_Destaque _Featured América Latina Chevrolet Hatches Kia Sedãs Segurança Vídeos

Chevrolet Onix e Kia Rio Sedan zeram no Latin NCAP (vídeo)

onix-ncap-2 Chevrolet Onix e Kia Rio Sedan zeram no Latin NCAP (vídeo)

O Latin NCAP entregou mais um lote de resultados em testes de segurança com carros vendidos na América Latina. Dessa vez, o instituto se referiu aos números como “decepcionantes”. Chevrolet Onix e Kia Rio Sedan no geral, zeraram na avaliação do instituto sediado em Montevidéu, Uruguai.

O Chevrolet Onix – líder de vendas no Brasil – não ganhou nenhuma estrela para proteção de adultos e apenas três para crianças. O Latin NCAP criticou a resistência do compacto ao impacto lateral, classificando como inferior aos modelos Fiat Palio e Peugeot 208, que também foram citados negativamente nesse quesito.

onix-ncap-1 Chevrolet Onix e Kia Rio Sedan zeram no Latin NCAP (vídeo)

O instituto disse também que o Onix não possui uma estrutura deformável nas laterais – apenas barras em cada porta – e que o nível de intrusão não atende os requerimentos básicos de regulação de impacto lateral das Nações Unidas (UN95). O NCAP verificou uma grande intrusão na coluna B. A proteção para criança foi considerada aceitável, mas falta ancoragem Isofix e cinto central de três pontos. No teste, houve compressão do peito do passageiro no caso de colisão lateral e a porta traseira direita abriu, colocando em risco a criança.

rio-sedan-ncap-2 Chevrolet Onix e Kia Rio Sedan zeram no Latin NCAP (vídeo)

No caso do Kia Rio Sedan, que deve chegar ao Brasil somente em 2018, o sedã sul-coreano também não escapou das críticas do Latin NCAP. Nesse caso, a deformação estrutural foi estável e aceitável, tanto frontal quanto lateral. O problema do modelo é ser oferecido sem airbags e ABS na versão de entrada, além de cintos de segurança considerados fracos. Pior que o Onix, a parte traseira do coreano não tinha cintos de três pontos para nenhum dos passageiros, assim como Isofix. Ganhou apenas uma estrela para proteção de criança.

rio-sedan-ncap-1 Chevrolet Onix e Kia Rio Sedan zeram no Latin NCAP (vídeo)

O Latin NCAP avisa que a Kia Motors decidiu que irá oferecer tanto o Rio Sedan quanto o Picanto com no mínimo airbag do motorista em mercados da América Latina. Devemos lembrar que no Brasil, as duas bolsas frontais e os freios ABS são obrigatórias para todos os carros desde 2014 e todas as marcas atendem à legislação, exceto Troller.

Chevrolet Onix (2 airbags)

Kia Rio Sedan (sem airbags)

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend