Chevrolet Hatches Linha 2018

Chevrolet Cruze Hatch 2018: detalhes, fotos, versões, motor, preços

chevrolet-cruze-sport6-2018-1 Chevrolet Cruze Hatch 2018: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Chevrolet Cruze Hatch 2018 agora tem motor argentino. O Ecotec 1.4 Turbo SIDI Flex passa a ser feito no país vizinho, dando assim um reforço nos operações da GM Mercosul. O hatch médio tem preços a partir de R$ 92.990 e resiste em um dos segmentos que mais perde espaço no mercado brasileiro. De visual contemporâneo e harmônico, o modelo tem sobrenome Sport6 no país, mas a esportividade nem ao menos é visual. Apesar do propulsor turbinado, o foco é a economia.



Assim como o sedã, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 surgiu na Coreia do Sul e era um complemento do três volumes, que ainda teve uma variante perua. Inicialmente como Daewoo Lacetti, o hatch médio acabou indo para a Austrália, onde foi vendido como Holden Cruze e depois como Astra. O modelo veio com soluções de baixo custo para atender todos os mercados, pois foi desenvolvido para ser um produto global da General Motors.

chevrolet-cruze-sport6-2018-5 Chevrolet Cruze Hatch 2018: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – detalhes

Austrália, Índia, China, Brasil, Coreia do Sul, Cazaquistão, Rússia, Tailândia, EUA e Vietnã, foram alguns dos países com produção do Chevrolet Cruze Hatch 2018, que não demorou a chegar em outros lugares através de importação oficial ou independente. Da mesma forma que o sedã, o hatch chegou ao Brasil para substituir o longevo projeto nacional do Chevrolet Vectra, que era diferente do europeu, utilizando estrutura da antiga Zafira e o estilo do Astra nacionais.

Como chegou depois, a relação motor/câmbio já estava em conformidade com o propulsor. Lá fora, ele tinha opção de motor 1.4 Turbo, bem como 1.6 a gasolina e versões diesel 1.7 e 2.0, ambos da Fiat e VM Motori, que fazem parte do grupo FCA. Apenas com motor 1.8 e câmbio automático GF6 de seis marchas, o hatch tinha desempenho mediano e oferecia o recurso da transmissão manual de seis marchas, bem como teto solar, diferenciais em relação ao sedã.

A plataforma Delta II era a mesma do Opel Astra e foi amplamente utilizada dentro do grupo americano. Diferentemente do Cruze Sedan de segunda geração, que nasceu inicialmente apenas na China, sendo um pouco menor que o Cruze anterior, o hatch ficou de fora e só surgiria então a versão internacional do Chevrolet Cruze Hatch, medindo 4,44 m e com 2,70 m de entre eixos .

Feito também sobre a nova plataforma D2XX e mantinha a suspensão traseira por eixo de torção, mas era equipado com motor 1.6 diesel e 1.4 Turbo, além de câmbio automático de seis marchas. O Chevrolet Cruze Hatch 2018 não é vendido na China como hatch, onde apenas o sedã é oferecido com motores 1.6 e 1.5 Turbo, além de câmbio de dupla embreagem.

No Brasil, o  Chevrolet Cruze Hatch de segunda geração chegou em 2016 com motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI, o mesmo conjunto visto na maioria dos mercados, porém, com tecnologia Flex. O câmbio automático é o GF6-3 de seis marchas, bem integrado ao propulsor. Substituindo o anterior que era brasileiro, o modelo começou a ser produzido na Argentina, onde agora é feito também o motor.

Não se espera uma terceira geração por ora, mas esta deve chegar por volta de 2020, sendo mais eficiente em consumo e quem sabe até equipado com uma versão híbrida, visto que a GM Mercosul está propondo ser líder do segmento de carros elétricos na região e a eletrificação é um caminho sem volta para a filial. Segurança e conectividade, foram algumas das diversas tecnologias que o modelo trouxe para a linha Chevrolet no Brasil.

chevrolet-cruze-sport6-2018-3 Chevrolet Cruze Hatch 2018: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Sem a perua, mas apenas na geração anterior e vendida na Europa, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 chama atenção por ter opção de teto solar elétrico. O Chevrolet Equinox 2018, sucessor da Captiva e que chega em outubro no país, tem por sua vez a plataforma de origem Cruze. Bem equilibrado e agressivo, remetendo à esportividade, mas peca por não ter projetores de xênon ou LED, apenas LEDs diurnos, as chamadas DRLs. O conjunto ótico de dupla parábola bem delineado e com facho adaptativo.

