Chevrolet Hatches Peruas Populares Sedãs

Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio

Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio

A Chevrolet está convocando parte dos proprietários dos modelos Onix, Prisma, Cobalt e Spin para um recall no território brasileiro. Conforme um comunicado emitido pela fabricante norte-americana nesta quarta-feira (6), o quarteto de ano/modelo 2017 a 2019 podem apresentar uma falha nos relês da caixa de fusível que, em casos extremos, pode provocar até um incêndio no conjunto.


De acordo com a Chevrolet, foi constatado um defeito que pode provocar um superaquecimento do motor de partida. Isso por conta de uma possível entrada e acúmulo de água na região dos terminais de relê da caixa de fusíveis, posicionada no compartimento do motor, com risco de curto-circuito e acionamento involuntário e contínuo do motor de partida, com possibilidade de incêndio.

Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio

Além disso, se o exemplar em questão seja equipado com transmissão manual, caso ela esteja engatada, o carro pode se movimentar involuntariamente. Em ambos os casos, há risco de lesões corporais graves.


Para reparar o problema, a Chevrolet irá adicionar isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis. O reparo tem tempo estimado de 20 minutos e não irá gerar qualquer custo aos proprietários do veículo. As unidades envolvidas foram fabricadas entre 2016 e 2018 e deverão comparecer à rede de concessionárias a partir do dia 7 de junho.

Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio

Confira abaixo as relações de chassis dos modelos envolvidos:

Marca e Modelo
do Veículo
Chassis Nº
Data Inicial e
Final de Fabricação
Chevrolet Spin Modelo 2017 a 2018
HB100029 à JB259531
22/01/2016 à 21/05/2018
Chevrolet Cobalt Modelo 2017 a 2019
HB100045 à KB103118
04/02/2016 à 21/05/2018
Chevrolet Onix Modelo 2017 a 2019
HB100028 à KG110336
15/01/2016 à 24/05/2018
Chevrolet Prisma Modelo 2017 a 2019
HG100102 à KG110508
15/01/2016 à 24/05/2018

Os proprietários dos veículos podem obter mais informações a partir do site da marca ou do telefone 0800 702 4200. Vale ressaltar que este é o primeiro recall da Chevrolet desde agosto de 2017, quando a marca convocou todos os exemplares do Spin (164,8 mil modelos) também por risco de curto-circuito e incêndio.

Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio
Nota média 4.3 de 9 votos

  • JOSE DO EGITO

    Parabens GM pelo controle de qualidade que deveria ser feito ANTES ,repito,ANTES da montagem.

    • Eric PB

      Cite uma montadora que não tenha passado por recall este ano… pode jogar no google caso facilite. Erros acontecem e o importante e admiti-los e buscar a solução.

  • Filipo

    “…a Chevrolet irá adicionar isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis.” – Ou seja, vão fazer uma gambiarra para correção. A correção deveria ser através de uma nova caixa de fusíveis, redesenhada ou o desenvolvimento de uma proteção/anteparo, para evitar o acúmulo de água na região dos terminais de relê da caixa. Antes que me critiquem “por isso ou por aquilo”, pensem que adicionar fita isolante não é a melhor solução. Com o tempo e calor, este isolante tende a perder eficácia. O segundo dono do veículo (após alguns anos com o primeiro), ‘pode’ vir a conhecer tal defeito. O que pode vir a ocorrer mesmo com o primeiro.
    É só a minha opinião!

    • Edson Fernandes

      O curioso é…. os carros nunca tiveram esse problema, como pode agora vir a ter?

      • Filipo

        Não sabemos, mas o recall é do Onix pós facelift (2017 em diante). Então pode ser que além do redesenho de para-choques e lanternas, tenha havido alguma mudança na localização e/ou da caixa de fusíveis por algum motivo que não sabemos. Enfim, coisa que só a Chevrolet saberia nos informar.

        • Edson Fernandes

          Não faz sentido. Entendo que possam até mudar chicotes com as mudança, mas a ponto de deixar exposto um item tão importante? Algo me diz que algum contador de feijão tirou algo na tentativa de lucrar mais e não deu certo.

          • Marcos B Santana

            Edson ,entendo que não se trata disso,pois o problema já é antigo, desde de 2014 se não me engano,no ano passado já houve um Recall para tentar corrigir este mesmo problema,na época a solução adotada foi a de colocar uma borracha perto do para-brisa para não entrar água.

      • João Guilherme Tuhu

        Acho difícil que venham a ter problema, a não ser que o dono seja muito desmazelado. Fui examinar hoje a área do problema. Trata-se de um projeto mal feito e soluções porcas da fabricante. A caixa de fusíveis fica junto ao bocal de reabastecimento do lavador do para-brisa. A tendência é, ao reabastecer com água esse reservatório, jorrar um pouco de líquido para a caixa, que é mal isolada. O reabastecimento desse reservatório geralmente é deixado de lado pelo proprietário, que manda o frentista fazer isso. Aí, com a delicadeza natural de quem não é dono, o cara simplesmente faz uma lagoa naquela região do cofre, o que gera entrada de água na caixa. O chicote que sai desta caixa também não é isolado, o que outros fabricantes fazem com simples tubos de plástico, mas dona GM não o fez.

        • João Guilherme Tuhu

          E o relê afetado fica exatamente na borda da caixa de fusíveis, embaixo, bem vulnerável em qualquer entrada de água.

          • Marcos B Santana

            É isso mesmo !

        • Edson Fernandes

          Fiquei confuso sobre sua resposta inicial e ao fim dela…rs

          Porque vc diz que o dono precisa ser uma pessoa que não cuida do carro, mas daí mostra evidencias de como pode ocorrer o problema e as coisas que a Chevrolet deixou de fazer. E deu a impressão que ela cortou algum custo ali. Se outros carros possuem e ela não, considero ainda um corte de custos ruim.

          Mas veja que curioso: A Renault tbm fez uma porquisse no Fluence.

          Ele tem o sensor do ABS abaixo da grelha do limpador. O que isso quer dizer? Que cai agua em cima. No caso do meu carro, algum “mecanico” de concessionaria já mexeu nessa peça que colocou ela em local incorreto.

          Não preciso dizer o risco que eu tinha da peça estar em local incorreto né?

          Ao menos o sensor esta totalmente embalado com muitas coisas além do proprio frio ter esse plastico. Mas …achei o local do sensor pessimo. Só conheci pq na troca do amortecedor, precisa tirar essa grelha para dar acesso ao terceiro parafuso do amortecedor. (e eu ajudei o mecanico).

          Enfim… coisas que nao vimos ou prestamos atenção que pode correr o risco de problemas sérios.

    • T1000

      Totalmente de acordo.
      Se bobear será uma fita isolante daquelas de 50 centavos kkk

    • Marcos B Santana

      Fiz o recall hoje, o técnico usou uma espécie de cola isolante ( produto importado da Alemanha) que segundo o mesmo, nao sai com calor ou com o tempo.
      Mas você está correto, não resolveram o problema em si, que seria a troca da caixa de fusíveis para definitivamente não entrar água .

      • Filipo

        Penso no seguinte: Após muitos anos, caso algum fusível demande manutenção ou simples verificação, a caixa terá de ser aberta e provavelmente não passarão o mesmo isolante impermeabilizante, ainda mais se o serviço for feito fora de concessionária, onde a maioria dos veículos não voltam após o fim da garantia. E o problema pode renascer!

        • Marcos B Santana

          Na verdade o isolante que eles passaram foi apenas no relé do motor de partida, que poderia entrar em curto em contato com a água .
          Ou seja a caixa de fusíveis e relés continua passivel de entrar água pois não isolaram a mesma, apenas “resolveram” a questaq do tal relé .

      • João Guilherme Tuhu

        Aqui no RJ a concessionária disse que ainda não tem o material para reparo.

        • Marcos B Santana

          Pois é , aqui em São Paulo liguei para 3 concessionárias, na terceira tinha a tal “cola” isoladora.
          Pra quem mora em SP a concessionária Nova da Av João Dias tem.

  • Nicolas_RS

    Onix é o novo Mareia! Não bastar ter 0 no NCAP tem que pegar fogo.

    • artxin

      Pelo menos ele não é um Ford Pinto da vida (além de o Onix agora ter 3 estrelas em segurança).

    • JOSE DO EGITO

      No ONIX pode se escolher 2 maneiras de morrer :ou numa colisao ou por pegar fogo! O GM faça me favor começa fazer carros descentes!

      • Abdallah

        Ela não vai fazer.. já vende muito bem essas bicheiras e o povo adora.

  • Bruno@BRN.CS

    O campeão agora vem com start-stop

    • Jackson

      start-fire

      • Bruno@BRN.CS

        Booooa

  • edgar__rj

    As unidades envolvidas foram fabricadas entre 2016 e 2018 e deverão comparecer à rede de concessionárias a partir do dia 7 de junho.

    Engraçado que não divulgaram quantidade total de veículos afetados… Geralmente as matérias vem como um grito: ” N mil ” unidades da marca X sofrem recall…

    • JOSE DO EGITO

      Pra colocar uma fitinha isolante nao precisa de muita conversa

  • 1945_DE

    De tempos em tempos, aparacem uns carros assassinos. Um arrancava os dedos do proprietário (VW). Outro se incendiava (FIAT). Outro perdia a roda (FIAT). Agora temos um que se incendeia e pode sair em disparada e matar quem estiver na frente. Parece que as montadoras precisam testar melhor os seus carros antes de colocá-los no mercado.

    • Vitor

      Isso ocorre também no exterior. Mas sua descrição foi digna de programas policiais, acho que nenhum carro saiu em disparada matando quem estivesse na frente.
      O Recall tem como uma das funções principais corrigir a falha, mas geralmente dificilmente essas falhas provocam algum dano de fato.
      Mas concordo que o cuidado deve ser total.

      • Marcelo Alves

        Pior que vários anos atrás teve uns casos de carros da Hyundai com câmbio automático que disparavam o acelerador e travavam todos os comandos e para piorar parece que o freio não funcionava, creio que foi lá por 2009/2010, tiveram alguns casos assim fora do Brasil, nem sei no que deu isso.

        • O caso de aceleração involuntária foi da Toyota e aconteceu até 2014.

          • Marcelo Alves

            Teve esse da Toyota também, mas também teve uns casos com a hyundai, o carro disparava o acelerador e não respondia nenhum comando no câmbio/freio/ignição, vc acha até vídeos se procurar.

    • JOSE DO EGITO

      O que é perder uma roda perto de um VW que perdia o EIXO ?

      • Geraldo Xavier

        Jetta

  • Rafael Barcellos de Paula

    Agora fiquei confuso… Será que a taxa de incêndio também deve ser paga para quem possui esses belíssimos automóveis?

  • Ailton Maschio Gomes

    Pelo menos a Chevrolet convoca recall. Olha a jeep que não se meche com os apagões do compass.

  • Samuel Justus

    Ontem vi uma Montana pegando fogo em Mauá,aqui na grande sp e parecia ser nova.

  • Rodrigo

    Fazia tempo que a Chevrolet não anunciava um recall. Acho que uns 2 meses. Tá melhorando…

  • th!nk.t4nk

    Se pegar as notícias de carros da GM com risco de incêndio nos últimos 10 anos, aqui do NA mesmo, acho que bateria todos os recordes dos concorrentes. Nos últimos tempos até que nao tinha aparecido tanta notícia assim, tava demorando.

    • MarcioMaster

      Não confunda as coisas, entenda primeiro como funciona um recall.

      • th!nk.t4nk

        Nao estou falando só de recall. Teve GM pegando fogo à beça na última década. Teve gente que chegou até a perder a casa em incêndio (pesquise sobre o primeiro Volt), por combustão espontânea dentro da garagem.

        • MarcioMaster

          A materia é sobre esse recall especificamente, algo simples, que não incediou nenhum veiculo e provavelmente nenhum apresentou falha, mas uma constatação da possibilidade do relé “colar” e disparar o motor de partida com o mesmo superaquecendo e pifando, com possibilidade quase nula de incendio fez o fabricante se precaver como varios outros estão fazendo, é uma atitude muito exemplar dos fabricantes. Porem os comentários são lastimáveis, sugerem que varias unidades ja pegaram fogo, varias pessoas morreram etc. Outro detalhe é que aqui não tem Volt, e problema com bateria superaquecendo varias marcas tiveram e tambem não houve esse numero de carros pegando fogo que voçe sugeriu, tampouco conclusão de culpa.

