Chevrolet Hatches Mercado

Chevrolet Onix fecha 2018 com mais de 210 mil unidades vendidas

Chevrolet Onix fecha 2018 com mais de 210 mil unidades vendidas

O Chevrolet Onix foi o grande campeão de 2018. O hatch compacto da General Motors liderou as vendas em todos os meses do ano que se encerrou com vendas bem expressivas, geralmente com o dobro de emplacamentos do segundo colocado, o Hyundai HB20. Foram 210.458 unidades vendidas no período.


O volume é bem expressivo, visto que os dois rivais mais próximos somaram pouco mais de 208 mil exemplares no ano passado. Para termos uma ideia, o Onix vendeu 188.654 unidades em 2017, alta de 11,56%. O modelo sozinho vendeu quase o mesmo que a Renault em 2018, quando esta emplacou mais de 214 mil veículos, superando também as vendas totais de Hyundai e Toyota.

Chevrolet Onix fecha 2018 com mais de 210 mil unidades vendidas

Com um volume que pode ser comparado ao de um mês inteiro de vendas, o Chevrolet Onix não teve rivais em 2018 e fecha seu terceiro ano na liderança de mercado, sem qualquer problema que possa incomoda-lo na ponta. Tanto é que, mesmo com a zerada no Latin NCAP e críticas do instituto, o hatch não teve alteração em seu ritmo de emplacamentos.


O Onix, no decorrer de 2018, sofreu uma atualização, que incorporou itens básicos de segurança, como cinto traseiro central de 3 pontos e Isofix, embora sua estrutura continuasse a mesma. Alterações no acabamento também foram feitas, tal como reposicionamento de algumas ofertas.

Chevrolet Onix fecha 2018 com mais de 210 mil unidades vendidas

Na mecânica, nada mudou, continuando a ter os velhos motores SPE/4 1.0 e 1.4, derivados do Família I da GM, desenvolvido originalmente em 1982. Com eles, o Onix oferece até 80 cavalos no 1.0 e 106 cavalos no 1.4. Porém, a estratégia da GM em termos comerciais continuou firme em 2018 na oferta de conforto para o modelo.

Isso se traduz na disponibilidade do câmbio automático de seis marchas em boa parte da gama. Associado com este, o Onix também manteve a conectividade em alta a bordo, tendo a multimídia MyLink com Google Android Auto e Apple Car Play, reforçada com a presença do sistema OnStar, que oferece diversas funcionalidades através de concierge e 24 horas por dia.

Chevrolet Onix fecha 2018 com mais de 210 mil unidades vendidas

Para 2019, o Onix se prepara para a chegada da nova geração, que roda tranquilamente em testes camuflados pelo Brasil. O modelo será maior e mais espaçoso, assim como terá a segurança como um dos pilares, bem como a eficiência energética com uma geração de motores lançada recentemente na China.

E continuam as questões: Quem poderá bater o Onix? Até quanto o hatch da Chevrolet terá fôlego para manter-se na frente? Só o tempo dirá…

Chevrolet Onix fecha 2018 com mais de 210 mil unidades vendidas
Nota média 5 de 5 votos

  • Igor Guimasi

    Faltou falar do design “expressivo”

    • Gabriel

      Nessa categoria não se encontra obras de arte mesmo kkkkk
      o design mais expressivo é do Hb20

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    O mundo deve dizer : Onix? Nunca ouvi falar!!

    • Gabriel

      Ou então: “Onix? Aquele pokemon de pedra fodão?”

      • zekinha71

        Onix o ministro novo?

  • el punidor

    Segurança como pilar em um carro popular da GM…isso eu quero ver!

  • RicLuthor

    Se a Fiat tivesse definido corretamente as versões e preços do Argo, e tivesse eliminado o câmbio automatizado das versões 1,35 l adotando um automático tradicional, talvez ele tivesse feito frente ao Onix.

    O Onix esse ano muda de geração, se não subir muito de preço e se a versão atual tiver uma redução quando se tornar o modelo de entrada, será muito difícil algum carro alcançá-lo. Para o HB20 reestilizado e o novo Gol chegarem perto ou ultrapassá-lo terão que ser muito bons, praticamente projetos sem ressalvas (sendo que o HB20 já começa perdendo pelo espaço interno).

    • TijucaBH

      HB20 nunca vai passar o Onix nem se a Hyundai vendesse ele à preço de Kwid porque simplesmente nao tem capacidade produtiva pra isso. Li uma materia no automotivebusiness que a fabrica trabalha os 3 turnos no limite e a capacidade produtiva total era por volta de 190 mil carros por ano, sendo esse volume dividido entre HB20 hatch, Hb20 Sedan, Hb20x e Creta. Ou seja, só as vendas do Onix (sem contar Prisma), já são superiores à toda produção da fabrica da Hyundai.

      • RicLuthor

        Basta a demanda aumentar e se sustentar que a empresa investe na ampliação da fábrica.

        • T1000

          a demanda aumentando, eles aumentam o preço. Lucram mais. Essa é a estratégia da Hyundai.

    • Verdades sobre o mercado

      Frente ao Onix acho pouco provável, mas se o Argo tivesse sido lançado com o nome Palio e preços compatíveis com Onix, Ka e HB20, além do câmbio AT “de verdade” no 1.3, ele poderia brigar em volume com Onix e Ka.

    • Emanuel Schott

      Nem Fiat e nem Hyundai tem capacidade produtiva pra passar o Onix.

  • marcosCAR

    O Onix Joy continua bem atual… A GM poderia “matar” a versão recentemente atualizada e manter o primeiro modelo, com preço reduzido, e assim ele viveria tranquilamente com o novo que está chegando.

    • Hugo Leonardo Dos Santos

      Mas o atual Joy sai e esse LT vai ser o novo Joy, claro um pouco mais capado mas aposto com o mesmo preço do atual

      • Fabão Rocky

        Pelo q já li por aí, n será isso. O atual Joy continuará vendendo, enquanto as outras versões reestilizadas (LT e LTZ) sairão de linha. E é bem provável isso acontecer por questão de custo. Do jeito q essas montadoras gostam de economizar, n duvido nada. Um exemplo disso é o Corsa C q saiu de linha enquanto o Classic (Corsa B) continuou fabricando. Achei um tiro no pé isso q a GM fez na época, mas como o custo de produção do Corsa C era mais caro do q o do Classic, a GM preferiu tirar de linha o Corsa mais moderno. Por isso q a Montana virou Monstrana c/ plataforma do Corsa B.

  • vi.22

    A GM fez mto bem o dever de casa
    Esse carro surgiu como o anti- GOL da GM, que na época estava no trono a mtos anos consecutivos, basta olhar o perfil e dimensões que vemos alguma semelhança e o ar do gol, axo q o grande acerto foi o interior que é bonito a agradável, não que o carro seja o melhor, mas é bem honesto pra sua proposta e com um rede do tamanho da Chevrolet é mto difícil combatê-lo….

    • Danilo Schreiner

      Acho que você quis dizer proporções e não dimensões. O Onix tem quase 6 cm a mais de entre eixos e 7 cm a mais de largura entre as rodas do que o gol.

      • vi.22

        sem duvidas, oq eu quis dizer e que o gol foi a referencia, e esta bem claro que o onix foi totalmente inspirado/baseado no gol, linha de cintura,portas, caimento do para brisa e tampa traseira, estilo dos parachoques, etc
        no HB 20 e ford KA por exemplo tudo e completamento diferente, e a receita do gol com algumas mudancas,
        corrigindo as maiores reclamações sobre o gol..

        • Foonoslew

          Viu um dia um Onix e um Ka, ambos brancos, um ao lado do outro, e também achei as proporções e linhas um pouco semelhantes…

    • Malvino Jose Moreira Junior

      o gol foi referencia par hb e k também. Lembra que a coreana levou um gol lá para Korea para ser estudado. Todas se espelharam nos campeões de venda na época . “Palio e Gol.”

  • Me lembro do lançamento deste Onix em 2012, juntamente com o HB20. Ambos a partir de R$29,9k. Foi realmente um marco frente aos populares vendidos na época, pois estes carrinhos vinham com muita coisa que o brasileiro adora.

    E quanto mais popular um carro é mais popular ele fica devido a questões de custo baixo de manutenção e revenda, somado aos preços agressivos da GM, vemos o sucesso hoje.

    Torço para que a próxima geração do Onix faça também sucesso, mas principalmente torço para que seus concorrentes (HB20, Ka) façam bonito e tragam uma concorrência feroz.

  • Ricardo Alexandre

    Já são 4 anos de liderança de mercado do Onix, e não 3 como o noticias automotivas publicou ai na matéria. Pois ele foi o mais vendido nos respectivos anos de 2015, 2016, 2017 e agora 2018. Portanto são 4 anos ininterruptos de liderança de mercado.

    • Impala_67

      Isso mesmo irmão!

    • Wendell Miranda

      GM é GM né pai kkkkkk

  • Gabriel

    Uma nova geração com boa segurança e modernos motores (turbo provavelmente), sei não eim, creio que com isso as vendas do Onix cairão. Brasileiro gosta de coisa robusta, fácil e barata de mexer, isso ajuda o sucesso do Onix, nessa categoria parece que muita modernidade não faz muito bem.
    Ainda hoje vejo muita gente rejeitando carro por ser 16v

    • vi.22

      n e so gostar, e oq se pode manter, morando fora dos grandes centros e que essa diferenca se agrava, estradas e ruas ruins, dificuldade de pecas de reposicao e quando as tem sao caras, a rede GM e grande e acredito que ajuda mto…

    • Verdades sobre o mercado

      a GM não é boba, vai manter a geração atual para atender os clientes que pensam assim, bem como não querem (e/ou não poder) gastar mais. Arrisco dizer que cerca de 30% dos clientes do Onix atual migrarão para o novo e o novo deve agregar mais clientes da concorrÊncia pelos seus atributos e pelo fator novidade. Arrisco dizer que 25.000 unidades mensais das 2 gerações é um bom número. 30.000 como alguns estão prevendo considero exagero.

  • Diego Sampaio

    “E continuam as questões: Quem poderá bater o Onix?”

    Esse é o problema… se bater morre.

    • Impala_67

      Batendo qualquer um outro vc vive.

    • LKenappe

      Geral de olho nas estrelinhas do LatinNCAP e ninguém percebe que morando no Brazil a preocupação deveria é ser com blindagem haha!

      • Diego Sampaio

        Na verdade com ambas as coisas.

        Com a quantidade de buracos que temos em nossas vias, perder o controle do carro a 60km/h dentro de um Onix é caixão e vela.

  • Anderson Trajano

    Eu particularmente não gosto do Onix, mas tenho que reconhecer que o sucesso dele vem de uma soma de fatores;

    – Capilaridade e confiabilidade na Rede GM;
    – Preços agressivos;
    – Campanha publicitária exaustiva;
    – Robustez e manutenção simples;
    – Espaço interno para uma família;

    Fora isso a GM fez uma atualização caprichada (para os padrões BR) de meia vida. Criou a versão de entrada Joy com preço ainda menor, colocou direção elétrica em todas as versões, atualizou novamente os motores 1.0 e 1.4 entre outros pormenores. Se a gente olhar ao lado, o HB20 até pouco tempo atrás vinha com um rádio simples nas versões de entrada e ainda não tem direção elétrica.

    Novamente, para os padrões BR, o cidadão que possui 20k na mão, entra num financiamento com “taxa zero”, e leva um GM com o novo kit dignidade do momento … rs

    • T1000

      concordo com tudo o q vc disse menos na atualização de motores que continua sendo o do chevette.
      produto com alta margem de lucratividade e preço competitivo.

    • Fabão Rocky

      Preços agressivos? Agressivos ao nosso bolso vc quis dizer né? Numa ccss aqui perto de casa, o LT 1.0 não sai por menos de 50k.

      • Anderson Trajano

        Fabao, aqui em SP o Joy completo sai por 39k e com taxa zero.

        • Fabão Rocky

          N sei o Joy, mas aqui em Salvador-BA o LT 1.0 tá mais de 50k.

  • Ricardo Bastos

    As locadoras e empresas de telefonia com seus Joy agradecem.

    • Oliveira

      haha.. de fato, afinal, das 210.458 unidades, 87.204 foram de venda direta..

      • Verdades sobre o mercado

        Mesmo assim o sucesso do Onix é indiscutível, visto que é líder tanto no varejo quanto em Venda Direta e se considerarmos apenas as vendas a varejo ele ainda assim é líder na somatória geral.

        • Oliveira

          sim, mais de 120 mil unidades no varejo.. se o novo vier em preço bom e passarem o atual para a versão Joy, vai continuar vendendo bem em 2019 também..

    • Malvino Jose Moreira Junior

      Em um mercado que tem ate kwid e mobi com escadinha, mostra a confiabilidade do produto para o pj.

  • Fabão Rocky

    Gozado q o Gol ficou na liderança durante 27 anos e nunca incomodou ngm. E agora só vejo coisas do tipo “Quem poderá bater o Onix? Até quanto o hatch da Chevrolet terá fôlego para manter-se na frente?”
    Algum carro tem q estar na frente né? Se n for ele, vai ser qq um.

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