Chevrolet Linha 2018 Matérias NA SUVs

Chevrolet Equinox 2018: novidades, equipamentos, preços, manutenção e fotos

novo-chevrolet-equinox-1

Demorou, mas o Equinox 2018 finalmente chegou ao Brasil, no ano passado. E certamente ele veio em boa hora, pois o segmento nunca esteve tão aquecido por aqui como nos últimos anos.


A expectativa da marca em relação ao Equinox 2018 é grande, e suas vendas lá fora ajudam a explicar o motivo: contando todas as gerações, o modelo já vendeu quase 2,5 milhões de unidades apenas nos EUA. Lançado por lá em 2004, o Equinox havia aparecido ao público pela primeira vez no Salão de Detroit de 2003. E desde o começo a marca norte-americana deixou claro que sua aptidão off-road não seria tão grande como a vista em outros modelos da marca. Ou seja, aquele era mais um utilitário urbano, o tipo de produto que sempre fez sucesso no país.

A primeira geração era produzida no Canadá, e recebeu algumas atualizações estéticas em 2006. Outra novidade foi a introdução de um motor 3.6 V6 de 264 cv na versão Sport (que fazia o grandalhão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos), e este ficou à disposição até o fim das vendas dessa geração, em 2009.

A segunda geração, que foi vendida entre 2010 e 2017, também fez sua estreia no Salão de Detroit, em 2009. O modelo chegou com uma linha de motores renovada, com índices de emissão reduzidos e menor consumo de combustível. Ela incluía as opções 2.4 de 4 cilindros em linha e 3.0 V6, ambos com transmissão automática de seis velocidades e opção de tração integral. Foi exatamente essa geração do Equinox que o tornou um dos veículos mais vendidos da Chevrolet, ficando atrás apenas da Silverado e do Cruze.


Finalmente, em 2017 foi anunciada a chegada da terceira geração, Equinox 2018, a mesma que temos atualmente aqui no Brasil. Além das grandes mudanças visuais, o modelo também apresentou mais novidades na linha de motores. Ele é vendido nos Estados Unidos com duas opções a gasolina (1.5 turbo de 170 cv e 2.0 turbo de 252 cv) e uma movida a diesel (1.6 turbo de 136 cv).

Aqui no Brasil a chegada do Chevrolet Equinox 2018 aconteceu em setembro de 2017, quando o modelo foi apresentado em sua versão top de linha Premier, na época por R$ 149.900 (hoje o valor é de R$ 155.990). Algum tempo depois, em novembro do mesmo ano, a marca também trouxe o modelo na configuração intermediária LT, com tração dianteira, por R$ 134.900 (o valor atual é de R$ 137.490). E qual tem sido o resultado do Equinox até aqui?

Em 2017, mesmo tendo praticamente apenas o último trimestre de vendas, o Equinox atingiu a marca de 1.240 unidades vendidas, ficando acima do Hyundai Santa Fe, por exemplo. Já em 2018, partindo com suas vendas desde o começo do ano, o modelo já emplacou 1.521 unidades, sendo o 18º SUV mais vendido no acumulado do ano. A expectativa da marca era emplacar 700 unidades por mês, o que não tem acontecido até agora.

Levando em conta sua faixa de preço, o que indica seus concorrentes mais próximos, parece que o SUV da Chevrolet ainda precisa convencer o público de suas qualidades. O Jeep Compass, por exemplo, vende cerca de 4.600 unidades por mês (sendo o líder da categoria), enquanto o Toyota Hilux SW4 emplaca 1.000 unidades mensais, em média.

Chevrolet Equinox 2018 – detalhes

chevrolet-equinox-2018-impressões-NA-28

O visual do Chevrolet Equinox 2018 certamente é um dos seus pontos fortes, apesar da subjetividade que alguns apontam nesse quesito. Mesmo sendo um veículo de grande porte, o que passa a impressão de robustez, ao olhá-lo você percebe um toque esportivo, reforçado obviamente por seu potente motor.

A dianteira do Equinox 2018 segue o padrão de outros produtos globais da marca, com grade proeminente e faróis em LED mais afilados, além dos itens cromados. Outro destaque na dianteira é o capô, talvez a parte com mais vincos no exterior do Equinox. Já a lateral parece mais simples, com portas lisas, o que confere mais sobriedade e se encaixa bem no conjunto. Os espelhos retrovisores e a moldura dos vidros também são cromados e as rodas são de alumínio, de 19 polegadas.

