Chevrolet Hatches Manutenção Segurança

Chevrolet Celta: Proprietários reclamam de folga na direção

chevrolet-celta-advantage1-700x391 Chevrolet Celta: Proprietários reclamam de folga na direção

O Chevrolet Celta anda apresentando folga na caixa de direção, segundo alguns donos de frota. O hatch de entrada da GM é uma opção considerada por muitos frotistas, entre eles donos de autoescola. No Espírito Santo, dois CFCs (Centro de Formação de Condutores) relatam o problema.



Em uma das autoescolas, o proprietário possui 15 unidades do Celta e em menos de um ano, 8 deles apresentaram ruídos e folga na caixa de direção, cuja bucha de fixação se solta, podendo provocar perda de controle do veículo. Todos os casos são de modelos 2012 e 2013, geralmente com 5.000 km rodados.

Outra frota de autoescola do estado recebeu 17 unidades do Celta e em um caso específico, a direção ficou totalmente solta, gerando perda de controle, mas o instrutor evitou um acidente. O proprietário questiona se, no lugar do condutor experiente, fosse um aluno. Nos relatos das CFCs, a solução para o problema foi a substituição da bucha do modelo 2012/2013 por uma de anos anteriores, o que deu certo e corrigiu o problema.

Um técnico de centro automotivo afirma que já recebeu uma frota de cinco exemplares do Celta 2012 com o mesmo defeito. Ele diz que as ranhuras da bucha de direção anterior foram removidas na versão atual, sendo este o motivo da folga no sistema de direção. A GM não se pronunciou sobre o assunto, segundo a revista Quatro Rodas.

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

  • Rodrigo

    Ué… Quando o problema é com um carro da Ford (no caso o desmonte trágico da Ecosport), o blog tira a notícia do ar para supostamente (pelo que foi comentado) não dar IBOPE para a revista concorrente.

    Como a matéria é de uma outra montadora (que por sinal está na mesma edição da revista que fala do desmonte), agora pode?!

    • bilharinho

      Pode haver alguma questão jurídica envolvida ou da parte da Ford ou da parte da 4R. Se houvesse má fé ou parcialidade do NA nem postariam. Já cortavam pela raiz.

      • Rodrigo

        Neste caso acredito que seria de bom tom o blog soltar uma nota explicando os motivos pelos quais retirou a matéria do ar, para não deixar essa sensação de parcialidade (o que acredito – e espero de verdade – que não é real).

    • figado

      A diferença é que o Longa Duração é um teste conduzido pela própria QR com critérios próprios.
      Esse problema do Celta é uma notícia bem mais genérica que pode afetar qualquer veículo 2012 ou 2013, aparentemente.

      • Rodrigo

        E qual o problema em publicar um e não outro? Pelo que eu saiba a 4R tem critérios bem claros sobre os desmontes: avaliam aspectos qualitativos e quantitativos frente às especificações que as próprias montadoras dos veículo que eles compram disponibilizam. Não há nada de empírico ou nebuloso nisso.

        O que questiono é publicar uma matéria e retirar do ar outra. Não estou entrando no mérito se é GM, FIat, VW ou Jac. Se é Celta ou BMW.

      • FelipeLange

        Por que o blog tirou a notícia do ar?

    • Anônimo

      Isso só se resume em: PROCESSO NELES! GM que absurdos mais iremos ver nessa em seus carrinhos de latão com plástico? Acho que se mandar produzir o celta na CHINA acho que ficaria mais seguro(IRONIA) além de mais barato(mesmo importado)…

    • Um editor do site publicou sobre a reprovação do EcoSport no teste de 60.000 km. Então eu pedi pra retirar pois o NA não está aqui pra ficar fazendo publicidade gratuita pra uma revista que no final das contas é nosso concorrente, pois publica notícias de carros assim como nós. É diferente publicarmos uma matéria apenas citando a revista no final como fonte e fazer uma matéria pra falar de uma matéria da revista e então ajudar ela a vender mais nas bancas.

