Chevrolet Comprando e Vendendo Mercado Pickups

Chevrolet Montana: motor 1.4 triplica suas vendas!

chevrolet-montana-sport Chevrolet Montana: motor 1.4 triplica suas vendas!







Veja como que um aspecto encarado como detalhe por muitos muda todo o cenário de vendas de um carro. Quem diria que um carro já com quatro anos de mercado teria suas vendas triplicadas apenas por causa da adoção de um novo motor??

A Chevrolet Montana foi lançada em 2003, já com motor Flex, mas só no tamanho de 1,8 litro. No começo, lançamento, tudo é festa, e as vendas iam bem. Em 2004 ela chegou a vender 21.000 unidades, mas depois elas começaram a cair para 15.000 e ainda menos que isso.

A montadora americana então notou que teria de fazer algo na Montana para aproximar ela do sucesso de sua rival, a Fiat Strada, que tem motor 1.4, um motor que vende muito bem. Então lançou a Chevrolet Montana 1.4, no meio de 2007, e isso foi ótimo para os bolsos da Chevrolet.

As vendas da Montana dispararam. Neste ano ela já vendeu mais de 23.000 unidades, devendo fechar 2008 com cerca de 38.000! No primeiro semestre deste ano ela cresceu 197,1%, quando a média de crescimento das picapes pequenas foi de 30 %, com a líder Strada tendo um crescimento de 17,9%.

Veja as vendas das pickups pequenas, comparando janeiro a junho de 2007 com janeira a junho de 2008:

Montana 6.202 18.425
Saveiro 10.929 15.520
Strada 28.525 33.630
Courier 4.666 4.470

As mais vendidas jan-jun/08

Strada 33.630
Montana 18.425
Saveiro 15.520
Courier 4.470

[Fonte: Agência Auto Informe]



  • VTR2008

    Mas tem que analisar que é um belo motor esse 1.4 da Montana…se o Vectra tivesse um motor melhor as vendas também aumentariam….

  • cezar

    A conclusão dessa notícia é óbvia: esse motor 1.8 atrapalha as vendas. É confiável, mas é cachaceiro. O mair problema não é nem o consumo, é a revenda. Minha mãe tem um siena 1.8 2005, 40.000 KM, super conservado, mesmo assim ninguém quer. Chegam a oferecer 23 mil por ele.

  • AndreMartini

    Se a Chevrolet viu que deu certo lançar Montana 1.4 por que será que também não lança a Meriva com esse motor??

    E por que também não lança versões de entrada de Vectra, Zafira e Astra com motor 1.8??

    Certamente, haveria uma perda de desempenho significativo, mas também o aumento nas vendas seria bastante grande.

  • Gomes

    Pois é, em país que tem a gasolina caríssima como o nosso (e isso sem justificativa coerente, pois somos autosuficientes) qualquer medida para economizar combustível é bem vinda. Foi uma boa estratégia da GM, para vender mais esse carrinho. O problema é só o seguinte: A Montana é apenas uma picapinha bonita que se usa pra desfilar na cidade… Coloque ela no tranco pesada que ela abre o bico. è uma pick up frágil, que não aguenta muita coisa, e ainda mais se for rodar nas estradas de terras das roças e fazendas do nosso País. Aí, o nosso espaço é dá velha e boa Strada, essa sim, pode colocar até 1000Kg que ela arrasta sem problema, isso tudo também com um motorzinho 1.4 q dá conta do recado.

  • IGAUM

    O probema é q bebe…e isso nos dias de hj MATA A PAU…

    Mas q nao quebra isso é FATO…

    Ponha um oleo qquer em um motor moderno como o do Civic, ou como o pessoal fazia com o do 5 cilindros do Marea… é 30mil Km pra dar pau…

    Já esse ai…é igual o AP… anda…anda…anda… e vc ate esquce….

    PS: escrevi lá em cima PRObema… foi mal ai… é PROBLEMA… mas nao tem como editar, só voltando lá em cima… sorry…nao tenho saco pra isso… vai assim mesmo! :tong:

  • Rodrigo joi

    A montana é bonita e tem esse motor 1.4 que rende bem e não gasta tanto ….. mas a susoensão não acompanha, usar praticamente a mesma suspensão do corsa foi um tiro no pé, deveriam ter feito o mesmo que a cirrier e a strada, suspensão com feixe de molas, muito mais robusta e guenta o tranco, so mais esta legal.

  • Powerbest

    [Comentario #94993 sera citado aqui]

    Se não me engano foi comentado aqui no NA que irão lançar a Meriva 1.4 este ano, inclusive c/ a nova grade e o logo da chevrolet fora do circulo!!

  • MarceloAmorim

    Tive uma Sport 1.8 e era maravilhosa msm,exceto o consumo!!Mas qm quiser economia tem de ficar com a versao Conquest,bem menos atraente…o ideal seria Montana Sport 1.4,ai sim viu!

  • Fellipe DF

    MEU AMIGO, O CARRO QUE MOVIMENTA AS PICAPES NO MERCADO É STRADA! NÃO TEM PRA MAIS NENHUM, TANTO Q VCS PODEM VER LÁ NAS VENDAS DESTE ANO…
    E COMO A FIAT É PIONEIRA EM INOVAÇÃO DE PICAPES DESDE A CABINE ESTENDIDA, OLHA SÓ O QUE VEM PRA CONCORRÊNCIA MEUS MANO…
    http://noticias.vrum.com.br/veiculos_nacional/template_interna_noticias,id_noticias=27349&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml
    DÁLHE FIAT STRADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :banana:

  • AndreMartini

    [Comentario #95009 sera citado aqui]
    A Chevrolet lançará sim Meriva com motor 1.4, porém o lançamento deveria ter sido feito junto com os demais membros da família (Hatch, Sedan e Montana).

    Enquanto não lança esta versão quem agradece é Honda e Fiat, que possuem Fit e Idea com motor 1.4 respectivamente.

  • helmygalindo

    Esse Econoflex 1.4 da estrada esta realmente muito bom. 105CV e cambio bem escalonado dão ao carro uma performance invejável. Pena que não conseguiram acertar tão bem a suspensão como aconteceu na Fiat Strada.

  • helmygalindo

    [Comentario #95021 sera citado aqui]

    “esse econoflex 1.4 na MONTANA” desculpem o errinho.

  • cleyton

    Esse motor 1.4 é o melhor e no dia a dia nem se nota a diferença entre o 1.4 e o 1.8 no que diz respeito a desempenho,qto a versão sport acho que deveria continuar com a motorização 1.8 ou ser substituido o motor por um mais moderno e menos beberrão.

  • VTR2008

    Ter 2 motores com quase mesma potência e desempenho é muito custo…depois reclamam que os preços tão caro…só falta pedir um motor 1.6 nas versões entermediárias…hehe

  • Luis.J.R.

    Tem razão?A montana só serve mesmo como carro de
    passeio, mais para trabalhar esquece.Suspensão
    traseira é fragil.Foi bom a gm colocar esse motor na picape, e ficou mais econmica mesmo.Poderiam lançar uma versão ss turbo, já pensou! :cool:

  • [Comentario #94992 sera citado aqui]

    creio que pessoas como eu, que rodam bem pouco por mês, ainda gostam muito de carros com motores maiores… mas admito que pessoas como eu são exceção.

  • [Comentario #94993 sera citado aqui]

    sim, meriva 1.4 daria certo, já zafira 1.8 não sei, ela com motor 2.0 já tem um desempenho sofrível. sei bem pois meu pai tem uma.

  • AndreMartini

    [Comentario #95114 sera citado aqui]
    Com certeza daria certo.
    Claro que haveria uma perda no desempenho, mas se viesse com um preço mais acessível, ajudaria a alavancar as vendas da Zafira.
    Senão não haveria Scenic e Picasso com motor 1.6

  • Paulo

    tenho uma 08/08 flex, com certeza nao boto pra trabalhar senao eu comprava um caminhao isso sim, é sport, diz tudo, o máximo que carrego é um jet na carreta, jas as barracas e tralhas pra acampar vão na caçamba e me sobra muito espaço, é um carro perfieo, já não quero levar a sogra pra lugar algum mesmo! o bom é ter segurança em ultrapassagens e arranques com excelente torque, a unica coisa qque poderia sim ser melhorada é o cunsumo, pois em estética e acabamento ja é show de bola, a mais bonita de todas a pick-up’s leves, falo pois ja tive outras, inclusive fiat (bebia mais oleo que gasolina, vixi), t+


Send this to a friend