Avaliações Chevrolet SUVs

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Ele chegou com um baita motor, herdado do Camaro de acesso, e andando mais do que deveria. Agora, o Chevrolet Equinox 1.5 Turbo se apresenta, de forma mais equilibrada.


Vestido de preto, o Equinox Midnight realça a pose de SUV luxuoso que o modelo já tinha e agora vem com um coração mais manso, porém, surpreendente, mesmo com 90 cavalos a menos.

Embora quem tenha comprado o Equinox LT 2019, na redução de preço recente, não saíra no prejuízo, pelo contrário, a nova proposta não faz feio e agrada ao dirigir.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Seu motor 1.5 Turbo de 172 cavalos e 27,8 kgfm, não só dá conta do recado, mas manda outro: poderia ter chegado logo de cara.

Neste pacote escurecido, o preço é de R$ 131.900, para brigar com o VW Tiguan 250 TSI. É com essa nova configuração que o Equinox quer voltar a vender bem.

Por fora…

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Para quem gosta de carro preto, o Chevrolet Equinox Midnight 2020 é um prato cheio. Na frente, o SUV médio feito no México vem até com a gravata enegrecida.

Da mesma forma, detalhes que são cromados na Premier, aqui são (quase) todos em preto ou preto brilhante, tais como grade, rodas de liga leve aro 19 polegadas e logotipia da marca.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Em pintura preta, o Equinox Midnight reforça essa proposta, mas existem concessões, como os frisos cromados envolventes nas janelas e em parte do para-choque traseiro.

As barras longitudinais no teto são em cinza e também quebram com a regra, assim como a nomenclatura do modelo, cromado. O visual é atraente e chama atenção na rua.

Por dentro…

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Para quem espera um ambiente completamente preto, o interior do Chevrolet Equinox Midnight 2020 tem teto e colunas com acabamento claro, mas o restante é escuro.

O acabamento é preto no painel, portas e bancos, sendo que estes últimos são revestidos de material premium com costuras em cor de cobre.

O volante tem o mesmo acabamento, além de detalhes cromados, que envolvem também os difusores de ar, maçanetas, cluster e base do seletor de marchas.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Tendo mostradores analógicos de boa visibilidade e um generoso computador de bordo, o Equinox Midnight ainda apresenta ar condicionado dual zone e bons porta-objetos.

Com o banco do motorista ajustável eletricamente, o motorista de estatura até média se sentirá muito bem. Para quem é mais alto, porém, o Equinox continua o mesmo…

A coluna de direção tem ajuste de profundidade curto e o banco, em relação aos pedais, precisa ficar muito perto para que os braços fiquem levemente inclinados.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Contudo, as pernas ficarão mais dobradas, lembrando então algumas minivans e crossovers compactos. O SUV mantém o apoio de braço bem elevado entre os assentos dianteiros.

Fora isso, o ambiente é agradável, tendo multimídia MyLink com Android Auto, Car Play, OnStar, navegador GPS e câmera de ré, entre outros.

Ainda não tem internet 4G a bordo, a GM prometeu para os próximos meses, uma pena para quem vai comprar o carro agora.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

O espaço geral é muito bom para quem vai atrás, tendo ainda ajustes do banco bipartido para maior conforto em viagens, além de difusor de ar e apoio de braço com porta-copos.

O apoio de cabeça central é bem proeminente e chama atenção, não sendo desconfortável, apesar da aparência.

Já o porta-malas é bem amplo com seus 670 litros, podendo chegar a 1.627 litros e ainda tem compartimento sob o assoalho. Dois puxadores nas laterais rebatem o banco bipartido.

Por ruas e estradas…

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

O Chevrolet Equinox Midnight 2020 chega com um coração meio alemão, já que o propulsor é o LYX da família SGE da GM, feito em parceria com Opel, SAIC, SAIC-GM e PATAC.

Com quatro cilindros, turbocompressor e intercooler, o LYX tem injeção direta de combustível, mas, por ora, abastecido apenas com gasolina.

Trata-se de um motor de porte médio que faria bem, por exemplo, ao Chevrolet Cruze no lugar do velho 1.4 Turbo, que foi abandonado na China, com o sedã…

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Montado com uma caixa automática de seis marchas e opção de mudanças manuais, o Equinox Midnight 2020 poderia parecer um tanto fraco diante do fortíssimo 2.0 Turbo.

Para este SUV de 1.551 kg, o 1.5 Turbo se mostrou bem-adaptado e revelou força ao empurrar o modelo, que não é pequeno.

Embora com giros um pouco mais altos que no 2.0, o 1.5 tem boa saída sem esgoelar, aproveitando o bom torque de 27,8 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Elástico, ele permite aproveitar toda essa força na maior parte do tempo, mantendo assim rotação sempre baixa em descolamentos urbanos, agradando ainda pela resposta.

A boa relação de marchas, apesar de ter somente seis, deixa o LYX livre para explorar faixas até abaixo de 1.500 rpm sem pedir água.

Contudo, se a decisão for por enfiar o pé e deixar todo mundo para trás, ele rapidamente dispara para algo entre 4.000 e 5.000 rpm com facilidade, respondendo na mesma medida.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Tendo apenas tração dianteira, o conjunto do Midnight é, por exemplo, 122 kg mais leve que o Premier AWD com motor 1.5 Turbo.

Isso faz diferença, ainda mais que não há cardã e semieixos para arrastar. Dá para ir além, subindo acima de 6.000 rpm antes do corte.

Então, mesmo sem um “Onix 1.0” dentro do cofre em relação ao modelo 2019, o Equinox 1.5 Turbo 2020 se mostra bem ágil para o dia a dia e viagens.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Esperto na cidade, o Equinox Midnight se mantém alerta na estrada, respondendo muito bem em ultrapassagens com pouca subida de giro e mantendo 2.300 rpm a 110 km/h.

De acordo com a GM, ele faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tem máxima de 196 km/h. Portanto, é um bom desempenho para um carro volumoso de 4,65 m de comprimento.

Ainda assim, nem tudo são flores. Quem quer uma pegada mais esportiva, não terá, já que nem modo Sport ele tem, apesar das boas respostas ao acelerador.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Trocar manualmente? Até dá, desde que você tenha uma boa munheca, visto que o botão de troca fica sobre o pomo da alavanca, que é alta. Não dá para usar só o dedão.

Com péssima ergonomia, esse trocador de marchas do Equinox é apenas perfumaria. Se apoiar o braço no encosto central para fazê-lo, também fica incômodo, já que o mesmo é mais alto.

Então, o melhor do Equinox é usar apenas o modo automático, que atende bem à proposta familiar do SUV. O ideal seria o uso de paddle shifts no volante.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

No que diz respeito ao consumo, o SUV da GM se mostrou bem adequado, fazendo 9,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, onde esperávamos mais, já que o 2.0 fez 13,2 km/l. Isso dá, teoricamente, 808 km de autonomia em estrada.

De qualquer forma, ainda considerando a rotação mais alta e um número menor de marchas (três a menos que o 2.0), o Equinox 1.5 Turbo vai bem, obrigado.

Tirando os detalhes da posição de dirigir para pessoas altas, o Equinox 1.5 Turbo é bem gostoso de guiar, tendo direção elétrica bem progressiva e leve.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

A suspensão tem ajuste mais macio, para o conforto, mas em curvas, apesar do porte, o SUV se mostra dócil e facilmente corrigível, não inclinando tanto para fora como esperado.

Os freios estão dentro do esperado, garantindo boa estabilidade em freadas mais fortes. Agradável em conforto, o conjunto absorve bem as irregularidades do piso e garante boa viagem.

Por você…

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

O Chevrolet Equinox Midnight 2020 chega com bom nível de conteúdo, apesar de não dispor de teto solar panorâmico e nem estacionamento automático, itens da Premier, por exemplo.

Ainda assim é um carro bem confortável para a família e que agrega muitos itens de conforto e segurança, como piloto automático, ESC e TCS, seis airbags, entre outros.

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo agrada em visual e desempenho

Além do bom espaço interno e bagageiro mais que suficiente, o Equinox Midnight tem um belo visual e preço na média do segmento, competindo com o Tiguan, que parte de R$ 129.990.

Sem a pegada mais esportiva deste, o Equinox Midnight agrada ao dirigir, mostrando que um coração pequeno não indica exatamente uma falta de fôlego, que sobra nesse SUV da GM.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo 2020

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 4 em linha, turbo

Cilindrada – 1490 cm³

Potência – 172 cv a 5.600 rpm (gasolina)

Torque – 27,8 kgfm a 2.000 rpm (gasolina)

Transmissão – automática de seis marchas com mudanças manuais na alavanca

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,2 segundos

Velocidade máxima – 196 km/h

Rotação a 110 km/h – 2.300 rpm

Consumo urbano – 9,9 km/litro (gasolina)

Consumo rodoviário – 13,7 km/litro (gasolina)

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 235/50 R19

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.652 mm

Largura – 1.843 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.697 mm

Entre eixos – 2.725 mm

Peso em ordem de marcha – 1.551 kg

Tanque – 59 litros

Porta-malas – 670 litros

Preço: R$ 131.900

Chevrolet Equinox Midnight 1.5 Turbo 2020 – Galeria de fotos

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                    Quem somos

                    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                    Notícias por email