      Não temos preferência por uma marca ou outra, pois todos os meses publicamos os problemas que são relatados nessa seção da revista, que trata de problemas que certos modelos estão dando a seus clientes por aí.

      • Rodrigo

        Obrigado pelo esclarecimento Eber.

        A sessão Autodefesa da 4 Rodas é uma das mais interessantes e importantes da revista, já utilizei e realmente dá resultado. Parabéns por replicar, pois não deixa de ser um serviço de utilidade pública.

        Grato.

  • Filipe Augustus

    Quando eu penso que esse é um dos piores que carros que existem, sempre tem mais um motivo para reforçar minha tese ;)

    • bilharinho

      Pior para o mercado. Para a GM é uma maravilha. Pega uma chapa de aço qualquer, prega uns parafusos, coloca as rodas e pronto. Sai um Celta. rsrsrsrs

      • FelipeLange

        Eu que não compro uma carroça dessa. Prefiro pegar um Corsa de primeira geração, já que são a mesma plataforma…

        • netovski

          Corsa C deixando saudades.

          Olho pro celta, agile, montana e penso como foi o processo de desenvolvimento desses carros.

          "Que tal se a gente pegasse um carro de 12 anos atrás, chamassemos o carlos barba pra dar uma reestilizada e colocassemos no lugar do modelo mais novo? Será que os brasileiros comem essa macumba?"

          "Detroit vai adorar saber disso!"

          • 4lex

            capaz de a conversa nas montadoras ser bem essa mesmo ..

            o primeiro objetivo dessas fabricas é fazer lucro pra matriz, sobretudo nos tempos de "crise" 2008 ..

          • Filipe Augustus

            Falando do Agile, acho que fazia tempo que eu não andava em um carro tão desconfortável e estranho quanto o Agile do meu primo, que carrinho horrível, tanto em design quanto em conjunto completo, o Agile teria que ter motor 1.0 e ser vendido no lugar do Celta pelo mesmo preço, só assim para justificar tamanha falta de predicados.

            • Milton

              É um carro áspero, com péssima visibilidade dianteira, câmbio horrível, painel encurtado para liberar espaço interno que lembra o de fusca, plásticos de péssima qualidade (até o cheiro é ruim), enfim, é uma adaptação realmente tosca, sem qualquer predicado.

          • PG_VACA

            Coloca o LIXO do Onix na sua lista de mer.das fabricadas no Brasil pela GMB

      • observador_rj

        Amigos, vamos começar a exigir pela base… Vcs pedem uma nave espacial para trafegar nessas vias repletas de buracos lunares, motoristas mal educados e ruas povoadas de bandidos c olhos brilhando p tomarem seus bens e motoristas mal educados…..

        Precisamos, primeiro, melhorar a base da nossa colônia tupiniquim p exigirmos melhores carros…

    • Rodrigo

      Não é à toa que o Celta vende menos que o Onix 1.0.

  • bedotRJ

    Aluguei um desses em viagem recente ao Nordeste e senti um alívio enorme ao retornar a meu singelo Ka. E olha que estamos falando de modelos concorrentes. Na minha opinião, o Celta é hoje o pior carro do mercado brasileiro.

    • Mario Souza

      Discordo, já tivemos em casa tanto o Ka quanto o Celta, e o Ka é sofrível em relação ao Celta, tem um motor amarrado que custa a desenvolver, consumo mais elevado, bancos extremamente desconfortáveis e baixos, os espelhos dos retrovisores das portas possuem grau diferente do retrovisor interno, pontos cegos, entre outros motivos que me faz preferir o Celta, embora sua direção seja deslocada, me sinto mais confortável dirigindo o Celta em relação ao Ka.

      • thinkt4nk

        Já andei em ambos e considero os 2 terríveis, mas o Celta consegue ser pior sim. Motor não é o mais importante neste tipo de carro. A ergonomia do Celta é insuportável, não há como dirigir aquele carro. Os bancos duros do Ka são até toleráveis em curtos trajetos, mas ficar todo torto ao volante como se fica no Celta, não dá pra aceitar, é um tapa na cara do consumidor. Entendo que para o seu gosto pessoal possa ser diferente, mas falando de uma forma geral considero o projeto do Celta ainda o pior do mercado nacional, com o Gol G4 vindo logo atrás.