A grade frontal lembra bastante Malibu e Camaro, tendo um ar mais esportivo, enquanto o para-choque vem com spoilers integrados, sendo muito bonito. Com estilo de um cupê, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 é também elegante e a queda suave na traseira também se destaca. Na traseiras, as lanternas bipartidas de tamanho considerável também agradam.

Rodas de liga leve aro 17 com desenho aerodinâmico, maçanetas cromadas e frisos cromados realçam o visual da versão topo de linha do Chevrolet Cruze Hatch 2018. Com basculamento elétrico, os retrovisores agora possuem repetidores de direção, sendo esta uma das poucas novidades do hatch da GM.

No habitáculo, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 ficou bem melhor em termos de acabamento, ganhando agora dupla tonalidade de cinza, apresentando assim um visual equilibrado. Ainda assim, o hatch apresenta materiais plásticos em grande parte do interior. Posição de dirigir correta e boa empunhadura do volante e alavanca de câmbio, bem como bom acabamento dos comandos. A direção ainda inclui alerta de colisão e invasão de faixa, ambos ajustes nas teclas presentes.

O Chevrolet Cruze Hatch 2018 tem uma aparência mais premium no quadro de instrumentos, que tem um ambiente mais amplo, iluminação branca e computador de bordo bem sofisticado. Neste, pode-se contar medidor de pressão dos pneus, dados de navegação, mídia, telefonia, ajuste do alerta de colisão e estacionamento automático.

Em termos de conectividade, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 chama atenção pela multimídia MyLink 2 com Android Auto, Car Play, OnStar (que também tem os comandos clássicos no teto), navegador 3D e câmera de ré. Com comandado por voz, o dispositivo ficou mais intuitivo e de fácil operação. O ar-condicionado dual zone também é uma das funcionalidades do dispositivo. O modo valet, que indica o quanto o manobrista andou com o carro, é uma novidade do OnStar.

O ar-condicionado automático é muito eficiente no Chevrolet Cruze Hatch 2018 tem bancos mais confortáveis e o do condutor tem ajustes elétricos, que ainda vem com retrovisores dotados de rebatimento elétrico, mas não indexados ao travamento das portas. Há também carregamento indutivo para smartphones, além de entradas USB e auxiliar. O porta-luvas tem espaço adequado e há bons porta-copos e objetos no console central e portas. Uma vistosa chave eletrônica com comando de partida remota do motor, dando mais conforto e segurança.

O Chevrolet Cruze Hatch 2018 tem indicativo de acionamento dos freios, na alavanca de transmissão automática. O objetivo é permitir a partida do veículo ou sua ativação completa após acionamento remoto do motor. O modelo tem ainda comandos de desligamento de controles de tração e estabilidade, assistente de estacionamento e sensores de estacionamento.

O conforto a bordo do Chevrolet Cruze Hatch 2018 é muito bom, tanto na frente quanto na traseira, que tem espaço para pernas mais generoso. O teto solar elétrico é um diferencial importante com relação ao sedã, mas não há difusores de ar traseiros. Apoios de braço central, cintos e apoios de cabeça para todos, assim como luzes de leitura, estão presentes.

Tal como no Cruze Sedan, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 poderia ter um piloto automático adaptativo e faróis de xênon ou LED. Na próxima geração, espera-se que ampliem o porta-malas, que tem apenas 290 litros, mas ainda tem tamanho adequado, ampliado com a separação do encosto traseiro, aproveitando-se melhor o ambiente.

chevrolet-cruze-sport6-2018-4 Chevrolet Cruze Hatch 2018: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – novidades

Assim como o sedã médio da GM, feito igualmente na Argentina, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 chegou com algumas novidades ao mercado brasileiro e passa a dispor de ajuste de altura os faróis e repetidores de direção nos retrovisores de série em todas as versões.  O motor 1.4 Ecotec Turbo Flex SIDI agora fabricado no país vizinho, antes importado, assim como o 1.8 aspirado da geração anterior.

