÃO ESTÁ NEM AÍ COM OS CONSUMIDORES QUE NÃO QUEREM OSTENTAÇÃO !!!

    LAMENTAVEL !!

    PS.: NA VERDADE A GM ESTÁ PEDINDO PARA QUE AS COREANAS AUMENTEM SEUS PREÇOS E DEIXEM O CONSUMIDOR DE MÃOS ABANANDO.

  • JDFortuna

    [Comentario #97818 sera citado aqui]

    Robinho, o Captiva é coreano. :blink: Quem criou foi a Daewoo, subsidiária da GM.

  • Mirax

    [Comentario #97828 sera citado aqui]

  • Mirax

    [Comentario #97828 sera citado aqui]

    Se é pra limitar em 160 km/h a velocidade máxima, essa versão de 169 cv, serviria.

    Sem falar que deve ser mais econômica que essa V6. E ainda cocorreria com o Tucson, Sportage, Sorento, etc., como disse nosso colega.

  • JDFortuna

    [Comentario #97834 sera citado aqui]

    O Sedice já está vindo. A Suzuki já deve tentar fabricá-lo aqui, o SX.

  • CAB

    [Comentario #97834 sera citado aqui]

    Essa é a grande verdade !!!

    Ao dar-mos – comprar-mos – carros de fora do mercosul estamos remetendo dinheiro para fora de nosso país e empobrecendo-o mais.

    Para quem quer ver um país mais justo e industrializado, isto é um golpe no fígado. Deve-se sim, em minha opinião AUMENTAR OS IMPOSTOS PARA VEÍCULOS FABRICADOS fora do mercado do sul.

  • JDFortuna

    Eu com grana pra isso, caso venha com diesel, levo o Vitara. A Suzuki tá voltando e SUV tem que ser a diesel. Aqui a gasolina é cara, não é que nem nos Estados Unidos. E olha que eles estão chorando desesperados pagando 1 dolar/litro, enquanto que nós pagamos no barato, 1 euro! Dolar R$1,63 e Euro R$2,56

  • JDFortuna

    [Comentario #97838 sera citado aqui]

    Já viu o que faz a VW com o Jetta? Se aproveita do acordo Brasil/México e ainda assim cobra como se viesse da Europa!! BIZARRO!! LADRÕES!! Brasil faz acordo comercial que beneficia as indústrias, nunca o povo!!!
    Seguindo meu último comentário, torço que além de ser a diesel o Vitara, que o fabriquem aqui. Com ou sem Souza Ramos da MMC-Mitsubishi.

  • Guidson

    Prestem atenção, bastante atenção e me falem que o farol não é o do Astra alongado para baixo!!!
    :hauhau:

  • rvictor

    motor 3.6 v6 de 261 cv pra chegar em 160km/h !?!?

    ele deve beber gasolina que nem presta e o dono nao pode pasar dos 160!?

    comprar esse carro(gasolina) significa burrice. vai beber que nem presta e nao andar nada.

    que estupidez hein GM….

  • Gomes

    :cavera:Pra começar, não sou fã de SUV não. Pra mim ou é perua ou é jeep. Pagar uma fortuna num carro desses com esse motor beberrão????!!!!!!! Amigos, aqui no Brasil acho que ele vai ser só mais um daqueles carros que a gente, de vez em quando, ver passar um na rua. A nossa gasolina é caríssima (sem motivo, pura ganância da BR), e um carro desses vende tão pouco quanto S-10 ou Ranger a gasolina.

  • CAB

    [Comentario #97840 sera citado aqui]

    PEFEITO SEU EXEMPLO DO JETTA/VW . O QUE A VW FAZ COM O CONSUMIDOR DO BORA É ENGANAÇÃO PURA.

    ” VENDEM O GOLF V SEDÃ / JETTA CARÍSSIMO, E PARA QUEM TEM MENOS DINHEIRO DISPONÍVEL, EMPURRAM O DESATUALIZADO BORA ” ( TODOS BARATOS NO MÉXICO )

  • Fla95

    Eber o que vai vim pra cá tem essa frente? :??:

  • [Comentario #97854 sera citado aqui]

    sim, a GM divulgou essas fotos oficialmente. eu pessoalmente acho mais bonito que o outro.

  • Tteurafa

    Tbm achei a frente esquisita.
    as lanternas tem um desenho mais moderno q a antiga, só q ficou desproporcional, na minha opinião, se fossem maiores ficariam melhores.

  • Jassa Murtab

    Por isso que a nossa grande produtora de petróleo de pior qualidade e mais cara na hora de abastecer, a Petrobosta, vai pular de alegria quando ver alguns brasilóides vender suas casinhas para comprar esta belezona. Como o Eber falou, “o mercado brasileiro que está sedento de carros maiores e gastadores” Por isso que a Petrobosta tem livre arbítrio para aumentar a lixolina para R$ 4,00 o litro e os brasilóides irão consumir mais ainda.
    Agora falando sobre o carro para mim nem pensaria duas vezes, entre o Tucson, CRV da Honda e a Captiva vou com a ultima.

  • Cristiano_ferromodelismo

    Esse carro está caro, se o da Dodge trouxer tudo que ele traz pelo preço do modelo mais barato do Captiva, eu irei de Dodge porque o Dodge demonstrou ser mais resistente nas batidas laterais no crash test oficial dos Estados Unidos.

  • edurj

    O carro é show e logicamente para quem tem dinheiro, não será problema algum comprá-lo. Porém, o que me preocupa são opiniões a respeito do limitador de velocidade..é por essas e outras que o nosso país é recordista em vítimas de trânsito…muita gente querendo mostrar que anda nais rápido que o outro e se esquecendo que o automóvel é apenas um meio de transporte. Quer correr (+ de 160KM/h) vira piloto e vai para as pistas de corrida.

  • Luis.J.R.

    Bem que a gm poderia lançar aqui também o 2.4?Não duvido que isso aconteça. :cool:

  • Alter

    A versão 2.4 chega aqui no ano que vem, juntamente com o Malibu.

    Quanta gente tosca que comenta aqui, o carro nem saiu e o pessoal fala que está defasado, que o carro é beberrão.

    E outra, quem paga 100 mil num carro ta pouco se f o d e n d o pra consumo.

  • fl4v10r04l

    [Comentario #97901 sera citado aqui]

    Não é assim também não.
    Eu tenho um toyota Camry e paguei por ele mais de 100mil. O motor é um V6 bem calibrado que, embora beba muito naturalmente, não chega a ser exorbitante!

    Agora a minha escolha de pagar mais de 100mil num carro nasceu pela vontade de ter um automovel com conforto e qualidade mecanica de nível… Daí a dar uma de queimando (literalmente) o meu dinheiro não!

    Esse pensamento de “se eu pudesse não estava nem aí em gastar” é que faz muito novo rico quebrar as pernas em pouco tempo!

  • [Comentario #97894 sera citado aqui]

    Justamente, tem gente aí dizendo que o V6 é desperdicio por causa da limitação de velocidade. Cara, o motor é bom pra ultrapassar, pra sair de situações de sufoco, etc.

    Tem que ser muito idiota pra bancar o piloto num SUV, achar que só pq tá num carro grande n tem problema. pior q são esses que se metem nuns acidentes grotescos e saem ilesos, enquanto o brother do Voyage que vc atropelou se ferra.

  • ak47

    poxa, quantos comentários mal-pensados… NINGUÉM compra uma SUV para ficar andando mais que 160 Km/h, sem falar que no mínimo não estão pensando no fato de que qdo uma SUV a mais que 150 Km/h qdo estoura o pneu, CAPOTA! Também não pensaram que pneus de SUV não aguentam tanta velocidade, ou melhor, se arrebentariam (geralmente) após 200 Km/h. Enquanto a consumo, pensem – 261cv, 32,9 mkgf de torque a 2,100 rpm, 6 marchas, 1800 kg. Compara isso com a Tucson (180 cv, 24,5 mkgf de torque a 4000 rpm, 4 marchas, 1690 kg) RAV4 (170cv, 22,8 mkgf de torque a 4000 rpm, 4 marchas, 2100 kg), e aí vai… Agora, me diz qual teria um melhor consumo! Mas repito, falar que é burrice comprar um carro com tanta potência para NÃO passar de 160 km/hr é demais! Burrice é falar isso!

  • G.C

    Otima noticia. Quero trocar minha tucson e esse captiva e o journey sao otimas opçoes, mas provavelmente pegarei o captiva. Carros da chrysler ja me deram MUITA dor de cabeça.

  • thu

    nossa…. existem pessoas lucidas que frequentam esta site….
    160km/h em um trambolho destes ja é velocidade suficiente…. quer andar mais, com o mesmo preço compra-se um golf gti, civic si, um pouco mais um c30 2.4 ou ainda um turbo…. carros baixos, projetados para serem carros e não SUV…..


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