        • mho

          Bancos macios são desconfortáveis em viagens longas e dão menos apoio lateral nas curvas.

          • Landrutt

            E macios os bancos do Celta são, até demais. São confeccionados com a mais vagabund@ das espumas. Ano passado fiz uma viagem com três amigos(Natal-Recife) e fomos no Celta de um deles, se eu não me engano 2012, mas é desse "novo". Demorei uma semana pra me recuperar do "descadeiramento", cada depressão na estrada a espuma afundava e a bund@ de quem tava atrás batia no batente onde o assento é apoiado, fora que o apoio de cabeça fixo do banco traseiro é na verdade apoio de nuca, aquilo em uma batida corre o risco de matar os passageiros pois o choque é diretamente na nuca. Se eu tinha alguma dúvida de que era o carro mais porco do mercado depois daquela viagem não tive mais. Já fiz o mesmo trajeto inúmeras vezes, nos mais variados carros, e nunca me senti tão desconfortável.

            • PG_VACA

              Celta é essa caga.da mesmo, pior em tudo e a marca dele ja foi boa, hoje só oferece lixo e tudo caro. Mas quer saber? Espero que o Celta seja o novo Gol e por mais de 30 anos venda a mesma geração! (pena que até 2018 ele morre "espero coisa mais vagabunda")

            • mho

              A Fiat usou este conceito primeiro no Mille, os bancos mais macios compensam o conjunto da suspensão mais rígido (pneus, rodas, suspensão, molas e etc) para rodar em péssimas estradas, típico de cidades brasileiras.

            • Chin..

              Tenho um Celta 2009 e ainda não tenho o que falar dele, carro bom e forte pra categoria, faço as revisões regularmente, realmente o acabamento não é dos melhores mas é o suficiente pra sua proposta e discordo de alguns itens citados por você. Obs: Nunca me deixou na mão.

  • WANDERSON ATHAYDE

    Ainda continuam, comprado essa CARROÇAS! Bem feito.

  • Meeeh

    Num carro que já é fabricado há tantos anos, já era pra terem sanado todos o problemas…

    Lastimável….

    A GM provavelmente irá alegar um defeito na peça… Que o fornecedor errou…blábláblá….

    • C.Nunes

      Creio que problemas como este foram criados através de tentativas de redução de custos de produção das peças em questão. Lendo o último parágrafo onde há a citação de um técnico sobre as ranhuras da bucha de direção, pode ser que o processo para fazer estas ranhuras tenha sido eliminado para reduzir o tempo produtivo e, consequentemente, o barateamento da peça. Talvez, no processo de montagem da direção, o ajuste poderia estar mais justo, mas, como este carro, assim como todos aqui no país, rodam em estradas não muito boas, com o tempo a folga apareceria, mas não tão rápido como no Celta. O problema, então, é puramente da GM, já que a fornecedora da direção apenas fabrica conforme suas especificações. O temor agora é que casos como este ocorram nos outros carros que compartilham a mesma plataforma (Classic, Agile e Montana).

      • Leomt

        Amigo, não duvido nada. Infelizmente é assim q ocorre: os fornecedores apenas seguem as especificações definidas pelas montadoras. Realmente existem departamentos responsáveis por reduções de custos de carros já fabricados em série depois de algum tempo após seu lançamento (tudo isso escutei de um conhecido q trabalha em uma das gdes). O problema é que reduziram a segurança tb. Aí já é demais né :( . Gente isso é informação de utilidade pública. Acho q a montadora deveria ser processada e responsabilizada com ocorre em países como os EUA, Japão, etc. isso é muito grave e dá até cadeia lá fora. Não sei como seria aqui.

      • PG_VACA

        Temor nada! Espero que ocorra o mesmo problema para que o povo acorde e veja os lixos que são fabricados e sempre são os mais vendidos.

