Equinox 2022 custa R$ 204.990: impressões ao dirigir

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O Chevrolet Equinox 2022 chega ao mercado nacional com dupla proposta, a de manter a boa versão Premier, bem equipada, além da nova aposta, a personalizada RS.


A GM não divulgou os preços oficialmente, mas soubemos por fonte da montadora, que a versão RS custará R$ 204.990 e a Premier sairá por R$ 221.990.

Com visual atualizado, o SUV médio da GM vem de Ramos Arizpe, no México, porém, sua produção será trasladada para San Luis de Potosí, mais ao norte naquele país.

Isso porque a GM mudará a infraestrutura da fábrica para produção de elétricos, com a produção confirmada do modelo Chevrolet Blazer EV 2024.

O Equinox 2022 não é mais feito em Ingersoll, na província de Ontário, onde a planta canadense fará somente os caminhões elétricos da BrightDrop.

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Além do México, o Equinox é feito na China. O modelo chega aqui com novas rodas de liga leve e multimídia MyLink atualizada.

Nesse caso, ela agrega agora o Amazon Alexa, assim como Spotify nativo.

O dispositivo vem ainda com projeção sem fio para Android Auto e CarPlay. OnStar e MyChevroletApp também fazem parte do pacote.

Com OnStar, internet 4G e conexão Wi-Fi, o Equinox 2023 amplia a conectividade também com navegador GPS nativo e Sem Parar gratuito por 12 meses.

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O Chevrolet Equinox 2022 tem tração AWD na versão Premier e FWD na RS, ambas equipadas com motor 1.5 Turbo de 172 cavalos e 27,8 kgfm.

A transmissão é automática de seis marchas, não tendo modo Sport, mas no modo L se ode mudar as marchas manualmente.

Medindo 4,652 m de comprimento, 1,843 m de largura e 2,725 m de entre eixos, o modelo tem 468 litros no bagageiro e até 1.627 litros com o rebatimento do banco traseiro.

Chevrolet Equinox 2022 – Impressões visuais

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O Chevrolet Equinox 2022 chama atenção para o conjunto ótico full LED com acabamento cromado sobre as lentes e com luzes diurnas na parte superior, com os faróis abaixo.

A grade cromada é bem vistosa e logo atrás do acabamento, ficam as aletas móveis do radiador, que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico.

Mais cromados e faróis de neblina no para-choque, redesenhado igualmente. Já as rodas de liga leve aro 19 polegadas têm design mais agradável e acabamento diamantado.

Atrás, um aplique cromado no para-choque e barras longitudinais no teto, com teto solar panorâmico, completam o visual da versão Premier.

Dentro, o Chevrolet Equinox 2022 mantém o bom acabamento, com cluster analógico recebendo um computador de bordo atualizado.

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Já a multimídia MyLink com mais aplicativos, tem um navegador GPS básico, enquanto a conexão com internet e a integração para smartphone bem rápida.

O ambiente é bem amplo e confortável, com banco do motorista com ajustes elétricos e duas memórias, além de revestimento em couro nos assentos e portas.

Com ar condicionado dual zone, dotado de saídas de ar no banco traseiro, com encostos ajustáveis.

Tento ainda teto solar panorâmico, o Chevrolet Equinox Premier tem ainda tampa do bagageiro com ajuste elétrico de altura, feito por um botão na porta do motorista.

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Já o Equinox RS tem grade frontal preta brilhante, com a gravata Black Bow Tie e o logotipo RS em vermelho.

O para-choque tem design diferenciado com elementos pretos, além de faróis de neblina.

As rodas são escurecidas, assim como o nome Equinox nas portas e barras no teto, mas sem teto solar.

Já na traseira, os emblemas também são pretos e o visual é interessante, assim como dos demais elementos.

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Por dentro, o acabamento preto domina, mas com as portas tendo acabamento inferior, enquanto os bancos apresentam costuras vermelhas no material premium.

O assento do condutor tem ajustes elétricos, mas sem memória. Atrás, os difusores de ar se mantêm, enquanto o bagageiro tem tampa de abertura convencional.

Destaque mesmo para a alavanca de câmbio com emblema RS em vermelho, que dá um visual mais esportivo ao Equinox 2022.

Chevrolet Equinox 2022 – Impressões ao dirigir

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O Chevrolet Equinox 2022 tem um desempenho bom para um carro volumoso que pesa 1.561 kg na versão RS, que segundo a GM tem consumo de 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l  na estrada.

Construído em uma arquitetura ainda baseada na Família II, mesmo que feito em alumínio, o Ecotec 1.5 Turbo tem injeção direta e intercooler.

Ele entrega 172 cavalos a 5.600 rpm e 27,8 kgfm a 2.000 rpm, tendo assim boa resposta em qualquer regime e garantindo retomadas agradáveis.

Sempre com boa disposição, o 1.5 Turbo do Equinox 2022 tem ainda transmissão automática de seis marchas, tendo este mudanças manuais por um botão na alavanca, o que é bem ruim.

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Tendo apenas modo L (Low), que permite tal troca, o SUV eleva o giro em quase 1.000 rpm, funcionando como um modo Sport disfarçado, já que troca as marchas automaticamente.

Já a tração AWD na versão Premier eleva o peso do carro para 1.675 kg, tendo botão de ativação da tração nas quatro rodas sob demanda.

Na estrada, mantém o ponteiro em 2.200 rpm a 110 km/h. O Equinox Premier usa o AWD para contornar melhor as curvas e manter um equilíbrio dinâmico melhor.

No caso da RS, o Equinox fica mais “solto”, pesando menos e apenas com força nas rodas dianteiras.

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Como não dispõe de tração AWD, o equilíbrio em curvas revela a vantagem do sistema da versão Premier, que também pode ser desativado.

Na estrada, o giro para em 2.000 rpm a 110 km/h, garantindo conforto e eficiência durante as viagens. Nas acelerações, assim como na Premier, a RS encosta nos 5.500 rpm antes do corte.

Com direção elétrica bem calibrada e suspensão com ajuste para o conforto, mas que não peca na hora de manter o equilíbrio do carro, o Equinox 2022 é uma opção interessante para quem busca um SUV médio.

Chevrolet Equinox 2022 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.