A traseira do Equinox 2018 apresenta linhas mais fortes, assim como o capô, com aerofólio discreto (pintado na cor do carro), duas saídas de escape e uma moldura preta na lateral do vidro, que dá a sensação de continuidade com os vidros laterais.

No interior do Equinox 2018, espaço é o que não falta. Com seus mais de 2,72 m de entre-eixos, o modelo acomoda bem até cinco passageiros (poderia ter a opção de sete lugares), enquanto as bagagens vão num compartimento que varia entre 468 litros e 1.627 litros. Essa sensação de espaço é reforçada pelo teto solar panorâmico e pelo modo como o painel foi desenhado, separando a parte dos instrumentos do restante.

Os materiais presentes no Equinox 2018 são de boa qualidade e o encaixe das peças também, apesar de ter a mistura entre partes em couro e partes em plástico rígido. Os passageiros tem uma confortável vida a bordo, já que o Equinox 2018 faz bom uso de tecnologia e tem um rodar silencioso, graças a um sistema que usa ondas contrárias para cancelar os ruídos externos do motor. Os porta-objetos também estão por todos os lados, incluindo um espaço para levar um pequeno guarda-chuva na porta do motorista.

Chevrolet Equinox 2018 – novidades

chevrolet-equinox-2018-impressões-NA-33

Para o mercado brasileiro, o Chevrolet Equinox 2018 finalmente se tornou a novidade que muitos esperavam desde o início do ano passado. Ele veio para brigar com modelos como o líder da categoria Jeep Compass, a dupla coreana Hyundai New Tucson e Kia Sportage, e o refinado francês Peugeot 3008. Apesar de ser vendido numa faixa de preço inferior, algumas qualidades também colocam o Equinox de frente com os alemães Audi Q3, Mercedes-Benz GLA e BMW X1.

Em relação à sua geração anterior, que não foi vendida por aqui, o Equinox 2018 trouxe novos recursos de segurança, como aviso de colisão frontal, frenagem automática e um sistema que lembra o motorista de checar o banco traseiro em certas circunstâncias. Além disso, essa geração do Equinox 2018 trouxe um novo sistema de tração integral, que dá ao motorista a possibilidade de desengatar o eixo de transmissão, o que reduz o atrito e a inércia rotacional quando o AWD não é necessário.

Além disso, o Equinox 2018 já apresentou no Brasil uma nova versão, a LT. Com o objetivo de ampliar o interesse por seu produto, a Chevrolet optou por trazer essa novidade, que obviamente tem vários itens a menos do que a topo de linha Premier. Entre eles estão a tração AWD, vários sistemas de segurança (alerta de colisão, de ponto cego, de permanência de faixa, etc), sensor de chuva, faróis em LED, teto solar panorâmico, Easy Park, banco do motorista com duas memórias, as rodas de 19 polegadas (nessa versão elas são aro 18), o acabamento em dois tons no interior, os detalhes cromados por fora, entre outros.

O preço para essa versão do Equinox 2018, como já citamos acima, é de R$ 137.490, ou R$ 18.500 a menos que a opção mais cara, o que pode não ser tão interessante quando olhamos a extensa lista de itens ausentes nessa configuração.

Chevrolet Equinox 2018 – versões

  • Chevrolet Equinox LT 2.0 Turbo
  • Chevrolet Equinox Premier 2.0 Turbo

Chevrolet Equinox 2018 – equipamentos

chevrolet-equinox-2018-impressões-NA-41

Chevrolet Equinox LT 2.0 Turbo 2018 – motor 2.0 turbo a gasolina, de 262 cv e 37 kgfm de torque, transmissão automática de nove velocidades.

ITENS DE SÉRIE: Freio de estacionamento elétrico, Airbag duplo, laterais e de cortina, Alarme anti-furto, Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro, Alerta de pressão dos pneus, Aviso sonoro para utilização do cinto de segurança do motorista, passageiro e bancos traseiros, Brake-light integrado ao spoiler traseiro, Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, Cintos de segurança traseiros laterais e central 3 pontos, Controle de tração, Controle eletrônico de estabilidade, Faróis com ajuste de altura, Faróis de neblina, Faróis dianteiros tipo projetor com xênon, Indicador de vida útil do óleo, Lanterna de neblina, Luz de condução diurna/ Luz de posição em LED, Protetor de cárter, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema de fixação de cadeiras para crianças Isofix, Sistema de freios com ABS com EBD e PBA, Sistema de imobilização do motor, Aplique decorativo cromado no painel de instrumentos, Aplique decorativo no painel com revestimento premium, Controles e saídas de ar com detalhes cromados, Espelhos retrovisores externos na cor do veículo, Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, Friso cromado na tampa traseira, Grade frontal em preto “High Gloss”, Lanterna em LED, Maçanetas externas na cor do veículo, Maçanetas internas cromadas, Painel de portas com revestimento premium, Para-choques dianteiro e traseiro pintados na cor do veículo com detalhes em preto texturizado, Escapamento duplo com ponteira cromada, Roda de alumínio aro 18″ com acabamento exclusivo para a versão LT, Rack de teto (barras longitudinais), Spoiler traseiro, Volante com detalhe cromado, Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, Alças dianteiras no teto, Alças traseiras no teto com porta-cabide, Ar-condicionado dual zone com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de ar para o banco traseiro, Assistente de partida em aclive, Câmera de ré, Chave presencial eletrônica, Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, Computador de bordo com tela de LCD colorida, com cinco modos, Cobertura retrátil do porta-malas, Console central com porta-objetos, porta copos e descansa-braço com porta-objetos, Controlador de velocidade de cruzeiro, Descansa-braço traseiro com porta-copos, Desembaçador elétrico do vidro traseiro, Direção elétrica progressiva, Easy Entry – abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave, Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Luz de cortesia no porta-malas, Luzes individuais de leitura dianteiras e traseiras, Navegação embarcada por mapa através do Chevrolet MyLink, Partida sem chave, Para-brisa com isolamento acústico, Porta-objetos nas portas e porta-malas, Porta-óculos no console de teto, Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do motorista e do passageiro, Sistema de Grade Ativa do radiador, Sistema de luz “leve-me”, Sistema de luz “siga-me”, Sistema de redução de ruído externo, Sistema Stop/Start (desligamento e acionamento automático do motor em paradas do veículo), Sombreiras do motorista e passageiro com espelho, cobertura e iluminação, Tapetes em carpete, Tomada de força 12V no console central dianteiro e traseiro e no porta-malas, Trava elétrica das portas com acionamento na chave, Vidro elétrico nas portas com acionamento por “um toque”, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave, Volante de direção com revestimento premium, Banco com revestimento premium na cor Preto “Jet Black”, Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto, Banco traseiro com encosto ajustável em inclinação, bipartido e rebatível para assoalho plano, Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura, Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura, Alavanca no porta-malas para rebatimento dos bancos traseiros, Chevrolet MyLink com tela LCD sensível ao toque de 8″, navegador integrado, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo, Controles de áudio e telefonia no volante e Acabamento interno na cor preto “Jet Black” (Tonalidade Preta).

Chevrolet Equinox Premier 2.0 Turbo 2018 – motor 2.0 turbo a gasolina, de 262 cv e 37 kgfm de torque, transmissão automática de nove velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão LT + Alerta de colisão frontal, Alerta de movimentação traseira (em marcha ré), Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, Alerta vibratório de segurança no banco do motorista, Assistente de permanência na faixa, Farol alto adaptativo, Faróis dianteiros tipo projetor em LED, Frenagem automática de emergência, Indicador de distância do veículo da frente, Sistema de tração integral (AWD), Grade frontal com detalhes cromados, Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado, Moldura cromada do farol de neblina, Roda de alumínio aro 19″ com acabamento exclusivo para a versão Premier, Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro) com ajuste do ângulo de abertura, Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control), Carregador wireless para smartphone, Console central com carregador wireless para smartphone, porta copos e descança-braço com porta-objetos, Easy Park – sistema de estacionamento semi-automático para vagas paralelas e perpendiculares, Apliques decorativos no painel central e nas portas dianteiras em LED, Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, Sistema de partida do motor por controle remoto “Remote Start System” (com acionamento do Ar-Condicionado, se ligado), Teto solar elétrico panorâmico, Banco com revestimento premium na cor Preto “Jet Black”/ Cinza “Med Ash Gray”, Banco do motorista com 2 memórias de posição, Sistema premium Bose de áudio com 5 alto-falantes, 2 Tweeters e Acabamento interno na cor preto “Jet Black”/ Cinza “Med Ash Gray” (Tonalidade Cinza Claro).

Chevrolet Equinox 2018 – preços

  • Chevrolet Equinox LT 2.0 Turbo – R$ 137.490
  • Chevrolet Equinox Premier 2.0 Turbo – R$ 155.990

Chevrolet Equinox 2018 – motor

chevrolet-equinox-2018-impressões-NA-72

A Chevrolet decidiu lançar o Equinox 2018 aqui no Brasil apenas com o potente motor 2.0 Ecotec Turbo SIDI a gasolina, de 16 válvulas, 4 cilindros em linha e injeção direta. Esse propulsor entre ótimos 262 cv a 5.500 rpm e 37 kgfm de torque a 4.500 rpm. A transmissão é automática, com nove velocidades, e conta com a opção Active Select e a função clutch-to-clutch, que engata uma marcha ao mesmo tempo que desacopla a anterior.

Apesar de oferecer outros motores para o Equinox 2018 em outros mercados, a opção atual dá conta do recado tranquilamente, sendo até um dos pontos fortes desse SUV.

Chevrolet Equinox 2018 – desempenho

Mesmo pesando mais de 1.600 kg, o Equinox 2018 não tem nenhum problema para arrancar com vigor quando parado, ou para atingir velocidades maiores em movimento. Segundo os dados oficiais da marca, o modelo acelera de 0-100 km/h em 7,6 segundos, chegando a 210 km/h de velocidade máxima limitada.

Os tempos de retomada também são muito bons: 2,9 segundos de 40 a 80 km/h, 3,5 segundos de 60 a 100 km/h e 4,4 segundos de 80 a 120 km/h.

Chevrolet Equinox 2018 – consumo

Ninguém espera que um SUV tenha um desempenho de esportivo, pelo menos no caso dos modelos vendidos por aqui. E quando isso quase acontece, como é o caso do Chevrolet Equinox 2018, a expectativa é que o consumo seja diretamente afetado.

Mas não é isso o que percebemos, obviamente levando novamente em conta o tamanho do Equinox 2018. Movido apenas a gasolina, o SUV consegue médias de 8,9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. São bons números, mas ele perde na comparação com concorrentes que apresentam versões a diesel, que acabam custando menos para rodar.

Chevrolet Equinox 2018 – manutenção e revisão

O plano de revisões da Chevrolet para o Equinox 2018 é bem detalhado em seu site, e os valores estão dentro do esperado para o segmento. Levando em conta os valores para as revisões até os 60.000 km, o proprietário gastará R$ 3.160 (ali os valores chegam até a revisão dos 100.000 km, o que geraria um custo total de R$ 6.836).

Veja abaixo a tabela de revisões do Chevrolet Equinox 2018 (valores podem ser parcelados em 4 vezes):

  • 10.000 km – R$ 292
  • 20.000 km – R$ 596
  • 30.000 km – R$ 452
  • 40.000 km – R$ 792
  • 50.000 km – R$ 432
  • 60.000 km – R$ 596
  • 70.000 km – R$ 452
  • 80.000 km – R$ 1.680
  • 90.000 km – R$ 432
  • 100.000 km – R$ 1.112

Chevrolet Equinox 2018 – ficha técnica

Motor

2.0 Turbo

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.998

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585)

262 cv @ 5500 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISSO 1585)

37 kgfm @ 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Automática, de nove velocidades (com opção Active Select)

Tração

Tipo

4×2 (LT) ou AWD (Premier)

Freios

Tipo

A disco

Direção

Tipo

Elétrica Progressiva (EPS)

Suspensão

Dianteira

Independente do tipo McPherson, com barra estabilizadora ligada a hastes tensoras e molas helicoidais com carga lateral

Traseira

Independente, 4-link

Rodas e Pneus

Rodas

LT: Alumínio 7Jx18 – Premier: Alumínio 7,5Jx19

Pneus

LT: P225/60 R18 – Premier: P235/50 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.652

Largura sem retrovisores (mm)

1.843

Altura com rack de teto (mm)

LT: 1697 | Premier: 1695

Distância entre os eixos (mm)

2.725

Capacidades

Porta-malas (litros)

468 a 1627

Tanque (litros)

59

Carga útil (kg)

LT: 460 | Premier: 507

Peso em ordem de marcha (kg)

LT: 1.640 | Premier: 1.693

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,336

Chevrolet Equinox 2018 – fotos

5.0

COMPARTILHAR:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email