  • Bruno Albuquerque

    Motor Fire? E não era da Fiat? kkkkkkkkk

  • Bruno Albuquerque

    Novo Onix 2018/2019 vira com o inovador sistema “Usain Bolt”: Alerta de fogo dentro da cabine para os ocupantes saírem correndo o mais rápido possível.

    • JOSE DO EGITO

      Pelo menos podemos escolher entre morrer AFOGADO dentro de um ETIOS ou morrer QUEIMADO dentro de um ONIX

  • T1000

    Será que a localiza enviará seus milhares de onix para o recall?

  • Marcos B Santana

    Fiz hoje o recall, tenho uma Spin 2018, foi bem simples, durou menos de 10 minutos, colocaram imws

    • João Guilherme Tuhu

      Também tenho uma Spin 2018. Será que esse produto não afetará o contato elétrico do relê com a placa? Que solução porca!

      • Marcos B Santana

        Boa pergunta ! Não sei dizer, esperamos que não, o técnico disse que o isolante é próprio pra isso, mas não dá para confiar 100%

    • JOSE DO EGITO

      O mais legal e ver os AMERICANOS aprendendo dar um jeitinho BRASILEIRO em tudo !! Convenhamos que esse procedimento nao é trocar a peça e nem concerta-la isso que foi feito é gambiarra das mais explicitas

      • Marcos B Santana

        Põe gambiarra nisso, eu sinceramente só voltei para a GM por trabalho com táxi e devido alguns clientes eu precisava de um carro com porta malas bem grande e que não fosse tão caro,neste caso só tinha a Spin no mercado.
        Os pseudos SUVs não me servem, sedans também não .
        Infelizmente não temos mais peruas no mercado.

  • Gil Ribeiro

    Ridículo kkk meu carro nem chegou de cegonha aínda, vêm de Paulínia,moro em Sp…e já recall… Onix 18 18, não queria 17 pois zerou latin ncap…agora 18 18 levou 3 🌟🌟🌟 estrelas.. (era para levar 5 estrelas porém perde duas estrelas por não ter controle de estabilidade) mais essa agora …Gm o que tá acontecendo? Falta de respeito… Meu Primeiro Carro Okm e Recall aff vão arrumar com uma cola alemã? Que RIDÍCULO ISSO… gambiarras.Sem nível algum!!! Paguei 46 mil Reais para essa vergonha? Nunca mais compro Gm… Carro nem chegou já se queimou… Só não pode se queimar literalmente né kkk horrível.Tomara que nao seja mais líderes de vendas… ridículo estou inconformado quando vi na falta de respeito… fiquei 2 meses pesquisando carro novo para comprar agora essa decepção carro já chega com mal impressão…vou avisar as pessoas para não comprarem esse veiveíc AFF ridículo isso..triste.

  • Gil Ribeiro

    Gm vc é muito ridícula, to querendo devolver o Carro já nem chegou ainda…. Não comprem o onix .Carro pode pegar fogo!

  • Gil Ribeiro

    Não comprem o onix estou decepcionado…carro nem chegou Ainda já estou depressivo.

    • Marcos B Santana

      Calma Gil não é pra tanto, dizem que as colas alemãs são as melhores.

      • Gil Ribeiro

        Quero devolver o carro magina….sem cola alemã… não quero morrer queimado..

  • Cesar

    Não tem problema não gente. Não precisam se assustar. São só 500 mil carros que podem pegar fogo.

  • Lucas

    No meu antigo C3 ano 2010 tinha uma borracha de vedação na caixa de fusíveis, dia desses tava dando uma bulinada no cofre do meu Onix e abri a caixa de fusíveis e notei que não existe vedação alguma, só a proteção da capa plástica, ou seja, totalmente vulnerável a água. A GM economizou na borracha de vedação da caixa de fusíveis olha o resultado aí…

  • Gil Ribeiro

    Motor 4 cilindros se queimou agora literalmente .. ridículo isso. Estou querendo devolver o carro… O carro nem chegou ainda da cegonha vem do interior de São Paulo…GM nunca Mais… primeiro teste zero de segurança… daí comprei 18 18 levou 3 estrelas…agora pega fogo… GM tem quê ser processada… tá fazendo gambiarras no Carro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email