De acordo com a empresa, a medida é uma decisão da GM para dar “mais competitividade ao veículo com maior flexibilização industrial e maior oferta de peças locais para o Chevrolet Cruze Hatch 2018. Para o consumidor, isso se traduz em vantagens no momento da manutenção do carro, que já era uma das mais baratas da categoria”, segundo Dalicio Guiguer, engenheiro-chefe da General Motors América do Sul.

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – versões

  • Chevrolet Cruze LT 2018
  • Chevrolet Cruze LTZ1 2018
  • Chevrolet Cruze LTZ2 2018

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – equipamentos

Chevrolet Cruze Hatch LT 2018 – De série com rodas de liga leve aro 17 polegadas, controles de tração e estabilidade, ajuste de altura dos faróis, faróis de neblina, Isofix, sistema de som premium, banco traseiro bipartido, bancos com revestimento premium, retrovisores com repetidores de direção, OnStar no retrovisor e tela da multimídia, computador de bordo, assistente de partida em rampa, câmera de ré com sensor de estacionamento traseiro, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, controle de cruzeiro e Start&Stop.

Chevrolet Cruze Hatch LTZ1 2018 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas escurecidas, retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento, sensor de chuva, LEDs diurnos, airbags laterais e de cortina, sensor crepuscular, GPS integrado ao MyLink, grade e maçanetas cromadas, entrada e partida sem uso de chave, partida remota na chave,, ambiente interno em dois tons, retrovisor eletrocrômico e sensor de estacionamento dianteiro.

Chevrolet Cruze Hatch LTZ2 2018 – Itens acima, mais farol alto e baixo automático, alerta de invasão de faixa com correção da direção elétrica, alerta de colisão frontal com ajuste de distância,assento do motorista com ajustes elétricos, alerta de ponto cego, sistema de estacionamento automático, serviço OnStar Exclusive com mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, concierge e diagnóstico remoto, bem como carregador wireless para smartphone.

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – preços

  • Chevrolet Cruze LT 2018 – R$ 92.990
  • Chevrolet Cruze LTZ1 2018 – R$ 105.990
  • Chevrolet Cruze LTZ2 2018 – R$ 115.990

chevrolet-cruze-sport6-2018-2 Chevrolet Cruze Hatch 2018: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – motor

O motor do hatch da General Motors é a geração mais atual do propulsor LE2, que pertence à família SGE (Small Global Engine) que, além do Chevrolet Cruze Hatch 2018, equipa entre outros o Chevrolet Tracker 2018 e o Buick Encore 2018. Essa linha inclui ainda motores de três cilindros, tendo ainda versões 1.0 (Opel), 1.2 e 1.5. O Chevrolet Equinox 2018 não terá motor 1.5 Turbo no Brasil, somente motor 2.0 Turbo e custará R$ 149.990.

O LE2 tem quatro cilindros com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, além de duplo comando de válvulas variável com 16 delas, bem como turbocompressor de baixa pressão com intercooler e injeção direta de combustível com tecnologia flex de pré-aquecimento do etanol em partida a frio. O diâmetro de 74,0 mm e curso dos pistões de 81,3 mm, enquanto a taxa de compressão é de 10:1.

Apresentando bons torques em baixas rotações, sendo estes de 24,0 kgfm a 2.100 rpm no derivado de petróleo e 24,5 kgfm a 2.000 rpm no derivado da cana, o propulsor 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex entrega 150 cv a 5.600 rpm com gasolina e 153 cv a 5.200 rpm com etanol. A transmissão automática tem seis velocidades e mudanças de marchas sequenciais.

O 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex do Chevrolet Cruze Hatch 2018 deve equipar um novo carro da marca, que será anunciado no começo de outubro. Até agora não se sabe que produto será, mas há chances de um novo SUV da General Motors, que será feito em Santa Fé, Argentina. Outro produto que pode surgir é uma picape cabine dupla que a Chevrolet pretende ter para brigar com a Fiat Toro 2018. No entanto, pode ser que ambos sejam derivados da próxima geração do Chevrolet Onix 2018.

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2018 – 9,0 segundos e 214 km/h

O Chevrolet Cruze Hatch 2018 apresenta o moderno motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex que, sendo este o ponto mais importante na mudança de geração do hatch que, além de ser bicombustível, traz também injeção direta e turbo compressor. Muito bom em performance e dirigibilidade, o pequeno propulsor fornece 150 cv a gasolina e 153 cv no etanol, ambos a 5.200 rpm, entregando ainda disposição e força em qualquer situação com torques de 24,0 kgfm com gasolina e 24,5 kgfm com etanol, ambos a 2.000 rpm.

Com boa elasticidade e carga máxima de torque em uma faixa muito ampla de funcionamento, começando totalmente em 2.000 rpm, o 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex garante uma boa condução urbana, onde o ponteiro fica entre 1.500 e 2.000 rotações, mas com retomadas em 3.000 ou 3.500 rpm. Dessa forma, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 responde muito bem ao acelerador, mesmo que o câmbio automático GF6-3 de seis marchas não acompanhe tão bem a disposição do Ecotec Turbo.

Ruim para alguns, a GM ajustou o conjunto para oferecer mais eficiência energética, por isso a condução não é tão agressiva quanto se espera, mas ainda assim, qualquer pisada mais forte no acelerador e o Chevrolet Cruze Hatch 2018 decola na frente de muitos carros. Mesmo sem paddle shifts ou modo Sport, o modelo pode ser tocado manualmente pela alavanca e tem retomadas muito boas. Apesar de andar bem e beber pouco, ele não decepciona em performance.

Conforto e economia durante as viagens, nível de ruído baixo, o Chevrolet Cruze Hatch 2018 roda a 110 km/h, com o ponteiro marcando 2.000 rpm. As mudanças ocorrem em momentos certos e a condução é bem prazerosa no ciclo urbano. Nesse ambiente do anda e para, o consumo é de 7,6 km/litro no etanol e 11,3 km/litro na gasolina. Se a condução for em estrada, a situação melhora em termos de frugalidade, oferecendo 9,3 km/litro no etanol e 13,6 km/litro na gasolina.

Um item importante no Chevrolet Cruze Hatch 2018 é a função Eco no painel, que auxilia o condutor na eficiência. O sistema Start&Stop funciona de forma rápida e não produz engasgos no motor, ajudando também na economia de combustível. No display TFT do painel, até mesmo os itens que estão consumindo mais são indicados.

O Chevrolet Cruze Hatch 2018 tem direção elétrica com boas respostas e que ainda corrige o carro em caso de distração do condutor no alerta de mudança de faixa. Trata-se de uma tecnologia bem avançada que futuramente poderemos ver até na linha Onix. Mas, como não se trata de um sistema de condução semiautônoma, deve-se utiliza-lo somente como um auxílio.

Os freios são bem eficientes, mas não há frenagem automática de emergência, o que é uma pena, dada ao nível de conteúdo disponibilizado. No Chevrolet Cruze Hatch 2018 há somente o alerta de colisão, que é ajustável. O hatch tem ainda seis airbags e freios ABS com EDB. A suspensão tem ajuste mais para o conforto, mas estabilidade e dinâmica de condução são muito boas.

chevrolet-cruze-sport6-2018-6 Chevrolet Cruze Hatch 2018: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – consumo

Cidade

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2018 – 7,6 km/litro no etanol e 11,3 km/litro na gasolina

Estrada

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2018 – 9,3 km/litro no etanol e 13,6 km/litro na gasolina

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.4 Turbo

10.000 km

R$ 640

20.000 km

R$ 780

30.000 km

R$ 388

40.000 km

R$ 636

50.000 km

R$ 388

60.000 km

R$ 1.036

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – ficha técnica

Motor

1.4 Turbo

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1399

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 150 cv @ 5200 rpm / Etanol: 153 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 24,0 kgfm @ 2000 rpm / Etanol: 24,5 kgfm @ 2000 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4448

Largura sem retrovisores (mm)

1807

Altura (mm)

1484

Distância entre os eixos (mm)

2700

Capacidades

Porta-malas (litros)

290

Tanque (litros)

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1331

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Chevrolet Cruze Hatch 2018 – fotos

5.0

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend