Chevrolet Equinox: novo motor 1.5 Turbo mais potente

chevrolet equinox 2023 impressoes na 1

O Chevrolet Equinox 2023 já está aí nas versões RS e Premier, ambas com o motor 1.5 Turbo, conhecido como LYX, mas lá nos states, já se fala em um novo propulsor de mesmo porte.


Segundo o GM Authority, fontes da GM confirmaram a chegada de um novo motor para o SUV médio produzido agora em San Luis de Potosi e Ramos Arizpe (pausada), México.

A informação fala que o LYX será substituído pelo chamado LSD, que também é um quatro cilindros em linha com turbocompressor e injeção direta de combustível.

Esse motor é uma variante nova da linha SGE (Small Gasoline Engine) da GM, entregando 177 cavalos a 5.800 rpm e 28 kgfm a 2.000 rpm.

O atual LYX tem 172 cavalos a 5.600 rpm e também 28 kgfm a 2.000 rpm, com a GM mantendo a transmissão automática GF6 de seis velocidades no LSD.

chevrolet equinox 2023 impressoes na 7

Essa nova versão da linha SGE, baseada no clássico GM Família I da Opel – inclusive com variantes recentes da marca alemã – deverá reduzir o consumo e a emissão de CO2 do Equinox na linha 2023 americana.

O ajuste talvez só seja sentido na versão brasileira em sua linha 2023, lembrando que as versões RS e Premier AWD que chegaram agora pertencem à linha 2022.

Ainda não há informação se o desempenho do Equinox será alterado com adição de 5 cavalos e aumento de 200 rpm para obtê-los.

Enquanto troca de motor, o Chevrolet Equinox continua como um player importante para a GM na América do Norte, ainda que a nova geração elétrica ou seja lá como será vendida no mercado, não parece uma ameaça.

equinox ev china 1

Na China, por exemplo, imagens de patente mostram o atual Equinox em versão elétrica, o que ainda não se materializou. Obviamente, o atual SUV não vai durar por muito tempo sem uma nova geração.

Como a Ultium parece cara demais até para as pretensões da GM — por culpa do GMC Hummer e do alto custo de qualquer elétrico dito sofisticado — talvez a história de um Equinox “paralelo” sobre a VSS-F do Onix pareça algo crível…

[Fonte: GM Authority]

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.