  • Landrutt

    Mais um lixo que já deveria ter sumido do mercado. Aliás, nem deveria ter nascido, projeto porco que nada mais é do que um Corsa B piorado em absolutamente tudo. Como já disseram antes, é o pior carro do mercado.

  • Thiago

    Os proprietários deveriam reclamar é do carro inteiro !

  • Dragoniten

    Isso que é um carro com anos e mais anos de mercado. Se um chinês dá um único problema de ruído aqui ou ali, nem que seja a cada 1 milhão de unidades, galera desce o pau.

    É. Carroça por carroça, prefiro um usado :P

  • fschulz84

    O Celta a cada ano que passa fica mais porco…

  • andresluzala

    Só uma coisa, VERIFIQUEM OS CASOS DA DIREÇÃO DOS FIAT 500.

    O meu foi trocado 2 vezes (uma vez a caixa e a outra a coluna) e a nova proprietária acabou efetuando uma terceira troca.

    No tal clube do fiat 500 é um dos tópicos mais comentados e que consta diversas reclamações…

    • BCA_83

      Idem para o corolla!

    • thinkt4nk

      Carros mexicanos de outras marcas estão tendo o mesmo problema. Já o novo Golf tem tido reclamações de bolhas nos pneus. Começo a achar que é coincidência demais em um país todo esburacado como o nosso.

      • mho

        Bem que a VW poderia colocar pneus da Michelin ou Continental.

  • shdn2010

    Esses fãsboys das marcas são td um bando de d*entes. Todos os carros, e todas a marcas estão sujeitas a dar problemas. Não existe nenhuma marca nem modelo de carro perfeito.

    • bilharinho

      Doente é uma montadora que pega um projeto de mais de 10 anos, testado e retestado, e ainda consegue fazer uma navalhada destas. E ainda encontra gente pra defender. Por isto o mercado brasileiro é como é.

      • FelipeLange

        Prefiro comprar um Corsa B, do que uma porcaria dessa.

        • CyborgPilot

          Meu Corsa Classic 1.6 com 10 anos de uso está com a direção perfeita. No caso do meu é hidráulica.

          • thinkt4nk

            Há 10 anos atrás eles ainda sabiam fazer direção e motor…

            • fschulz84

              Exato. Há 10 anos atrás, a GM ainda era digna de ser chamada de uma boa montadora no Brasil.

  • netovski

    Erro do fornecedor, mas quem vai tomar processo adoidado é a GM por falhar no controle de qualidade.

  • Diegorji

    Uma vez carroceiros sempre carroceiros !!! Não tenho pena, pois sabem da péssima qualidade do carro e do valor exorbitante, mas vão lá e finaciam a carroça a perder de vista. Então aproveitem e façam um seguro de vida. hahahaha…

    Carroceiros em 60x – O filme… hahaha…

  • Douglas

    Se for pra ter uma carroça desta prefiro passar raiva andando de ônibus ou a pé, junta um pouco mais de grana e compra um semi-novo seguro e confortavel.

  • msbiel13

    aaaaah , qual foi , to fazendo auto-escola e o carro da aula pratica é um celta , agora fiquei com medo :/

    • Herbet23

      Será que faz parte da aula agora o "salvem-se quem puder, que a direção quebrou!"

  • _William

    Esse carro já é porco em todos os sentidos, e pra tentar economizar ainda mais ao fabricar essa tranqueira ainda tiram as ranhuras da bucha? PQP!
    Meu amigo tem um Celta, e foi o pior carro que dirigi…..

  • BCA_83

    E a caixa de marchas??? Continua aquela belezura?? TODOS os celtas que aluguei e mais 2 de amigos tem barulhos na caixa e engatar a marcha ré beira o impossível!!! Todas as marcas estão sujeitas a problemas de fabricação, especialmente em modelos completamente novos… Mas o celta É UM CORSA B!!!! Se a GM ainda não aprendeu a fabricar um CORSA B eu desisto!!!

  • Brasilino Roxo

    O CFC é uma prova dura mesmo para quem se candidata a obter a carta. Mas o Brasil como é um pais de primeiro mundo, dono da economia mais rica do mundo, pré-sal, copa, tudo ocorre aqui. Nosso governo, sempre pensando o melhor para sua população orienta os proprietários de auto-escola, a seguirem o melhor programa sócio-educativo baseado "Cui licet quod est plus, licet utique quod est minus" promove o treino em automotores no mais alto grau de dificuldade, para se certificar que o candidato está preparado para tudo.
    Nós não somos como país subdesenvolvido chamado frança no qual tais alunos fazem aula em audi.

  • Anderson_sp

    Um carro com mais de 10 anos no mercado deixarem que problemas virarem vícios é soda, a GM está esperando um acidente acontecer com bastante repercussão para resolver o tal problema ?

  • Vinicius Felix

    Fiz aulas práticas em um Celta, e também no Gol G5 e Fox(Antigo). O Celta se não me engano devia ser 2007/2008 por ai. Anda bem e o câmbio não é ruim, mas o resto do carro é horrível.
    Não há uma posição de dirigir confortável, a posição do volante e o painel são ruins. Os plásticos passam do limite, nesse calor, se alguém andar em um sem ar condicionado, boa sorte.
    E perto do fim de carreira o Celta ainda consegue ter problemas. Espero que o Up faça com que os padrões dos populares melhorarem, mas vamos esperar o lançamento pra afirmar algo.

  • A autoestima dessa montadora com carros mortais vai pro chão estão bem agora querem machucar seus consumidores recall pra CELTA

  • tatu_peba

    Outro dia me disseram que o Celta não tinha folga na direção. Tinha férias!!!…hehehe

  • Magnao Cordeiro

    Temos um Celta 2003 aqui em casa , tá com 100 mil km e não tem folga nenhuma . . uso o carro para minhas idas a São Paulo(por conta da violência , prefiro não chamar atenção) . . . .sou segundo dono , o primeiro foi minha irmã . . . . . . nunca foi consertado nada . . . . . o carro é apertado , não tem conforto , não tem segurança . . . mas é um carro guerreiro viu!!!o meu pelo menos tem A/C . . . .

    • Leomt

      Esse problema parece ser um problema recente: 2012/2013. Tb tivemos celta 2006 aqui em casa basicão, peladão, sem nada, vermelho e para-choques sem pintura. O carro era bem ágil, pouco peso, parecia cart, embreagem leve. Se não entrasse a ré, era só engatar outra marcha e depois engatar a ré que entrava de boa (problema básico de cambio GM). Andamos uns 70mil km e vendemos, já fazendo alguns barulhos e chiado da Correia. O bom desse carro foi a pouquíssima desvalorização e facilidade de revenda :)! Um dos melhores no mercado nesses aspectos, senão o melhor! O NA podia fazer um ranking de carros de melhor revenda (nem sei se existe isso) hehe.

      • PG_VACA

        Kart*

  • O celta ainda mantem as boas qualidades do antigo corsinha?

    • mho

      Cite as qualidades que você gostaria de saber que o povo responde.

  • carroca_br

    Vocês estão por fora!

    Isso é um acordo entre Volks e GM pra quem vai ficar com saudades da Kombi!

    Alias Kombi e Celta se forem pensar bem, excluindo as dimensões, tem muito mais em comum do que só a folga na direção, hahaha…

    Vai brasileiro, compra carroça, compra! Daí ainda vem aqui no N.A. defender o carro só porque tem um, quando deveria na verdade ir reclamar com a montadora e exigir seus direitos por um produto de maior qualidade!

    Ê Brasil, cada vez pior!

  • cavevolution

    É a Vw Kombi tentando reencarnar no corpo do Celta…rs

  • alexhmoraes

    Isso por que esse pessoal ai ainda nao andou em Kombi, aquilo sim é folga

  • André Ricardo Mazon

    Uma das maiores maravilhas da indústria automobilística brasileira. Vejam o crash test do mesmo. Em caso de acidente é pena de morte.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend