Chevrolet Conversíveis Cupês Esportivos EUA Tecnologia

Chevrolet Corvette vai ganhar câmbio automático de oito marchas

gm-8l90

Um documento técnico da GM revelou que a montadora americana pretende introduzir uma transmissão automática de oito marchas no Chevrolet Corvette 2015. A versão que será escolhida para estrear o câmbio será a Z06, equipada com motor V8 6.2 aspirado, que entrega torque de 63,4 kgfm.

Fabricada pela própria GM, a caixa de transmissão é chamada de 8L90 e promete ser 5% mais eficiente em termos de consumo comparado com a atual de seis velocidades. O componente ainda utiliza mais alumínio e magnésio, reduzindo assim o peso total em 4 kg. A GM diz que as trocas de marchas no modo manual são 8 centésimos de segundos mais rápidas que no câmbio de dupla embreagem PDK da Porsche.





  • Louis

    Pelo jeito o tradicional conversor de torque ainda tem vida longa!

    • SLABTOMAS

      Se econômico ou gastão, ágil ou lento, seja como for, nada melhor que um câmbio automático de VERDADE!

      • alemaomoreira

        Concordo! Prefiro o automático com conversor. Agora, tem uns de dupla embreagem que estão muito bons hein.

      • Rodrigo

        Eu concordo!

        Nada contra aos câmbios de dupla embreagem, ainda acho que na teoria eles são excelentes, mas na prática ainda precisam de anos de mercado para poderem tomar de vez o lugar do automático tradicional com conversor de torque em termos de confiabilidade e robustez. Ainda mais em motorzões como esses que praticamente anulam qualquer perda de potência decorrente do uso do conversor.
        Para os motores menores ou menos potentes, ainda acho que o CVT é a melhor opção, especialmente se o objetivo for melhor consumo. Com os aprimoramentos adotados atualmente, até a sensação de monotonia nesses câmbios já foi superada.

        • Magno

          Voce sabe me dizer se esses cambios de dupla embreagem são muito duravéis em comparação às embreagens convencionais ? Com quantos Km em média ela teria que ser trocada?
          Eu tenho a impressão que devem durar bem mais do que as embreagens convencionais, mas o preço pode ser um fator determinante pra muita gente..

          • Rodrigo

            Não sei dizer. Eu já li reportagem dizendo que a troca de um conjunto de embreagens num câmbio de dupla embreagem da Audi custa em torno de R$18 mil. Ocorrendo tal troca em torno dos 100 mil km.
            Em contrapartida, nas caixas automáticas convencionais mais modernas, nem o óleo de câmbio é trocado (apenas verificação do nível e completar com fluido se necessário). Nesses casos o custo de desgaste do câmbio chega a ser inferior até de um manual, já que neste necessariamente terá que ser trocado platô+disco+rolamento da embreagem algum dia.

            • Magno

              Valeu Rodrigo ! Espero que com a popularização deste itém a tendencia seja o preço ficar mais em conta. Mas…pelo jeito ainda vai levar um bom tempo. Vamos aguardar !

  • DimitriDiegoli

    Parece que essa 'caixa' seria fabricada na unidade de Joinville/SC. [Ironic mode On]

  • PedroTelles

    Desde que deixem a opção de câmbio manual, tudo bem.

  • Rodrigo Maziero

    GM > Resto

    • Neanderthal_Man

      Corvette Stingray > tudo. Qual outro carro de US$ 58k bate M3, GT-R, Carrera S, Cayman e GT500 na pista?



Send this to friend